page--front.tpl.php

Fatores de Risco e de Proteção da Saúde Mental em Contexto Escolar

Fatores de Risco e de Proteção da Saúde Mental em Contexto Escolar

DATAS DE REALIZAÇÃO

  • 16/11/2026 - Das 18h30 às 22h
  • 18/11/2026 - Das 18h30 às 21h30
  • 20/11/2026 - Das 18h30 às 21h30
  • 23/11/2026 - Das 18h30 às 21h30
  • 25/11/2026 - Das 18h30 às 21h30
  • 27/11/2026 - Das 18h30 às 21h30
  • 02/12/2026 - Das 18h30 às 21h30
  • 04/12/2026 - Das 18h30 às 22h00
  • DURAÇÃO
    25H
    FORMATO
    A distância
    IDIOMA
    Português
    PLATAFORMA
    Zoom | Moodle | Secretaria Online (Caso já tenha sito aluno do ISPA ou da Formação ISPA, utilize as credenciais anteriormente atribuídas para aceder.)
    INVESTIMENTO
    €245

    Detalhe/Condições de investimento

    Fatura

    Caso pretenda a emissão da fatura relativa aos pagamentos em nome de uma instituição/empresa deverá contactar-nos para o email fi@ispa.pt antes de realizar qualquer pagamento.

    Os pagamentos nestas situações têm obrigatoriamente de ser realizados através de transferência bancária.

     

    Possibilidade de fracionamento

    No caso do pagamento fracionado as prestações devem ser liquidadas nos seguintes momentos:

    • primeira prestação - no ato de inscrição.
    • segunda prestação - até à data de início do curso.
    • terceira prestação - até ao final do primeiro mês de formação

     

    Nota: com o pagamento da primeira prestação e verificando-se a confirmação de realização do curso, entre os 9 e 3 dias antes da data de início, o aluno fica comprometido a liquidar o valor total do curso.

     

    É aceite o cancelamento da inscrição até 10 dias antes da data de início, sendo o participante reembolsado na íntegra (100%). Cancelamentos efetuados entre 9 e 4 dias da data de início do curso, inclusive, o participante será reembolsado em 50%. Não haverá lugar a reembolso para desistências até 3 dias antes do início do curso e após confirmação do mesmo.

     

     

    PÓS GRADUAÇÃO MODULAR
    Sim

    Descrição

    Segundo entidades como a OMS e Organização Europeia de Educação, os problemas de Saúde Mental em contexto escolar tem vindo a aumentar, refletindo-se em maiores índices de ansiedade, depressão e dificuldades de adaptação entre crianças e jovens.

    Em Portugal, os relatórios recentes apontam para a necessidade de identificar precocemente fatores de risco e de proteção que influenciam o bem-estar dos alunos, reforçando a importância de implementar estratégias que integrem a Psicologia e a Educação que favoreçam a inclusão escolar e a construção de ambientes educativos mais saudáveis.

    Este curso oferece ferramentas práticas para profissionais de educação e psicólogos interessados em realizar intervenções eficazes. Serão abordados os fatores de risco como o bullying, a exclusão social, a pressão académica e a ausência de suporte familiar, bem como estratégias de promoção de resiliência e redes de apoio. Desta forma, os participantes ficam preparados para identificar sinais de vulnerabilidade, reduzir impactos negativos e potenciar condições de saúde mental em contexto escolar, contribuindo para comunidades educativas mais inclusivas e protetoras.

    Destinatários

    Psicólogos, educadores enfermeiros, médicos, terapeutas ocupacionais, fisioterapeutas e licenciados em reabilitação psicomotora, educação física, desporto e ciências sociais e humanas. 

    Objetivos do curso

    • Desenvolver estratégias promotoras de fatores de proteção na área da saúde mental, em crianças e adolescentes em idade escolar;
    • Desenvolver estratégias preventivas dos fatores de risco para a saúde mental, em crianças e adolescentes em idade escolar.

    Percurso de aprendizagem

    Módulo 1 – Saúde Mental na Infância e Adolescência

    Conceitos e definições de saúde mental

    Indicadores de bem-estar e de sofrimento em crianças e jovens

     

    Módulo 2 – Fatores de Risco

    Tipologias de fatores de risco em contexto escolar (bullying, exclusão social, pressão académica, ausência de suporte familiar, violência, estigma, etc.)

    Processos de vulnerabilidade e consequências para a saúde mental

     

    Módulo 3 – Fatores de Proteção e Resiliência

    Definição e tipologia de fatores de proteção (família, escola, comunidade, redes de apoio, autoestima, competências socioemocionais)

    Desenvolvimento de resiliência, autorregulação e competências socioemocionais

     

    Módulo 4 – Intervenção e Prevenção em Contexto Escolar

    Estratégias de prevenção de risco e promoção de proteção na escola

    Planeamento de intervenções, programas escolares e boas práticas

    Instrumentos de avaliação e monitorização

    Estratégia pedagógica

    A formação decorre sincronamente através da plataforma zoom no horário e dias estipulados. 

     

    Metodologia de Formação

    Nesta formação de cariz teórico-prático, recorre-se aos métodos expositivo e ativo. Os formandos são convidados a refletir e integrar os seus conhecimentos no âmbito dos modelos teóricos propostos. 

     

    Avaliação De Conhecimentos 

    • Trabalho de grupo. 

    Equipa pedagógica

    Gina Tomé
    Psicóloga da Educação, Psicóloga Clínica e da Saúde, Especialidade avançada de Psicoterapias e Psicologia Comunitária. Mestre em Terapias Comportamentais e Cognitivas, Doutorada em Ciências da Educação especialidade em Educação para a Saúde pela Faculdade de Motricidade Humana (FMH, UL).. Pós-doutoramento em Psicologia, pela FCT e Faculdade de Motricidade Humana.

    Professora Auxiliar na Universidade Europeia, Coordenadora do Gabinete de Apoio à Diversidade e à Promoção do Sucesso Académico - Projeto SuPERA, Universidade Europeia. Investigadora ISAMB – Universidade de Lisboa. Investigadora da equipa do projeto Aventura Social, nas áreas da Saúde Mental, Promoção das Competências Socioemocionais, Promoção e Prevenção de Comportamentos de Risco na Adolescência, Relação dos Adolescentes com o Grupo de Pares..  Membro da rede Internacional Health Behaviour in School-aged Children (HBSC). Membro do The Cross-National Project on Positive Youth Development (CN-PYD). Coordenadora do Projeto ES´COOL – Promoção da Saúde Mental nas Escolas/Equipa Aventura Social. Coordenadora do Projeto Hand in Hand: Capacitar os professores europeus para lidar com a Diversidade Social e Emocional (HAND:ET). ULisboa/Equipa Aventura Social.

     

    Gizela Neves

    Licenciada em Psicologia pela Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Mestre em Terapias Comportamentais e Cognitivas pela Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias. Especializações da Ordem dos Psicólogos Portugueses em Psicologia Clínica e da Saúde, Psicologia Comunitária e Psicologia da Educação. Doutoranda em Psicologia pela Universidade Europeia.

    Psicóloga no MindSpeech - Centro de Desenvolvimento e CLIMEPO (Clínica médica da Póvoa de Santa Iria). Técnica superior no Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social na Comissão Nacional de Promoção dos Direitos e Proteção das Crianças e Jovens (CNPDPCJ).

    Certificado e Acreditação

    Certificado 

    O Certificado de Participação é atribuído aos formandos que não pretendam ser sujeitos à avaliação das aprendizagens. 

    O Certificado de Formação é atribuído aos formandos que realizam a avaliação das aprendizagens com aproveitamento. Esta é obrigatória no percurso de Pós-graduação modular.

    Em ambos os casos, a assiduidade tem de ser igual ou superior a 90% da carga horária total.

     

    A Formação Ispa observará o previsto na lei de proteção de dados pessoais (Regulamento 2016/679 do Parlamento Europeu de 26 de abril de 2016, com execução assegurada pela Lei n.º 58/2019, de 8 de agosto).

     

    Requisitos técnicos

    Os candidatos à frequência deste curso devem reunir os seguintes requisitos:

    • Ter acesso a um computador / telemóvel / tablet com ligação à Internet e um browser (programa para navegar na web), como o Chrome, Internet Explorer, Firefox ou Safari;
    • Aplicação Zoom;
    • Ter conhecimentos de informática na ótica do utilizador.

     

    Atenção: Caso já tenha sito aluno do ISPA ou da Formação ISPA, utilize as credenciais anteriormente atribuídas. 

    Pós Graduação Modular

    Este curso integra a Pós-Graduação em Saúde Mental em Contexto Escolar. Da promoção à prevenção. 

     

     

    Plano de Estudos 

     

    MódulosHoras de contactoHoras de trabalho autónomoECTSMais Informações
    Promoção da Saúde Mental em Contexto Escolar25h50h3Saiba Mais
    Papel da Família, Comunidade, Amigos e Escola na Promoção da Saúde Mental25h50h3Saiba Mais
    Fatores de Risco e de Proteção da Saúde Mental em Contexto Escolar25h50h3Saiba Mais
    Impacto da Saúde Mental no Comportamento dos Jovens - Saúde mental e bem-estar dos jovens25h50h3Saiba Mais
    Seminário25h50h4 

     

     

    Regime de transição 

     

    O regime de transição destina-se a todos os formandos/alunos que iniciaram o percurso curricular desta pós-graduação e que em 2022 não tenham concluído, com aproveitamento, os 4 módulos do antigo plano curricular.

    Este regime visa garantir a aplicação de regras para garantir a equivalência em horas de estudo, bem como a correspondência na creditação de 16 ECTS.

    Cursos Relacionados