Promoção da Saúde Mental em Contexto Escolar
DATAS DE REALIZAÇÃO
Detalhe/Condições de investimento
Investimento: 245€
Possibilidade de fracionar em três prestações
No caso do pagamento fracionado as prestações devem ser liquidadas nos seguintes momentos:
- primeira prestação - no ato de inscrição.
- segunda prestação - até à data de início do curso.
- terceira prestação - até ao final do primeiro mês de formação
Nota: Com o pagamento da primeira prestação e verificando-se a confirmação de realização do curso, entre os 9 e 3 dias antes da data de início, o aluno fica comprometido a liquidar o valor total do curso.
Atenção: Caso já tenha sito aluno do ISPA ou da Formação ISPA, utilize as credenciais anteriormente atribuídas.
É aceite o cancelamento da inscrição até 10 dias antes da data de início, sendo o participante reembolsado na íntegra (100%). Cancelamentos efetuados entre 9 e 4 dias da data de início do curso, inclusive, o participante será reembolsado em 50%. Não haverá lugar a reembolso para desistências até 3 dias antes do início do curso e após confirmação do mesmo.
Número máximo de inscrições - 20 vagas
Descrição
Nos últimos anos as perturbações mentais em crianças e jovens têm aumentado, tendo a sua prevalência sido impulsionada pelo período pandémico. A sua persistência constitui um dos principais preditores dos problemas de saúde mental na idade adulta, com elevados custos sociais e económicos para as comunidades e sociedade em geral.
As evidências científicas destacam a importância de agir preventivamente e de promover a saúde mental em contexto escolar. Desde que bem implementados, os programas promotores da saúde mental evidenciam resultados estáveis e duradouros no desenvolvimento saudável e bem-estar mental das crianças, jovens, famílias e comunidades (OPP, 2014).
Se os programas, em contexto escolar, forem desenhados com o propósito de incrementarem os fatores de proteção e minimizarem os fatores de risco da doença mental, está-se simultaneamente a prevenir futuras perturbações, a criar condições para ajudar quem apresenta sintomas, e a promover a literacia em saúde mental. Intervir em contexto escolar é uma oportunidade única para abranger grupos alargados de crianças e jovens, cujos custos controlados e reduzidos, incorrem em benefícios significativos a prazo.
Destinatários
- Psicólogos, Professores, Médicos, Enfermeiros, Fisioterapeutas, Terapeutas Ocupacionais, Técnicos de Reabilitação, Nutricionistas, Técnicos de Serviço Social, Educadores Sociais, Educadores de Infância e outros Profissionais de Saúde.
Objetivos do curso
- Promover a saúde mental dos adolescentes através da formação dos profissionais de saúde e educação;
- Desenvolver a literacia de saúde mental;
- Desenvolver um programa de competências pessoais e sociais, que inclui a prevenção dos sintomas das perturbações de ansiedade e do humor e a promoção do bem-estar;
- Possibilitar um eficaz encaminhamento com maior eficácia em situações complexas;
- Promover o diálogo com pais e outros agentes educativos sobre saúde mental.
Percurso de aprendizagem
1. Promoção da Saúde mental nas escolas
- Definições e teóricas.
- Programas de promoção da Saúde mental em contexto escolar – Boas práticas.
2. Perturbações do humor em crianças e adolescentes
- Sinais e sintomas.
- Estratégias de prevenção.
- Identificação precoce.
3. Perturbações de ansiedade em crianças e adolescentes.
- Sinais e sintomas.
- Estratégias de prevenção.
- Identificação precoce.
4. Violência em contexto escolar – Bullying e outros tipos de violência
- Bullying.
- Outro tipo de violência em contexto escolar.
5.Fatores protetores da saúde mental
- Fatores de proteção para a saúde mental em crianças e adolescentes.
- Estratégias promotoras dos fatores de proteção.
6. Felicidade e saúde mental
- Felicidade e Saúde mental: Teoria e definições.
- Estratégias de promoção do bem-estar e felicidade em contexto escolar.
Estratégia pedagógica
Recurso aos métodos expositivo, interrogativo e ativo através da execução de exercícios práticos ilustrativos das temáticas abordadas.
Avaliação De Conhecimentos
- Trabalho de grupo;
Equipa pedagógica
Gina Tomé
Psicóloga Educacional, Psicóloga Clinica e da Saúde, Especialidade avançada de Psicoterapias e Psicologia Comunitária. Mestre em Terapias Comportamentais e Cognitivas, Doutorada em Ciências da Educação especialidade em Educação para a Saúde pela Faculdade de Motricidade Humana (FMH-UL). Investigadora Pos Doc pela FMH -UL. Investigadora da equipa do projeto Aventura Social, nas áreas da Saúde Mental, Resiliência, Promoção das Competências Pessoais e Sociais, Promoção e Prevenção de Comportamentos de Risco na Adolescência, Relação dos Adolescentes com o Grupo de Pares. Coordenadora do Projeto ES´COOL – Promoção da Saúde Mental nas Escolas/Equipa Aventura Social, FMH-UL
Marta Reis
Psicóloga Clínica. Mestre em Sexologia pela Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias. Doutorada em Ciências da Educação especialidade em Educação para a Saúde pela Faculdade de Motricidade Humana (FMH-UL). Pós-Doutoranda em Ciências da Educação especialidade em Educação para a Saúde na FMH-UL. Investigadora da equipa do projeto Aventura Social, nas áreas da Promoção da Saúde. Promoção das Competências Pessoais e Sociais. Promoção e Prevenção de Comportamentos de Risco nos jovens. Investigadora do Instituto de Saúde Ambiental (ISAMB/FML-UL).
Cátia Branquinho
Psicóloga Clínica e da Saúde, Mestre em Psicologia Clínica, é Doutoranda em Ciências da Educação. Investigadora da equipa do projeto Aventura Social e do Instituto de Saúde Ambiental – ISAMB, Faculdade de Medicina-UL, é membro da rede Health Behaviour in School-aged Children / Organização Mundial de Saúde (OMS). Coordenadora executiva do Projeto Dream Teens.
Certificado e Acreditação
Certificado
O Certificado de Participação é atribuído aos formandos que não pretendam ser sujeitos à avaliação das aprendizagens.
O Certificado de Formação é atribuído aos formandos que realizam a avaliação das aprendizagens com aproveitamento. Esta é obrigatória no percurso de Pós-graduação modular.
Em ambos os casos, a assiduidade tem de ser igual ou superior a 90% da carga horária total.
A Formação Ispa observará o previsto na lei de proteção de dados pessoais (Regulamento 2016/679 do Parlamento Europeu de 26 de abril de 2016, com execução assegurada pela Lei n.º 58/2019, de 8 de agosto).
Requisitos técnicos
Os candidatos à frequência deste curso devem reunir os seguintes requisitos:
- Ter acesso a um computador / telemóvel / tablet com ligação à Internet e um browser (programa para navegar na web), como o Chrome, Microsoft Edge, Firefox ou Safari;
- Aplicação Zoom;
- Ter conhecimentos de informática na ótica do utilizador.
Atenção: Caso já tenha sito aluno do ISPA ou da Formação ISPA, utilize as credenciais anteriormente atribuídas.
Pós Graduação Modular
Este curso integra a Pós-Graduação em Saúde Mental em Contexto Escolar. Da promoção à prevenção.
Plano de Estudos
Módulos | Horas de contacto | Horas de trabalho autónomo | ECTS | Mais Informações |
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Promoção da Saúde Mental em Contexto Escolar | 25h | 50h | 3 | Saiba Mais |
Papel da Família, Comunidade, Amigos e Escola na Promoção da Saúde Mental | 25h | 50h | 3 | Saiba Mais |
Fatores de Risco e de Proteção da Saúde Mental em Contexto Escolar | 25h | 50h | 3 | Saiba Mais |
Impacto da Saúde Mental no Comportamento dos Jovens - Saúde mental e bem-estar dos jovens | 25h | 50h | 3 | Saiba Mais |
Seminário | 25h | 50h | 4 |
Regime de transição
O regime de transição destina-se a todos os formandos/alunos que iniciaram o percurso curricular desta pós-graduação e que em 2022 não tenham concluído, com aproveitamento, os 4 módulos do antigo plano curricular.
Este regime visa garantir a aplicação de regras para garantir a equivalência em horas de estudo, bem como a correspondência na creditação de 16 ECTS.