Discalculia. Avaliação e Intervenção Precoce
Detalhe/Condições de investimento
Investimento - €245
Possibilidade de fracionar em duas prestações
No caso do pagamento fracionado as prestações devem ser liquidadas nos seguintes momentos:
- primeira prestação - no ato de inscrição.
- segunda prestação - até à data de início do curso.
Nota: Com o pagamento da primeira prestação e verificando-se a confirmação de realização do curso, entre os 9 e 3 dias antes da data de início, o aluno fica comprometido a efetuar o pagamento de 50% do valor estabelecido. Após este período o aluno obriga-se a liquidar o valor total do curso.
É aceite o cancelamento da inscrição até 10 dias antes da data de início, sendo o participante reembolsado na íntegra (100%). Cancelamentos efetuados entre 9 e 4 dias da data de início do curso, inclusive, o participante será reembolsado em 50%. Não haverá lugar a reembolso para desistências até 3 dias antes do início do curso e após confirmação do mesmo.
Número máximo de inscrições - 20 vagas
Descrição
As competências de calculo são cada vez mais importantes no percurso pessoal e profissional, e no entanto muitas crianças apresentam dificuldades de aprendizagem que tarde ou nunca são detetadas durante o seu percurso escolar. Segundo a British Dyslexia Association, cerca de 5% da população sofre de discalculia, mas 1 em cada 4 tem ou teve dificuldades com a Matemática. Em Portugal estes números representam milhares de pessoas, jovens e adultos, cuja vida é afetada por uma ausência de despiste, um despiste mal feito, uma intervenção mal estruturada.
Esta formação visa capacitar técnicos que trabalham com crianças para a compreensão do que é a Discalculia, quais os seus critérios diagnósticos e como identificar e reconhecer crianças em risco. Com uma forte componente prática e focada no "saber fazer" esta formação pretende também preparar os formandos para a intervenção nos diferentes graus das Dificuldades e Perturbações da Aprendizagem Específica da Matemática.
Em colaboração com o Núcleo da Discalculia - Apoio Psicopedagógico e Formação
Destinatários
- Psicólogos;
- Educadores de infância, professores do Ensino Básico e Secundário;
- Técnicos em educação especial e de outras áreas de Educação.
Objetivos do curso
- Proporcionar um quadro de referência teórico e prático na identificação, avaliação e intervenção nas Dificuldades na Aprendizagem da Matemática.
- Preparar os formandos a adquirir competências que lhes permitam identificar atempadamente crianças em risco de terem dificuldades futuras na matemática, avaliar e intervir nas Dificuldades na Aprendizagem da Matemática em crianças e jovens com diferentes graus de severidade, que vão desde o Baixo Desempenho na Matemática à Discalculia Desenvolvimental.
Percurso de aprendizagem
1. Modelo de desenvolvimento numérico da criança pré-escolar (4h)
- Introdução: Baixo desempenho em matemática - implicações individuais, educacionais, sociais e profissionais.
- Bases neuronais envolvidas na representação numérica humana e aritmética mental.
- Fatores cognitivos de domínio geral e específico preditores do desempenho aritmético.
2. Dificuldades na Aprendizagem da Matemática - do Baixo Desempenho em Matemática à Discalculia (2h)
- Discalculia desenvolvimental: definição, prevalência e subtipos e comorbilidade.
- Discalculia versus Baixo Desempenho em Matemática.
- Fatores emocionais e motivacionais.
3. Identificação e Avaliação nas Dificuldades na Aprendizagem da Matemática (2h)
- Critérios de Diagnóstico da Discalculia.
- Prova de Identificação de crianças em risco de terem dificuldades na matemática.
- Provas de avaliação de fatores cognitivos de domínio geral e específico.
4. Intervenção em Discalculia e Dificuldades na Aprendizagem da Matemática (10h)
- Princípios reguladores da intervenção.
- Programas de intervenção digitais (e.g. videojogo) e não digitais (e.g. materiais manipuláveis).
Estratégia pedagógica
Recursos aos métodos expositivo, demonstrativo, ativo e ao método de análise de casos.
Avaliação
No final do curso, os formandos deverão apresentar um relatório psicopedagógico sobre um estudo de caso (Trabalho Final) previamente fornecido pela formadora. A estrutura deste Trabalho Final será disponibilizada no início do curso e a sua entrega deverá ocorrer após o final do curso (em data a indicar no início do curso pela formadora).
A classificação final do curso é expressa numa escala de 0 a 20 valores, em que o resultado do Trabalho Final tem uma ponderação de 80% e a participação de 20% (participação individual e de grupo). A participação do grupo diz respeito à criação de programas de treino para intervir nas competências básicas da matemática sob a supervisão da formadora.
Equipa pedagógica
Lília Marcelino
Psicóloga. Doutorada em Educação. Investigadora integrada, CICANT - Universidade Lusófona. Docente FCSEA – Universidade Lusófona de Lisboa e IPLUSO-ESEL – Escola Superior de Educação da Lusofonia. Diretora do Núcleo da Discalculia.
Licenciada em Psicologia na Universidade Lusófona desde 2005, membro da Ordem dos Psicólogos Portugueses (cédula profissional nº 13185) e membro internacional da MCLS - Mathematical Cognition and Learning Society. Ex-bolseira de doutoramento pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (SFRH/BD/69366/2010), é doutorada em Educação desde 2015. Foi investigadora de pós-doutoramento no projeto “Participação social em alunos com NEE em escolas públicas”, projeto este financiado pela FCT (PTDC/MHC-CED/4150/2014).
As suas áreas de investigação são a Cognição Numérica e Dificuldades na Aprendizagem da Matemática e mais recentemente, a Aprendizagem baseada em Jogos com publicações em revistas científicas e participações em eventos científicos nacionais e internacionais.
Tem formações certificadas para psicólogos em colaboração com o ISPA -Formação Avançada e outras formações direcionadas para professores e outros profissionais na área da educação em colaboração com outras instituições, nomeadamente, Centros de Formação de Agrupamentos de Escolas. É investigadora integrada no CICANT – Universidade Lusófona no âmbito do projeto GBL4deaf - Videojogos Educativos Acessíveis a Surdos.
Atualmente, é diretora do Núcleo da Discalculia onde apoia crianças e jovens com dificuldades na aprendizagem da matemática e docente universitária onde leciona Métodos de Intervenção Socioeducativa e Psicologia da Aprendizagem, Desenvolvimento e Educação.
Certificado e Acreditação
Certificado
O Certificado de Participação é atribuído aos formandos que não pretendam ser sujeitos à avaliação das aprendizagens.
O Certificado de Formação é atribuído aos formandos que realizam a avaliação das aprendizagens com aproveitamento.
Em ambos os casos, a assiduidade tem de ser igual ou superior a 90% da carga horária total.
Ação acreditada pelo CCPFC
Requisitos técnicos
Os candidatos à frequência deste curso devem reunir os seguintes requisitos:
- Ter acesso a um computador / telemóvel / tablet com ligação à Internet e um browser (programa para navegar na web), como o Chrome, Internet Explorer, Firefox ou Safari;
- Aplicação Zoom;
- Ter conhecimentos de informática na ótica do utilizador.
Pós Graduação Modular
Este curso integra a Pós-Graduação em Linguagem e Dificuldades de Aprendizagem
Conheça a Pós-Graduação: Pós-Graduação em Linguagem e Dificuldades de Aprendizagem | Formação Ispa
Plano de estudos:
Módulos | Horas de contacto | Horas trabalho autónomo | ECTS | Mais informações |
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Linguagem | 18h | 27h | 2 | Saiba Mais |
Linguagem Escrita | 18h | 27h | 2 | Saiba Mais |
Dislexia. Avaliação e Intervenção | 18h | 27h | 2 | Saiba Mais |
Dislexia para não Psicólogos | 18h | 27h | 2 | Saiba Mais |
Discalculia. Avaliação | 25h | 27h | 2 | Saiba Mais |
Atualização do Plano de Estudos
A Pós-graduação em Linguagem e Dificuldades de Aprendizagem encontra-se em processo de revisão/atualização do Plano de Estudos. Até março de 2024 vigorará o plano de estudos divulgado.
Para os alunos que não terminem o seu percurso até março de 2024, existirá em 2024/2025 um Regime de Transição que permitirá o reconhecimento/equivalências dos módulos frequentados.