Linguagem Escrita

Detalhe/Condições de investimento
I
Descrição
Este curso integra a Pós-Graduação Modular em Linguagem e Dificuldades de Aprendizagem.
A pós-graduação em Linguagem e Dificuldades de Aprendizagem pretende capacitar os formandos para a compreensão dos fatores individuais, contextuais e socioemocionais subjacentes ao desenvolvimento e aprendizagem da linguagem e fala, da linguagem escrita, e da matemática.
Pretende-se que os formandos possam conhecer, aprender a sinalizar e adquirir estratégias que lhes permitam intervir no desenvolvimento normotípico e nos casos em que se verifiquem atrasos, alterações, desvios e patologias no decurso desenvolvimental, com particular ênfase na discalculia e dislexia.
Destinatários
- Educadores de infância, professores, psicólogos e agentes educativos.
Objetivos do curso
- Aprofundar os conhecimentos teóricos relativos às concepções das crianças sobre linguagem escrita antes do ensino formal;
- Apresentar algumas das teorias e modelos de aprendizagem da escrita;
- Promover a reflexão e discussão sobre as estratégias de intervenção e metodologias de ensino e de aprendizagem nesta área específica.
Percurso de aprendizagem
1. A entrada na linguagem escrita
- A teoria da clareza cognitiva e as fases de aprendizagem da linguagem escrita. O sistema alfabético de escrita e a aprendizagem da linguagem escrita. Linguagem oral e linguagem escrita. Consciência fonológica e aprendizagem da linguagem escrita.
2. Conceções precoces acerca da linguagem escrita
- Conceções precoces acerca da funcionalidade, dos aspetos formais e conceptuais da linguagem escrita. Contextos, estratégias e atividades potencializadoras da compreensão da funcionalidade, dos aspetos formais e conceptuais da linguagem escrita. Relações entre conceções precoces acerca da linguagem escrita e aprendizagem da linguagem escrita.
3. A aprendizagem da escrita
- Perspetivas sobre a aprendizagem da escrita. Modelos de desenvolvimento da escrita. A aprendizagem da escrita: contextos, estratégias e atividades.
Estratégia pedagógica
Recurso aos métodos expositivo e ativo através da discussão em grupo sobre as temáticas apresentadas e sobre práticas pedagógicas na creche, jardim-de-infância e 1º ciclo de escolaridade.
Equipa pedagógica
Miguel Mata Pereira
Psicólogo especialista em Psicologia da Educação. Doutorado em Ciências da Educação e da Formação pela Universidade de Toulouse 2, le Mirail
Certificado e Acreditação
Certificado
O Certificado de Participação é atribuído aos formandos que não pretendam ser sujeitos à avaliação das aprendizagens.
O Certificado de Formação é atribuído aos formandos que realizam a avaliação das aprendizagens. Esta é obrigatória no percurso de Pós-graduação modular.
Em ambos os casos, a assiduidade tem de ser igual ou superior a 90% da carga horária total.
A Formação Ispa observará o previsto na lei de proteção de dados pessoais (Regulamento 2016/679 do Parlamento Europeu de 26 de abril de 2016, com execução assegurada pela Lei n.º 58/2019, de 8 de agosto).
Requisitos técnicos
Os candidatos à frequência deste curso devem reunir os seguintes requisitos:
- Ter acesso a um computador / telemóvel / tablet com ligação à Internet e um browser (programa para navegar na web), como o Chrome, Internet Explorer, Firefox ou Safari;
- Aplicação Zoom;
- Ter conhecimentos de informática na ótica do utilizador.
Pós Graduação Modular
Este curso integra a Pós-Graduação em Linguagem e Dificuldades de Aprendizagem https://fi.ispa.pt/pt-pt/fi/pos-graduacoes-modulares/psicologia/pos-graduacao-em-linguagem-e-dificuldades-de-aprendizagem
Plano de estudos:
Módulos | Horas de contacto | Horas trabalho autónomo | ECTS |
---|---|---|---|
Linguagem | 18h | 27h | 2 |
Linguagem Escrita | 18h | 27h | 2 |
Dislexia. Avaliação e Intervenção | 18h | 27h | 2 |
Dislexia para não Psicólogos | 18h | 27h | 2 |
Discalculia. Avaliação | 25h | 27h | 2 |
Atualização do Plano de Estudos
A Pós-graduação em Linguagem e Dificuldades de Aprendizagem encontra-se em processo de revisão/atualização do Plano de Estudos. Até março de 2024 vigorará o plano de estudos divulgado.
Para os alunos que não terminem o seu percurso até março de 2024, existirá em 2024/2025 um Regime de Transição que permitirá o reconhecimento/equivalências dos módulos frequentados.