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Pós-Graduação em Linguagem e Dificuldades de Aprendizagem

DA

DATAS DE REALIZAÇÃO

  • 01/01/2023 - Consultar as datas de realização dos módulos.
  • DURAÇÃO
    105H
    FORMATO
    A distância
    IDIOMA
    Português
    PLATAFORMA
    Zoom
    PÓS GRADUAÇÃO MODULAR
    Sim

    Descrição

    A pós-graduação em Linguagem e Dificuldades de Aprendizagem pretende capacitar os formandos para a compreensão dos fatores individuais, contextuais e socioemocionais subjacentes ao desenvolvimento e aprendizagem da linguagem e fala, da linguagem escrita, e da matemática.

     

    Pretende-se que os formandos possam conhecer, aprender a sinalizar e adquirir estratégias que lhes permitam intervir no desenvolvimento normotípico e nos casos em que se verifiquem atrasos, alterações, desvios e patologias no decurso desenvolvimental, com particular ênfase na discalculia e dislexia.

    Destinatários

    Professores, Psicólogos, Educadores, outros técnicos de Ciências Sociais, Humanas, do Comportamento e da Saúde. 

    Licenciatura ou Mestrado numa área das Ciências Sociais e Humanas, do Comportamento, da Educação ou da Saúde.

    Objetivos do curso

    • Identificar os fatores explicativos da aquisição e do desenvolvimento da linguagem;

    • Conhecer as principais fases e aspetos do desenvolvimento linguístico nos seus diferentes domínios: fonologia, morfossintaxe, semântica e pragmática;

    • Conhecer as principais alterações da linguagem, perturbações específicas da linguagem e patologias da comunicação e da linguagem;

    • Aprofundar os conhecimentos relativos às conceções das crianças sobre linguagem escrita antes do ensino formal;

    • Conhecer algumas das teorias e modelos de aprendizagem da leitura e da escrita;

    • Promover a reflexão e discussão sobre as estratégias de intervenção e metodologias de ensino e de aprendizagem da linguagem escrita;

    • Identificar e promover as competências numéricas na educação pré-escolar e primeiros anos de escolaridade no sentido de prevenir futuras dificuldades na matemática;

    • Preparar os formandos a adquirir competências que lhes permitam identificar e intervir em crianças e jovens com dificuldades severas e persistentes na aprendizagem da matemática;

    • Desenvolver competências para identificar critérios clínicos e as manifestações neurocognitivas nas crianças com dislexia;

    • Caracterizar a avaliação e os métodos e técnicas de intervenção psicológica e reeducativa nas dificuldades específicas evidenciadas pelas crianças com dislexia, e interpretar o perfil de resultados obtidos;

    • Aprofundar o conhecimento sobre as funções neuropsicológicas comprometidas na dislexia, a sua etiologia, prevalência e outras perturbações co-mórbidas associadas.

    Percurso de aprendizagem

    Novo Plano de Estudos

     

    MódulosHoras de contactoHoras trabalho autónomoECTS*Mais informações
    Linguagem e Fala25H47H estudo autónomo+ 2h tutoria + 1h avaliação3Saiba Mais
    Linguagem Escrita25H47H estudo autónomo+ 2h tutoria + 1h avaliação3Saiba Mais
    Dislexia: Avaliação e Intervenção (Psicólogos) ou Dislexia: Da Sintomatologia à Intervenção (Professores e outros destinatários)18h7h plataforma elearning + 47H estudo autónomo+ 2h tutoria + 1h avaliação3Saiba Mais
    Discalculia21H4h plataforma e-learning + 47H estudo3Saiba Mais
    Seminário5H90H estudo autónomo + 3h Orientação Tutorial + 2h Avaliação4Saiba Mais

     

     

    *ECTS - Sistema Europeu de Transferência e Acumulação de Créditos

     

     

    Estratégia pedagógica

    Exposição teórico-prática de conteúdos, apresentação, análise e discussão de casos, e discussão em grupo sobre práticas e estratégias de intervenção.

     

    Os formandos serão avaliados através de indicadores relativos à sua participação nas sessões síncronas e assíncronas, realização de trabalhos em grupo e realização de trabalho final individual/projeto em cada uma das UC que constituem a Pós-graduação.

    Equipa pedagógica

    Direção do curso

     

    Miguel Mata Pereira
    Psicólogo e Membro Efetivo da Ordem dos Psicólogos Portugueses com especialidade em Psicologia Educacional e especialidade avançada em Necessidades Educativas Especiais, é Doutorado em Ciências da Educação e da Formação, pela Universidade de Toulouse 2, le Mirail (França), Mestre e Licenciado em Psicologia Educacional pelo Instituto Superior de Psicologia Aplicada (ISPA). Tem colaborado como docente em diferentes universidades lecionando nas áreas da psicologia, comunicação e linguagem, ciências da educação, necessidades educativas especiais, sexualidade, e desenvolvimento pessoal e profissional. É membro integrado do Centro de Investigação em Educação do ISPA e tem colaborado como investigador com o Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias. Desde 2018 é Director do Centro de Investigação e Desenvolvimento da Associação QE, instituição para pessoas com dificuldades intelectuais e desenvolvimentais. É formador acreditado pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua, na área e domínio da Psicologia da Educação, tendo desenvolvido atividade formativa ao longo dos últimos anos no Departamento de Formação Avançada do ISPA. Desde 2020 é Vice-Presidente da Casa da Praia – Centro Doutor João dos Santos, IPSS especializada no apoio a crianças em risco por problemas emocionais e comportamentais e suas famílias.

    Certificado e Acreditação

    Acesso ao Diploma 

    O Diploma de Pós-Graduação é obtido após a conclusão com aproveitamento em todos os módulos (podem ser realizados aleatoriamente).

     

    Acreditação pela Ordem dos Psicólogos

    MódulosCréditosEspecialidade
    Dislexia: Avaliação e Intervenção9Especialidades gerais de Psicologia Clínica e da Saúde e de Psicologia da Educação, e nas especialidades avançadas de Neuropsicologia e Necessidades Educativas Especiais

     

    A atribuição de créditos pela Ordem dos Psicólogos Portugueses  é exclusiva aos psicólogos inscritos na OPP (membros efetivos e estagiários) e requer aproveitamento na avaliação das aprendizagens.

    Requisitos técnicos

    Os candidatos à frequência deste curso devem reunir os seguintes requisitos:

    • Ter acesso a um computador / telemóvel / tablet com ligação à Internet e um browser (programa para navegar na web), como o Chrome, Internet Explorer, Firefox ou Safari;
    • Aplicação Zoom;
    • Ter conhecimentos de informática na ótica do utilizador.

    Pós Graduação Modular

    Funcionamento da Pós-Graduação Modular

    • O percurso de Pós-graduação modular deve ser concluído num prazo máximo de 3 anos.
    • É obrigatória a inscrição em cada um dos módulo/curso. No site da Formação Ispa, na respetiva página, estão divulgadas as condições para inscrição. 
    • O aluno pode selecionar a ordem pela qual pretende frequentar os 4 módulos/cursos.  
    • Para  pedir o Diploma é necessário concluir com aproveitamento todos os módulos/cursos da Pós-graduação.
    • A instrução do pedido de emissão do Diploma compreende:

    - Entrega da documentação (cópia do cartão de cidadão, cópia autenticada do Certificado de Habilitações e cópia dos Certificados de Formação dos módulos concluídos). 

     

     

    Atualização do Plano de Estudos

     

    A Pós-graduação em Linguagem e Dificuldades de Aprendizagem encontra-se em processo de revisão/atualização do Plano de Estudos. Até março de 2024 vigorará o plano de estudos divulgado.

     

    Para os alunos que não terminem o seu percurso até março de 2024, existirá em 2024/2025 um Regime de Transição que permitirá o reconhecimento/equivalências dos módulos frequentados.