Dislexia: Avaliação e Intervenção
DATAS DE REALIZAÇÃO
Detalhe/Condições de investimento
Fatura
Caso pretenda a emissão da fatura relativa aos pagamentos em nome de uma instituição/empresa deverá contactar-nos para o email fi@ispa.pt antes de realizar qualquer pagamento.
Os pagamentos nestas situações têm obrigatoriamente de ser realizados através de transferência bancária.
Possibilidade de fracionamento
No caso do pagamento fracionado as prestações devem ser liquidadas nos seguintes momentos:
- primeira prestação - no ato de inscrição.
- segunda prestação - até à data de início do curso.
- terceira prestação - até ao final do primeiro mês de formação
Nota: com o pagamento da primeira prestação e verificando-se a confirmação de realização do curso, entre os 9 e 3 dias antes da data de início, o aluno fica comprometido a liquidar o valor total do curso.
Atenção: Caso já tenha sito aluno do ISPA ou da Formação ISPA, utilize as credenciais anteriormente atribuídas.
É aceite o cancelamento da inscrição até 10 dias antes da data de início, sendo o participante reembolsado na íntegra (100%). Cancelamentos efetuados entre 9 e 4 dias da data de início do curso, inclusive, o participante será reembolsado em 50%. Não haverá lugar a reembolso para desistências até 3 dias antes do início do curso e após confirmação do mesmo.
Número máximo de inscrições - 20 vagas
Descrição
Segundo a International Dislexia Association (https://dyslexiaida.org/), a dislexia é uma dificuldade de aprendizagem baseada na linguagem.
A produção científica, apesar de prolífera, recorre a definições e critérios de identificação da dislexia não totalmente consensuais, dificultando o conhecimento da sua prevalência na população, isto é, do número de pessoas que apresentam perturbações na linguagem.
Apesar destas limitações, em Portugal, o estudo mais recente que se conhece, realizado no âmbito do projeto Vowel decoding in polysylabic words by Portuguese dyslexic children (Vale, et al., 2011), revelou que 5,4% das crianças avaliadas cumpriam os critérios de diagnóstico da dislexia (Carvalho, A. C. Tese de Doutoramento, 2014). Isto significa que, numa turma de 20 alunos, é possível que, em média, um aluno possa apresentar dificuldades de aprendizagem cujas causas mais comuns decorrem de perturbações na leitura, escrita e ortografia (estima-se que entre 70% a 80% das dificuldades de aprendizagem têm como base perturbações de linguagem, nas suas diferentes expressões).
Sabe-se hoje que a dislexia tem uma base neurobiológica, com alterações na estrutura e funcionamento neurológico, pelo que é independente do nível intelectual dos indivíduos, da qualidade do ensino, das oportunidades socioculturais, ou de alterações sensoriais. Tendo impactos diversos nos diferentes estágios do ciclo de vida dos indivíduos, o reconhecimento precoce da dislexia, em crianças e adolescente, e a utilização de intervenções adequadas e eficazes é crítico para os respetivos processos de aprendizagem e consequentemente para uma melhor e mais saudável vida escolar e profissional.
A frequência deste curso, irá permitir aos agentes educativos e da saúde, adquirir um modelo de abordagem à dislexia, desde a identificação dos sinais de alerta até à planificação e avaliação de uma intervenção reeducativa.
Destinatários
- Psicólogos.
Objetivos do curso
Compreender as principais características sintomatológicas e das alterações neurocognitivas.
- Reconhecer os sinais de alerta, os critérios de diagnóstico e as manifestações neurocognitivas comummente presentes nas crianças com Dislexia.
- Praticar a aplicação de provas estandardizadas para avaliar a leitura e a escrita.
- Conhecer diferentes métodos e estratégias de intervenção na Dislexia.
Percurso de aprendizagem
Conceito de dislexia
- Dificuldades de aprendizagem específicas. Definição de dislexia.
Diagnóstico de dislexia
- Modelos de desenvolvimento da leitura. Funções neuro/psicolinguísticas na dislexia. Sinais de alerta na infância e idade escolar. Critérios de diagnóstico. Tipologias da dislexia.
Etiologia da dislexia e perturbações comórbidas
- Prevalência da dislexia. Etiologia: fatores genéticos, neurológicos e neurolinguísticos. Problemática emocional associada. Outras perturbações associadas: disortografia, discalculia, PHDA.
Avaliação da dislexia
- Avaliação de perfis cognitivos; processamento fonológico, neuropsicológica (memória, perceção e funcionamento executivo); psicopedagógica (leitura e escrita através de provas normalizadas); instrumentos de avaliação específica da dislexia.
Intervenção reeducativa
- Métodos, estratégias e técnicas de intervenção reeducativa na dislexia.
Medidas educativas especiais
- Aplicabilidade de medidas educativas especiais. CIF – Classificação Internacional de Funcionalidade.
Estratégia pedagógica
Metodologia formativa
- O curso decorre em formato b-learning com sessões síncronas que decorrem através da plataforma zoom de acordo com o horário estipulado e períodos de estudo autónomo realizado através da plataforma moodle.
Metodologia de avaliação
- A avaliação é realizada através da elaboração de um teste.
Equipa pedagógica
Octávio Moura
Doutorado em Neuropsicologia (FPCE-UC) e mestre em Consulta Psicológica Familiar pela FPCE-UP. Membro do grupo de investigação Neuroscience, Neuropsychology and Cognitive Assessment (N2CA - CINEICC) da FPCE-UC. Membro do Laboratório de Avaliação Psicológica e Psicometria (LAPP) da FPCE-UC. Revisor científico e autor de diversos artigos publicados em revistas nacionais e internacionais nas áreas da neuropsicologia, perturbações neurodesenvolvimentais e outras áreas psicológicas.
Certificado e Acreditação
Certificado
O Certificado de Participação é atribuído aos formandos que não pretendam ser sujeitos à avaliação das aprendizagens.
O Certificado de Formação é atribuído aos formandos que realizam a avaliação das aprendizagens com aproveitamento.
Em ambos os casos, a assiduidade tem de ser igual ou superior a 90% da carga horária total.
Acreditação pela Ordem dos Psicólogos
A obtenção dos créditos (9) nas especialidades gerais de Psicologia Clínica e da Saúde e de Psicologia da Educação e nas Especialidades Avançadas de Neuropsicologia e de Necessidades Educativas Especiais atribuídos pela Ordem dos Psicólogos Portugueses é exclusiva aos psicólogos inscritos na OPP (membros efetivos e estagiários) e requer aproveitamento na avaliação das aprendizagens.
A obtenção dos créditos é válida apenas para ações frequentadas a partir da data do despacho de acreditação da ação formativa pela OPP. Não tem efeito retroativo.
A Formação Ispa observará o previsto na lei de proteção de dados pessoais (Regulamento 2016/679 do Parlamento Europeu de 26 de abril de 2016, com execução assegurada pela Lei n.º 58/2019, de 8 de agosto).
Requisitos técnicos
Os candidatos à frequência deste curso devem reunir os seguintes requisitos:
- Ter acesso a um computador / telemóvel / tablet com ligação à Internet e um browser (programa para navegar na web), como o Chrome, Firefox ou Safari;
- Aplicação Zoom;
- Ter conhecimentos de informática na ótica do utilizador.
Atenção: Caso já tenha sito aluno do ISPA ou da Formação ISPA, utilize as credenciais anteriormente atribuídas.
Pós Graduação Modular
Este curso integra a Pós-Graduação em Linguagem e Dificuldades de Aprendizagem
Conheça a Pós-Graduação: Pós-Graduação em Linguagem e Dificuldades de Aprendizagem | Formação Ispa
Plano de Estudos
Módulos | Horas de contacto | Horas trabalho autónomo | ECTS* | Mais informações |
---|---|---|---|---|
Linguagem e Fala | 25H | 47H estudo autónomo+ 2h tutoria + 1h avaliação | 3 | Saiba Mais |
Linguagem Escrita | 25H | 47H estudo autónomo+ 2h tutoria + 1h avaliação | 3 | Saiba Mais |
Dislexia: Avaliação e Intervenção (Psicólogos) ou Dislexia: Da Sintomatologia à Intervenção (Professores e outros destinatários) | 25h | 7h plataforma elearning + 47H estudo autónomo+ 2h tutoria + 1h avaliação | 3 | Dislexia: Avaliação e Intervenção ou |
Discalculia | 25H | 4h plataforma e-learning + 47H estudo | 3 | Saiba Mais |
Seminário | 5H | 90H estudo autónomo + 3h Orientação Tutorial + 2h Avaliação | 4 | Saiba Mais |