Linguagem Escrita
Detalhe/Condições de investimento
Fatura
Caso pretenda a emissão da fatura relativa aos pagamentos em nome de uma instituição/empresa deverá contactar-nos para o email fi@ispa.pt antes de realizar qualquer pagamento.
Os pagamentos nestas situações têm obrigatoriamente de ser realizados através de transferência bancária.
Possibilidade de fracionamento
No caso do pagamento fracionado as prestações devem ser liquidadas nos seguintes momentos:
- primeira prestação - no ato de inscrição.
- segunda prestação - até à data de início do curso.
- terceira prestação - até ao final do primeiro mês de formação
Nota: com o pagamento da primeira prestação e verificando-se a confirmação de realização do curso, entre os 9 e 3 dias antes da data de início, o aluno fica comprometido a liquidar o valor total do curso.
Atenção: Caso já tenha sito aluno do ISPA ou da Formação ISPA, utilize as credenciais anteriormente atribuídas.
É aceite o cancelamento da inscrição até 10 dias antes da data de início, sendo o participante reembolsado na íntegra (100%). Cancelamentos efetuados entre 9 e 4 dias da data de início do curso, inclusive, o participante será reembolsado em 50%. Não haverá lugar a reembolso para desistências até 3 dias antes do início do curso e após confirmação do mesmo.
Número máximo de inscrições - 20 vagas
Descrição
Este curso integra a Pós-Graduação Modular em Linguagem e Dificuldades de Aprendizagem.
A pós-graduação em Linguagem e Dificuldades de Aprendizagem pretende capacitar os formandos para a compreensão dos fatores individuais, contextuais e socioemocionais subjacentes ao desenvolvimento e aprendizagem da linguagem e fala, da linguagem escrita, e da matemática.
Pretende-se que os formandos possam conhecer, aprender a sinalizar e adquirir estratégias que lhes permitam intervir no desenvolvimento normotípico e nos casos em que se verifiquem atrasos, alterações, desvios e patologias no decurso desenvolvimental, com particular ênfase na discalculia e dislexia.
Destinatários
- Educadores de infância, professores, psicólogos e agentes educativos.
Objetivos do curso
- Aprofundar os conhecimentos teóricos relativos às concepções das crianças sobre linguagem escrita antes do ensino formal;
- Apresentar algumas das teorias e modelos de aprendizagem da escrita;
- Promover a reflexão e discussão sobre as estratégias de intervenção e metodologias de ensino e de aprendizagem nesta área específica.
Percurso de aprendizagem
1. A entrada na linguagem escrita
- A teoria da clareza cognitiva e as fases de aprendizagem da linguagem escrita. O sistema alfabético de escrita e a aprendizagem da linguagem escrita. Linguagem oral e linguagem escrita. Consciência fonológica e aprendizagem da linguagem escrita.
2. Conceções precoces acerca da linguagem escrita
- Conceções precoces acerca da funcionalidade, dos aspetos formais e conceptuais da linguagem escrita. Contextos, estratégias e atividades potencializadoras da compreensão da funcionalidade, dos aspetos formais e conceptuais da linguagem escrita. Relações entre conceções precoces acerca da linguagem escrita e aprendizagem da linguagem escrita.
3. A aprendizagem da escrita
- Perspetivas sobre a aprendizagem da escrita. Modelos de desenvolvimento da escrita. A aprendizagem da escrita: contextos, estratégias e atividades.
Estratégia pedagógica
Recurso aos métodos expositivo e ativo através da discussão em grupo sobre as temáticas apresentadas e sobre práticas pedagógicas na creche, jardim-de-infância e 1º ciclo de escolaridade.
Equipa pedagógica
Miguel Mata Pereira
Psicólogo especialista em Psicologia da Educação. Doutorado em Ciências da Educação e da Formação pela Universidade de Toulouse 2, le Mirail
Certificado e Acreditação
Certificado
O Certificado de Participação é atribuído aos formandos que não pretendam ser sujeitos à avaliação das aprendizagens.
O Certificado de Formação é atribuído aos formandos que realizam a avaliação das aprendizagens. Esta é obrigatória no percurso de Pós-graduação modular.
Em ambos os casos, a assiduidade tem de ser igual ou superior a 90% da carga horária total.
A Formação Ispa observará o previsto na lei de proteção de dados pessoais (Regulamento 2016/679 do Parlamento Europeu de 26 de abril de 2016, com execução assegurada pela Lei n.º 58/2019, de 8 de agosto).
Requisitos técnicos
Os candidatos à frequência deste curso devem reunir os seguintes requisitos:
- Ter acesso a um computador / telemóvel / tablet com ligação à Internet e um browser (programa para navegar na web), como o Chrome, Internet Explorer, Firefox ou Safari;
- Aplicação Zoom;
- Ter conhecimentos de informática na ótica do utilizador.
Atenção: Caso já tenha sito aluno do ISPA ou da Formação ISPA, utilize as credenciais anteriormente atribuídas.
Pós Graduação Modular
Este curso integra a Pós-Graduação em Linguagem e Dificuldades de Aprendizagem
Conheça a Pós-Graduação: Pós-Graduação em Linguagem e Dificuldades de Aprendizagem | Formação Ispa
Plano de Estudos
Módulos | Horas de contacto | Horas trabalho autónomo | ECTS* | Mais informações |
---|---|---|---|---|
Linguagem e Fala | 25H | 47H estudo autónomo+ 2h tutoria + 1h avaliação | 3 | Saiba Mais |
Linguagem Escrita | 25H | 47H estudo autónomo+ 2h tutoria + 1h avaliação | 3 | Saiba Mais |
Dislexia: Avaliação e Intervenção (Psicólogos) ou Dislexia: Da Sintomatologia à Intervenção (Professores e outros destinatários) | 25h | 7h plataforma elearning + 47H estudo autónomo+ 2h tutoria + 1h avaliação | 3 | Dislexia: Avaliação e Intervenção ou |
Discalculia | 25H | 4h plataforma e-learning + 47H estudo | 3 | Saiba Mais |
Seminário | 5H | 90H estudo autónomo + 3h Orientação Tutorial + 2h Avaliação | 4 | Saiba Mais |