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Impacto da saúde mental no comportamento dos jovens. Saúde mental e bem-estar dos jovens

Impacto da saúde mental no comportamento dos jovens. Saúde mental e bem-estar dos jovens

DATAS DE REALIZAÇÃO

  • 15/05/2024 - Das 18H30 às 21H30
  • 17/05/2024 - Das 18H30 às 21H30
  • 18/05/2024 - Das 10H00 às 13H00
  • 22/05/2024 - Das 18H30 às 21H30
  • 24/05/2024 - Das 18H30 às 21H30
  • 25/05/2024 - Das 10H00 às 13H00
  • 31/05/2024 - Das 18H30 às 21H30
  • 01/06/2024 - Das 9H00 às 13H00
  • DURAÇÃO
    25H
    FORMATO
    A distância
    IDIOMA
    Português
    PLATAFORMA
    Zoom
    INVESTIMENTO
    245€

    Detalhe/Condições de investimento

    Investimento: 245€

     

    Possibilidade de fracionar em três prestações

    No caso do pagamento fracionado as prestações devem ser liquidadas nos seguintes momentos:

    • primeira prestação - no ato de inscrição.
    • segunda prestação - até à data de início do curso. 
    • terceira prestação - até ao final do primeiro mês de formação

     

    Nota: Com o pagamento da primeira prestação e verificando-se a confirmação de realização do curso, entre os 9 e 3 dias antes da data de início, o aluno fica comprometido a liquidar o valor total do curso.

     

    Atenção: Caso já tenha sito aluno do ISPA ou da Formação ISPA, utilize as credenciais anteriormente atribuídas. 

     

    É aceite o cancelamento da inscrição até 10 dias antes da data de início, sendo o participante reembolsado na íntegra (100%). Cancelamentos efetuados entre 9 e 4 dias da data de início do curso, inclusive, o participante será reembolsado em 50%. Não haverá lugar a reembolso para desistências até 3 dias antes do início do curso e após confirmação do mesmo.

     

    Número máximo de inscrições - 20 vagas

    PÓS GRADUAÇÃO MODULAR
    Sim

    Descrição

    A Organização Mundial da Saúde alerta para o facto de metade das doenças mentais surge aos 14 anos, mas a maioria dos casos não é diagnosticado nem tratado. É por isso importante que pais e professores estejam atentos e compreendam a importância dos primeiros sinais e sintomas. 

     

    A doença mental no adolescente, quando não tratada, tem sérias consequências na vida adulta, condicionando a saúde física e mental e limitando oportunidades de vida. Daqui se releva a necessidade de investir em programas que promovam a informação e a deteção dos sinais reveladores de perturbações mentais nos adolescentes. 

     

    São aqueles que lidam diariamente com os adolescentes que estão em melhores condições para os detetar. Junte-se àqueles cujos conhecimentos lhes permitem contribuir ativamente para o crescimento e desenvolvimento harmonioso dos adolescentes!

    Destinatários

    Licenciados e finalistas nas áreas de ciências psicológicas, ciências da educação, ciências da saúde, ciências sociais e humanas, ciências do desporto, entre outros que, no âmbito do exercício da sua função, lidem com jovens.

    Objetivos do curso

    • Desenvolver a literacia na área da saúde mental pela aquisição de conhecimentos que permitam detetar sinais de perturbações mentais nos adolescentes;
    • Identificar e caracterizar situações de risco para a saúde mental dos adolescentes;
    • Identificar e caracterizar comportamentos de risco para a saúde mental dos adolescentes;
    • Prevenir comportamentos de risco nas crianças e adolescentes.

    Percurso de aprendizagem

    • Impacto da saúde mental nas crianças e adolescentes.
    • Sinais e sintomas associados às problemáticas de saúde mental.
    • Situações de risco para a saúde mental na infância e adolescência.
    • Comportamentos de risco com impacto na saúde mental de crianças e adolescentes.
    • Problemáticas que influenciam a saúde mental e o bem-estar dos jovens.
    • Prevenção dos comportamentos de risco que influenciam a saúde mental na infância e adolescência.
    • Promoção de estilos de vida saudáveis.
    • Boas práticas na área da promoção da saúde mental em contexto escolar.

    Estratégia pedagógica

    Estratégia pedagógica centrada na mobilização dos recursos de conhecimento dos participantes e na respetiva capacidade reflexiva para integrar os novos conhecimentos, no âmbito dos modelos teóricos em que se enquadram os instrumentos de diagnóstico e avaliação da criança e adolescente.

     

    Avaliação De Conhecimentos 

    • Trabalho de grupo. 

    Equipa pedagógica

    Gina Tomé

    Doutorada em Ciências da Educação, especialidade em Educação para a Saúde pela Faculdade de Motricidade Humana (FMH, UL). Investigadora Auxiliar na Faculdade de Motricidade Humana. Psicóloga da Educação, Psicóloga Clínica e da Saúde, Especialidade avançada de Psicoterapias e Psicologia Comunitária. Mestre em Terapias Comportamentais e Cognitivas. Coordenadora do Projeto ES´COOL – Promoção da Saúde Mental nas Escolas/Equipa Aventura Social, FMH/ULisboa.

     

    Marta Reis

    Pós-Doutorada em Ciências da Educação especialidade em Educação para a Saúde na FMH-UL. Doutorada em Ciências da Educação especialidade em Educação para a Saúde pela Faculdade de Motricidade Humana (FMH-UL). Investigadora do Instituto de Saúde Ambiental (ISAMB/FML-UL). Mestre em Sexologia pela Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias. Psicóloga Clínica.

    Certificado e Acreditação

    Certificado 

    O Certificado de Participação é atribuído aos formandos que não pretendam ser sujeitos à avaliação das aprendizagens. 

    O Certificado de Formação é atribuído aos formandos que realizam a avaliação das aprendizagens com aproveitamento. Esta é obrigatória no percurso de Pós-graduação modular.

    Em ambos os casos, a assiduidade tem de ser igual ou superior a 90% da carga horária total.

     

    A Formação Ispa observará o previsto na lei de proteção de dados pessoais (Regulamento 2016/679 do Parlamento Europeu de 26 de abril de 2016, com execução assegurada pela Lei n.º 58/2019, de 8 de agosto).

     

     

    Requisitos técnicos

    Os candidatos à frequência deste curso devem reunir os seguintes requisitos:

    • Ter acesso a um computador / telemóvel / tablet com ligação à Internet e um browser (programa para navegar na web), como o Chrome, Internet Explorer, Firefox ou Safari;
    • Aplicação Zoom;
    • Ter conhecimentos de informática na ótica do utilizador.

     

    Atenção: Caso já tenha sito aluno do ISPA ou da Formação ISPA, utilize as credenciais anteriormente atribuídas. 

    Pós Graduação Modular

    Este curso integra a Pós-Graduação em Saúde Mental em Contexto Escolar. Da promoção à prevenção. 

     

     

    Plano de Estudos 

     

    MódulosHoras de contactoHoras de trabalho autónomoECTSMais Informações
    Promoção da Saúde Mental em Contexto Escolar25h50h3Saiba Mais
    Papel da Família, Comunidade, Amigos e Escola na Promoção da Saúde Mental25h50h3Saiba Mais
    Fatores de Risco e de Proteção da Saúde Mental em Contexto Escolar25h50h3Saiba Mais
    Impacto da Saúde Mental no Comportamento dos Jovens - Saúde mental e bem-estar dos jovens25h50h3Saiba Mais
    Seminário25h50h4 

     

     

    Regime de transição 

     

    O regime de transição destina-se a todos os formandos/alunos que iniciaram o percurso curricular desta pós-graduação e que em 2022 não tenham concluído, com aproveitamento, os 4 módulos do antigo plano curricular.

    Este regime visa garantir a aplicação de regras para garantir a equivalência em horas de estudo, bem como a correspondência na creditação de 16 ECTS.