page--front.tpl.php

Papel da Família, Comunidade, Amigos e Escola na Promoção da Saúde Mental

Papel da Família, Comunidade, Amigos e Escola na Promoção da Saúde Mental

DATAS DE REALIZAÇÃO

  • 20/11/2024 - Das 18:30 às 21:30
  • 22/11/2024 - Das 18:30 às 21:30
  • 23/11/2024 - Das 10:00 às 13:00
  • 27/11/2024 - Das 18:30 às 21:30
  • 29/11/2024 - Das 18:30 às 21:30
  • 30/11/2024 - Das 10:00 às 13:00
  • 06/12/2024 - Das 18:30 às 21:30
  • 07/12/2024 - Das 09:00 às 13:00
  • DURAÇÃO
    25H
    FORMATO
    A distância
    IDIOMA
    Português
    PLATAFORMA
    Zoom
    INVESTIMENTO
    €245

    Detalhe/Condições de investimento

    Investimento: 245€

     

    Possibilidade de fracionar em três prestações

    No caso do pagamento fracionado as prestações devem ser liquidadas nos seguintes momentos:

    • primeira prestação - no ato de inscrição.
    • segunda prestação - até à data de início do curso. 
    • terceira prestação - até ao final do primeiro mês de formação

     

    Nota: Com o pagamento da primeira prestação e verificando-se a confirmação de realização do curso, entre os 9 e 3 dias antes da data de início, o aluno fica comprometido a liquidar o valor total do curso.

     

    Atenção: Caso já tenha sito aluno do ISPA ou da Formação ISPA, utilize as credenciais anteriormente atribuídas. 

     

    É aceite o cancelamento da inscrição até 10 dias antes da data de início, sendo o participante reembolsado na íntegra (100%). Cancelamentos efetuados entre 9 e 4 dias da data de início do curso, inclusive, o participante será reembolsado em 50%. Não haverá lugar a reembolso para desistências até 3 dias antes do início do curso e após confirmação do mesmo.

     

    Número máximo de inscrições - 20 vagas

    PÓS GRADUAÇÃO MODULAR
    Sim

    Descrição

    Papel da Família, Comunidade, Amigos e Escola na Promoção de Saúde Mental 

    Destinatários

    • Psicólogos, educadores, enfermeiros, médicos, terapeutas ocupacionais, fisioterapeutas e licenciados em reabilitação psicomotora, educação física, desporto e ciências sociais e humanas.

    Objetivos do curso

    • Promover um diálogo mais próximo entre a escola e os restantes contextos;
    • Promover comportamentos promotores de saúde mental nos diversos contextos de vida dos jovens em idade escolar;
    • Promover a participação e envolvimento da escola, comunidade e família na promoção da saúde mental dos jovens em idade escolar;
    • Promover a saúde mental de crianças e adolescentes em idade escolar.

    Percurso de aprendizagem

    1. Impacto da família na promoção da saúde mental de crianças e adolescentes

    • Influência da família na saúde mental das crianças e adolescentes.
    • Promoção da saúde mental e a família.


    2. Impacto dos amigos na promoção da saúde mental de crianças e adolescentes

    • Influência dos amigos na saúde mental das crianças e adolescentes;
    • Promoção da saúde mental e os pares.

    3. Impacto da escola na promoção da saúde mental de crianças e adolescentes

    • Influência da escola na saúde mental das crianças e adolescentes.
    • Promoção da saúde mental e a escola.


    4. Impacto da comunidade na promoção da saúde mental de crianças e adolescentes

    • Influência da comunidade na saúde mental das crianças e adolescentes.
    • Promoção da saúde mental e a comunidade.


    5. Estratégias de promoção da saúde mental de crianças e adolescentes nas escolas, na família, na comunidade

    • Estratégias de promoção da saúde mental na família:
    • Estratégias de promoção da saúde mental entre os pares;
    • Estratégias de promoção da saúde mental na escola;
    • Estratégias de promoção da saúde mental na comunidade.

    Estratégia pedagógica

    Método expositivo, método de casos, método demonstrativo.

     

    Avaliação De Conhecimentos

    • Trabalho de grupo. 

    Equipa pedagógica

    Gina Tomé
    Psicóloga Educacional, Psicóloga Clinica e da Saúde, Especialidade avançada de Psicoterapias e Psicologia Comunitária. Mestre em Terapias Comportamentais e Cognitivas, Doutorada em Ciências da Educação especialidade em Educação para a Saúde pela Faculdade de Motricidade Humana (FMH-UL). Investigadora Pos Doc pela FMH -UL. Investigadora da equipa do projeto Aventura Social, nas áreas da Saúde Mental, Resiliência, Promoção das Competências Pessoais e Sociais, Promoção e Prevenção de Comportamentos de Risco na Adolescência, Relação dos Adolescentes com o Grupo de Pares. Coordenadora do Projeto ES´COOL – Promoção da Saúde Mental nas Escolas/Equipa Aventura Social, FMH-UL

     

    Paulo Gomes

    Psicólogo; Mestre em Terapias Comportamentais e Cognitivas; e Estudos Avançados em Ciências da Educação. Membro efetivo da Ordem dos Psicólogos Portugueses, tendo reconhecido a especialidade geral em Psicologia Clínica e da Saúde e as especialidades avançadas em Psicoterapia, Coaching Psicológico e Psicologia do Desporto. Elevada experiência no desenvolvimento de programas de formação para a promoção da coesão de equipa, comunicação, liderança, competências emocionais e relacionais. Os seus interesses estão focados no Bem-estar, Otimismo, Resiliência, Desempenho e Performance. Investigador do Projeto ES´COOL – Promoção da Saúde Mental nas Escolas/Equipa Aventura Social,FMH/ULisboa.

    Certificado e Acreditação

    Certificado

    O Certificado de Participação é atribuído aos formandos que não pretendam ser sujeitos à avaliação das aprendizagens. 

    O Certificado de Formação é atribuído aos formandos que realizam a avaliação das aprendizagens com aproveitamento. Esta é obrigatória no percurso de Pós-graduação modular.

    Em ambos os casos, a assiduidade tem de ser igual ou superior a 90% da carga horária total. 

     

    A Formação Ispa observará o previsto na lei de proteção de dados pessoais (Regulamento 2016/679 do Parlamento Europeu de 26 de abril de 2016, com execução assegurada pela Lei n.º 58/2019, de 8 de agosto).

     

     

    Requisitos técnicos

    Os candidatos à frequência deste curso devem reunir os seguintes requisitos:

    • Ter acesso a um computador / telemóvel / tablet com ligação à Internet e um browser (programa para navegar na web), como o Chrome, Internet Explorer, Firefox ou Safari;
    • Aplicação Zoom;
    • Ter conhecimentos de informática na ótica do utilizador. 

    Pós Graduação Modular

    Este curso integra a Pós-Graduação em Saúde Mental em Contexto Escolar. Da promoção à prevenção. 

     

     

    Plano de Estudos 

     

    MódulosHoras de contactoHoras de trabalho autónomoECTSMais Informações
    Promoção da Saúde Mental em Contexto Escolar25h50h3Saiba Mais
    Papel da Família, Comunidade, Amigos e Escola na Promoção da Saúde Mental25h50h3Saiba Mais
    Fatores de Risco e de Proteção da Saúde Mental em Contexto Escolar25h50h3Saiba Mais
    Impacto da Saúde Mental no Comportamento dos Jovens - Saúde mental e bem-estar dos jovens25h50h3Saiba Mais
    Seminário25h50h4 

     

     

    Regime de transição 

     

    O regime de transição destina-se a todos os formandos/alunos que iniciaram o percurso curricular desta pós-graduação e que em 2022 não tenham concluído, com aproveitamento, os 4 módulos do antigo plano curricular.

    Este regime visa garantir a aplicação de regras para garantir a equivalência em horas de estudo, bem como a correspondência na creditação de 16 ECTS.