Pós-Graduação Saúde Mental em Contexto Escolar. Da Promoção à Prevenção
DATAS DE REALIZAÇÃO
Descrição
Nos últimos anos as perturbações mentais em crianças e jovens têm aumentado, tendo a sua prevalência sido impulsionada pelo período pandémico. A sua persistência constitui um dos principais preditores dos problemas de saúde mental na idade adulta, com elevados custos sociais e económicos para as comunidades e sociedade em geral.
As evidências científicas destacam a importância de agir preventivamente e de promover a saúde mental em contexto escolar. Desde que bem implementados, os programas promotores da saúde mental evidenciam resultados estáveis e duradouros no desenvolvimento saudável e bem-estar mental das crianças, jovens, famílias e comunidades (OPP, 2014).
Se os programas, em contexto escolar, forem desenhados com o propósito de incrementarem os fatores de proteção e minimizarem os fatores de risco da doença mental, está-se simultaneamente a prevenir futuras perturbações, a criar condições para ajudar quem apresenta sintomas, e a promover a literacia em saúde mental. Intervir em contexto escolar é uma oportunidade única para abranger grupos alargados de crianças e jovens, cujos custos controlados e reduzidos, incorrem em benefícios significativos a prazo.
Destinatários
Psicólogos, Professores, Médicos, Enfermeiros, Fisioterapeutas, Terapeutas Ocupacionais, Técnicos de Reabilitação, Nutricionistas, Técnicos de Serviço Social, Educadores Sociais, Educadores de Infância, Técnicos de Animação Sociocultural e outros profissionais de Saúde. Alunos finalistas das áreas profissionais mencionadas.
Objetivos do curso
- Promover a saúde mental dos adolescentes através da formação dos profissionais de saúde e educação.
- Desenvolver a literacia de saúde mental integrando-a num programa de competências pessoais e sociais, que inclui prevenção dos sintomas das perturbações de ansiedade e do humor e a promoção do bem-estar.
- Promover o diálogo com pais e outros agentes educativos sobre saúde mental.
Percurso de aprendizagem
Plano de Estudos
Módulos | Horas de contacto | Horas de trabalho autónomo | ECTS* | Mais Informações |
---|---|---|---|---|
Promoção da Saúde Mental em Contexto Escolar | 25h | 50h | 3 | Saiba Mais |
Papel da Família, Comunidade, Amigos e Escola na Promoção da Saúde Mental | 25h | 50h | 3 | Saiba Mais |
Fatores de Risco e de Proteção da Saúde Mental em Contexto Escolar | 25h | 50h | 3 | Saiba Mais |
Impacto da Saúde Mental no Comportamento dos Jovens - Saúde mental e bem-estar dos jovens | 25h | 50h | 3 | Saiba Mais |
Seminário | 5h | 90H estudo autónomo + 3h Orientação Tutorial (síncrona ou assíncrona) | 4 |
*ECTS - Sistema Europeu de Transferência e Acumulação de Créditos
Estratégia pedagógica
Exposição de conteúdos. Análise e discussão de casos práticos reais.
Equipa pedagógica
Direção da Pós-Graduação
Gina Tomé
Psicóloga Educacional, Psicóloga Clínica e da Saúde, Especialidade avançada de Psicoterapias e Psicologia Comunitária. Mestre em Terapias Comportamentais e Cognitivas, Doutorada em Ciências da Educação especialidade em Educação para a Saúde pela Faculdade de Motricidade Humana (FMH-UL). Investigadora Pos Doc pela FMH -UL. Investigadora da equipa do projeto Aventura Social, nas áreas da Saúde Mental, Resiliência, Promoção das Competências Pessoais e Sociais, Promoção e Prevenção de Comportamentos de Risco na Adolescência, Relação dos Adolescentes com o Grupo de Pares. Coordenadora do Projeto ES´COOL – Promoção da Saúde Mental nas Escolas/Equipa Aventura Social, FMH-UL
Certificado e Acreditação
Acesso ao Diploma
O Diploma da Pós-Graduação em Saúde Mental em Contexto Escolar. Da Promoção à Prevenção.
16 ECTS
Requisitos técnicos
Os candidatos à frequência deste curso devem reunir os seguintes requisitos:
- Ter acesso a um computador / telemóvel / tablet com ligação à Internet e um browser (programa para navegar na web), como o Chrome, Internet Explorer, Firefox ou Safari;
- Aplicação Zoom;
- Ter conhecimentos de informática na ótica do utilizador.
Pós Graduação Modular
Funcionamento da Pós-Graduação Modular
- O percurso de Pós-graduação modular deve ser concluído num prazo máximo de 3 anos.
- É obrigatória a inscrição em cada um dos módulo/curso. No site da Formação Ispa, na respetiva página, estão divulgadas as condições para inscrição.
- O aluno pode selecionar a ordem pela qual pretende frequentar os módulos/cursos, à exceção do Seminário - Projeto que terá de ser feito por último.
- Para pedir o Diploma é necessário concluir com aproveitamento todos os módulos/cursos da Pós-graduação.
- A instrução do pedido de emissão do Diploma compreende:
- Entrega da documentação (cópia do cartão de cidadão, cópia autenticada do Certificado de Habillitações, currículo vitae e cópia dos Certificados de Formação dos módulos concluídos).