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Dislexia para não psicólogos. Da sintomatologia à intervenção

Dislexia para não psicólogos. Da sintomatologia à intervenção

DATAS DE REALIZAÇÃO

  • 01/03/2024 - Das 18:00 às 22:00
  • 02/03/2024 - Das 9h30 às 13h00 e das 14h00 às 17h30
  • 09/03/2024 - Das 9h30 às 13h00 e das 14h00 às 17h30
  • DURAÇÃO
    18H
    FORMATO
    A distância
    IDIOMA
    Português
    PLATAFORMA
    Zoom
    INVESTIMENTO
    €210

    Detalhe/Condições de investimento

    Investimento - €210

     

    Possibilidade de fracionar em três prestações

    No caso do pagamento fracionado as prestações devem ser liquidadas nos seguintes momentos:

    • primeira prestação - no ato de inscrição.
    • segunda prestação - até à data de início do curso. 
    • terceira prestação - até ao final do primeiro mês de formação

     

    Nota: Com o pagamento da primeira prestação e verificando-se a confirmação de realização do curso, entre os 9 e 3 dias antes da data de início, o aluno fica comprometido a liquidar o valor total do curso.

     

    Atenção: Caso já tenha sito aluno do ISPA ou da Formação ISPA, utilize as credenciais anteriormente atribuídas. 

     

    É aceite o cancelamento da inscrição até 10 dias antes da data de início, sendo o participante reembolsado na íntegra (100%). Cancelamentos efetuados entre 9 e 4 dias da data de início do curso, inclusive, o participante será reembolsado em 50%. Não haverá lugar a reembolso para desistências até 3 dias antes do início do curso e após confirmação do mesmo.

     

    Número máximo de inscrições - 20 vagas

    PÓS GRADUAÇÃO MODULAR
    Sim

    Descrição

    Segundo a International Dislexia Association (https://dyslexiaida.org/), a dislexia é uma dificuldade de aprendizagem baseada na linguagem.

    A produção científica, apesar de prolífera, recorre a definições e critérios de identificação da dislexia não totalmente consensuais, dificultando o conhecimento da sua prevalência na população, isto é, do número de pessoas que apresentam perturbações na linguagem.

    Apesar destas limitações, em Portugal, o estudo mais recente que se conhece, realizado no âmbito do projeto Vowel decoding in polysylabic words by Portuguese dyslexic children (Vale, et al., 2011), revelou que 5,4% das crianças avaliadas cumpriam os critérios de diagnóstico da dislexia (Carvalho, A. C. Tese de Doutoramento, 2014). Isto significa que, numa turma de 20 alunos, é possível que, em média, um aluno possa apresentar dificuldades de aprendizagem cujas causas mais comuns decorrem de perturbações na leitura, escrita e ortografia (estima-se que entre 70% a 80% das dificuldades de aprendizagem têm como base perturbações de linguagem, nas suas diferentes expressões).

    Sabe-se hoje que a dislexia tem uma base neurobiológica, com alterações na estrutura e funcionamento neurológico, pelo que é independente do nível intelectual dos indivíduos, da qualidade do ensino, das oportunidades socioculturais, ou de alterações sensoriais. Tendo impactos diversos nos diferentes estágios do ciclo de vida dos indivíduos, o reconhecimento precoce da dislexia, em crianças e adolescente, e a utilização de intervenções adequadas e eficazes é crítico para os respetivos processos de aprendizagem e consequentemente para uma melhor e mais saudável vida escolar e profissional.

    A frequência deste curso, irá permitir aos agentes educativos e da saúde, adquirir um modelo de abordagem à dislexia, desde a identificação dos sinais de alerta até à planificação e avaliação de uma intervenção reeducativa.

    Destinatários

    • Professores, Educadores de Infância, Terapeutas da Fala, Terapeutas Ocupacionais, Médicos, Enfermeiros e outros Técnicos da área da educação e saúde.

    Objetivos do curso

    • Identificar sinais de alerta e principais manifestações sintomatológicas.
    • Conhecer as funções neurolinguísticas implicadas na Dislexia.
    • Desenvolver competências de avaliação psicopedagógica e intervenção reeducativa.

    Percurso de aprendizagem

    Definição e diagnóstico de dislexia 

    • Definição. Modelos de desenvolvimento da leitura. Funções do processamento fonológico. Sinais de alerta na infância e na idade escolar. Critérios de diagnóstico (DSM e CID). Tipologia(s) da Dislexia

    Etiologia e prevalência 

    • Prevalência da Dislexia. Fatores etiológicos (genéticos, neurológicos e neurocognitivos).

    Avaliação e intervenção reeducativa 

    • Instrumentos de avaliação nos processos leitores e ortográficos. Métodos e estratégias de intervenção na Dislexia. Intervenção na precisão leitora/ortográfica (descodificação e reconhecimento) e fluência leitora. Aplicação de medidas educativas em contexto escolar.

    Estratégia pedagógica

    Recurso aos métodos expositivo e ativo, com discussão de casos práticos.

    Equipa pedagógica

    Octávio Moura

    Psicólogo. Licenciado e Mestre em Psicologia. Doutorado em Neuropsicologia. Membro do grupo de investigação do Center for Research in Neuropsychology and Cognitive and Behavioural Intervention (CINEICC–NAAP) e do Laboratório de Avaliação Psicológica e Psicometria, ambos da Universidade de Coimbra. Especialista nas áreas da dislexia, perturbações do comportamento e avaliação neuropsicológica. 

    Certificado e Acreditação

    Certificado

    O Certificado de Participação é atribuído aos formandos que não pretendam ser sujeitos à avaliação das aprendizagens. 

     

    Certificado de Formação é atribuído aos formandos que realizam a avaliação das aprendizagens com aproveitamento. 

     

    Em ambos os casos, a assiduidade tem de ser igual ou superior a 90% da carga horária total.

     

    Requisitos técnicos

    Os candidatos à frequência deste curso devem reunir os seguintes requisitos:

    • Ter acesso a um computador / telemóvel / tablet com ligação à Internet e um browser (programa para navegar na web), como o Chrome, Microsoft Edge, Firefox ou Safari;
    • Aplicação Zoom;
    • Ter conhecimentos de informática na ótica do utilizador.

     

    Atenção: Caso já tenha sito aluno do ISPA ou da Formação ISPA, utilize as credenciais anteriormente atribuídas. 

    Pós Graduação Modular

    Este curso integra a Pós-Graduação em Linguagem e Dificuldades de Aprendizagem

     

    Conheça a Pós-Graduação: Pós-Graduação em Linguagem e Dificuldades de Aprendizagem | Formação Ispa

     

     

    Plano de estudos:

     

    MódulosHoras de contactoHoras trabalho autónomoECTSMais informações
    Linguagem18h27h2Saiba Mais
    Linguagem Escrita18h27h2Saiba Mais
    Dislexia. Avaliação e Intervenção18h27h2Saiba Mais
    Dislexia para não Psicólogos18h27h2Saiba Mais
    Discalculia. Avaliação 25h27h2Saiba Mais

     

     

    Atualização do Plano de Estudos

     

    A Pós-graduação em Linguagem e Dificuldades de Aprendizagem encontra-se em processo de revisão/atualização do Plano de Estudos. Até março de 2024 vigorará o plano de estudos divulgado.

     

    Para os alunos que não terminem o seu percurso até março de 2024, existirá em 2024/2025 um Regime de Transição que permitirá o reconhecimento/equivalências dos módulos frequentados.