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Discalculia. Avaliação e Intervenção Precoce

Discalculia. Avaliação e Intervenção Precoce
DURAÇÃO
25H
FORMATO
A distância
IDIOMA
Português
PLATAFORMA
Zoom
ACREDITAÇÃO
Ação acreditada pelo CCPFC

Detalhe/Condições de investimento

Investimento - €245

 

Possibilidade de fracionar em duas prestações

No caso do pagamento fracionado as prestações devem ser liquidadas nos seguintes momentos:

  • primeira prestação - no ato de inscrição.
  • segunda prestação - até à data de início do curso. 

 

Nota: Com o pagamento da primeira prestação e verificando-se a confirmação de realização do curso, entre os 9 e 3 dias antes da data de início, o aluno fica comprometido a efetuar o pagamento de 50% do valor estabelecido. Após este período o aluno obriga-se a liquidar o valor total do curso.

 

É aceite o cancelamento da inscrição até 10 dias antes da data de início, sendo o participante reembolsado na íntegra (100%). Cancelamentos efetuados entre 9 e 4 dias da data de início do curso, inclusive, o participante será reembolsado em 50%. Não haverá lugar a reembolso para desistências até 3 dias antes do início do curso e após confirmação do mesmo. 

 

Número máximo de inscrições - 20 vagas

PÓS GRADUAÇÃO MODULAR
Sim

Descrição

As competências de calculo são cada vez mais importantes no percurso pessoal e profissional, e no entanto muitas crianças apresentam dificuldades de aprendizagem que tarde ou nunca são detetadas durante o seu percurso escolar. Segundo a British Dyslexia Association, cerca de 5% da população sofre de discalculia, mas 1 em cada 4 tem ou teve dificuldades com a Matemática. Em Portugal estes números representam milhares de pessoas, jovens e adultos, cuja vida é afetada por uma ausência de despiste, um despiste mal feito, uma intervenção mal estruturada.

Esta formação visa capacitar técnicos que trabalham com crianças para a compreensão do que é a Discalculia, quais os seus critérios diagnósticos e como identificar e reconhecer crianças em risco. Com uma forte componente prática e focada no "saber fazer" esta formação pretende também preparar os formandos para a intervenção nos diferentes graus das Dificuldades e Perturbações da Aprendizagem Específica da Matemática.

Em colaboração com o Núcleo da Discalculia - Apoio Psicopedagógico e Formação

Destinatários

  • Psicólogos;
  • Educadores de infância, professores do Ensino Básico e Secundário; 
  • Técnicos em educação especial e de outras áreas de Educação. 

Objetivos do curso

  • Proporcionar um quadro de referência teórico e prático na identificação, avaliação e intervenção nas Dificuldades na Aprendizagem da Matemática.
  • Preparar os formandos a adquirir competências que lhes permitam identificar atempadamente crianças em risco de terem dificuldades futuras na matemática, avaliar e intervir nas Dificuldades na Aprendizagem da Matemática em crianças e jovens com diferentes graus de severidade, que vão desde o Baixo Desempenho na Matemática à Discalculia Desenvolvimental.

Percurso de aprendizagem

1. Modelo de desenvolvimento numérico da criança pré-escolar (4h)

  • Introdução: Baixo desempenho em matemática - implicações individuais, educacionais, sociais e profissionais.
  • Bases neuronais envolvidas na representação numérica humana e aritmética mental.
  • Fatores cognitivos de domínio geral e específico preditores do desempenho aritmético.

 

2. Dificuldades na Aprendizagem da Matemática - do Baixo Desempenho em Matemática à Discalculia (2h) 

  • Discalculia desenvolvimental: definição, prevalência e subtipos e comorbilidade.
  • Discalculia versus Baixo Desempenho em Matemática.
  • Fatores emocionais e motivacionais.

 

3. Identificação e Avaliação nas Dificuldades na Aprendizagem da Matemática (2h) 

  • Critérios de Diagnóstico da Discalculia.
  • Prova de Identificação de crianças em risco de terem dificuldades na matemática.
  • Provas de avaliação de fatores cognitivos de domínio geral e específico.

 

4. Intervenção em Discalculia e Dificuldades na Aprendizagem da Matemática (10h) 

  • Princípios reguladores da intervenção.
  • Programas de intervenção digitais (e.g. videojogo) e não digitais (e.g. materiais manipuláveis).

Estratégia pedagógica

Recursos aos métodos expositivo, demonstrativo, ativo e ao método de análise de casos.

 

Avaliação 

No final do curso, os formandos deverão apresentar um relatório psicopedagógico sobre um estudo de caso (Trabalho Final) previamente fornecido pela formadora. A estrutura deste Trabalho Final será disponibilizada no início do curso e a sua entrega deverá ocorrer após o final do curso (em data a indicar no início do curso pela formadora).
A classificação final do curso é expressa numa escala de 0 a 20 valores, em que o resultado do Trabalho Final tem uma ponderação de 80% e a participação de 20% (participação individual e de grupo). A participação do grupo diz respeito à criação de programas de treino para intervir nas competências básicas da matemática sob a supervisão da formadora.
 

Equipa pedagógica

Lília Marcelino

Psicóloga. Doutorada em Educação. Investigadora integrada, CICANT - Universidade Lusófona. Docente FCSEA – Universidade Lusófona de Lisboa e IPLUSO-ESEL – Escola Superior de Educação da Lusofonia. Diretora do Núcleo da Discalculia.

Licenciada em Psicologia na Universidade Lusófona desde 2005, membro da Ordem dos Psicólogos Portugueses (cédula profissional nº 13185) e membro internacional da MCLS - Mathematical Cognition and Learning Society.  Ex-bolseira de doutoramento pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (SFRH/BD/69366/2010), é doutorada em Educação desde 2015. Foi investigadora de pós-doutoramento no projeto “Participação social em alunos com NEE em escolas públicas”, projeto este financiado pela FCT (PTDC/MHC-CED/4150/2014).

As suas áreas de investigação são a Cognição Numérica e Dificuldades na Aprendizagem da Matemática e mais recentemente, a Aprendizagem baseada em Jogos com publicações em revistas científicas e participações em eventos científicos nacionais e internacionais.

Tem formações certificadas para psicólogos em colaboração com o ISPA -Formação Avançada e outras formações direcionadas para professores e outros profissionais na área da educação em colaboração com outras instituições, nomeadamente, Centros de Formação de Agrupamentos de Escolas. É investigadora integrada no CICANT – Universidade Lusófona no âmbito do projeto GBL4deaf - Videojogos Educativos Acessíveis a Surdos.

Atualmente, é diretora do Núcleo da Discalculia onde apoia crianças e jovens com dificuldades na aprendizagem da matemática e docente universitária onde leciona Métodos de Intervenção Socioeducativa e Psicologia da Aprendizagem, Desenvolvimento e Educação.

Certificado e Acreditação

Certificado 

O Certificado de Participação é atribuído aos formandos que não pretendam ser sujeitos à avaliação das aprendizagens. 

O Certificado de Formação é atribuído aos formandos que realizam a avaliação das aprendizagens com aproveitamento. 

Em ambos os casos, a assiduidade tem de ser igual ou superior a 90% da carga horária total.

 

Ação acreditada pelo CCPFC

Requisitos técnicos

Os candidatos à frequência deste curso devem reunir os seguintes requisitos:

  • Ter acesso a um computador / telemóvel / tablet com ligação à Internet e um browser (programa para navegar na web), como o Chrome, Internet Explorer, Firefox ou Safari;
  • Aplicação Zoom;
  • Ter conhecimentos de informática na ótica do utilizador.

Pós Graduação Modular

Este curso integra a Pós-Graduação em Linguagem e Dificuldades de Aprendizagem

 

Conheça a Pós-Graduação: Pós-Graduação em Linguagem e Dificuldades de Aprendizagem | Formação Ispa

 

 

Plano de estudos:

 

MódulosHoras de contactoHoras trabalho autónomoECTSMais informações
Linguagem18h27h2Saiba Mais
Linguagem Escrita18h27h2Saiba Mais
Dislexia. Avaliação e Intervenção18h27h2Saiba Mais
Dislexia para não Psicólogos18h27h2Saiba Mais
Discalculia. Avaliação 25h27h2Saiba Mais

 

 

Atualização do Plano de Estudos

 

A Pós-graduação em Linguagem e Dificuldades de Aprendizagem encontra-se em processo de revisão/atualização do Plano de Estudos. Até março de 2024 vigorará o plano de estudos divulgado.

 

Para os alunos que não terminem o seu percurso até março de 2024, existirá em 2024/2025 um Regime de Transição que permitirá o reconhecimento/equivalências dos módulos frequentados.