
DATAS DE REALIZAÇÃO
Detalhe/Condições de investimento
Inscrições
Investimento | €210 |
Fraccionamento | 3 x €70 |
No caso do pagamento fracionado as prestações devem ser liquidadas nos seguintes momentos:
- primeira prestação - no ato de inscrição.
- segunda prestação - até à data de início do curso
- terceira prestação - até ao final do primeiro mês de formação.
Nota: Com o pagamento da primeira prestação e verificando-se a confirmação de realização do curso, entre os 9 e 3 dias antes da data de início, o aluno fica comprometido a liquidar o valor total do curso.
É aceite o cancelamento da inscrição até 10 dias antes da data de início, sendo o participante reembolsado na íntegra (100%). Cancelamentos efetuados entre 9 e 4 dias da data de início do curso, inclusive, o participante será reembolsado em 50%. Não haverá lugar a reembolso para desistências até 3 dias antes do início do curso e após confirmação do mesmo.
Número máximo de inscrições - 20 vagas
Descrição
Segundo a International Dislexia Association (https://dyslexiaida.org/), a dislexia é uma dificuldade de aprendizagem baseada na linguagem.
A produção científica, apesar de prolífera, recorre a definições e critérios de identificação da dislexia não totalmente consensuais, dificultando o conhecimento da sua prevalência na população, isto é, do número de pessoas que apresentam perturbações na linguagem.
Apesar destas limitações, em Portugal, o estudo mais recente que se conhece, realizado no âmbito do projeto Vowel decoding in polysylabic words by Portuguese dyslexic children (Vale, et al., 2011), revelou que 5,4% das crianças avaliadas cumpriam os critérios de diagnóstico da dislexia (Carvalho, A. C. Tese de Doutoramento, 2014). Isto significa que, numa turma de 20 alunos, é possível que, em média, um aluno possa apresentar dificuldades de aprendizagem cujas causas mais comuns decorrem de perturbações na leitura, escrita e ortografia (estima-se que entre 70% a 80% das dificuldades de aprendizagem têm como base perturbações de linguagem, nas suas diferentes expressões).
Sabe-se hoje que a dislexia tem uma base neurobiológica, com alterações na estrutura e funcionamento neurológico, pelo que é independente do nível intelectual dos indivíduos, da qualidade do ensino, das oportunidades socioculturais, ou de alterações sensoriais. Tendo impactos diversos nos diferentes estágios do ciclo de vida dos indivíduos, o reconhecimento precoce da dislexia, em crianças e adolescente, e a utilização de intervenções adequadas e eficazes é crítico para os respetivos processos de aprendizagem e consequentemente para uma melhor e mais saudável vida escolar e profissional.
A frequência deste curso, irá permitir aos agentes educativos e da saúde, adquirir um modelo de abordagem à dislexia, desde a identificação dos sinais de alerta até à planificação e avaliação de uma intervenção reeducativa.
Destinatários
- Psicólogos.
Objetivos do curso
- Identificar os critérios sintomatológicos e as alterações neurocognitivas presentes na Dislexia;
- Aplicar instrumentos de avaliação psicológica na Dislexia e interpretar o perfil de resultados obtido;
- Utilizar métodos e técnicas de intervenção psicológica e reeducativa na Dislexia.
Percurso de aprendizagem
Conceito de dislexia
- Dificuldades de aprendizagem específicas. Definição de dislexia.
Diagnóstico de dislexia
- Modelos de desenvolvimento da leitura. Funções neuro/psicolinguísticas na dislexia. Sinais de alerta na infância e idade escolar. Critérios de diagnóstico. Tipologias da dislexia.
Etiologia da dislexia e perturbações comórbidas
- Prevalência da dislexia. Etiologia: fatores genéticos, neurológicos e neurolinguísticos. Problemática emocional associada. Outras perturbações associadas: disortografia, discalculia, PHDA.
Avaliação da dislexia
- Avaliação de perfis cognitivos; processamento fonológico, neuropsicológica (memória, perceção e funcionamento executivo); psicopedagógica (leitura e escrita através de provas normalizadas); instrumentos de avaliação específica da dislexia.
Intervenção reeducativa
- Métodos, estratégias e técnicas de intervenção reeducativa na dislexia.
Medidas educativas especiais
- Aplicabilidade de medidas educativas especiais. CIF – Classificação Internacional de Funcionalidade.
Estratégia pedagógica
Recurso aos métodos expositivo e ativo.
Equipa pedagógica
Octávio Moura
Doutorado em Neuropsicologia (FPCE-UC) e mestre em Consulta Psicológica Familiar pela FPCE-UP. Membro do grupo de investigação Neuroscience, Neuropsychology and Cognitive Assessment (N2CA - CINEICC) da FPCE-UC. Membro do Laboratório de Avaliação Psicológica e Psicometria (LAPP) da FPCE-UC. Revisor científico e autor de diversos artigos publicados em revistas nacionais e internacionais nas áreas da neuropsicologia, perturbações neurodesenvolvimentais e outras áreas psicológicas.
Certificado e Acreditação
Certificado
O Certificado de Participação é atribuído aos formandos que não pretendam ser sujeitos à avaliação das aprendizagens.
O Certificado de Formação é atribuído aos formandos que realizam a avaliação das aprendizagens com aproveitamento.
Em ambos os casos, a assiduidade tem de ser igual ou superior a 90% da carga horária total.
Acreditação pela Ordem dos Psicólogos
A obtenção dos créditos (9) nas especialidades gerais de Psicologia Clínica e da Saúde e de Psicologia da Educação e nas Especialidades Avançadas de Neuropsicologia e de Necessidades Educativas Especiais atribuídos pela Ordem dos Psicólogos Portugueses é exclusiva aos psicólogos inscritos na OPP (membros efetivos e estagiários) e requer aproveitamento na avaliação das aprendizagens.
A obtenção dos créditos é válida apenas para ações frequentadas a partir da data do despacho de acreditação da ação formativa pela OPP. Não tem efeito retroativo.
A Formação Ispa observará o previsto na lei de proteção de dados pessoais (Regulamento 2016/679 do Parlamento Europeu de 26 de abril de 2016, com execução assegurada pela Lei n.º 58/2019, de 8 de agosto).
Requisitos técnicos
Os candidatos à frequência deste curso devem reunir os seguintes requisitos:
- Ter acesso a um computador / telemóvel / tablet com ligação à Internet e um browser (programa para navegar na web), como o Chrome, Firefox ou Safari;
- Aplicação Zoom;
- Ter conhecimentos de informática na ótica do utilizador.
Pós Graduação Modular
Este curso integra a Pós-Graduação em Linguagem e Dificuldades de Aprendizagem https://fi.ispa.pt/pt-pt/fi/pos-graduacoes-modulares/psicologia/pos-graduacao-em-linguagem-e-dificuldades-de-aprendizagem
Plano de estudos:
Módulos | Horas de contacto | Horas trabalho autónomo | ECTS |
---|---|---|---|
Linguagem | 18h | 27h | 2 |
Linguagem Escrita | 18h | 27h | 2 |
Dislexia. Avaliação e Intervenção | 18h | 27h | 2 |
Dislexia para não Psicólogos | 18h | 27h | 2 |
Discalculia. Avaliação | 18h | 27h | 2 |
Atualização do Plano de Estudos
A Pós-graduação em Linguagem e Dificuldades de Aprendizagem encontra-se em processo de revisão/atualização do Plano de Estudos. Até março de 2024 vigorará o plano de estudos divulgado.
Para os alunos que não terminem o seu percurso até março de 2024, existirá em 2024/2025 um Regime de Transição que permitirá o reconhecimento/equivalências dos módulos frequentados.