page--front.tpl.php

Fatores de Risco e de Proteção da Saúde Mental em Contexto Escolar

Fatores de Risco e de Proteção da Saúde Mental em Contexto Escolar
DURAÇÃO
25H
FORMATO
A distância
IDIOMA
Português
PLATAFORMA
Zoom

Detalhe/Condições de investimento

Possibilidade de fracionar em três prestações

No caso do pagamento fracionado as prestações devem ser liquidadas nos seguintes momentos:

  • primeira prestação - no ato de inscrição.
  • segunda prestação - até à data de início do curso. 
  • terceira prestação - até ao final do primeiro mês de formação

 

Nota: Com o pagamento da primeira prestação e verificando-se a confirmação de realização do curso, entre os 9 e 3 dias antes da data de início, o aluno fica comprometido a liquidar o valor total do curso.

 

Atenção: Caso já tenha sito aluno do ISPA ou da Formação ISPA, utilize as credenciais anteriormente atribuídas. 

 

É aceite o cancelamento da inscrição até 10 dias antes da data de início, sendo o participante reembolsado na íntegra (100%). Cancelamentos efetuados entre 9 e 4 dias da data de início do curso, inclusive, o participante será reembolsado em 50%. Não haverá lugar a reembolso para desistências até 3 dias antes do início do curso e após confirmação do mesmo.

 

Número máximo de inscrições - 20 vagas

 

PÓS GRADUAÇÃO MODULAR
Sim

Descrição

Nos últimos anos as perturbações mentais em crianças e jovens têm aumentado, tendo a sua prevalência sido impulsionada pelo período pandémico. A sua persistência constitui um dos principais preditores dos problemas de saúde mental na idade adulta, com elevados custos sociais e económicos para as comunidades e sociedade em geral.
As evidências científicas destacam a importância de agir preventivamente e de promover a saúde mental em contexto escolar. Desde que bem implementados, os programas promotores da saúde mental evidenciam resultados estáveis e duradouros no desenvolvimento saudável e bem-estar mental das crianças, jovens, famílias e comunidades (OPP, 2014).
Se os programas, em contexto escolar, forem desenhados com o propósito de incrementarem os fatores de proteção e minimizarem os fatores de risco da doença mental, está-se simultaneamente a prevenir futuras perturbações, a criar condições para ajudar quem apresenta sintomas, e a promover a literacia em saúde mental. Intervir em contexto escolar é uma oportunidade única para abranger grupos alargados de crianças e jovens, cujos custos controlados e reduzidos, incorrem em benefícios significativos a prazo.

Destinatários

Psicólogos, educadores enfermeiros, médicos, terapeutas ocupacionais, fisioterapeutas e licenciados em reabilitação psicomotora, educação física, desporto e ciências sociais e humanas. 

Objetivos do curso

  • Desenvolver estratégias promotoras de fatores de proteção na área da saúde mental, em crianças e adolescentes em idade escolar;
  • Desenvolver estratégias preventivas dos fatores de risco para a saúde mental, em crianças e adolescentes em idade escolar.

Percurso de aprendizagem

1. Saúde mental: Impacto nas crianças e adolescentes

  • Definições e teorias.
  • Saúde mental nas crianças e adolescentes: Indicadores de bem-estar.


2. Fatores de risco da saúde mental em crianças e adolescentes

  • Definição do conceito.
  • Identificação dos fatores de risco para a saúde mental nas crianças e adolescentes.
  • Estratégias de prevenção de comportamentos de risco nas crianças e adolescentes.

3. Fatores protetores da saúde mental em crianças e adolescentes

  • Definição do conceito.
  • Identificação dos fatores de proteção para a saúde mental nas crianças e adolescentes.
  • Estratégias de promoção dos fatores de proteção da saúde mental nas crianças e adolescentes.


4. Resiliência, autorregulação, competências socioemocionais

  • Práticas desenvolvidas em contexto escolar;
  • Instrumentos de avaliação da resiliência, autorregulação e competências pessoais e sociais;
  • Identificação de programas desenvolvidos em contexto escolar;
  • Identificação de boas práticas.

Estratégia pedagógica

Estratégia pedagógica centrada na mobilização dos recursos de conhecimento dos participantes e na respetiva capacidade reflexiva para integrar os novos conhecimentos, no âmbito dos modelos teóricos.

 

Avaliação De Conhecimentos 

  • Trabalho de grupo. 

Equipa pedagógica

Gina Tomé
Psicóloga Educacional, Psicóloga Clinica e da Saúde, Especialidade avançada de Psicoterapias e Psicologia Comunitária. Mestre em Terapias Comportamentais e Cognitivas, Doutorada em Ciências da Educação especialidade em Educação para a Saúde pela Faculdade de Motricidade Humana (FMH-UL). Investigadora Pos Doc pela FMH -UL. Investigadora da equipa do projeto Aventura Social, nas áreas da Saúde Mental, Resiliência, Promoção das Competências Pessoais e Sociais, Promoção e Prevenção de Comportamentos de Risco na Adolescência, Relação dos Adolescentes com o Grupo de Pares. Coordenadora do Projeto ES´COOL – Promoção da Saúde Mental nas Escolas/Equipa Aventura Social, FMH-UL

 

Cátia Branquinho
Psicóloga Clínica e da Saúde, Mestre em Psicologia Clínica, é Doutoranda em Ciências da Educação. Investigadora da equipa do projeto Aventura Social e do Instituto de Saúde Ambiental – ISAMB, Faculdade de Medicina-UL, é membro da rede Health Behaviour in School-aged Children / Organização Mundial de Saúde (OMS). Coordenadora executiva do Projeto Dream Teens

Certificado e Acreditação

Certificado 

O Certificado de Participação é atribuído aos formandos que não pretendam ser sujeitos à avaliação das aprendizagens. 

O Certificado de Formação é atribuído aos formandos que realizam a avaliação das aprendizagens com aproveitamento. Esta é obrigatória no percurso de Pós-graduação modular.

Em ambos os casos, a assiduidade tem de ser igual ou superior a 90% da carga horária total.

 

A Formação Ispa observará o previsto na lei de proteção de dados pessoais (Regulamento 2016/679 do Parlamento Europeu de 26 de abril de 2016, com execução assegurada pela Lei n.º 58/2019, de 8 de agosto).

 

Requisitos técnicos

Os candidatos à frequência deste curso devem reunir os seguintes requisitos:

  • Ter acesso a um computador / telemóvel / tablet com ligação à Internet e um browser (programa para navegar na web), como o Chrome, Internet Explorer, Firefox ou Safari;
  • Aplicação Zoom;
  • Ter conhecimentos de informática na ótica do utilizador.

 

Atenção: Caso já tenha sito aluno do ISPA ou da Formação ISPA, utilize as credenciais anteriormente atribuídas. 

Pós Graduação Modular

Este curso integra a Pós-Graduação em Saúde Mental em Contexto Escolar. Da promoção à prevenção. 

 

 

Plano de Estudos 

 

MódulosHoras de contactoHoras de trabalho autónomoECTSMais Informações
Promoção da Saúde Mental em Contexto Escolar25h50h3Saiba Mais
Papel da Família, Comunidade, Amigos e Escola na Promoção da Saúde Mental25h50h3Saiba Mais
Fatores de Risco e de Proteção da Saúde Mental em Contexto Escolar25h50h3Saiba Mais
Impacto da Saúde Mental no Comportamento dos Jovens - Saúde mental e bem-estar dos jovens25h50h3Saiba Mais
Seminário25h50h4 

 

 

Regime de transição 

 

O regime de transição destina-se a todos os formandos/alunos que iniciaram o percurso curricular desta pós-graduação e que em 2022 não tenham concluído, com aproveitamento, os 4 módulos do antigo plano curricular.

Este regime visa garantir a aplicação de regras para garantir a equivalência em horas de estudo, bem como a correspondência na creditação de 16 ECTS.