page--front.tpl.php

Impacto da saúde mental no comportamento dos jovens. Saúde mental e bem-estar dos jovens

Impacto da saúde mental no comportamento dos jovens. Saúde mental e bem-estar dos jovens

DATAS DE REALIZAÇÃO

  • 14/05/2025 - 18h30 às 21h30
  • 16/05/2025 - 18h30 às 21h30
  • 17/05/2025 - 10h00 às 13h00
  • 21/05/2025 - 18h30 às 21h30
  • 23/05/2025 - 18h30 às 21h30
  • 24/05/2025 - 10h00 às 13h00
  • 30/05/2025 - 18h30 às 21h30
  • 31/05/2025 - 9h00 às 13h00
  • DURAÇÃO
    25H
    FORMATO
    A distância
    IDIOMA
    Português
    PLATAFORMA
    Zoom
    INVESTIMENTO
    €245

    Detalhe/Condições de investimento

    Fatura

    Caso pretenda a emissão da fatura relativa aos pagamentos em nome de uma instituição/empresa deverá contactar-nos para o email fi@ispa.pt antes de realizar qualquer pagamento.

    Os pagamentos nestas situações têm obrigatoriamente de ser realizados através de transferência bancária.

     

    Possibilidade de fracionamento

    No caso do pagamento fracionado as prestações devem ser liquidadas nos seguintes momentos:

    • primeira prestação - no ato de inscrição.
    • segunda prestação - até à data de início do curso. 
    • terceira prestação - até ao final do primeiro mês de formação

     

    Nota: com o pagamento da primeira prestação e verificando-se a confirmação de realização do curso, entre os 9 e 3 dias antes da data de início, o aluno fica comprometido a liquidar o valor total do curso.

     

    Atenção: Caso já tenha sito aluno do ISPA ou da Formação ISPA, utilize as credenciais anteriormente atribuídas. 

     

    É aceite o cancelamento da inscrição até 10 dias antes da data de início, sendo o participante reembolsado na íntegra (100%). Cancelamentos efetuados entre 9 e 4 dias da data de início do curso, inclusive, o participante será reembolsado em 50%. Não haverá lugar a reembolso para desistências até 3 dias antes do início do curso e após confirmação do mesmo.

     

    Número máximo de inscrições - 20 vagas

    PÓS GRADUAÇÃO MODULAR
    Sim

    Descrição

    A Organização Mundial da Saúde alerta para o facto de metade das doenças mentais surge aos 14 anos, mas a maioria dos casos não é diagnosticado nem tratado. É por isso importante que pais e professores estejam atentos e compreendam a importância dos primeiros sinais e sintomas. 

     

    A doença mental no adolescente, quando não tratada, tem sérias consequências na vida adulta, condicionando a saúde física e mental e limitando oportunidades de vida. Daqui se releva a necessidade de investir em programas que promovam a informação e a deteção dos sinais reveladores de perturbações mentais nos adolescentes. 

     

    São aqueles que lidam diariamente com os adolescentes que estão em melhores condições para os detetar. Junte-se àqueles cujos conhecimentos lhes permitem contribuir ativamente para o crescimento e desenvolvimento harmonioso dos adolescentes!

    Destinatários

    Licenciados e finalistas nas áreas de ciências psicológicas, ciências da educação, ciências da saúde, ciências sociais e humanas, ciências do desporto, entre outros que, no âmbito do exercício da sua função, lidem com jovens.

    Objetivos do curso

    • Desenvolver a literacia na área da saúde mental pela aquisição de conhecimentos que permitam detetar sinais de perturbações mentais nos adolescentes;
    • Identificar e caracterizar situações de risco para a saúde mental dos adolescentes;
    • Identificar e caracterizar comportamentos de risco para a saúde mental dos adolescentes;
    • Prevenir comportamentos de risco nas crianças e adolescentes.

    Percurso de aprendizagem

    • Impacto da saúde mental nas crianças e adolescentes.
    • Sinais e sintomas associados às problemáticas de saúde mental.
    • Situações de risco para a saúde mental na infância e adolescência.
    • Comportamentos de risco com impacto na saúde mental de crianças e adolescentes.
    • Problemáticas que influenciam a saúde mental e o bem-estar dos jovens.
    • Prevenção dos comportamentos de risco que influenciam a saúde mental na infância e adolescência.
    • Promoção de estilos de vida saudáveis.
    • Boas práticas na área da promoção da saúde mental em contexto escolar.

    Estratégia pedagógica

    Estratégia pedagógica centrada na mobilização dos recursos de conhecimento dos participantes e na respetiva capacidade reflexiva para integrar os novos conhecimentos, no âmbito dos modelos teóricos em que se enquadram os instrumentos de diagnóstico e avaliação da criança e adolescente.

     

    Avaliação De Conhecimentos 

    • Trabalho de grupo. 

    Equipa pedagógica

    Gina Tomé

    Doutorada em Ciências da Educação, especialidade em Educação para a Saúde pela Faculdade de Motricidade Humana (FMH, UL). Investigadora Auxiliar na Faculdade de Motricidade Humana. Psicóloga da Educação, Psicóloga Clínica e da Saúde, Especialidade avançada de Psicoterapias e Psicologia Comunitária. Mestre em Terapias Comportamentais e Cognitivas. Coordenadora do Projeto ES´COOL – Promoção da Saúde Mental nas Escolas/Equipa Aventura Social, FMH/ULisboa.

     

    Marta Reis

    Pós-Doutorada em Ciências da Educação especialidade em Educação para a Saúde na FMH-UL. Doutorada em Ciências da Educação especialidade em Educação para a Saúde pela Faculdade de Motricidade Humana (FMH-UL). Investigadora do Instituto de Saúde Ambiental (ISAMB/FML-UL). Mestre em Sexologia pela Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias. Psicóloga Clínica.

    Certificado e Acreditação

    Certificado 

    O Certificado de Participação é atribuído aos formandos que não pretendam ser sujeitos à avaliação das aprendizagens. 

    O Certificado de Formação é atribuído aos formandos que realizam a avaliação das aprendizagens com aproveitamento. Esta é obrigatória no percurso de Pós-graduação modular.

    Em ambos os casos, a assiduidade tem de ser igual ou superior a 90% da carga horária total.

     

    A Formação Ispa observará o previsto na lei de proteção de dados pessoais (Regulamento 2016/679 do Parlamento Europeu de 26 de abril de 2016, com execução assegurada pela Lei n.º 58/2019, de 8 de agosto).

     

     

    Requisitos técnicos

    Os candidatos à frequência deste curso devem reunir os seguintes requisitos:

    • Ter acesso a um computador / telemóvel / tablet com ligação à Internet e um browser (programa para navegar na web), como o Chrome, Internet Explorer, Firefox ou Safari;
    • Aplicação Zoom;
    • Ter conhecimentos de informática na ótica do utilizador.

     

    Atenção: Caso já tenha sito aluno do ISPA ou da Formação ISPA, utilize as credenciais anteriormente atribuídas. 

    Pós Graduação Modular

    Este curso integra a Pós-Graduação em Saúde Mental em Contexto Escolar. Da promoção à prevenção. 

     

     

    Plano de Estudos 

     

    MódulosHoras de contactoHoras de trabalho autónomoECTSMais Informações
    Promoção da Saúde Mental em Contexto Escolar25h50h3Saiba Mais
    Papel da Família, Comunidade, Amigos e Escola na Promoção da Saúde Mental25h50h3Saiba Mais
    Fatores de Risco e de Proteção da Saúde Mental em Contexto Escolar25h50h3Saiba Mais
    Impacto da Saúde Mental no Comportamento dos Jovens - Saúde mental e bem-estar dos jovens25h50h3Saiba Mais
    Seminário5h90H estudo autónomo + 3h Orientação Tutorial (síncrona ou assíncrona)4

    Saiba Mais