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Dislexia: Avaliação e Intervenção

Dislexia: Avaliação e Intervenção
DURAÇÃO
18H
FORMATO
A distância
IDIOMA
Português
PLATAFORMA
Zoom
ACREDITAÇÃO
Acreditada pela Ordem dos Psicólogos Portugueses
CRÉDITOS
9 nas Especialidades Gerais De Psicologia Clínica e Da Saúde e de Psicologia da Educação e nas Especialidades Avançadas de Neuropsicologia e Necessidades Educativas Especiais
INVESTIMENTO

Detalhe/Condições de investimento

No caso do pagamento fracionado as prestações devem ser liquidadas nos seguintes momentos:

  • primeira prestação - no ato de inscrição.
  • segunda prestação - até à data de início do curso
  • terceira prestação - até ao final do primeiro mês de formação.

 

Nota: Com o pagamento da primeira prestação e verificando-se a confirmação de realização do curso, entre os 9 e 3 dias antes da data de início, o aluno fica comprometido a liquidar o valor total do curso.

 

Atenção: Caso já tenha sito aluno do ISPA ou da Formação ISPA, utilize as credenciais anteriormente atribuídas. 

 

É aceite o cancelamento da inscrição até 10 dias antes da data de início, sendo o participante reembolsado na íntegra (100%). Cancelamentos efetuados entre 9 e 4 dias da data de início do curso, inclusive, o participante será reembolsado em 50%. Não haverá lugar a reembolso para desistências até 3 dias antes do início do curso e após confirmação do mesmo.

 

Número máximo de inscrições - 20 vagas

PÓS GRADUAÇÃO MODULAR
Sim

Descrição

Segundo a International Dislexia Association (https://dyslexiaida.org/), a dislexia é uma dificuldade de aprendizagem baseada na linguagem.

A produção científica, apesar de prolífera, recorre a definições e critérios de identificação da dislexia não totalmente consensuais, dificultando o conhecimento da sua prevalência na população, isto é, do número de pessoas que apresentam perturbações na linguagem.

Apesar destas limitações, em Portugal, o estudo mais recente que se conhece, realizado no âmbito do projeto Vowel decoding in polysylabic words by Portuguese dyslexic children (Vale, et al., 2011), revelou que 5,4% das crianças avaliadas cumpriam os critérios de diagnóstico da dislexia (Carvalho, A. C. Tese de Doutoramento, 2014). Isto significa que, numa turma de 20 alunos, é possível que, em média, um aluno possa apresentar dificuldades de aprendizagem cujas causas mais comuns decorrem de perturbações na leitura, escrita e ortografia (estima-se que entre 70% a 80% das dificuldades de aprendizagem têm como base perturbações de linguagem, nas suas diferentes expressões).

Sabe-se hoje que a dislexia tem uma base neurobiológica, com alterações na estrutura e funcionamento neurológico, pelo que é independente do nível intelectual dos indivíduos, da qualidade do ensino, das oportunidades socioculturais, ou de alterações sensoriais. Tendo impactos diversos nos diferentes estágios do ciclo de vida dos indivíduos, o reconhecimento precoce da dislexia, em crianças e adolescente, e a utilização de intervenções adequadas e eficazes é crítico para os respetivos processos de aprendizagem e consequentemente para uma melhor e mais saudável vida escolar e profissional.

A frequência deste curso, irá permitir aos agentes educativos e da saúde, adquirir um modelo de abordagem à dislexia, desde a identificação dos sinais de alerta até à planificação e avaliação de uma intervenção reeducativa.

Destinatários

  • Psicólogos. 

Objetivos do curso

  • Identificar os critérios sintomatológicos e as alterações neurocognitivas presentes na Dislexia;
  • Aplicar instrumentos de avaliação psicológica na Dislexia e interpretar o perfil de resultados obtido;
  • Utilizar métodos e técnicas de intervenção psicológica e reeducativa na Dislexia. 

Percurso de aprendizagem

Conceito de dislexia 

  • Dificuldades de aprendizagem específicas. Definição de dislexia.

 

Diagnóstico de dislexia 

  • Modelos de desenvolvimento da leitura. Funções neuro/psicolinguísticas na dislexia. Sinais de alerta na infância e idade escolar. Critérios de diagnóstico. Tipologias da dislexia.

 

Etiologia da dislexia e perturbações comórbidas 

  • Prevalência da dislexia. Etiologia: fatores genéticos, neurológicos e neurolinguísticos. Problemática emocional associada. Outras perturbações associadas: disortografia, discalculia, PHDA.

 

Avaliação da dislexia 

  • Avaliação de perfis cognitivos; processamento fonológico, neuropsicológica (memória, perceção e funcionamento executivo); psicopedagógica (leitura e escrita através de provas normalizadas); instrumentos de avaliação específica da dislexia.

 

Intervenção reeducativa 

  • Métodos, estratégias e técnicas de intervenção reeducativa na dislexia.

 

Medidas educativas especiais 

  • Aplicabilidade de medidas educativas especiais. CIF – Classificação Internacional de Funcionalidade.

Estratégia pedagógica

Recurso aos métodos expositivo e ativo. 

Equipa pedagógica

Octávio Moura

Doutorado em Neuropsicologia (FPCE-UC) e mestre em Consulta Psicológica Familiar pela FPCE-UP. Membro do grupo de investigação Neuroscience, Neuropsychology and Cognitive Assessment (N2CA - CINEICC) da FPCE-UC. Membro do Laboratório de Avaliação Psicológica e Psicometria (LAPP) da FPCE-UC. Revisor científico e autor de diversos artigos publicados em revistas nacionais e internacionais nas áreas da neuropsicologia, perturbações neurodesenvolvimentais e outras áreas psicológicas.

Certificado e Acreditação

Certificado

O Certificado de Participação é atribuído aos formandos que não pretendam ser sujeitos à avaliação das aprendizagens. 

 

Certificado de Formação é atribuído aos formandos que realizam a avaliação das aprendizagens com aproveitamento. 

 

Em ambos os casos, a assiduidade tem de ser igual ou superior a 90% da carga horária total.

 

Acreditação pela Ordem dos Psicólogos

A obtenção dos créditos (9) nas especialidades gerais de Psicologia Clínica e da Saúde e de Psicologia da Educação  e nas Especialidades Avançadas de Neuropsicologia e de Necessidades Educativas Especiais atribuídos pela Ordem dos Psicólogos Portugueses é exclusiva aos psicólogos inscritos na OPP (membros efetivos e estagiários) e requer aproveitamento na avaliação das aprendizagens.


A obtenção dos créditos é válida apenas para ações frequentadas a partir da data do despacho de acreditação da ação formativa pela OPP. Não tem efeito retroativo.

 

A Formação Ispa observará o previsto na lei de proteção de dados pessoais (Regulamento 2016/679 do Parlamento Europeu de 26 de abril de 2016, com execução assegurada pela Lei n.º 58/2019, de 8 de agosto).

Requisitos técnicos

Os candidatos à frequência deste curso devem reunir os seguintes requisitos:

  • Ter acesso a um computador / telemóvel / tablet com ligação à Internet e um browser (programa para navegar na web), como o Chrome, Firefox ou Safari;
  • Aplicação Zoom;
  • Ter conhecimentos de informática na ótica do utilizador.

 

Atenção: Caso já tenha sito aluno do ISPA ou da Formação ISPA, utilize as credenciais anteriormente atribuídas. 

Pós Graduação Modular

Este curso integra a Pós-Graduação em Linguagem e Dificuldades de Aprendizagem https://fi.ispa.pt/pt-pt/fi/pos-graduacoes-modulares/psicologia/pos-graduacao-em-linguagem-e-dificuldades-de-aprendizagem

 

Plano de estudos:

 

MódulosHoras de contactoHoras trabalho autónomoECTS
Linguagem18h27h2
Linguagem Escrita18h27h2
Dislexia. Avaliação e Intervenção18h27h2
Dislexia para não Psicólogos18h27h2
Discalculia. Avaliação 25h27h2

 

 

Atualização do Plano de Estudos

 

A Pós-graduação em Linguagem e Dificuldades de Aprendizagem encontra-se em processo de revisão/atualização do Plano de Estudos. Até março de 2024 vigorará o plano de estudos divulgado.

 

Para os alunos que não terminem o seu percurso até março de 2024, existirá em 2024/2025 um Regime de Transição que permitirá o reconhecimento/equivalências dos módulos frequentados.   

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