page--front.tpl.php

Seminário | Projeto - Pós-Graduação em Linguagem e Dificuldades de Aprendizagem

Linguagem e Dificuldades de Aprendizagem
DURAÇÃO
Apoio de um tutor no desenvolvimento do projeto | Prazo máximo para apresentação do projeto - 6 meses
FORMATO
A distância
IDIOMA
Português
PLATAFORMA
Zoom

Detalhe/Condições de investimento

Fatura

Caso pretenda a emissão da fatura relativa aos pagamentos em nome de uma instituição/empresa deverá contactar-nos para o email fi@ispa.pt antes de realizar qualquer pagamento.

Os pagamentos nestas situações têm obrigatoriamente de ser realizados através de transferência bancária.

 

Possibilidade de fracionamento

No caso do pagamento fracionado as prestações devem ser liquidadas nos seguintes momentos:

  • primeira prestação - no ato de inscrição.
  • segunda prestação - até à data de início do curso. 
  • terceira prestação - até ao final do primeiro mês de formação

 

Nota: com o pagamento da primeira prestação e verificando-se a confirmação de realização do curso, entre os 9 e 3 dias antes da data de início, o aluno fica comprometido a liquidar o valor total do curso.

 

Atenção: Caso já tenha sito aluno do ISPA ou da Formação ISPA, utilize as credenciais anteriormente atribuídas. 

 

É aceite o cancelamento da inscrição até 10 dias antes da data de início, sendo o participante reembolsado na íntegra (100%). Cancelamentos efetuados entre 9 e 4 dias da data de início do curso, inclusive, o participante será reembolsado em 50%. Não haverá lugar a reembolso para desistências até 3 dias antes do início do curso e após confirmação do mesmo.

 

Número máximo de inscrições - 20 vagas

PÓS GRADUAÇÃO MODULAR
Sim

Descrição

O trabalho de projeto visa desenvolver uma visão integrada da Linguagem e Dificuldades de Aprendizagem, tendo por base os múltiplos atores envolvidos e a necessária interação. 

Destinatários

Alunos que concluíram com sucesso os quatro módulos da Pós-graduação em Promoção da Saúde Mental em Contexto Escolar.

 

Objetivos do curso

  • Elaborar um trabalho-projeto que visa desenvolver uma visão integrada da intervenção em contexto de Dificuldades de Aprendizagem, tendo por base a multiplicidade de conhecimentos e competências adquiridos.

     

  • Promover o desenvolvimento de capacidades técnicas fundamentais para o desenvolvimento de intervenções neste contexto.

     

  • Analisar criticamente projetos de intervenção em diversos contextos.

Percurso de aprendizagem

Propostas de temas que podem ser desenvolvidos (outros temas podem ser desenvolvidos, desde que inseridos dentro do âmbito da Pós-Graduação e com a concordância dos tutores):

  • Promoção da Saúde Mental em Contexto Escolar;
  • Prevenção de Comportamentos de risco em crianças e adolescentes;
  • O papel da família e escola na promoção da saúde mental de crianças e adolescentes;
  • Fatores de Risco e Proteção para a Saúde Mental de crianças e Jovens
  • Outros temas abordados nos módulos anteriores;

Estratégia pedagógica

Metodologia formativa

  • O curso decorre em formato b-learning com a realização de sessões síncronas através da plataforma zoom e períodos de estudo autónomo.
  • O trabalho-projeto a desenvolver de forma individual por cada aluno, deve abordar necessariamente uma revisão da literatura devendo ainda incluir a planificação, implementação e avaliação de uma intervenção.
  • O desenvolvimento do projeto será acompanhado por um tutor. O prazo máximo para apresentação do projeto é de 6 meses.

 

Metodologia de avaliação

  • Trabalho Individual.

Equipa pedagógica

Gina Tomé


Psicóloga Educacional, Psicóloga Clinica e da Saúde, Especialidade avançada de Psicoterapias e Psicologia Comunitária. Mestre em Terapias Comportamentais e Cognitivas, Doutorada em Ciências da Educação especialidade em Educação para a Saúde pela Faculdade de Motricidade Humana (FMH-UL). Investigadora Pos Doc pela FMH -UL. Investigadora da equipa do projeto Aventura Social, nas áreas da Saúde Mental, Resiliência, Promoção das Competências Pessoais e Sociais, Promoção e Prevenção de Comportamentos de Risco na Adolescência, Relação dos Adolescentes com o Grupo de Pares. Coordenadora do Projeto ES´COOL – Promoção da Saúde Mental nas Escolas/Equipa Aventura Social, FMH-UL

Certificado e Acreditação

O Certificado de Formação será atribuído desde que se verifique o cumprimento dos critérios de avaliação. 

 

A Formação Ispa observará o previsto na lei de proteção de dados pessoais (Regulamento 2016/679 do Parlamento Europeu de 26 de abril de 2016, com execução assegurada pela Lei n.º 58/2019, de 8 de agosto).

Pós Graduação Modular

Este curso integra a Pós-Graduação em Linguagem e Dificuldades de Aprendizagem

 

Conheça a Pós-Graduação: Pós-Graduação em Linguagem e Dificuldades de Aprendizagem | Formação Ispa

 

 

Plano de Estudos

 

MódulosHoras de contactoHoras trabalho autónomoECTS*Mais informações
Linguagem e Fala25H47H estudo autónomo+ 2h tutoria + 1h avaliação3Saiba Mais
Linguagem Escrita25H47H estudo autónomo+ 2h tutoria + 1h avaliação3Saiba Mais
Dislexia: Avaliação e Intervenção (Psicólogos) ou Dislexia: Da Sintomatologia à Intervenção (Professores e outros destinatários)25h7h plataforma elearning + 47H estudo autónomo+ 2h tutoria + 1h avaliação3

Dislexia: Avaliação e Intervenção 

ou

Dislexia: Da Sintomatologia à Intervenção 

Discalculia25H4h plataforma e-learning + 47H estudo3Saiba Mais
Seminário5H90H estudo autónomo + 3h Orientação Tutorial + 2h Avaliação4Saiba Mais