page--front.tpl.php

Linguagem Escrita

Linguagem Escrita

DATAS DE REALIZAÇÃO

  • 04/11/2024 - Das 18:00 às 21:00
  • 11/11/2024 - Das 18:00 às 21:00
  • 18/11/2024 - Das 18:00 às 21:00
  • 25/11/2024 - Das 18:00 às 21:00
  • 02/12/2024 - Das 18:00 às 21:00
  • 09/12/2024 - Das 18:00 às 21:00
  • DURAÇÃO
    25H (18H Síncronas e 7H Assíncronas)
    FORMATO
    B-learning
    IDIOMA
    Português
    PLATAFORMA
    Zoom
    ACREDITAÇÃO
    Processo de Acreditação pelo CCPFC
    INVESTIMENTO
    €245

    Detalhe/Condições de investimento

    Fatura

    Caso pretenda a emissão da fatura relativa aos pagamentos em nome de uma instituição/empresa deverá contactar-nos para o email fi@ispa.pt antes de realizar qualquer pagamento.

    Os pagamentos nestas situações têm obrigatoriamente de ser realizados através de transferência bancária.

     

    Possibilidade de fracionamento

    No caso do pagamento fracionado as prestações devem ser liquidadas nos seguintes momentos:

    • primeira prestação - no ato de inscrição.
    • segunda prestação - até à data de início do curso. 
    • terceira prestação - até ao final do primeiro mês de formação

     

    Nota: com o pagamento da primeira prestação e verificando-se a confirmação de realização do curso, entre os 9 e 3 dias antes da data de início, o aluno fica comprometido a liquidar o valor total do curso.

     

    Atenção: Caso já tenha sito aluno do ISPA ou da Formação ISPA, utilize as credenciais anteriormente atribuídas. 

     

    É aceite o cancelamento da inscrição até 10 dias antes da data de início, sendo o participante reembolsado na íntegra (100%). Cancelamentos efetuados entre 9 e 4 dias da data de início do curso, inclusive, o participante será reembolsado em 50%. Não haverá lugar a reembolso para desistências até 3 dias antes do início do curso e após confirmação do mesmo.

     

    Número máximo de inscrições - 20 vagas

    PÓS GRADUAÇÃO MODULAR
    Sim

    Descrição

    Este curso integra a Pós-Graduação Modular em Linguagem e Dificuldades de Aprendizagem. 

    A pós-graduação em Linguagem e Dificuldades de Aprendizagem pretende capacitar os formandos para a compreensão dos fatores individuais, contextuais e socioemocionais subjacentes ao desenvolvimento e aprendizagem da linguagem e fala, da linguagem escrita, e da matemática.

    Pretende-se que os formandos possam conhecer, aprender a sinalizar e adquirir estratégias que lhes permitam intervir no desenvolvimento normotípico e nos casos em que se verifiquem atrasos, alterações, desvios e patologias no decurso desenvolvimental, com particular ênfase na discalculia e dislexia.

    Destinatários

    • Educadores de infância, professores, psicólogos e agentes educativos. 

    Objetivos do curso

    • Aprofundar os conhecimentos teóricos relativos às concepções das crianças sobre linguagem escrita antes do ensino formal;
    • Apresentar algumas das teorias e modelos de aprendizagem da escrita;
    • Promover a reflexão e discussão sobre as estratégias de intervenção e metodologias de ensino e de aprendizagem nesta área específica. 

    Percurso de aprendizagem

    1. A entrada na linguagem escrita 

    • A teoria da clareza cognitiva e as fases de aprendizagem da linguagem escrita. O sistema alfabético de escrita e a aprendizagem da linguagem escrita. Linguagem oral e linguagem escrita. Consciência fonológica e aprendizagem da linguagem escrita.


    2. Conceções precoces acerca da linguagem escrita 

    • Conceções precoces acerca da funcionalidade, dos aspetos formais e conceptuais da linguagem escrita. Contextos, estratégias e atividades potencializadoras da compreensão da funcionalidade, dos aspetos formais e conceptuais da linguagem escrita. Relações entre conceções precoces acerca da linguagem escrita e aprendizagem da linguagem escrita.
       

    3. A aprendizagem da escrita 

    • Perspetivas sobre a aprendizagem da escrita. Modelos de desenvolvimento da escrita. A aprendizagem da escrita: contextos, estratégias e atividades.

    Estratégia pedagógica

    Recurso aos métodos expositivo e ativo através da discussão em grupo sobre as temáticas apresentadas e sobre práticas pedagógicas na creche, jardim-de-infância e 1º ciclo de escolaridade. 

    Equipa pedagógica

    Miguel Mata Pereira
    Psicólogo especialista em Psicologia da Educação. Doutorado em Ciências da Educação e da Formação pela Universidade de Toulouse 2, le Mirail

    Certificado e Acreditação

    Certificado

    O Certificado de Participação é atribuído aos formandos que não pretendam ser sujeitos à avaliação das aprendizagens.

    O Certificado de Formação é atribuído aos formandos que realizam a avaliação das aprendizagens. Esta é obrigatória no percurso de Pós-graduação modular.

    Em ambos os casos, a assiduidade tem de ser igual ou superior a 90% da carga horária total.

     

    A Formação Ispa observará o previsto na lei de proteção de dados pessoais (Regulamento 2016/679 do Parlamento Europeu de 26 de abril de 2016, com execução assegurada pela Lei n.º 58/2019, de 8 de agosto).

    Requisitos técnicos

    Os candidatos à frequência deste curso devem reunir os seguintes requisitos:

    • Ter acesso a um computador / telemóvel / tablet com ligação à Internet e um browser (programa para navegar na web), como o Chrome, Internet Explorer, Firefox ou Safari;
    • Aplicação Zoom;
    • Ter conhecimentos de informática na ótica do utilizador.

     

    Atenção: Caso já tenha sito aluno do ISPA ou da Formação ISPA, utilize as credenciais anteriormente atribuídas. 

    Pós Graduação Modular

    Este curso integra a Pós-Graduação em Linguagem e Dificuldades de Aprendizagem

     

    Conheça a Pós-Graduação: Pós-Graduação em Linguagem e Dificuldades de Aprendizagem | Formação Ispa

     

     

    Plano de Estudos

     

    MódulosHoras de contactoHoras trabalho autónomoECTS*Mais informações
    Linguagem e Fala25H47H estudo autónomo+ 2h tutoria + 1h avaliação3Saiba Mais
    Linguagem Escrita25H47H estudo autónomo+ 2h tutoria + 1h avaliação3Saiba Mais
    Dislexia: Avaliação e Intervenção (Psicólogos) ou Dislexia: Da Sintomatologia à Intervenção (Professores e outros destinatários)25h7h plataforma elearning + 47H estudo autónomo+ 2h tutoria + 1h avaliação3

    Dislexia: Avaliação e Intervenção 

    ou

    Dislexia: Da Sintomatologia à Intervenção 

    Discalculia25H4h plataforma e-learning + 47H estudo3Saiba Mais
    Seminário5H90H estudo autónomo + 3h Orientação Tutorial + 2h Avaliação4Saiba Mais