Seminário | Projeto - Pós-Graduação em Linguagem e Dificuldades de Aprendizagem
DATAS DE REALIZAÇÃO
Detalhe/Condições de investimento
Fatura
Caso pretenda a emissão da fatura relativa aos pagamentos em nome de uma instituição/empresa deverá contactar-nos para o email fi@ispa.pt antes de realizar qualquer pagamento.
Os pagamentos nestas situações têm obrigatoriamente de ser realizados através de transferência bancária.
Possibilidade de fracionamento
No caso do pagamento fracionado as prestações devem ser liquidadas nos seguintes momentos:
- primeira prestação - no ato de inscrição.
- segunda prestação - até à data de início do curso.
- terceira prestação - até ao final do primeiro mês de formação
Nota: com o pagamento da primeira prestação e verificando-se a confirmação de realização do curso, entre os 9 e 3 dias antes da data de início, o aluno fica comprometido a liquidar o valor total do curso.
Atenção: Caso já tenha sito aluno do ISPA ou da Formação ISPA, utilize as credenciais anteriormente atribuídas.
É aceite o cancelamento da inscrição até 10 dias antes da data de início, sendo o participante reembolsado na íntegra (100%). Cancelamentos efetuados entre 9 e 4 dias da data de início do curso, inclusive, o participante será reembolsado em 50%. Não haverá lugar a reembolso para desistências até 3 dias antes do início do curso e após confirmação do mesmo.
Número máximo de inscrições - 20 vagas
Descrição
O trabalho de projeto visa desenvolver uma visão integrada da Linguagem e Dificuldades de Aprendizagem, tendo por base os múltiplos atores envolvidos e a necessária interação.
Destinatários
Alunos que concluíram com sucesso os quatro módulos da Pós-graduação em Promoção da Saúde Mental em Contexto Escolar.
Objetivos do curso
Elaborar um trabalho-projeto que visa desenvolver uma visão integrada da intervenção em contexto de Dificuldades de Aprendizagem, tendo por base a multiplicidade de conhecimentos e competências adquiridos.
Promover o desenvolvimento de capacidades técnicas fundamentais para o desenvolvimento de intervenções neste contexto.
- Analisar criticamente projetos de intervenção em diversos contextos.
Percurso de aprendizagem
Propostas de temas que podem ser desenvolvidos (outros temas podem ser desenvolvidos, desde que inseridos dentro do âmbito da Pós-Graduação e com a concordância dos tutores):
- Promoção da Saúde Mental em Contexto Escolar;
- Prevenção de Comportamentos de risco em crianças e adolescentes;
- O papel da família e escola na promoção da saúde mental de crianças e adolescentes;
- Fatores de Risco e Proteção para a Saúde Mental de crianças e Jovens
- Outros temas abordados nos módulos anteriores;
Estratégia pedagógica
Metodologia formativa
- O curso decorre em formato b-learning com a realização de sessões síncronas através da plataforma zoom e períodos de estudo autónomo.
- O trabalho-projeto a desenvolver de forma individual por cada aluno, deve abordar necessariamente uma revisão da literatura devendo ainda incluir a planificação, implementação e avaliação de uma intervenção.
- O desenvolvimento do projeto será acompanhado por um tutor. O prazo máximo para apresentação do projeto é de 6 meses.
Metodologia de avaliação
- Trabalho Individual.
Equipa pedagógica
Gina Tomé
Psicóloga Educacional, Psicóloga Clinica e da Saúde, Especialidade avançada de Psicoterapias e Psicologia Comunitária. Mestre em Terapias Comportamentais e Cognitivas, Doutorada em Ciências da Educação especialidade em Educação para a Saúde pela Faculdade de Motricidade Humana (FMH-UL). Investigadora Pos Doc pela FMH -UL. Investigadora da equipa do projeto Aventura Social, nas áreas da Saúde Mental, Resiliência, Promoção das Competências Pessoais e Sociais, Promoção e Prevenção de Comportamentos de Risco na Adolescência, Relação dos Adolescentes com o Grupo de Pares. Coordenadora do Projeto ES´COOL – Promoção da Saúde Mental nas Escolas/Equipa Aventura Social, FMH-UL
Certificado e Acreditação
O Certificado de Formação será atribuído desde que se verifique o cumprimento dos critérios de avaliação.
A Formação Ispa observará o previsto na lei de proteção de dados pessoais (Regulamento 2016/679 do Parlamento Europeu de 26 de abril de 2016, com execução assegurada pela Lei n.º 58/2019, de 8 de agosto).
Pós Graduação Modular
Este curso integra a Pós-Graduação em Linguagem e Dificuldades de Aprendizagem
Conheça a Pós-Graduação: Pós-Graduação em Linguagem e Dificuldades de Aprendizagem | Formação Ispa
Plano de Estudos
Módulos | Horas de contacto | Horas trabalho autónomo | ECTS* | Mais informações |
---|---|---|---|---|
Linguagem e Fala | 25H | 47H estudo autónomo+ 2h tutoria + 1h avaliação | 3 | Saiba Mais |
Linguagem Escrita | 25H | 47H estudo autónomo+ 2h tutoria + 1h avaliação | 3 | Saiba Mais |
Dislexia: Avaliação e Intervenção (Psicólogos) ou Dislexia: Da Sintomatologia à Intervenção (Professores e outros destinatários) | 25h | 7h plataforma elearning + 47H estudo autónomo+ 2h tutoria + 1h avaliação | 3 | Dislexia: Avaliação e Intervenção ou |
Discalculia | 25H | 4h plataforma e-learning + 47H estudo | 3 | Saiba Mais |
Seminário | 5H | 90H estudo autónomo + 3h Orientação Tutorial + 2h Avaliação | 4 | Saiba Mais |