Impacto da saúde mental no comportamento dos jovens. Saúde mental e bem-estar dos jovens

DATAS DE REALIZAÇÃO
Detalhe/Condições de investimento
No caso do pagamento fracionado as prestações devem ser liquidadas nos seguintes momentos:
- primeira prestação - no ato de inscrição.
- segunda prestação - até à data de início do curso.
Nota: Com o pagamento da primeira prestação e verificando-se a confirmação de realização do curso, entre os 9 e 3 dias antes da data de início, o aluno fica comprometido a liquidar o valor total do curso.
É aceite o cancelamento da inscrição até 10 dias antes da data de início, sendo o participante reembolsado na íntegra (100%). Cancelamentos efetuados entre 9 e 4 dias da data de início do curso, inclusive, o participante será reembolsado em 50%. Não haverá lugar a reembolso para desistências até 3 dias antes do início do curso e após confirmação do mesmo.
Número máximo de inscrições - 20 vagas
Descrição
A Organização Mundial da Saúde alerta para o facto de metade das doenças mentais surge aos 14 anos, mas a maioria dos casos não é diagnosticado nem tratado. É por isso importante que pais e professores estejam atentos e compreendam a importância dos primeiros sinais e sintomas.
A doença mental no adolescente, quando não tratada, tem sérias consequências na vida adulta, condicionando a saúde física e mental e limitando oportunidades de vida. Daqui se releva a necessidade de investir em programas que promovam a informação e a deteção dos sinais reveladores de perturbações mentais nos adolescentes.
São aqueles que lidam diariamente com os adolescentes que estão em melhores condições para os detetar. Junte-se àqueles cujos conhecimentos lhes permitem contribuir ativamente para o crescimento e desenvolvimento harmonioso dos adolescentes!
Destinatários
Licenciados e finalistas nas áreas de ciências psicológicas, ciências da educação, ciências da saúde, ciências sociais e humanas, ciências do desporto, entre outros que, no âmbito do exercício da sua função, lidem com jovens.
Objetivos do curso
• Desenvolver a literacia na área da saúde mental pela aquisição de conhecimentos que permitam detetar sinais de perturbações mentais nos adolescentes;
• Identificar e caracterizar situações de risco para a saúde mental dos adolescentes;
• Identificar e caracterizar comportamentos de risco para a saúde mental dos adolescentes;
• Prevenir comportamentos de risco nas crianças e adolescentes.
Percurso de aprendizagem
• Impacto da saúde mental nas crianças e adolescentes.
• Sinais e sintomas associados às problemáticas de saúde mental.
• Situações de risco para a saúde mental na infância e adolescência.
• Comportamentos de risco com impacto na saúde mental de crianças e adolescentes.
• Problemáticas que influenciam a saúde mental e o bem-estar dos jovens.
• Prevenção dos comportamentos de risco que influenciam a saúde mental na infância e adolescência.
• Promoção de estilos de vida saudáveis.
• Boas práticas na área da promoção da saúde mental em contexto escolar.
Estratégia pedagógica
Estratégia pedagógica centrada na mobilização dos recursos de conhecimento dos participantes e na respetiva capacidade reflexiva para integrar os novos conhecimentos, no âmbito dos modelos teóricos em que se enquadram os instrumentos de diagnóstico e avaliação da criança e adolescente.
Avaliação De Conhecimentos
- Trabalho de grupo.
Equipa pedagógica
Gina Tomé
Doutorada em Ciências da Educação, especialidade em Educação para a Saúde pela Faculdade de Motricidade Humana (FMH, UL). Investigadora Auxiliar na Faculdade de Motricidade Humana. Psicóloga da Educação, Psicóloga Clínica e da Saúde, Especialidade avançada de Psicoterapias e Psicologia Comunitária. Mestre em Terapias Comportamentais e Cognitivas. Coordenadora do Projeto ES´COOL – Promoção da Saúde Mental nas Escolas/Equipa Aventura Social, FMH/ULisboa.
Marta Reis
Pós-Doutorada em Ciências da Educação especialidade em Educação para a Saúde na FMH-UL. Doutorada em Ciências da Educação especialidade em Educação para a Saúde pela Faculdade de Motricidade Humana (FMH-UL). Investigadora do Instituto de Saúde Ambiental (ISAMB/FML-UL). Mestre em Sexologia pela Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias. Psicóloga Clínica.
Certificado e Acreditação
Certificado
O Certificado de Participação é atribuído aos formandos que não pretendam ser sujeitos à avaliação das aprendizagens.
O Certificado de Formação é atribuído aos formandos que realizam a avaliação das aprendizagens com aproveitamento. Esta é obrigatória no percurso de Pós-graduação modular.
Em ambos os casos, a assiduidade tem de ser igual ou superior a 90% da carga horária total.
A Formação Ispa observará o previsto na lei de proteção de dados pessoais (Regulamento 2016/679 do Parlamento Europeu de 26 de abril de 2016, com execução assegurada pela Lei n.º 58/2019, de 8 de agosto).
Requisitos técnicos
Os candidatos à frequência deste curso devem reunir os seguintes requisitos:
- Ter acesso a um computador / telemóvel / tablet com ligação à Internet e um browser (programa para navegar na web), como o Chrome, Internet Explorer, Firefox ou Safari;
- Aplicação Zoom;
- Ter conhecimentos de informática na ótica do utilizador.
Pós Graduação Modular
Este curso integra a Pós-Graduação em Saúde Mental em Contexto Escolar. Da promoção à prevenção.
Plano de Estudos
Módulos | Horas de contacto | Horas de trabalho autónomo | ECTS | Mais Informações |
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Promoção da Saúde Mental em Contexto Escolar | 25h | 50h | 3 | Saiba Mais |
Papel da Família, Comunidade, Amigos e Escola na Promoção da Saúde Mental | 25h | 50h | 3 | Saiba Mais |
Fatores de Risco e de Proteção da Saúde Mental em Contexto Escolar | 25h | 50h | 3 | Saiba Mais |
Impacto da Saúde Mental no Comportamento dos Jovens - Saúde mental e bem-estar dos jovens | 25h | 50h | 3 | Saiba Mais |
Seminário | 25h | 50h | 4 |
Regime de transição
O regime de transição destina-se a todos os formandos/alunos que iniciaram o percurso curricular desta pós-graduação e que em 2022 não tenham concluído, com aproveitamento, os 4 módulos do antigo plano curricular.
Este regime visa garantir a aplicação de regras para garantir a equivalência em horas de estudo, bem como a correspondência na creditação de 16 ECTS.