page--front.tpl.php

Pós-Graduação em Linguagem e Dificuldades de Aprendizagem

Pós-Graduação em Linguagem e Dificuldades de Aprendizagem
DURAÇÃO
105H | Consultar a data de início de cada módulo
FORMATO
A distância
IDIOMA
Português
PLATAFORMA
Zoom | Moodle | Secretaria Online (Caso já tenha sito aluno do ISPA ou da Formação ISPA, utilize as credenciais anteriormente atribuídas para aceder.)
CRÉDITOS
16 ECTS
INVESTIMENTO
Consultar preço de realização de cada módulo
PÓS GRADUAÇÃO MODULAR
Sim

Descrição

A pós-graduação em Linguagem e Dificuldades de Aprendizagem pretende capacitar os formandos para a compreensão dos fatores individuais, contextuais e socioemocionais subjacentes ao desenvolvimento e aprendizagem da linguagem e fala, da linguagem escrita, e da matemática.

 

Pretende-se que os formandos possam conhecer, aprender a sinalizar e adquirir estratégias que lhes permitam intervir no desenvolvimento normotípico e nos casos em que se verifiquem atrasos, alterações, desvios e patologias no decurso desenvolvimental, com particular ênfase na discalculia e dislexia.

Destinatários

Professores, Psicólogos, Educadores, outros técnicos de Ciências Sociais, Humanas, do Comportamento e da Saúde. 

Licenciatura ou Mestrado numa área das Ciências Sociais e Humanas, do Comportamento, da Educação ou da Saúde.

Objetivos do curso

• Identificar os fatores explicativos da aquisição e do desenvolvimento da linguagem;

• Conhecer as principais fases e aspetos do desenvolvimento linguístico nos seus diferentes domínios: fonologia, morfossintaxe, semântica e pragmática;

• Conhecer as principais alterações da linguagem, perturbações específicas da linguagem e patologias da comunicação e da linguagem;

• Aprofundar os conhecimentos relativos às conceções das crianças sobre linguagem escrita antes do ensino formal;

• Conhecer algumas das teorias e modelos de aprendizagem da leitura e da escrita;

• Promover a reflexão e discussão sobre as estratégias de intervenção e metodologias de ensino e de aprendizagem da linguagem escrita;

• Identificar e promover as competências numéricas na educação pré-escolar e primeiros anos de escolaridade no sentido de prevenir futuras dificuldades na matemática;

• Preparar os formandos a adquirir competências que lhes permitam identificar e intervir em crianças e jovens com dificuldades severas e persistentes na aprendizagem da matemática;

• Desenvolver competências para identificar critérios clínicos e as manifestações neurocognitivas nas crianças com dislexia;

• Caracterizar a avaliação e os métodos e técnicas de intervenção psicológica e reeducativa nas dificuldades específicas evidenciadas pelas crianças com dislexia, e interpretar o perfil de resultados obtidos;

• Aprofundar o conhecimento sobre as funções neuropsicológicas comprometidas na dislexia, a sua etiologia, prevalência e outras perturbações co-mórbidas associadas.

Percurso de aprendizagem

Plano de Estudos

 

MódulosHoras de contactoHoras trabalho autónomoECTS*Mais informações
Linguagem e Fala25H47H estudo autónomo+ 2h tutoria + 1h avaliação3Saiba Mais
Linguagem Escrita25H47H estudo autónomo+ 2h tutoria + 1h avaliação3Saiba Mais
Dislexia: Avaliação e Intervenção (Psicólogos) ou Dislexia: Da Sintomatologia à Intervenção (Professores e outros destinatários)25h7h plataforma e-learning + 47H estudo autónomo+ 2h tutoria + 1h avaliação3

Dislexia: Avaliação e Intervenção 

ou

Dislexia: Da Sintomatologia à Intervenção 

Discalculia. Avaliação e Intervenção Precoce (Psicólogos) ou Discalculia. Avaliação e Intervenção Precoce (Professores e outros destinatários)25H4h plataforma e-learning + 47H estudo3

Discalculia. Avaliação e Intervenção Precoce 

 ou

 Discalculia. Avaliação e Intervenção Precoce 

Seminário5H90H estudo autónomo + 3h Orientação Tutorial + 2h Avaliação4Saiba Mais

 

 

 

*ECTS - Sistema Europeu de Transferência e Acumulação de Créditos

 

 

Estratégia pedagógica

Exposição teórico-prática de conteúdos, apresentação, análise e discussão de casos, e discussão em grupo sobre práticas e estratégias de intervenção.

 

Os formandos serão avaliados através de indicadores relativos à sua participação nas sessões síncronas e assíncronas, realização de trabalhos em grupo e realização de trabalho final individual/projeto em cada uma das UC que constituem a Pós-graduação.

Equipa pedagógica

Direção do curso

 

Miguel Mata Pereira


Saiba mais sobre o formador aqui

Certificado e Acreditação

Acesso ao Diploma 

O Diploma de Pós-Graduação é obtido após a conclusão com aproveitamento em todos os módulos (podem ser realizados aleatoriamente).

 

Acreditação pela Ordem dos Psicólogos

MódulosCréditosEspecialidade
Dislexia: Avaliação e Intervenção9Especialidades gerais de Psicologia Clínica e da Saúde e de Psicologia da Educação, e nas especialidades avançadas de Neuropsicologia e Necessidades Educativas Especiais

 

A atribuição de créditos pela Ordem dos Psicólogos Portugueses  é exclusiva aos psicólogos inscritos na OPP (membros efetivos e estagiários) e requer aproveitamento na avaliação das aprendizagens.

Requisitos técnicos

Os candidatos à frequência deste curso devem reunir os seguintes requisitos:

  • Ter acesso a um computador / telemóvel / tablet com ligação à Internet e um browser (programa para navegar na web), como o Chrome, Internet Explorer, Firefox ou Safari;
  • Aplicação Zoom;
  • Ter conhecimentos de informática na ótica do utilizador.

Pós Graduação Modular

Funcionamento da Pós-Graduação Modular

  • O percurso de Pós-graduação modular deve ser concluído num prazo máximo de 3 anos.
  • É obrigatória a inscrição em cada um dos módulo/curso. No site da Formação Ispa, na respetiva página, estão divulgadas as condições para inscrição.
  • O aluno pode selecionar a ordem pela qual pretende frequentar os módulos/cursos, à exceção do Seminário - Projeto que terá de ser feito por último.
  • Para  pedir o Diploma é necessário concluir com aproveitamento todos os módulos/cursos da Pós-graduação.
  • A instrução do pedido de emissão do Diploma compreende:

- Entrega da documentação (cópia do cartão de cidadão, cópia autenticada do Certificado de Habilitações e cópia dos Certificados de Formação dos módulos concluídos).   

Cursos Relacionados