Seminário | Projeto - Pós-Graduação em Promoção da Saúde Mental em Contexto Escolar

DATAS DE REALIZAÇÃO
Detalhe/Condições de investimento
Investimento - €270
Fraccionamento - 3x€90
No caso do pagamento fracionado, as prestações devem ser liquidadas:
- a primeira prestação - no ato de inscrição.
- a segunda prestação - até à data de início do curso.
- a terceira prestação - até à data de término do curso.
Nota: Com o pagamento da primeira prestação e verificando-se a confirmação de realização do curso, entre os 9 e 3 dias antes da data de início, o aluno fica comprometido a efetuar o pagamento de 50% do valor estabelecido. Após este período o aluno obriga-se a liquidar o valor total do curso.
É aceite o cancelamento da inscrição até 10 dias antes da data de início, sendo o participante reembolsado na íntegra (100%). Cancelamentos efetuados entre 9 e 4 dias da data de início do curso, inclusive, o participante será reembolsado em 50%. Não haverá lugar a reembolso para desistências até 3 dias antes do início do curso e após confirmação do mesmo.
Número máximo de inscrições - 20 vagas
Descrição
O trabalho de projeto visa desenvolver uma visão integrada da promoção da saúde mental em contexto escolar, tendo por base os múltiplos atores envolvidos e a necessária interação.
Destinatários
Alunos que concluíram com sucesso os quatro módulos da Pós-graduação em Promoção da Saúde Mental em Contexto Escolar.
Objetivos do curso
O propósito deste seminário é desenvolver um projeto de promoção de saúde mental em contexto escolar, sustentado no principais modelos teóricos, que permita a aquisição de competências de planeamento, intervenção e de análise crítica.
Percurso de aprendizagem
Propostas de temas que podem ser desenvolvidos (outros temas podem ser desenvolvidos, desde que inseridos dentro do âmbito da Pós-Graduação e com a concordância dos tutores):
- Promoção da Saúde Mental em Contexto Escolar;
- Prevenção de Comportamentos de risco em crianças e adolescentes;
- O papel da família e escola na promoção da saúde mental de crianças e adolescentes;
- Fatores de Risco e Proteção para a Saúde Mental de crianças e Jovens
- Outros temas abordados nos módulos anteriores;
Estratégia pedagógica
O trabalho de projeto, a desenvolver de forma individual por cada aluno, deve abordar necessariamente uma revisão da literatura devendo ainda incluir a planificação, implementação e avaliação de um projeto de promoção da saúde mental.
Equipa pedagógica
Gina Tomé
Psicóloga Educacional, Psicóloga Clinica e da Saúde, Especialidade avançada de Psicoterapias e Psicologia Comunitária. Mestre em Terapias Comportamentais e Cognitivas, Doutorada em Ciências da Educação especialidade em Educação para a Saúde pela Faculdade de Motricidade Humana (FMH-UL). Investigadora Pos Doc pela FMH -UL. Investigadora da equipa do projeto Aventura Social, nas áreas da Saúde Mental, Resiliência, Promoção das Competências Pessoais e Sociais, Promoção e Prevenção de Comportamentos de Risco na Adolescência, Relação dos Adolescentes com o Grupo de Pares. Coordenadora do Projeto ES´COOL – Promoção da Saúde Mental nas Escolas/Equipa Aventura Social, FMH-UL
Certificado e Acreditação
O Certificado de Formação será atribuído desde que se verifique o cumprimento dos critérios de avaliação.
A Formação Ispa observará o previsto na lei de proteção de dados pessoais (Regulamento 2016/679 do Parlamento Europeu de 26 de abril de 2016, com execução assegurada pela Lei n.º 58/2019, de 8 de agosto).
Pós Graduação Modular
Este curso integra a Pós-Graduação em Saúde Mental em Contexto Escolar. Da promoção à prevenção.
Plano de Estudos
Módulos | Horas de contacto | Horas de trabalho autónomo | ECTS | Mais Informações |
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Promoção da Saúde Mental em Contexto Escolar | 25h | 50h | 3 | Saiba Mais |
Papel da Família, Comunidade, Amigos e Escola na Promoção da Saúde Mental | 25h | 50h | 3 | Saiba Mais |
Fatores de Risco e de Proteção da Saúde Mental em Contexto Escolar | 25h | 50h | 3 | Saiba Mais |
Impacto da Saúde Mental no Comportamento dos Jovens - Saúde mental e bem-estar dos jovens | 25h | 50h | 3 | Saiba Mais |
Seminário | 25h | 50h | 4 |
Regime de transição
O regime de transição destina-se a todos os formandos/alunos que iniciaram o percurso curricular desta pós-graduação e que em 2022 não tenham concluído, com aproveitamento, os 4 módulos do antigo plano curricular.
Este regime visa garantir a aplicação de regras para garantir a equivalência em horas de estudo, bem como a correspondência na creditação de 16 ECTS.