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Dislexia: Da Sintomatologia à Intervenção

Dislexia: Da Sintomatologia à Intervenção

DATAS DE REALIZAÇÃO

  • 09/05/2025 - Das 18h00 às 22h00
  • 10/05/2025 - Das 09h30 às 16h30
  • 17/05/2025 - Das 09h30 às 16h30
  • DURAÇÃO
    25H (18H Síncronas e 7H Assíncronas)
    FORMATO
    B-learning
    IDIOMA
    Português
    PLATAFORMA
    Zoom
    INVESTIMENTO
    €245

    Detalhe/Condições de investimento

    Possibilidade de fracionar em três prestações

     

    No caso do pagamento fracionado as prestações devem ser liquidadas nos seguintes momentos:

    • primeira prestação - no ato de inscrição.
    • segunda prestação - até à data de início do curso.
    • terceira prestação - até À data de término do curso. 

     

    Inscrição 

     

    A inscrição é realizada através da Secretaria Online onde poderá optar por um dos seguintes métodos de pagamento: 

    • Referência Multibanco
    • MB Way (Não disponível para pagamento fracionado) 

     

    Caso pretenda a fatura através de uma empresa deverá enviar um email para fi@ispa.pt.  

    Atenção: Caso já tenha sito aluno do ISPA ou da Formação ISPA, não poderá criar uma nova conta. Pelo que, deverá utilizar as credenciais anteriormente atribuídas. 

     

    Nota: É aceite o cancelamento da inscrição até 10 dias antes da data de início, sendo o participante reembolsado na íntegra (100%). Cancelamentos efetuados entre 9 e 4 dias da data de início do curso, inclusive, o participante será reembolsado em 50%. Não haverá lugar a reembolso para desistências até 3 dias antes do início do curso e após confirmação do mesmo.

     

    É aceite o cancelamento da inscrição até 10 dias antes da data de início, sendo o participante reembolsado na íntegra (100%). Cancelamentos efetuados entre 9 e 4 dias da data de início do curso, inclusive, o participante será reembolsado em 50%. Não haverá lugar a reembolso para desistências até 3 dias antes do início do curso e após confirmação do mesmo.

    PÓS GRADUAÇÃO MODULAR
    Sim

    Descrição

    Segundo a International Dislexia Association (https://dyslexiaida.org/), a dislexia é uma dificuldade de aprendizagem baseada na linguagem.

     

    A produção científica, apesar de prolífera, recorre a definições e critérios de identificação da dislexia não totalmente consensuais, dificultando o conhecimento da sua prevalência na população, isto é, do número de pessoas que apresentam perturbações na linguagem.

     

    Apesar destas limitações, em Portugal, o estudo mais recente que se conhece, realizado no âmbito do projeto Vowel decoding in polysylabic words by Portuguese dyslexic children (Vale, et al., 2011), revelou que 5,4% das crianças avaliadas cumpriam os critérios de diagnóstico da dislexia (Carvalho, A. C. Tese de Doutoramento, 2014). Isto significa que, numa turma de 20 alunos, é possível que, em média, um aluno possa apresentar dificuldades de aprendizagem cujas causas mais comuns decorrem de perturbações na leitura, escrita e ortografia (estima-se que entre 70% a 80% das dificuldades de aprendizagem têm como base perturbações de linguagem, nas suas diferentes expressões).

     

    Sabe-se hoje que a dislexia tem uma base neurobiológica, com alterações na estrutura e funcionamento neurológico, pelo que é independente do nível intelectual dos indivíduos, da qualidade do ensino, das oportunidades socioculturais, ou de alterações sensoriais. Tendo impactos diversos nos diferentes estágios do ciclo de vida dos indivíduos, o reconhecimento precoce da dislexia, em crianças e adolescente, e a utilização de intervenções adequadas e eficazes é crítico para os respetivos processos de aprendizagem e consequentemente para uma melhor e mais saudável vida escolar e profissional.

     

    A frequência deste curso, irá permitir aos agentes educativos e da saúde, adquirir um modelo de abordagem à dislexia, desde a identificação dos sinais de alerta até à planificação e avaliação de uma intervenção reeducativa.

    Destinatários

    • Professores, Educadores de Infância, Terapeutas da Fala, Terapeutas Ocupacionais, Médicos, Enfermeiros e outros Técnicos da área da educação e saúde.

    Objetivos do curso

    • Identificar os sinais de alerta e as principais manifestações sintomatológicas.

       

    • Conhecer as funções neurolinguísticas implicadas e a base etiológica da Dislexia.

       

    • Desenvolver competências de avaliação e intervenção reeducativa.

    Percurso de aprendizagem

    Definição e diagnóstico de dislexia 

    • Definição. Modelos de desenvolvimento da leitura. Funções do processamento fonológico. Sinais de alerta na infância e na idade escolar. Critérios de diagnóstico (DSM e CID). Tipologia(s) da Dislexia

    Etiologia e prevalência 

    • Prevalência da Dislexia. Fatores etiológicos (genéticos, neurológicos e neurocognitivos).

    Avaliação e intervenção reeducativa 

    • Instrumentos de avaliação nos processos leitores e ortográficos. Métodos e estratégias de intervenção na Dislexia. Intervenção na precisão leitora/ortográfica (descodificação e reconhecimento) e fluência leitora. Aplicação de medidas educativas em contexto escolar.

    Estratégia pedagógica

    Metodologia formativa

    • O curso decorre em formato b-learning com sessões síncronas que decorrem através da plataforma zoom de acordo com o horário estipulado e períodos de estudo autónomo realizado através da plataforma moodle.

       

    Metodologia de avaliação

    • A avaliação é realizada através da elaboração de um teste.

    Equipa pedagógica

    Octávio Moura

    Psicólogo. Licenciado e Mestre em Psicologia. Doutorado em Neuropsicologia. Membro do grupo de investigação do Center for Research in Neuropsychology and Cognitive and Behavioural Intervention (CINEICC–NAAP) e do Laboratório de Avaliação Psicológica e Psicometria, ambos da Universidade de Coimbra. Especialista nas áreas da dislexia, perturbações do comportamento e avaliação neuropsicológica. 

    Certificado e Acreditação

    Certificado

     

    Certificado de Participação é atribuído aos formandos que não pretendam ser sujeitos à avaliação das aprendizagens. 

     

    Certificado de Formação é atribuído aos formandos que realizam a avaliação das aprendizagens com aproveitamento. 

     

    Em ambos os casos, a assiduidade tem de ser igual ou superior a 90% da carga horária total.

    Requisitos técnicos

    Os candidatos à frequência deste curso devem reunir os seguintes requisitos:

    • Ter acesso a um computador / telemóvel / tablet com ligação à Internet e um browser (programa para navegar na web), como o Chrome, Microsoft Edge, Firefox ou Safari;
    • Aplicação Zoom;
    • Ter conhecimentos de informática na ótica do utilizador.

     

    Atenção: Caso já tenha sito aluno do ISPA ou da Formação ISPA, utilize as credenciais anteriormente atribuídas. 

    Pós Graduação Modular

    Este curso integra a Pós-Graduação em Linguagem e Dificuldades de Aprendizagem

     

    Conheça a Pós-Graduação: Pós-Graduação em Linguagem e Dificuldades de Aprendizagem | Formação Ispa

     

     

    Plano de Estudos

     

    MódulosHoras de contactoHoras trabalho autónomoECTS*Mais informações
    Linguagem e Fala25H47H estudo autónomo+ 2h tutoria + 1h avaliação3Saiba Mais
    Linguagem Escrita25H47H estudo autónomo+ 2h tutoria + 1h avaliação3Saiba Mais
    Dislexia: Avaliação e Intervenção (Psicólogos) ou Dislexia: Da Sintomatologia à Intervenção (Professores e outros destinatários)25h7h plataforma elearning + 47H estudo autónomo+ 2h tutoria + 1h avaliação3

    Dislexia: Avaliação e Intervenção 

    ou

    Dislexia: Da Sintomatologia à Intervenção 

    Discalculia25H4h plataforma e-learning + 47H estudo3Saiba Mais
    Seminário5H90H estudo autónomo + 3h Orientação Tutorial + 2h Avaliação4Saiba Mais