page--front.tpl.php

Linguagem e Fala

Linguagem

DATAS DE REALIZAÇÃO

  • 23/09/2024 - Das 18H00 às 21H00
  • 30/09/2024 - Das 18H00 às 21H00
  • 07/10/2024 - Das 18H00 às 21H00
  • 14/10/2024 - Das 18H00 às 21H00
  • 21/10/2024 - Das 18H00 às 21H00
  • 28/10/2024 - Das 18H00 às 21H00
  • DURAÇÃO
    25H (18H Síncronas e 7H Assíncronas)
    FORMATO
    A distância
    IDIOMA
    Português
    PLATAFORMA
    Zoom
    INVESTIMENTO
    €245

    Detalhe/Condições de investimento

    No caso do pagamento fracionado as prestações devem ser liquidadas nos seguintes momentos:

    • primeira prestação - no ato de inscrição.
    • segunda prestação - até à data de início do curso
    • terceira prestação - até ao final do primeiro mês de formação.

     

     

    Nota: Com o pagamento da primeira prestação e verificando-se a confirmação de realização do curso, entre os 9 e 3 dias antes da data de início, o aluno fica comprometido a liquidar o valor total do curso.

     

    É aceite o cancelamento da inscrição até 10 dias antes da data de início, sendo o participante reembolsado na íntegra (100%). Cancelamentos efetuados entre 9 e 4 dias da data de início do curso, inclusive, o participante será reembolsado em 50%. Não haverá lugar a reembolso para desistências até 3 dias antes do início do curso e após confirmação do mesmo.

     

    Número máximo de inscrições - 20 vagas

    PÓS GRADUAÇÃO MODULAR
    Sim

    Descrição

    Este curso integra a Pós-Graduação Modular em Linguagem e Dificuldades de Aprendizagem. 

    A pós-graduação em Linguagem e Dificuldades de Aprendizagem pretende capacitar os formandos para a compreensão dos fatores individuais, contextuais e socioemocionais subjacentes ao desenvolvimento e aprendizagem da linguagem e fala, da linguagem escrita, e da matemática.

    Pretende-se que os formandos possam conhecer, aprender a sinalizar e adquirir estratégias que lhes permitam intervir no desenvolvimento normotípico e nos casos em que se verifiquem atrasos, alterações, desvios e patologias no decurso desenvolvimental, com particular ênfase na discalculia e dislexia.

    Destinatários

    • Educadores de infância, professores, psicólogos e agentes educativos. 
    • Finalistas do mestrado integrado de Psicologia e de 2ºs ciclos de Psicologia (desde que habilitados com 1º ciclo em Psicologia ou Ciências Psicológicas). 

    Objetivos do curso

    • Definir e descrever as principais fases do desenvolvimento da linguagem nos seus diferentes domínios: fonologia, morfossintaxe, semântica e pragmática; 
    • Conhecer os contextos, estratégias e atividades potencializadoras do desenvolvimento da linguagem;
    • Analisar e identificar estratégias de intervenção relativamente às principais alterações no desenvolvimento da linguagem. 

    Percurso de aprendizagem

    1. Linguagem 

    • Teorias e processos de aquisição e desenvolvimento da linguagem.

    2. Principais domínios da linguagem 

    • Fonologia: períodos críticos, sinais de alerta e estratégias promotoras. Morfossintaxe: períodos críticos, sinais de alerta e estratégias promotoras. Semântica: períodos críticos, sinais de alerta e estratégias promotoras. Pragmática: períodos críticos, sinais de alerta e estratégias promotoras.

    3. Alterações da linguagem 

    • Atraso, desvio e limitações no desenvolvimento da linguagem. Perturbações específicas do desenvolvimento da linguagem.

    Estratégia pedagógica

    Recursos aos métodos expositivo, ativo através da análise e discussão de casos em grupo sobre práticas e estratégias de intervenção.

     

    Avaliação Das Aprendizagens: 

    • Trabalho Escrito Individual; 

    Equipa pedagógica

    Miguel Mata Pereira
    Psicólogo especialista em Psicologia da Educação. Doutorado em Ciências da Educação e da Formação pela Universidade de Toulouse 2, le Mirail

     

    Jaqueline Carmona

    Licenciada em Linguística pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas pela Universidade Nova De Lisboa e Pós-Graduada em Fluency Disorders, pela Thomas Moore University, anterior Lessius (2008). Terapeuta da Fala e Professora na Escola Superior de Saúde do Alcoitão (ESSA)

    Certificado e Acreditação

    Certificado

    Certificado de Participação é atribuído aos formandos que não pretendam ser sujeitos à avaliação das aprendizagens.

     

    Certificado de Formação é atribuído aos formandos que realizam a avaliação das aprendizagens. Esta é obrigatória no percurso de Pós-graduação modular.

     

    Em ambos os casos, a assiduidade tem de ser igual ou superior a 90% da carga horária total.

     

    A Formação Ispa observará o previsto na lei de proteção de dados pessoais (Regulamento 2016/679 do Parlamento Europeu de 26 de abril de 2016, com execução assegurada pela Lei n.º 58/2019, de 8 de agosto).

    Requisitos técnicos

    Os candidatos à frequência deste curso devem reunir os seguintes requisitos:

    • Ter acesso a um computador / telemóvel / tablet com ligação à Internet e um browser (programa para navegar na web), como o Chrome, Microsfot Edge, Firefox ou Safari;
    • Aplicação Zoom;
    • Ter conhecimentos de informática na ótica do utilizador.

     

    Atenção: Caso já tenha sito aluno do ISPA ou da Formação ISPA, utilize as credenciais anteriormente atribuídas. 

    Pós Graduação Modular

    Este curso integra a Pós-Graduação em Linguagem e Dificuldades de Aprendizagem

     

    Conheça a Pós-Graduação: Pós-Graduação em Linguagem e Dificuldades de Aprendizagem | Formação Ispa

     

    Plano de Estudos

     

    MódulosHoras de contactoHoras trabalho autónomoECTS*Mais informações
    Linguagem e Fala25H47H estudo autónomo+ 2h tutoria + 1h avaliação3Saiba Mais
    Linguagem Escrita25H47H estudo autónomo+ 2h tutoria + 1h avaliação3Saiba Mais
    Dislexia: Avaliação e Intervenção (Psicólogos) ou Dislexia: Da Sintomatologia à Intervenção (Professores e outros destinatários)25h7h plataforma elearning + 47H estudo autónomo+ 2h tutoria + 1h avaliação3

    Dislexia: Avaliação e Intervenção 

    ou

    Dislexia: Da Sintomatologia à Intervenção 

    Discalculia25H4h plataforma e-learning + 47H estudo3Saiba Mais
    Seminário5H90H estudo autónomo + 3h Orientação Tutorial + 2h Avaliação4