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Dislexia: Avaliação e Intervenção

Dislexia: Avaliação e Intervenção

DATAS DE REALIZAÇÃO

  • 02/02/2024 - Das 18:00 às 22:00
  • 03/02/2024 - 9h30 às 13h00 e das 14h00 às 17h30
  • 10/02/2024 - 9h30 às 13h00 e das 14h00 às 17h30
  • DURAÇÃO
    18H
    FORMATO
    A distância
    IDIOMA
    Português
    PLATAFORMA
    Zoom
    ACREDITAÇÃO
    Acreditada pela Ordem dos Psicólogos Portugueses
    CRÉDITOS
    9 nas Especialidades Gerais De Psicologia Clínica e Da Saúde e de Psicologia da Educação e nas Especialidades Avançadas de Neuropsicologia e Necessidades Educativas Especiais
    INVESTIMENTO
    €210

    Detalhe/Condições de investimento

    Inscrições

     

    Investimento   €210
    Fraccionamento  3 x €70

     

    No caso do pagamento fracionado as prestações devem ser liquidadas nos seguintes momentos:

    • primeira prestação - no ato de inscrição.
    • segunda prestação - até à data de início do curso
    • terceira prestação - até ao final do primeiro mês de formação.

     

    Nota: Com o pagamento da primeira prestação e verificando-se a confirmação de realização do curso, entre os 9 e 3 dias antes da data de início, o aluno fica comprometido a liquidar o valor total do curso.

     

    É aceite o cancelamento da inscrição até 10 dias antes da data de início, sendo o participante reembolsado na íntegra (100%). Cancelamentos efetuados entre 9 e 4 dias da data de início do curso, inclusive, o participante será reembolsado em 50%. Não haverá lugar a reembolso para desistências até 3 dias antes do início do curso e após confirmação do mesmo.

     

    Número máximo de inscrições - 20 vagas

    PÓS GRADUAÇÃO MODULAR
    Sim

    Descrição

    Segundo a International Dislexia Association (https://dyslexiaida.org/), a dislexia é uma dificuldade de aprendizagem baseada na linguagem.

    A produção científica, apesar de prolífera, recorre a definições e critérios de identificação da dislexia não totalmente consensuais, dificultando o conhecimento da sua prevalência na população, isto é, do número de pessoas que apresentam perturbações na linguagem.

    Apesar destas limitações, em Portugal, o estudo mais recente que se conhece, realizado no âmbito do projeto Vowel decoding in polysylabic words by Portuguese dyslexic children (Vale, et al., 2011), revelou que 5,4% das crianças avaliadas cumpriam os critérios de diagnóstico da dislexia (Carvalho, A. C. Tese de Doutoramento, 2014). Isto significa que, numa turma de 20 alunos, é possível que, em média, um aluno possa apresentar dificuldades de aprendizagem cujas causas mais comuns decorrem de perturbações na leitura, escrita e ortografia (estima-se que entre 70% a 80% das dificuldades de aprendizagem têm como base perturbações de linguagem, nas suas diferentes expressões).

    Sabe-se hoje que a dislexia tem uma base neurobiológica, com alterações na estrutura e funcionamento neurológico, pelo que é independente do nível intelectual dos indivíduos, da qualidade do ensino, das oportunidades socioculturais, ou de alterações sensoriais. Tendo impactos diversos nos diferentes estágios do ciclo de vida dos indivíduos, o reconhecimento precoce da dislexia, em crianças e adolescente, e a utilização de intervenções adequadas e eficazes é crítico para os respetivos processos de aprendizagem e consequentemente para uma melhor e mais saudável vida escolar e profissional.

    A frequência deste curso, irá permitir aos agentes educativos e da saúde, adquirir um modelo de abordagem à dislexia, desde a identificação dos sinais de alerta até à planificação e avaliação de uma intervenção reeducativa.

    Destinatários

    • Psicólogos. 

    Objetivos do curso

    • Identificar os critérios sintomatológicos e as alterações neurocognitivas presentes na Dislexia;
    • Aplicar instrumentos de avaliação psicológica na Dislexia e interpretar o perfil de resultados obtido;
    • Utilizar métodos e técnicas de intervenção psicológica e reeducativa na Dislexia. 

    Percurso de aprendizagem

    Conceito de dislexia 

    • Dificuldades de aprendizagem específicas. Definição de dislexia.

     

    Diagnóstico de dislexia 

    • Modelos de desenvolvimento da leitura. Funções neuro/psicolinguísticas na dislexia. Sinais de alerta na infância e idade escolar. Critérios de diagnóstico. Tipologias da dislexia.

     

    Etiologia da dislexia e perturbações comórbidas 

    • Prevalência da dislexia. Etiologia: fatores genéticos, neurológicos e neurolinguísticos. Problemática emocional associada. Outras perturbações associadas: disortografia, discalculia, PHDA.

     

    Avaliação da dislexia 

    • Avaliação de perfis cognitivos; processamento fonológico, neuropsicológica (memória, perceção e funcionamento executivo); psicopedagógica (leitura e escrita através de provas normalizadas); instrumentos de avaliação específica da dislexia.

     

    Intervenção reeducativa 

    • Métodos, estratégias e técnicas de intervenção reeducativa na dislexia.

     

    Medidas educativas especiais 

    • Aplicabilidade de medidas educativas especiais. CIF – Classificação Internacional de Funcionalidade.

    Estratégia pedagógica

    Recurso aos métodos expositivo e ativo. 

    Equipa pedagógica

    Octávio Moura

    Doutorado em Neuropsicologia (FPCE-UC) e mestre em Consulta Psicológica Familiar pela FPCE-UP. Membro do grupo de investigação Neuroscience, Neuropsychology and Cognitive Assessment (N2CA - CINEICC) da FPCE-UC. Membro do Laboratório de Avaliação Psicológica e Psicometria (LAPP) da FPCE-UC. Revisor científico e autor de diversos artigos publicados em revistas nacionais e internacionais nas áreas da neuropsicologia, perturbações neurodesenvolvimentais e outras áreas psicológicas.

    Certificado e Acreditação

    Certificado

    O Certificado de Participação é atribuído aos formandos que não pretendam ser sujeitos à avaliação das aprendizagens. 

     

    Certificado de Formação é atribuído aos formandos que realizam a avaliação das aprendizagens com aproveitamento. 

     

    Em ambos os casos, a assiduidade tem de ser igual ou superior a 90% da carga horária total.

     

    Acreditação pela Ordem dos Psicólogos

    A obtenção dos créditos (9) nas especialidades gerais de Psicologia Clínica e da Saúde e de Psicologia da Educação  e nas Especialidades Avançadas de Neuropsicologia e de Necessidades Educativas Especiais atribuídos pela Ordem dos Psicólogos Portugueses é exclusiva aos psicólogos inscritos na OPP (membros efetivos e estagiários) e requer aproveitamento na avaliação das aprendizagens.


    A obtenção dos créditos é válida apenas para ações frequentadas a partir da data do despacho de acreditação da ação formativa pela OPP. Não tem efeito retroativo.

     

    A Formação Ispa observará o previsto na lei de proteção de dados pessoais (Regulamento 2016/679 do Parlamento Europeu de 26 de abril de 2016, com execução assegurada pela Lei n.º 58/2019, de 8 de agosto).

    Requisitos técnicos

    Os candidatos à frequência deste curso devem reunir os seguintes requisitos:

    • Ter acesso a um computador / telemóvel / tablet com ligação à Internet e um browser (programa para navegar na web), como o Chrome, Firefox ou Safari;
    • Aplicação Zoom;
    • Ter conhecimentos de informática na ótica do utilizador.

     

    Pós Graduação Modular

    Este curso integra a Pós-Graduação em Linguagem e Dificuldades de Aprendizagem https://fi.ispa.pt/pt-pt/fi/pos-graduacoes-modulares/psicologia/pos-graduacao-em-linguagem-e-dificuldades-de-aprendizagem

     

    Plano de estudos:

     

    Módulos Horas de contacto Horas trabalho autónomo ECTS
    Linguagem 18h 27h 2
    Linguagem Escrita 18h 27h 2
    Dislexia. Avaliação e Intervenção 18h 27h 2
    Dislexia para não Psicólogos 18h 27h 2
    Discalculia. Avaliação  18h 27h 2

     

     

    Atualização do Plano de Estudos

     

    A Pós-graduação em Linguagem e Dificuldades de Aprendizagem encontra-se em processo de revisão/atualização do Plano de Estudos. Até março de 2024 vigorará o plano de estudos divulgado.

     

    Para os alunos que não terminem o seu percurso até março de 2024, existirá em 2024/2025 um Regime de Transição que permitirá o reconhecimento/equivalências dos módulos frequentados.   

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