page--front.tpl.php

Dislexia: Da Sintomatologia à Intervenção

Dislexia: Da Sintomatologia à Intervenção
DURAÇÃO
25H (18H Síncronas e 7H Assíncronas)
FORMATO
B-learning
IDIOMA
Português
PLATAFORMA
Zoom

Detalhe/Condições de investimento

Fatura

Caso pretenda a emissão da fatura relativa aos pagamentos em nome de uma instituição/empresa deverá contactar-nos para o email fi@ispa.pt antes de realizar qualquer pagamento.

Os pagamentos nestas situações têm obrigatoriamente de ser realizados através de transferência bancária.

 

Possibilidade de fracionamento

No caso do pagamento fracionado as prestações devem ser liquidadas nos seguintes momentos:

  • primeira prestação - no ato de inscrição.
  • segunda prestação - até à data de início do curso.
  • terceira prestação - até ao final do primeiro mês de formação

 

Nota: com o pagamento da primeira prestação e verificando-se a confirmação de realização do curso, entre os 9 e 3 dias antes da data de início, o aluno fica comprometido a liquidar o valor total do curso.

 

Atenção: Caso já tenha sito aluno do ISPA ou da Formação ISPA, utilize as credenciais anteriormente atribuídas. 

 

É aceite o cancelamento da inscrição até 10 dias antes da data de início, sendo o participante reembolsado na íntegra (100%). Cancelamentos efetuados entre 9 e 4 dias da data de início do curso, inclusive, o participante será reembolsado em 50%. Não haverá lugar a reembolso para desistências até 3 dias antes do início do curso e após confirmação do mesmo.

 

Número máximo de inscrições - 20 vagas

PÓS GRADUAÇÃO MODULAR
Sim

Descrição

Segundo a International Dislexia Association (https://dyslexiaida.org/), a dislexia é uma dificuldade de aprendizagem baseada na linguagem.

 

A produção científica, apesar de prolífera, recorre a definições e critérios de identificação da dislexia não totalmente consensuais, dificultando o conhecimento da sua prevalência na população, isto é, do número de pessoas que apresentam perturbações na linguagem.

 

Apesar destas limitações, em Portugal, o estudo mais recente que se conhece, realizado no âmbito do projeto Vowel decoding in polysylabic words by Portuguese dyslexic children (Vale, et al., 2011), revelou que 5,4% das crianças avaliadas cumpriam os critérios de diagnóstico da dislexia (Carvalho, A. C. Tese de Doutoramento, 2014). Isto significa que, numa turma de 20 alunos, é possível que, em média, um aluno possa apresentar dificuldades de aprendizagem cujas causas mais comuns decorrem de perturbações na leitura, escrita e ortografia (estima-se que entre 70% a 80% das dificuldades de aprendizagem têm como base perturbações de linguagem, nas suas diferentes expressões).

 

Sabe-se hoje que a dislexia tem uma base neurobiológica, com alterações na estrutura e funcionamento neurológico, pelo que é independente do nível intelectual dos indivíduos, da qualidade do ensino, das oportunidades socioculturais, ou de alterações sensoriais. Tendo impactos diversos nos diferentes estágios do ciclo de vida dos indivíduos, o reconhecimento precoce da dislexia, em crianças e adolescente, e a utilização de intervenções adequadas e eficazes é crítico para os respetivos processos de aprendizagem e consequentemente para uma melhor e mais saudável vida escolar e profissional.

 

A frequência deste curso, irá permitir aos agentes educativos e da saúde, adquirir um modelo de abordagem à dislexia, desde a identificação dos sinais de alerta até à planificação e avaliação de uma intervenção reeducativa.

Destinatários

  • Professores, Educadores de Infância, Terapeutas da Fala, Terapeutas Ocupacionais, Médicos, Enfermeiros e outros Técnicos da área da educação e saúde.

Objetivos do curso

  • Identificar os sinais de alerta e as principais manifestações sintomatológicas.

     

  • Conhecer as funções neurolinguísticas implicadas e a base etiológica da Dislexia.

     

  • Desenvolver competências de avaliação e intervenção reeducativa.

Percurso de aprendizagem

Definição e diagnóstico de dislexia 

  • Definição. Modelos de desenvolvimento da leitura. Funções do processamento fonológico. Sinais de alerta na infância e na idade escolar. Critérios de diagnóstico (DSM e CID). Tipologia(s) da Dislexia

Etiologia e prevalência 

  • Prevalência da Dislexia. Fatores etiológicos (genéticos, neurológicos e neurocognitivos).

Avaliação e intervenção reeducativa 

  • Instrumentos de avaliação nos processos leitores e ortográficos. Métodos e estratégias de intervenção na Dislexia. Intervenção na precisão leitora/ortográfica (descodificação e reconhecimento) e fluência leitora. Aplicação de medidas educativas em contexto escolar.

Estratégia pedagógica

Metodologia formativa

  • O curso decorre em formato b-learning com sessões síncronas que decorrem através da plataforma zoom de acordo com o horário estipulado e períodos de estudo autónomo realizado através da plataforma moodle.

     

Metodologia de avaliação

  • A avaliação é realizada através da elaboração de um teste.

Equipa pedagógica

Octávio Moura

Psicólogo. Licenciado e Mestre em Psicologia. Doutorado em Neuropsicologia. Membro do grupo de investigação do Center for Research in Neuropsychology and Cognitive and Behavioural Intervention (CINEICC–NAAP) e do Laboratório de Avaliação Psicológica e Psicometria, ambos da Universidade de Coimbra. Especialista nas áreas da dislexia, perturbações do comportamento e avaliação neuropsicológica. 

Certificado e Acreditação

Certificado

 

Certificado de Participação é atribuído aos formandos que não pretendam ser sujeitos à avaliação das aprendizagens. 

 

Certificado de Formação é atribuído aos formandos que realizam a avaliação das aprendizagens com aproveitamento. 

 

Em ambos os casos, a assiduidade tem de ser igual ou superior a 90% da carga horária total.

Requisitos técnicos

Os candidatos à frequência deste curso devem reunir os seguintes requisitos:

  • Ter acesso a um computador / telemóvel / tablet com ligação à Internet e um browser (programa para navegar na web), como o Chrome, Microsoft Edge, Firefox ou Safari;
  • Aplicação Zoom;
  • Ter conhecimentos de informática na ótica do utilizador.

 

Atenção: Caso já tenha sito aluno do ISPA ou da Formação ISPA, utilize as credenciais anteriormente atribuídas. 

Pós Graduação Modular

Este curso integra a Pós-Graduação em Linguagem e Dificuldades de Aprendizagem

 

Conheça a Pós-Graduação: Pós-Graduação em Linguagem e Dificuldades de Aprendizagem | Formação Ispa

 

 

Plano de Estudos

 

MódulosHoras de contactoHoras trabalho autónomoECTS*Mais informações
Linguagem e Fala25H47H estudo autónomo+ 2h tutoria + 1h avaliação3Saiba Mais
Linguagem Escrita25H47H estudo autónomo+ 2h tutoria + 1h avaliação3Saiba Mais
Dislexia: Avaliação e Intervenção (Psicólogos) ou Dislexia: Da Sintomatologia à Intervenção (Professores e outros destinatários)25h7h plataforma elearning + 47H estudo autónomo+ 2h tutoria + 1h avaliação3

Dislexia: Avaliação e Intervenção 

ou

Dislexia: Da Sintomatologia à Intervenção 

Discalculia25H4h plataforma e-learning + 47H estudo3Saiba Mais
Seminário5H90H estudo autónomo + 3h Orientação Tutorial + 2h Avaliação4Saiba Mais