Linguagem e Fala
DATAS DE REALIZAÇÃO
Detalhe/Condições de investimento
No caso do pagamento fracionado as prestações devem ser liquidadas nos seguintes momentos:
- primeira prestação - no ato de inscrição.
- segunda prestação - até à data de início do curso
- terceira prestação - até ao final do primeiro mês de formação.
Nota: Com o pagamento da primeira prestação e verificando-se a confirmação de realização do curso, entre os 9 e 3 dias antes da data de início, o aluno fica comprometido a liquidar o valor total do curso.
É aceite o cancelamento da inscrição até 10 dias antes da data de início, sendo o participante reembolsado na íntegra (100%). Cancelamentos efetuados entre 9 e 4 dias da data de início do curso, inclusive, o participante será reembolsado em 50%. Não haverá lugar a reembolso para desistências até 3 dias antes do início do curso e após confirmação do mesmo.
Número máximo de inscrições - 20 vagas
Descrição
Este curso integra a Pós-Graduação Modular em Linguagem e Dificuldades de Aprendizagem.
A pós-graduação em Linguagem e Dificuldades de Aprendizagem pretende capacitar os formandos para a compreensão dos fatores individuais, contextuais e socioemocionais subjacentes ao desenvolvimento e aprendizagem da linguagem e fala, da linguagem escrita, e da matemática.
Pretende-se que os formandos possam conhecer, aprender a sinalizar e adquirir estratégias que lhes permitam intervir no desenvolvimento normotípico e nos casos em que se verifiquem atrasos, alterações, desvios e patologias no decurso desenvolvimental, com particular ênfase na discalculia e dislexia.
Destinatários
- Educadores de infância, professores, psicólogos e agentes educativos.
- Finalistas do mestrado integrado de Psicologia e de 2ºs ciclos de Psicologia (desde que habilitados com 1º ciclo em Psicologia ou Ciências Psicológicas).
Objetivos do curso
- Definir e descrever as principais fases do desenvolvimento da linguagem nos seus diferentes domínios: fonologia, morfossintaxe, semântica e pragmática;
- Conhecer os contextos, estratégias e atividades potencializadoras do desenvolvimento da linguagem;
- Analisar e identificar estratégias de intervenção relativamente às principais alterações no desenvolvimento da linguagem.
Percurso de aprendizagem
1. Linguagem
- Teorias e processos de aquisição e desenvolvimento da linguagem.
2. Principais domínios da linguagem
- Fonologia: períodos críticos, sinais de alerta e estratégias promotoras. Morfossintaxe: períodos críticos, sinais de alerta e estratégias promotoras. Semântica: períodos críticos, sinais de alerta e estratégias promotoras. Pragmática: períodos críticos, sinais de alerta e estratégias promotoras.
3. Alterações da linguagem
- Atraso, desvio e limitações no desenvolvimento da linguagem. Perturbações específicas do desenvolvimento da linguagem.
Estratégia pedagógica
Recursos aos métodos expositivo, ativo através da análise e discussão de casos em grupo sobre práticas e estratégias de intervenção.
Avaliação Das Aprendizagens:
- Trabalho Escrito Individual;
Equipa pedagógica
Miguel Mata Pereira
Psicólogo especialista em Psicologia da Educação. Doutorado em Ciências da Educação e da Formação pela Universidade de Toulouse 2, le Mirail
Jaqueline Carmona
Licenciada em Linguística pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas pela Universidade Nova De Lisboa e Pós-Graduada em Fluency Disorders, pela Thomas Moore University, anterior Lessius (2008). Terapeuta da Fala e Professora na Escola Superior de Saúde do Alcoitão (ESSA)
Certificado e Acreditação
Certificado
O Certificado de Participação é atribuído aos formandos que não pretendam ser sujeitos à avaliação das aprendizagens.
O Certificado de Formação é atribuído aos formandos que realizam a avaliação das aprendizagens. Esta é obrigatória no percurso de Pós-graduação modular.
Em ambos os casos, a assiduidade tem de ser igual ou superior a 90% da carga horária total.
A Formação Ispa observará o previsto na lei de proteção de dados pessoais (Regulamento 2016/679 do Parlamento Europeu de 26 de abril de 2016, com execução assegurada pela Lei n.º 58/2019, de 8 de agosto).
Requisitos técnicos
Os candidatos à frequência deste curso devem reunir os seguintes requisitos:
- Ter acesso a um computador / telemóvel / tablet com ligação à Internet e um browser (programa para navegar na web), como o Chrome, Microsfot Edge, Firefox ou Safari;
- Aplicação Zoom;
- Ter conhecimentos de informática na ótica do utilizador.
Atenção: Caso já tenha sito aluno do ISPA ou da Formação ISPA, utilize as credenciais anteriormente atribuídas.
Pós Graduação Modular
Este curso integra a Pós-Graduação em Linguagem e Dificuldades de Aprendizagem
Conheça a Pós-Graduação: Pós-Graduação em Linguagem e Dificuldades de Aprendizagem | Formação Ispa
Plano de Estudos
Módulos | Horas de contacto | Horas trabalho autónomo | ECTS* | Mais informações |
---|---|---|---|---|
Linguagem e Fala | 25H | 47H estudo autónomo+ 2h tutoria + 1h avaliação | 3 | Saiba Mais |
Linguagem Escrita | 25H | 47H estudo autónomo+ 2h tutoria + 1h avaliação | 3 | Saiba Mais |
Dislexia: Avaliação e Intervenção (Psicólogos) ou Dislexia: Da Sintomatologia à Intervenção (Professores e outros destinatários) | 25h | 7h plataforma elearning + 47H estudo autónomo+ 2h tutoria + 1h avaliação | 3 | Dislexia: Avaliação e Intervenção ou |
Discalculia | 25H | 4h plataforma e-learning + 47H estudo | 3 | Saiba Mais |
Seminário | 5H | 90H estudo autónomo + 3h Orientação Tutorial + 2h Avaliação | 4 | Saiba Mais |