Linguagem e Fala
DATAS DE REALIZAÇÃO
Detalhe/Condições de investimento
Fatura
Caso pretenda a emissão da fatura relativa aos pagamentos em nome de uma instituição/empresa deverá contactar-nos para o email fi@ispa.pt antes de realizar qualquer pagamento.
Os pagamentos nestas situações têm obrigatoriamente de ser realizados através de transferência bancária.
Possibilidade de fracionamento
No caso do pagamento fracionado as prestações devem ser liquidadas nos seguintes momentos:
- No caso do pagamento fracionado as prestações devem ser liquidadas nos seguintes momentos:
- primeira prestação - no ato de inscrição.
- segunda prestação - até à data de início do curso.
- terceira prestação - até ao final do primeiro mês de formação
Nota: Com o pagamento da primeira prestação e verificando-se a confirmação de realização do curso, entre os 9 e 3 dias antes da data de início, o aluno fica comprometido a liquidar o valor total do curso.
É aceite o cancelamento da inscrição até 10 dias antes da data de início, sendo o participante reembolsado na íntegra (100%). Cancelamentos efetuados entre 9 e 4 dias da data de início do curso, inclusive, o participante será reembolsado em 50%. Não haverá lugar a reembolso para desistências até 3 dias antes do início do curso e após confirmação do mesmo.
Descrição
Compreender o desenvolvimento da linguagem e da fala é essencial para promover o sucesso educativo e o bem-estar das crianças e jovens.
O curso Linguagem e Fala oferece uma abordagem científica e aplicada ao desenvolvimento linguístico, capacitando os profissionais para reconhecer sinais de alerta, intervir eficazmente e potenciar competências comunicativas em contextos educativos e clínicos.
Esta formação diferencia-se pela integração entre conhecimento teórico atualizado e práticas baseadas na evidência, permitindo aos formandos compreender os processos de aquisição da linguagem e aplicar estratégias de intervenção ajustadas a diferentes perfis de desenvolvimento.
Dirigido a educadores de infância, professores, psicólogos e agentes educativos, este curso constitui uma oportunidade de atualização profissional e capacitação técnica para quem atua ou pretende atuar na promoção e apoio ao desenvolvimento da linguagem infantil.
Este curso integra a Pós-Graduação Modular em Linguagem e Dificuldades de Aprendizagem.
Destinatários
- Educadores de infância, professores, psicólogos e agentes educativos.
- Finalistas do mestrado integrado de Psicologia e de 2ºs ciclos de Psicologia (desde que habilitados com 1º ciclo em Psicologia ou Ciências Psicológicas).
Objetivos do curso
- Definir e descrever as principais fases do desenvolvimento da linguagem nos seus diferentes domínios: fonologia, morfossintaxe, semântica e pragmática;
- Conhecer os contextos, estratégias e atividades potencializadoras do desenvolvimento da linguagem;
- Analisar e identificar estratégias de intervenção relativamente às principais alterações no desenvolvimento da linguagem.
Percurso de aprendizagem
1. Linguagem
- Estudo das principais teorias e modelos explicativos da aquisição e desenvolvimento da linguagem, com enfoque nos fatores biológicos, cognitivos, sociais e emocionais que influenciam o percurso comunicativo desde os primeiros anos de vida.
- Análise dos processos de compreensão e produção linguística e da sua articulação com o desenvolvimento global da criança.
2. Principais domínios da linguagem
- Exploração dos quatro grandes domínios da linguagem: fonologia, morfossintaxe, semântica e pragmática
- Períodos críticos de desenvolvimento e respetiva importância para a aprendizagem.
- Sinais de alerta que indicam risco.
- Estratégias promotoras de desenvolvimento linguístico e comunicativo em contextos educativos e terapêuticos.
- Esta unidade permite aos formandos compreender a interdependência entre os domínios da linguagem e o seu impacto nas competências académicas, sociais e emocionais.
3. Alterações da linguagem
- Caracterização das principais alterações e perturbações específicas do desenvolvimento da linguagem, incluindo atraso, desvio e limitações na aquisição linguística.
- Análise de casos clínicos e contextos educativos, com foco na identificação precoce, avaliação funcional e intervenção multidisciplinar.
Estratégia pedagógica
Este curso combina a exposição teórica e análise de casos práticos, promovendo a discussão e reflexão em grupo sobre estratégias de intervenção e boas práticas educativas e terapêuticas.
Avaliação das aprendizagens
Realização de trabalho individual escrito, integrando a aplicação prática dos conteúdos abordados.
Equipa pedagógica
Miguel Mata Pereira
Saiba mais sobre o formador aqui
Jaqueline Carmona
Licenciada em Linguística pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas pela Universidade Nova De Lisboa e Pós-Graduada em Fluency Disorders, pela Thomas Moore University, anterior Lessius (2008). Terapeuta da Fala e Professora na Escola Superior de Saúde do Alcoitão (ESSA)
Certificado e Acreditação
Certificado
O Certificado de Participação é atribuído aos formandos que não pretendam ser sujeitos à avaliação das aprendizagens.
O Certificado de Formação é atribuído aos formandos que realizam a avaliação das aprendizagens. Esta é obrigatória no percurso de Pós-graduação modular.
Em ambos os casos, a assiduidade tem de ser igual ou superior a 90% da carga horária total.
A Formação Ispa observará o previsto na lei de proteção de dados pessoais (Regulamento 2016/679 do Parlamento Europeu de 26 de abril de 2016, com execução assegurada pela Lei n.º 58/2019, de 8 de agosto).
Requisitos técnicos
Os candidatos à frequência deste curso devem reunir os seguintes requisitos:
- Ter acesso a um computador / telemóvel / tablet com ligação à Internet e um browser (programa para navegar na web), como o Chrome, Microsfot Edge, Firefox ou Safari;
- Aplicação Teams;
- Ter conhecimentos de informática na ótica do utilizador.
Atenção: Caso já tenha sito aluno do ISPA ou da Formação ISPA, utilize as credenciais anteriormente atribuídas.
Pós Graduação Modular
Este curso integra a Pós-Graduação em Linguagem e Dificuldades de Aprendizagem
Conheça a Pós-Graduação: Pós-Graduação em Linguagem e Dificuldades de Aprendizagem | Formação Ispa
Plano de Estudos
| Módulos | Horas de contacto | Horas trabalho autónomo | ECTS* | Mais informações |
|---|---|---|---|---|
| Linguagem e Fala | 25H | 47H estudo autónomo+ 2h tutoria + 1h avaliação | 3 | Saiba Mais |
| Linguagem Escrita | 25H | 47H estudo autónomo+ 2h tutoria + 1h avaliação | 3 | Saiba Mais |
| Dislexia: Avaliação e Intervenção (Psicólogos) ou Dislexia: Da Sintomatologia à Intervenção (Professores e outros destinatários) | 25h | 7h plataforma elearning + 47H estudo autónomo+ 2h tutoria + 1h avaliação | 3 | Dislexia: Avaliação e Intervenção ou |
| Discalculia | 25H | 4h plataforma e-learning + 47H estudo | 3 | Saiba Mais |
| Seminário | 5H | 90H estudo autónomo + 3h Orientação Tutorial + 2h Avaliação | 4 | Saiba Mais |


