Papel da Família, Comunidade, Amigos e Escola na Promoção da Saúde Mental
DATAS DE REALIZAÇÃO
Detalhe/Condições de investimento
Investimento: 245€
Possibilidade de fracionar em três prestações
No caso do pagamento fracionado as prestações devem ser liquidadas nos seguintes momentos:
- primeira prestação - no ato de inscrição.
- segunda prestação - até à data de início do curso.
- terceira prestação - até ao final do primeiro mês de formação
Nota: Com o pagamento da primeira prestação e verificando-se a confirmação de realização do curso, entre os 9 e 3 dias antes da data de início, o aluno fica comprometido a liquidar o valor total do curso.
Atenção: Caso já tenha sito aluno do ISPA ou da Formação ISPA, utilize as credenciais anteriormente atribuídas.
É aceite o cancelamento da inscrição até 10 dias antes da data de início, sendo o participante reembolsado na íntegra (100%). Cancelamentos efetuados entre 9 e 4 dias da data de início do curso, inclusive, o participante será reembolsado em 50%. Não haverá lugar a reembolso para desistências até 3 dias antes do início do curso e após confirmação do mesmo.
Número máximo de inscrições - 20 vagas
Descrição
Papel da Família, Comunidade, Amigos e Escola na Promoção de Saúde Mental
Destinatários
- Psicólogos, educadores, enfermeiros, médicos, terapeutas ocupacionais, fisioterapeutas e licenciados em reabilitação psicomotora, educação física, desporto e ciências sociais e humanas.
Objetivos do curso
• Promover um diálogo mais próximo entre a escola e os restantes contextos;
• Promover comportamentos promotores de saúde mental nos diversos contextos de vida dos jovens em idade escolar;
• Promover a participação e envolvimento da escola, comunidade e família na promoção da saúde mental dos jovens em idade escolar;
• Promover a saúde mental de crianças e adolescentes em idade escolar.
Percurso de aprendizagem
1. Impacto da família na promoção da saúde mental de crianças e adolescentes
- Influência da família na saúde mental das crianças e adolescentes.
- Promoção da saúde mental e a família.
2. Impacto dos amigos na promoção da saúde mental de crianças e adolescentes
- Influência dos amigos na saúde mental das crianças e adolescentes;
- Promoção da saúde mental e os pares.
3. Impacto da escola na promoção da saúde mental de crianças e adolescentes
- Influência da escola na saúde mental das crianças e adolescentes.
- Promoção da saúde mental e a escola.
4. Impacto da comunidade na promoção da saúde mental de crianças e adolescentes
- Influência da comunidade na saúde mental das crianças e adolescentes.
- Promoção da saúde mental e a comunidade.
5. Estratégias de promoção da saúde mental de crianças e adolescentes nas escolas, na família, na comunidade
- Estratégias de promoção da saúde mental na família:
- Estratégias de promoção da saúde mental entre os pares;
- Estratégias de promoção da saúde mental na escola;
- Estratégias de promoção da saúde mental na comunidade.
Estratégia pedagógica
Método expositivo, método de casos, método demonstrativo.
Avaliação De Conhecimentos
- Trabalho de grupo.
Equipa pedagógica
Gina Tomé
Psicóloga Educacional, Psicóloga Clinica e da Saúde, Especialidade avançada de Psicoterapias e Psicologia Comunitária. Mestre em Terapias Comportamentais e Cognitivas, Doutorada em Ciências da Educação especialidade em Educação para a Saúde pela Faculdade de Motricidade Humana (FMH-UL). Investigadora Pos Doc pela FMH -UL. Investigadora da equipa do projeto Aventura Social, nas áreas da Saúde Mental, Resiliência, Promoção das Competências Pessoais e Sociais, Promoção e Prevenção de Comportamentos de Risco na Adolescência, Relação dos Adolescentes com o Grupo de Pares. Coordenadora do Projeto ES´COOL – Promoção da Saúde Mental nas Escolas/Equipa Aventura Social, FMH-UL
Paulo Gomes
Psicólogo; Mestre em Terapias Comportamentais e Cognitivas; e Estudos Avançados em Ciências da Educação. Membro efetivo da Ordem dos Psicólogos Portugueses, tendo reconhecido a especialidade geral em Psicologia Clínica e da Saúde e as especialidades avançadas em Psicoterapia, Coaching Psicológico e Psicologia do Desporto. Elevada experiência no desenvolvimento de programas de formação para a promoção da coesão de equipa, comunicação, liderança, competências emocionais e relacionais. Os seus interesses estão focados no Bem-estar, Otimismo, Resiliência, Desempenho e Performance. Investigador do Projeto ES´COOL – Promoção da Saúde Mental nas Escolas/Equipa Aventura Social,FMH/ULisboa.
Certificado e Acreditação
Certificado
O Certificado de Participação é atribuído aos formandos que não pretendam ser sujeitos à avaliação das aprendizagens.
O Certificado de Formação é atribuído aos formandos que realizam a avaliação das aprendizagens com aproveitamento. Esta é obrigatória no percurso de Pós-graduação modular.
Em ambos os casos, a assiduidade tem de ser igual ou superior a 90% da carga horária total.
A Formação Ispa observará o previsto na lei de proteção de dados pessoais (Regulamento 2016/679 do Parlamento Europeu de 26 de abril de 2016, com execução assegurada pela Lei n.º 58/2019, de 8 de agosto).
Requisitos técnicos
Os candidatos à frequência deste curso devem reunir os seguintes requisitos:
- Ter acesso a um computador / telemóvel / tablet com ligação à Internet e um browser (programa para navegar na web), como o Chrome, Internet Explorer, Firefox ou Safari;
- Aplicação Zoom;
- Ter conhecimentos de informática na ótica do utilizador.
Pós Graduação Modular
Este curso integra a Pós-Graduação em Saúde Mental em Contexto Escolar. Da promoção à prevenção.
Plano de Estudos
Módulos | Horas de contacto | Horas de trabalho autónomo | ECTS | Mais Informações |
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Promoção da Saúde Mental em Contexto Escolar | 25h | 50h | 3 | Saiba Mais |
Papel da Família, Comunidade, Amigos e Escola na Promoção da Saúde Mental | 25h | 50h | 3 | Saiba Mais |
Fatores de Risco e de Proteção da Saúde Mental em Contexto Escolar | 25h | 50h | 3 | Saiba Mais |
Impacto da Saúde Mental no Comportamento dos Jovens - Saúde mental e bem-estar dos jovens | 25h | 50h | 3 | Saiba Mais |
Seminário | 25h | 50h | 4 |
Regime de transição
O regime de transição destina-se a todos os formandos/alunos que iniciaram o percurso curricular desta pós-graduação e que em 2022 não tenham concluído, com aproveitamento, os 4 módulos do antigo plano curricular.
Este regime visa garantir a aplicação de regras para garantir a equivalência em horas de estudo, bem como a correspondência na creditação de 16 ECTS.