page--front.tpl.php

Dislexia: Avaliação e Intervenção

Dislexia: Avaliação e Intervenção

DATAS DE REALIZAÇÃO

  • 07/02/2025 - Das 18h00 às 22h00
  • 08/02/2025 - Das 09h30 às 16h30
  • 15/02/2025 - Das 09h30 às 16h30
  • DURAÇÃO
    25H (18H Síncronas e 7H Assíncronas)
    FORMATO
    B-learning
    IDIOMA
    Português
    PLATAFORMA
    Zoom
    ACREDITAÇÃO
    Acreditada pela Ordem dos Psicólogos Portugueses
    CRÉDITOS
    9 nas Especialidades Gerais De Psicologia Clínica e Da Saúde e de Psicologia da Educação e nas Especialidades Avançadas de Neuropsicologia e Necessidades Educativas Especiais
    INVESTIMENTO
    €245

    Detalhe/Condições de investimento

    Possibilidade de fracionar em três prestações

     

    No caso do pagamento fracionado as prestações devem ser liquidadas nos seguintes momentos:

    • primeira prestação - no ato de inscrição.
    • segunda prestação - até à data de início do curso.
    • terceira prestação - até À data de término do curso. 

     

    Inscrição 

     

    A inscrição é realizada através da Secretaria Online onde poderá optar por um dos seguintes métodos de pagamento: 

    • Referência Multibanco
    • MB Way (Não disponível para pagamento fracionado) 

     

    Caso pretenda a fatura através de uma empresa deverá enviar um email para fi@ispa.pt.  

    Atenção: Caso já tenha sito aluno do ISPA ou da Formação ISPA, não poderá criar uma nova conta. Pelo que, deverá utilizar as credenciais anteriormente atribuídas. 

     

    Nota: É aceite o cancelamento da inscrição até 10 dias antes da data de início, sendo o participante reembolsado na íntegra (100%). Cancelamentos efetuados entre 9 e 4 dias da data de início do curso, inclusive, o participante será reembolsado em 50%. Não haverá lugar a reembolso para desistências até 3 dias antes do início do curso e após confirmação do mesmo.

     

    É aceite o cancelamento da inscrição até 10 dias antes da data de início, sendo o participante reembolsado na íntegra (100%). Cancelamentos efetuados entre 9 e 4 dias da data de início do curso, inclusive, o participante será reembolsado em 50%. Não haverá lugar a reembolso para desistências até 3 dias antes do início do curso e após confirmação do mesmo.

    PÓS GRADUAÇÃO MODULAR
    Sim

    Descrição

    Segundo a International Dislexia Association (https://dyslexiaida.org/), a dislexia é uma dificuldade de aprendizagem baseada na linguagem.

    A produção científica, apesar de prolífera, recorre a definições e critérios de identificação da dislexia não totalmente consensuais, dificultando o conhecimento da sua prevalência na população, isto é, do número de pessoas que apresentam perturbações na linguagem.

    Apesar destas limitações, em Portugal, o estudo mais recente que se conhece, realizado no âmbito do projeto Vowel decoding in polysylabic words by Portuguese dyslexic children (Vale, et al., 2011), revelou que 5,4% das crianças avaliadas cumpriam os critérios de diagnóstico da dislexia (Carvalho, A. C. Tese de Doutoramento, 2014). Isto significa que, numa turma de 20 alunos, é possível que, em média, um aluno possa apresentar dificuldades de aprendizagem cujas causas mais comuns decorrem de perturbações na leitura, escrita e ortografia (estima-se que entre 70% a 80% das dificuldades de aprendizagem têm como base perturbações de linguagem, nas suas diferentes expressões).

    Sabe-se hoje que a dislexia tem uma base neurobiológica, com alterações na estrutura e funcionamento neurológico, pelo que é independente do nível intelectual dos indivíduos, da qualidade do ensino, das oportunidades socioculturais, ou de alterações sensoriais. Tendo impactos diversos nos diferentes estágios do ciclo de vida dos indivíduos, o reconhecimento precoce da dislexia, em crianças e adolescente, e a utilização de intervenções adequadas e eficazes é crítico para os respetivos processos de aprendizagem e consequentemente para uma melhor e mais saudável vida escolar e profissional.

    A frequência deste curso, irá permitir aos agentes educativos e da saúde, adquirir um modelo de abordagem à dislexia, desde a identificação dos sinais de alerta até à planificação e avaliação de uma intervenção reeducativa.

    Destinatários

    • Psicólogos. 

    Objetivos do curso

    • Compreender as principais características sintomatológicas e das alterações neurocognitivas.

       

    • Reconhecer os sinais de alerta, os critérios de diagnóstico e as manifestações neurocognitivas comummente presentes nas crianças com Dislexia.

     

    • Praticar a aplicação de provas estandardizadas para avaliar a leitura e a escrita.

     

    • Conhecer diferentes métodos e estratégias de intervenção na Dislexia.

    Percurso de aprendizagem

    Conceito de dislexia 

    • Dificuldades de aprendizagem específicas. Definição de dislexia.

     

    Diagnóstico de dislexia 

    • Modelos de desenvolvimento da leitura. Funções neuro/psicolinguísticas na dislexia. Sinais de alerta na infância e idade escolar. Critérios de diagnóstico. Tipologias da dislexia.

     

    Etiologia da dislexia e perturbações comórbidas 

    • Prevalência da dislexia. Etiologia: fatores genéticos, neurológicos e neurolinguísticos. Problemática emocional associada. Outras perturbações associadas: disortografia, discalculia, PHDA.

     

    Avaliação da dislexia 

    • Avaliação de perfis cognitivos; processamento fonológico, neuropsicológica (memória, perceção e funcionamento executivo); psicopedagógica (leitura e escrita através de provas normalizadas); instrumentos de avaliação específica da dislexia.

     

    Intervenção reeducativa 

    • Métodos, estratégias e técnicas de intervenção reeducativa na dislexia.

     

    Medidas educativas especiais 

    • Aplicabilidade de medidas educativas especiais. CIF – Classificação Internacional de Funcionalidade.

    Estratégia pedagógica

    Metodologia formativa

    • O curso decorre em formato b-learning com sessões síncronas que decorrem através da plataforma zoom de acordo com o horário estipulado e períodos de estudo autónomo realizado através da plataforma moodle.

     

    Metodologia de avaliação

    • A avaliação é realizada através da elaboração de um teste.

    Equipa pedagógica

    Octávio Moura

    Doutorado em Neuropsicologia (FPCE-UC) e mestre em Consulta Psicológica Familiar pela FPCE-UP. Membro do grupo de investigação Neuroscience, Neuropsychology and Cognitive Assessment (N2CA - CINEICC) da FPCE-UC. Membro do Laboratório de Avaliação Psicológica e Psicometria (LAPP) da FPCE-UC. Revisor científico e autor de diversos artigos publicados em revistas nacionais e internacionais nas áreas da neuropsicologia, perturbações neurodesenvolvimentais e outras áreas psicológicas.

    Certificado e Acreditação

    Certificado

    O Certificado de Participação é atribuído aos formandos que não pretendam ser sujeitos à avaliação das aprendizagens. 

     

    Certificado de Formação é atribuído aos formandos que realizam a avaliação das aprendizagens com aproveitamento. 

     

    Em ambos os casos, a assiduidade tem de ser igual ou superior a 90% da carga horária total.

     

    Acreditação pela Ordem dos Psicólogos

    A obtenção dos créditos (9) nas especialidades gerais de Psicologia Clínica e da Saúde e de Psicologia da Educação  e nas Especialidades Avançadas de Neuropsicologia e de Necessidades Educativas Especiais atribuídos pela Ordem dos Psicólogos Portugueses é exclusiva aos psicólogos inscritos na OPP (membros efetivos e estagiários) e requer aproveitamento na avaliação das aprendizagens.


    A obtenção dos créditos é válida apenas para ações frequentadas a partir da data do despacho de acreditação da ação formativa pela OPP. Não tem efeito retroativo.

     

    A Formação Ispa observará o previsto na lei de proteção de dados pessoais (Regulamento 2016/679 do Parlamento Europeu de 26 de abril de 2016, com execução assegurada pela Lei n.º 58/2019, de 8 de agosto).

    Requisitos técnicos

    Os candidatos à frequência deste curso devem reunir os seguintes requisitos:

    • Ter acesso a um computador / telemóvel / tablet com ligação à Internet e um browser (programa para navegar na web), como o Chrome, Firefox ou Safari;
    • Aplicação Zoom;
    • Ter conhecimentos de informática na ótica do utilizador.

     

    Atenção: Caso já tenha sito aluno do ISPA ou da Formação ISPA, utilize as credenciais anteriormente atribuídas. 

    Pós Graduação Modular

    Este curso integra a Pós-Graduação em Linguagem e Dificuldades de Aprendizagem

     

    Conheça a Pós-Graduação: Pós-Graduação em Linguagem e Dificuldades de Aprendizagem | Formação Ispa

     

     

    Plano de Estudos

     

    MódulosHoras de contactoHoras trabalho autónomoECTS*Mais informações
    Linguagem e Fala25H47H estudo autónomo+ 2h tutoria + 1h avaliação3Saiba Mais
    Linguagem Escrita25H47H estudo autónomo+ 2h tutoria + 1h avaliação3Saiba Mais
    Dislexia: Avaliação e Intervenção (Psicólogos) ou Dislexia: Da Sintomatologia à Intervenção (Professores e outros destinatários)25h7h plataforma elearning + 47H estudo autónomo+ 2h tutoria + 1h avaliação3

    Dislexia: Avaliação e Intervenção 

    ou

    Dislexia: Da Sintomatologia à Intervenção 

    Discalculia25H4h plataforma e-learning + 47H estudo3Saiba Mais
    Seminário5H90H estudo autónomo + 3h Orientação Tutorial + 2h Avaliação4Saiba Mais