Pós-Graduação em Linguagem e Dificuldades de Aprendizagem
Descrição
A pós-graduação em Linguagem e Dificuldades de Aprendizagem pretende capacitar os formandos para a compreensão dos fatores individuais, contextuais e socioemocionais subjacentes ao desenvolvimento e aprendizagem da linguagem e fala, da linguagem escrita, e da matemática.
Pretende-se que os formandos possam conhecer, aprender a sinalizar e adquirir estratégias que lhes permitam intervir no desenvolvimento normotípico e nos casos em que se verifiquem atrasos, alterações, desvios e patologias no decurso desenvolvimental, com particular ênfase na discalculia e dislexia.
Destinatários
Professores, Psicólogos, Educadores, outros técnicos de Ciências Sociais, Humanas, do Comportamento e da Saúde.
Licenciatura ou Mestrado numa área das Ciências Sociais e Humanas, do Comportamento, da Educação ou da Saúde.
Objetivos do curso
• Identificar os fatores explicativos da aquisição e do desenvolvimento da linguagem;
• Conhecer as principais fases e aspetos do desenvolvimento linguístico nos seus diferentes domínios: fonologia, morfossintaxe, semântica e pragmática;
• Conhecer as principais alterações da linguagem, perturbações específicas da linguagem e patologias da comunicação e da linguagem;
• Aprofundar os conhecimentos relativos às conceções das crianças sobre linguagem escrita antes do ensino formal;
• Conhecer algumas das teorias e modelos de aprendizagem da leitura e da escrita;
• Promover a reflexão e discussão sobre as estratégias de intervenção e metodologias de ensino e de aprendizagem da linguagem escrita;
• Identificar e promover as competências numéricas na educação pré-escolar e primeiros anos de escolaridade no sentido de prevenir futuras dificuldades na matemática;
• Preparar os formandos a adquirir competências que lhes permitam identificar e intervir em crianças e jovens com dificuldades severas e persistentes na aprendizagem da matemática;
• Desenvolver competências para identificar critérios clínicos e as manifestações neurocognitivas nas crianças com dislexia;
• Caracterizar a avaliação e os métodos e técnicas de intervenção psicológica e reeducativa nas dificuldades específicas evidenciadas pelas crianças com dislexia, e interpretar o perfil de resultados obtidos;
• Aprofundar o conhecimento sobre as funções neuropsicológicas comprometidas na dislexia, a sua etiologia, prevalência e outras perturbações co-mórbidas associadas.
Percurso de aprendizagem
Plano de Estudos
Módulos | Horas de contacto | Horas trabalho autónomo | ECTS* | Mais informações |
---|---|---|---|---|
Linguagem e Fala | 25H | 47H estudo autónomo+ 2h tutoria + 1h avaliação | 3 | Saiba Mais |
Linguagem Escrita | 25H | 47H estudo autónomo+ 2h tutoria + 1h avaliação | 3 | Saiba Mais |
Dislexia: Avaliação e Intervenção (Psicólogos) ou Dislexia: Da Sintomatologia à Intervenção (Professores e outros destinatários) | 25h | 7h plataforma e-learning + 47H estudo autónomo+ 2h tutoria + 1h avaliação | 3 | Dislexia: Avaliação e Intervenção ou |
Discalculia | 25H | 4h plataforma e-learning + 47H estudo | 3 | Saiba Mais |
Seminário | 5H | 90H estudo autónomo + 3h Orientação Tutorial + 2h Avaliação | 4 | Saiba Mais |
*ECTS - Sistema Europeu de Transferência e Acumulação de Créditos
Estratégia pedagógica
Exposição teórico-prática de conteúdos, apresentação, análise e discussão de casos, e discussão em grupo sobre práticas e estratégias de intervenção.
Os formandos serão avaliados através de indicadores relativos à sua participação nas sessões síncronas e assíncronas, realização de trabalhos em grupo e realização de trabalho final individual/projeto em cada uma das UC que constituem a Pós-graduação.
Equipa pedagógica
Direção do curso
Miguel Mata Pereira
Psicólogo e Membro Efetivo da Ordem dos Psicólogos Portugueses com especialidade em Psicologia Educacional e especialidade avançada em Necessidades Educativas Especiais, é Doutorado em Ciências da Educação e da Formação, pela Universidade de Toulouse 2, le Mirail (França), Mestre e Licenciado em Psicologia Educacional pelo Instituto Superior de Psicologia Aplicada (ISPA). Tem colaborado como docente em diferentes universidades lecionando nas áreas da psicologia, comunicação e linguagem, ciências da educação, necessidades educativas especiais, sexualidade, e desenvolvimento pessoal e profissional. É membro integrado do Centro de Investigação em Educação do ISPA e tem colaborado como investigador com o Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias. Desde 2018 é Director do Centro de Investigação e Desenvolvimento da Associação QE, instituição para pessoas com dificuldades intelectuais e desenvolvimentais. É formador acreditado pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua, na área e domínio da Psicologia da Educação, tendo desenvolvido atividade formativa ao longo dos últimos anos no Departamento de Formação Avançada do ISPA. Desde 2020 é Vice-Presidente da Casa da Praia – Centro Doutor João dos Santos, IPSS especializada no apoio a crianças em risco por problemas emocionais e comportamentais e suas famílias.
Certificado e Acreditação
Acesso ao Diploma
O Diploma de Pós-Graduação é obtido após a conclusão com aproveitamento em todos os módulos (podem ser realizados aleatoriamente).
Acreditação pela Ordem dos Psicólogos
Módulos | Créditos | Especialidade |
Dislexia: Avaliação e Intervenção | 9 | Especialidades gerais de Psicologia Clínica e da Saúde e de Psicologia da Educação, e nas especialidades avançadas de Neuropsicologia e Necessidades Educativas Especiais |
A atribuição de créditos pela Ordem dos Psicólogos Portugueses é exclusiva aos psicólogos inscritos na OPP (membros efetivos e estagiários) e requer aproveitamento na avaliação das aprendizagens.
Requisitos técnicos
Os candidatos à frequência deste curso devem reunir os seguintes requisitos:
- Ter acesso a um computador / telemóvel / tablet com ligação à Internet e um browser (programa para navegar na web), como o Chrome, Internet Explorer, Firefox ou Safari;
- Aplicação Zoom;
- Ter conhecimentos de informática na ótica do utilizador.
Pós Graduação Modular
Funcionamento da Pós-Graduação Modular
- O percurso de Pós-graduação modular deve ser concluído num prazo máximo de 3 anos.
- É obrigatória a inscrição em cada um dos módulo/curso. No site da Formação Ispa, na respetiva página, estão divulgadas as condições para inscrição.
- O aluno pode selecionar a ordem pela qual pretende frequentar os módulos/cursos, à exceção do Seminário - Projeto que terá de ser feito por último.
- Para pedir o Diploma é necessário concluir com aproveitamento todos os módulos/cursos da Pós-graduação.
- A instrução do pedido de emissão do Diploma compreende:
- Entrega da documentação (cópia do cartão de cidadão, cópia autenticada do Certificado de Habilitações e cópia dos Certificados de Formação dos módulos concluídos).