Discalculia. Avaliação e Intervenção Precoce
Detalhe/Condições de investimento
Fatura
Caso pretenda a emissão da fatura relativa aos pagamentos em nome de uma instituição/empresa deverá contactar-nos para o email fi@ispa.pt antes de realizar qualquer pagamento.
Os pagamentos nestas situações têm obrigatoriamente de ser realizados através de transferência bancária.
Possibilidade de fracionamento
No caso do pagamento fracionado as prestações devem ser liquidadas nos seguintes momentos:
- primeira prestação - no ato de inscrição.
- segunda prestação - até à data de início do curso.
- terceira prestação - até ao final do primeiro mês de formação
Nota: com o pagamento da primeira prestação e verificando-se a confirmação de realização do curso, entre os 9 e 3 dias antes da data de início, o aluno fica comprometido a liquidar o valor total do curso.
Atenção: Caso já tenha sito aluno do ISPA ou da Formação ISPA, utilize as credenciais anteriormente atribuídas.
É aceite o cancelamento da inscrição até 10 dias antes da data de início, sendo o participante reembolsado na íntegra (100%). Cancelamentos efetuados entre 9 e 4 dias da data de início do curso, inclusive, o participante será reembolsado em 50%. Não haverá lugar a reembolso para desistências até 3 dias antes do início do curso e após confirmação do mesmo.
Número máximo de inscrições - 20 vagas
Descrição
As competências de calculo são cada vez mais importantes no percurso pessoal e profissional, e no entanto muitas crianças apresentam dificuldades de aprendizagem que tarde ou nunca são detetadas durante o seu percurso escolar. Segundo a British Dyslexia Association, cerca de 5% da população sofre de discalculia, mas 1 em cada 4 tem ou teve dificuldades com a Matemática. Em Portugal estes números representam milhares de pessoas, jovens e adultos, cuja vida é afetada por uma ausência de despiste, um despiste mal feito, uma intervenção mal estruturada.
Esta formação visa capacitar técnicos que trabalham com crianças para a compreensão do que é a Discalculia, quais os seus critérios diagnósticos e como identificar e reconhecer crianças em risco. Com uma forte componente prática e focada no "saber fazer" esta formação pretende também preparar os formandos para a intervenção nos diferentes graus das Dificuldades e Perturbações da Aprendizagem Específica da Matemática.
Em colaboração com o Núcleo da Discalculia - Apoio Psicopedagógico e Formação
Destinatários
- Psicólogos;
- Educadores de infância, professores do Ensino Básico e Secundário;
- Técnicos em educação especial e de outras áreas de Educação.
Objetivos do curso
- Proporcionar um quadro de referência teórico e prático na identificação, avaliação e intervenção nas Dificuldades na Aprendizagem da Matemática.
- Preparar os formandos a adquirir competências que lhes permitam identificar atempadamente crianças em risco de terem dificuldades futuras na matemática, avaliar e intervir nas Dificuldades na Aprendizagem da Matemática em crianças e jovens com diferentes graus de severidade, que vão desde o Baixo Desempenho na Matemática à Discalculia Desenvolvimental.
Percurso de aprendizagem
1. Modelo de desenvolvimento numérico da criança pré-escolar (4h)
- Introdução: Baixo desempenho em matemática - implicações individuais, educacionais, sociais e profissionais.
- Bases neuronais envolvidas na representação numérica humana e aritmética mental.
- Fatores cognitivos de domínio geral e específico preditores do desempenho aritmético.
2. Dificuldades na Aprendizagem da Matemática - do Baixo Desempenho em Matemática à Discalculia (2h)
- Discalculia desenvolvimental: definição, prevalência e subtipos e comorbilidade.
- Discalculia versus Baixo Desempenho em Matemática.
- Fatores emocionais e motivacionais.
3. Identificação e Avaliação nas Dificuldades na Aprendizagem da Matemática (2h)
- Critérios de Diagnóstico da Discalculia.
- Prova de Identificação de crianças em risco de terem dificuldades na matemática.
- Provas de avaliação de fatores cognitivos de domínio geral e específico.
4. Intervenção em Discalculia e Dificuldades na Aprendizagem da Matemática (10h)
- Princípios reguladores da intervenção.
- Programas de intervenção digitais (e.g. videojogo) e não digitais (e.g. materiais manipuláveis).
Estratégia pedagógica
Recursos aos métodos expositivo, demonstrativo, ativo e ao método de análise de casos.
Avaliação
No final do curso, os formandos deverão apresentar um relatório psicopedagógico sobre um estudo de caso (Trabalho Final) previamente fornecido pela formadora. A estrutura deste Trabalho Final será disponibilizada no início do curso e a sua entrega deverá ocorrer após o final do curso (em data a indicar no início do curso pela formadora).
A classificação final do curso é expressa numa escala de 0 a 20 valores, em que o resultado do Trabalho Final tem uma ponderação de 80% e a participação de 20% (participação individual e de grupo). A participação do grupo diz respeito à criação de programas de treino para intervir nas competências básicas da matemática sob a supervisão da formadora.
Equipa pedagógica
Lília Marcelino
Psicóloga. Doutorada em Educação. Investigadora integrada, CICANT - Universidade Lusófona. Docente FCSEA – Universidade Lusófona de Lisboa e IPLUSO-ESEL – Escola Superior de Educação da Lusofonia. Diretora do Núcleo da Discalculia.
Licenciada em Psicologia na Universidade Lusófona desde 2005, membro da Ordem dos Psicólogos Portugueses (cédula profissional nº 13185) e membro internacional da MCLS - Mathematical Cognition and Learning Society. Ex-bolseira de doutoramento pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (SFRH/BD/69366/2010), é doutorada em Educação desde 2015. Foi investigadora de pós-doutoramento no projeto “Participação social em alunos com NEE em escolas públicas”, projeto este financiado pela FCT (PTDC/MHC-CED/4150/2014).
As suas áreas de investigação são a Cognição Numérica e Dificuldades na Aprendizagem da Matemática e mais recentemente, a Aprendizagem baseada em Jogos com publicações em revistas científicas e participações em eventos científicos nacionais e internacionais.
Tem formações certificadas para psicólogos em colaboração com o ISPA -Formação Avançada e outras formações direcionadas para professores e outros profissionais na área da educação em colaboração com outras instituições, nomeadamente, Centros de Formação de Agrupamentos de Escolas. É investigadora integrada no CICANT – Universidade Lusófona no âmbito do projeto GBL4deaf - Videojogos Educativos Acessíveis a Surdos.
Atualmente, é diretora do Núcleo da Discalculia onde apoia crianças e jovens com dificuldades na aprendizagem da matemática e docente universitária onde leciona Métodos de Intervenção Socioeducativa e Psicologia da Aprendizagem, Desenvolvimento e Educação.
Certificado e Acreditação
Certificado
O Certificado de Participação é atribuído aos formandos que não pretendam ser sujeitos à avaliação das aprendizagens.
O Certificado de Formação é atribuído aos formandos que realizam a avaliação das aprendizagens com aproveitamento.
Em ambos os casos, a assiduidade tem de ser igual ou superior a 90% da carga horária total.
Requisitos técnicos
Os candidatos à frequência deste curso devem reunir os seguintes requisitos:
- Ter acesso a um computador / telemóvel / tablet com ligação à Internet e um browser (programa para navegar na web), como o Chrome, Internet Explorer, Firefox ou Safari;
- Aplicação Zoom;
- Ter conhecimentos de informática na ótica do utilizador.
Atenção: Caso já tenha sito aluno do ISPA ou da Formação ISPA, utilize as credenciais anteriormente atribuídas.
Pós Graduação Modular
Este curso integra a Pós-Graduação em Linguagem e Dificuldades de Aprendizagem
Conheça a Pós-Graduação: Pós-Graduação em Linguagem e Dificuldades de Aprendizagem | Formação Ispa
Plano de Estudos
Módulos | Horas de contacto | Horas trabalho autónomo | ECTS* | Mais informações |
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Linguagem e Fala | 25H | 47H estudo autónomo+ 2h tutoria + 1h avaliação | 3 | Saiba Mais |
Linguagem Escrita | 25H | 47H estudo autónomo+ 2h tutoria + 1h avaliação | 3 | Saiba Mais |
Dislexia: Avaliação e Intervenção (Psicólogos) ou Dislexia: Da Sintomatologia à Intervenção (Professores e outros destinatários) | 25h | 7h plataforma elearning + 47H estudo autónomo+ 2h tutoria + 1h avaliação | 3 | Dislexia: Avaliação e Intervenção ou |
Discalculia | 25H | 4h plataforma e-learning + 47H estudo | 3 | Saiba Mais |
Seminário | 5H | 90H estudo autónomo + 3h Orientação Tutorial + 2h Avaliação | 4 | Saiba Mais |