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Pós-Graduação Saúde Mental em Contexto Escolar. Da Promoção à Prevenção

Saúde Mental em Contexto Escolar

DATAS DE REALIZAÇÃO

  • 01/01/2023 - Consultar as datas de realização dos módulos.
  • DURAÇÃO
    125
    FORMATO
    A distância
    IDIOMA
    Português
    PLATAFORMA
    Zoom
    CRÉDITOS
    16 ECTS
    PÓS GRADUAÇÃO MODULAR
    Sim

    Descrição

    Nos últimos anos as perturbações mentais em crianças e jovens têm aumentado, tendo a sua prevalência sido impulsionada pelo período pandémico. A sua persistência constitui um dos principais preditores dos problemas de saúde mental na idade adulta, com elevados custos sociais e económicos para as comunidades e sociedade em geral.

     


    As evidências científicas destacam a importância de agir preventivamente e de promover a saúde mental em contexto escolar. Desde que bem implementados, os programas promotores da saúde mental evidenciam resultados estáveis e duradouros no desenvolvimento saudável e bem-estar mental das crianças, jovens, famílias e comunidades (OPP, 2014).

     


    Se os programas, em contexto escolar, forem desenhados com o propósito de incrementarem os fatores de proteção e minimizarem os fatores de risco da doença mental, está-se simultaneamente a prevenir futuras perturbações, a criar condições para ajudar quem apresenta sintomas, e a promover a literacia em saúde mental. Intervir em contexto escolar é uma oportunidade única para abranger grupos alargados de crianças e jovens, cujos custos controlados e reduzidos, incorrem em benefícios significativos a prazo.

    Destinatários

    Psicólogos, Professores, Médicos, Enfermeiros, Fisioterapeutas, Terapeutas Ocupacionais, Técnicos de Reabilitação, Nutricionistas, Técnicos de Serviço Social, Educadores Sociais, Educadores de Infância, Técnicos de Animação Sociocultural e outros profissionais de Saúde. Alunos finalistas das áreas profissionais mencionadas.

    Objetivos do curso

    • Promover a saúde mental dos adolescentes através da formação dos profissionais de saúde e educação.
    • Desenvolver a literacia de saúde mental integrando-a num programa de competências pessoais e sociais, que inclui prevenção dos sintomas das perturbações de ansiedade e do humor e a promoção do bem-estar.
    • Promover o diálogo com pais e outros agentes educativos sobre saúde mental.

    Percurso de aprendizagem

    Plano de Estudos

     

    MódulosHoras de contactoHoras de trabalho autónomoECTS*Mais Informações
    Promoção da Saúde Mental em Contexto Escolar25h50h3Saiba Mais
    Papel da Família, Comunidade, Amigos e Escola na Promoção da Saúde Mental25h50h3Saiba Mais
    Fatores de Risco e de Proteção da Saúde Mental em Contexto Escolar25h50h3Saiba Mais
    Impacto da Saúde Mental no Comportamento dos Jovens - Saúde mental e bem-estar dos jovens25h50h3Saiba Mais
    Seminário25h50h4 

     

     

    *ECTS - Sistema Europeu de Transferência e Acumulação de Créditos

     

     

    Estratégia pedagógica

    Exposição de conteúdos. Análise e discussão de casos práticos reais.

    Equipa pedagógica

    Direção da Pós-Graduação

    Gina Tomé

    Psicóloga Educacional, Psicóloga Clínica e da Saúde, Especialidade avançada de Psicoterapias e Psicologia Comunitária. Mestre em Terapias Comportamentais e Cognitivas, Doutorada em Ciências da Educação especialidade em Educação para a Saúde pela Faculdade de Motricidade Humana (FMH-UL). Investigadora Pos Doc pela FMH -UL. Investigadora da equipa do projeto Aventura Social, nas áreas da Saúde Mental, Resiliência, Promoção das Competências Pessoais e Sociais, Promoção e Prevenção de Comportamentos de Risco na Adolescência, Relação dos Adolescentes com o Grupo de Pares. Coordenadora do Projeto ES´COOL – Promoção da Saúde Mental nas Escolas/Equipa Aventura Social, FMH-UL

    Certificado e Acreditação

    Acesso ao Diploma 

    O Diploma da Pós-Graduação em Saúde Mental em Contexto Escolar. Da Promoção à Prevenção. 

    16 ECTS

    Requisitos técnicos

    Os candidatos à frequência deste curso devem reunir os seguintes requisitos:

    • Ter acesso a um computador / telemóvel / tablet com ligação à Internet e um browser (programa para navegar na web), como o Chrome, Internet Explorer, Firefox ou Safari;
    • Aplicação Zoom;
    • Ter conhecimentos de informática na ótica do utilizador.

    Pós Graduação Modular

    Funcionamento da Pós-Graduação Modular

     

    • O percurso de Pós-graduação modular deve ser concluído num prazo máximo de 3 anos.
    • É obrigatória a inscrição em cada um dos módulo/curso. No site da Formação Ispa, na respetiva página, estão divulgadas as condições para inscrição. 
    • O aluno pode selecionar a ordem pela qual pretende frequentar os 4 módulos/cursos.  
    • Para  pedir o Diploma é necessário concluir com aproveitamento todos os módulos/cursos da Pós-graduação.
    • A instrução do pedido de emissão do Diploma compreende:

    - Entrega da documentação (cópia do cartão de cidadão, cópia autenticada do Certificado de Habillitações e cópia dos Certificados de Formação dos módulos concluídos). 

     

     

    Regime de transição 

     

    O regime de transição destina-se a todos os formandos/alunos que iniciaram o percurso curricular desta pós-graduação e que em 2022 não tenham concluído, com aproveitamento, os 4 módulos do antigo plano curricular.

    Este regime visa garantir a aplicação de regras para garantir a equivalência em horas de estudo, bem como a correspondência na creditação de 16 ECTS.