page--front.tpl.php

Linguagem Escrita

Escrita
DURAÇÃO
18
FORMATO
A distância
IDIOMA
Português
PLATAFORMA
Zoom

Detalhe/Condições de investimento

Atenção: Caso já tenha sito aluno do ISPA ou da Formação ISPA, utilize as credenciais anteriormente atribuídas. 

PÓS GRADUAÇÃO MODULAR
Sim

Descrição

Este curso integra a Pós-Graduação Modular em Linguagem e Dificuldades de Aprendizagem. 

A pós-graduação em Linguagem e Dificuldades de Aprendizagem pretende capacitar os formandos para a compreensão dos fatores individuais, contextuais e socioemocionais subjacentes ao desenvolvimento e aprendizagem da linguagem e fala, da linguagem escrita, e da matemática.

Pretende-se que os formandos possam conhecer, aprender a sinalizar e adquirir estratégias que lhes permitam intervir no desenvolvimento normotípico e nos casos em que se verifiquem atrasos, alterações, desvios e patologias no decurso desenvolvimental, com particular ênfase na discalculia e dislexia.

Destinatários

  • Educadores de infância, professores, psicólogos e agentes educativos. 

Objetivos do curso

  • Aprofundar os conhecimentos teóricos relativos às concepções das crianças sobre linguagem escrita antes do ensino formal;
  • Apresentar algumas das teorias e modelos de aprendizagem da escrita;
  • Promover a reflexão e discussão sobre as estratégias de intervenção e metodologias de ensino e de aprendizagem nesta área específica. 

Percurso de aprendizagem

1. A entrada na linguagem escrita 

  • A teoria da clareza cognitiva e as fases de aprendizagem da linguagem escrita. O sistema alfabético de escrita e a aprendizagem da linguagem escrita. Linguagem oral e linguagem escrita. Consciência fonológica e aprendizagem da linguagem escrita.


2. Conceções precoces acerca da linguagem escrita 

  • Conceções precoces acerca da funcionalidade, dos aspetos formais e conceptuais da linguagem escrita. Contextos, estratégias e atividades potencializadoras da compreensão da funcionalidade, dos aspetos formais e conceptuais da linguagem escrita. Relações entre conceções precoces acerca da linguagem escrita e aprendizagem da linguagem escrita.
     

3. A aprendizagem da escrita 

  • Perspetivas sobre a aprendizagem da escrita. Modelos de desenvolvimento da escrita. A aprendizagem da escrita: contextos, estratégias e atividades.

Estratégia pedagógica

Recurso aos métodos expositivo e ativo através da discussão em grupo sobre as temáticas apresentadas e sobre práticas pedagógicas na creche, jardim-de-infância e 1º ciclo de escolaridade. 

Equipa pedagógica

Miguel Mata Pereira
Psicólogo especialista em Psicologia da Educação. Doutorado em Ciências da Educação e da Formação pela Universidade de Toulouse 2, le Mirail

Certificado e Acreditação

Certificado

O Certificado de Participação é atribuído aos formandos que não pretendam ser sujeitos à avaliação das aprendizagens.

O Certificado de Formação é atribuído aos formandos que realizam a avaliação das aprendizagens. Esta é obrigatória no percurso de Pós-graduação modular.

Em ambos os casos, a assiduidade tem de ser igual ou superior a 90% da carga horária total.

 

A Formação Ispa observará o previsto na lei de proteção de dados pessoais (Regulamento 2016/679 do Parlamento Europeu de 26 de abril de 2016, com execução assegurada pela Lei n.º 58/2019, de 8 de agosto).

Requisitos técnicos

Os candidatos à frequência deste curso devem reunir os seguintes requisitos:

  • Ter acesso a um computador / telemóvel / tablet com ligação à Internet e um browser (programa para navegar na web), como o Chrome, Internet Explorer, Firefox ou Safari;
  • Aplicação Zoom;
  • Ter conhecimentos de informática na ótica do utilizador.

 

Atenção: Caso já tenha sito aluno do ISPA ou da Formação ISPA, utilize as credenciais anteriormente atribuídas. 

Pós Graduação Modular

Este curso integra a Pós-Graduação em Linguagem e Dificuldades de Aprendizagem https://fi.ispa.pt/pt-pt/fi/pos-graduacoes-modulares/psicologia/pos-graduacao-em-linguagem-e-dificuldades-de-aprendizagem

 

Plano de estudos:

 

MódulosHoras de contactoHoras trabalho autónomoECTS
Linguagem18h27h2
Linguagem Escrita18h27h2
Dislexia. Avaliação e Intervenção18h27h2
Dislexia para não Psicólogos18h27h2
Discalculia. Avaliação 25h27h2

 

 

Atualização do Plano de Estudos

A Pós-graduação em Linguagem e Dificuldades de Aprendizagem encontra-se em processo de revisão/atualização do Plano de Estudos. Até março de 2024 vigorará o plano de estudos divulgado.

Para os alunos que não terminem o seu percurso até março de 2024, existirá em 2024/2025 um Regime de Transição que permitirá o reconhecimento/equivalências dos módulos frequentados.