Fatores de Risco e de Proteção da Saúde Mental em Contexto Escolar

Detalhe/Condições de investimento
Fatura
Caso pretenda a emissão da fatura relativa aos pagamentos em nome de uma instituição/empresa deverá contactar-nos para o email fi@ispa.pt antes de realizar qualquer pagamento.
Os pagamentos nestas situações têm obrigatoriamente de ser realizados através de transferência bancária.
Possibilidade de fracionamento
No caso do pagamento fracionado as prestações devem ser liquidadas nos seguintes momentos:
- primeira prestação - no ato de inscrição.
- segunda prestação - até à data de início do curso.
- terceira prestação - até ao final do primeiro mês de formação
Nota: com o pagamento da primeira prestação e verificando-se a confirmação de realização do curso, entre os 9 e 3 dias antes da data de início, o aluno fica comprometido a liquidar o valor total do curso.
Atenção: Caso já tenha sito aluno do ISPA ou da Formação ISPA, utilize as credenciais anteriormente atribuídas.
É aceite o cancelamento da inscrição até 10 dias antes da data de início, sendo o participante reembolsado na íntegra (100%). Cancelamentos efetuados entre 9 e 4 dias da data de início do curso, inclusive, o participante será reembolsado em 50%. Não haverá lugar a reembolso para desistências até 3 dias antes do início do curso e após confirmação do mesmo.
Número máximo de inscrições - 20 vagas
Descrição
Nos últimos anos as perturbações mentais em crianças e jovens têm aumentado, tendo a sua prevalência sido impulsionada pelo período pandémico. A sua persistência constitui um dos principais preditores dos problemas de saúde mental na idade adulta, com elevados custos sociais e económicos para as comunidades e sociedade em geral.
As evidências científicas destacam a importância de agir preventivamente e de promover a saúde mental em contexto escolar. Desde que bem implementados, os programas promotores da saúde mental evidenciam resultados estáveis e duradouros no desenvolvimento saudável e bem-estar mental das crianças, jovens, famílias e comunidades (OPP, 2014).
Se os programas, em contexto escolar, forem desenhados com o propósito de incrementarem os fatores de proteção e minimizarem os fatores de risco da doença mental, está-se simultaneamente a prevenir futuras perturbações, a criar condições para ajudar quem apresenta sintomas, e a promover a literacia em saúde mental. Intervir em contexto escolar é uma oportunidade única para abranger grupos alargados de crianças e jovens, cujos custos controlados e reduzidos, incorrem em benefícios significativos a prazo.
Destinatários
Psicólogos, educadores enfermeiros, médicos, terapeutas ocupacionais, fisioterapeutas e licenciados em reabilitação psicomotora, educação física, desporto e ciências sociais e humanas.
Objetivos do curso
- Desenvolver estratégias promotoras de fatores de proteção na área da saúde mental, em crianças e adolescentes em idade escolar;
- Desenvolver estratégias preventivas dos fatores de risco para a saúde mental, em crianças e adolescentes em idade escolar.
Percurso de aprendizagem
1. Saúde mental: Impacto nas crianças e adolescentes
- Definições e teorias.
- Saúde mental nas crianças e adolescentes: Indicadores de bem-estar.
2. Fatores de risco da saúde mental em crianças e adolescentes
- Definição do conceito.
- Identificação dos fatores de risco para a saúde mental nas crianças e adolescentes.
- Estratégias de prevenção de comportamentos de risco nas crianças e adolescentes.
3. Fatores protetores da saúde mental em crianças e adolescentes
- Definição do conceito.
- Identificação dos fatores de proteção para a saúde mental nas crianças e adolescentes.
- Estratégias de promoção dos fatores de proteção da saúde mental nas crianças e adolescentes.
4. Resiliência, autorregulação, competências socioemocionais
- Práticas desenvolvidas em contexto escolar;
- Instrumentos de avaliação da resiliência, autorregulação e competências pessoais e sociais;
- Identificação de programas desenvolvidos em contexto escolar;
- Identificação de boas práticas.
Estratégia pedagógica
A formação decorre sincronamente através da plataforma zoom no horário e dias estipulados.
Metodologia de Formação
Nesta formação de cariz teórico-prático, recorre-se aos métodos expositivo e ativo. Os formandos são convidados a refletir e integrar os seus conhecimentos no âmbito dos modelos teóricos propostos.
Avaliação De Conhecimentos
- Trabalho de grupo.
Equipa pedagógica
Gina Tomé
Psicóloga da Educação, Psicóloga Clínica e da Saúde, Especialidade avançada de Psicoterapias e Psicologia Comunitária. Mestre em Terapias Comportamentais e Cognitivas, Doutorada em Ciências da Educação especialidade em Educação para a Saúde pela Faculdade de Motricidade Humana (FMH, UL).. Pós-doutoramento em Psicologia, pela FCT e Faculdade de Motricidade Humana.
Professora Auxiliar na Universidade Europeia, Coordenadora do Gabinete de Apoio à Diversidade e à Promoção do Sucesso Académico - Projeto SuPERA, Universidade Europeia. Investigadora ISAMB – Universidade de Lisboa. Investigadora da equipa do projeto Aventura Social, nas áreas da Saúde Mental, Promoção das Competências Socioemocionais, Promoção e Prevenção de Comportamentos de Risco na Adolescência, Relação dos Adolescentes com o Grupo de Pares.. Membro da rede Internacional Health Behaviour in School-aged Children (HBSC). Membro do The Cross-National Project on Positive Youth Development (CN-PYD). Coordenadora do Projeto ES´COOL – Promoção da Saúde Mental nas Escolas/Equipa Aventura Social. Coordenadora do Projeto Hand in Hand: Capacitar os professores europeus para lidar com a Diversidade Social e Emocional (HAND:ET). ULisboa/Equipa Aventura Social.
Gizela Neves
Licenciada em Psicologia pela Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Mestre em Terapias Comportamentais e Cognitivas pela Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias. Especializações da Ordem dos Psicólogos Portugueses em Psicologia Clínica e da Saúde, Psicologia Comunitária e Psicologia da Educação. Doutoranda em Psicologia pela Universidade Europeia.
Psicóloga no MindSpeech - Centro de Desenvolvimento e CLIMEPO (Clínica médica da Póvoa de Santa Iria). Técnica superior no Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social na Comissão Nacional de Promoção dos Direitos e Proteção das Crianças e Jovens (CNPDPCJ).
Certificado e Acreditação
Certificado
O Certificado de Participação é atribuído aos formandos que não pretendam ser sujeitos à avaliação das aprendizagens.
O Certificado de Formação é atribuído aos formandos que realizam a avaliação das aprendizagens com aproveitamento. Esta é obrigatória no percurso de Pós-graduação modular.
Em ambos os casos, a assiduidade tem de ser igual ou superior a 90% da carga horária total.
A Formação Ispa observará o previsto na lei de proteção de dados pessoais (Regulamento 2016/679 do Parlamento Europeu de 26 de abril de 2016, com execução assegurada pela Lei n.º 58/2019, de 8 de agosto).
Requisitos técnicos
Os candidatos à frequência deste curso devem reunir os seguintes requisitos:
- Ter acesso a um computador / telemóvel / tablet com ligação à Internet e um browser (programa para navegar na web), como o Chrome, Internet Explorer, Firefox ou Safari;
- Aplicação Zoom;
- Ter conhecimentos de informática na ótica do utilizador.
Atenção: Caso já tenha sito aluno do ISPA ou da Formação ISPA, utilize as credenciais anteriormente atribuídas.
Pós Graduação Modular
Este curso integra a Pós-Graduação em Saúde Mental em Contexto Escolar. Da promoção à prevenção.
Plano de Estudos
Módulos | Horas de contacto | Horas de trabalho autónomo | ECTS | Mais Informações |
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Promoção da Saúde Mental em Contexto Escolar | 25h | 50h | 3 | Saiba Mais |
Papel da Família, Comunidade, Amigos e Escola na Promoção da Saúde Mental | 25h | 50h | 3 | Saiba Mais |
Fatores de Risco e de Proteção da Saúde Mental em Contexto Escolar | 25h | 50h | 3 | Saiba Mais |
Impacto da Saúde Mental no Comportamento dos Jovens - Saúde mental e bem-estar dos jovens | 25h | 50h | 3 | Saiba Mais |
Seminário | 25h | 50h | 4 |
Regime de transição
O regime de transição destina-se a todos os formandos/alunos que iniciaram o percurso curricular desta pós-graduação e que em 2022 não tenham concluído, com aproveitamento, os 4 módulos do antigo plano curricular.
Este regime visa garantir a aplicação de regras para garantir a equivalência em horas de estudo, bem como a correspondência na creditação de 16 ECTS.