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Promoção da Saúde Mental em Contexto Escolar

Promoção da Saúde Mental em Contexto Escolar
DURAÇÃO
25H
FORMATO
A distância
IDIOMA
Português
PLATAFORMA
Zoom
ACREDITAÇÃO
Ação acreditada pelo CCPFC

Detalhe/Condições de investimento

Fatura

Caso pretenda a emissão da fatura relativa aos pagamentos em nome de uma instituição/empresa deverá contactar-nos para o email fi@ispa.pt antes de realizar qualquer pagamento.

Os pagamentos nestas situações têm obrigatoriamente de ser realizados através de transferência bancária.

 

Possibilidade de fracionamento

No caso do pagamento fracionado as prestações devem ser liquidadas nos seguintes momentos:

  • primeira prestação - no ato de inscrição.
  • segunda prestação - até à data de início do curso. 
  • terceira prestação - até ao final do primeiro mês de formação

 

Nota: com o pagamento da primeira prestação e verificando-se a confirmação de realização do curso, entre os 9 e 3 dias antes da data de início, o aluno fica comprometido a liquidar o valor total do curso.

 

Atenção: Caso já tenha sito aluno do ISPA ou da Formação ISPA, utilize as credenciais anteriormente atribuídas. 

 

É aceite o cancelamento da inscrição até 10 dias antes da data de início, sendo o participante reembolsado na íntegra (100%). Cancelamentos efetuados entre 9 e 4 dias da data de início do curso, inclusive, o participante será reembolsado em 50%. Não haverá lugar a reembolso para desistências até 3 dias antes do início do curso e após confirmação do mesmo.

 

Número máximo de inscrições - 20 vagas

PÓS GRADUAÇÃO MODULAR
Sim

Descrição

Nos últimos anos as perturbações mentais em crianças e jovens têm aumentado, tendo a sua prevalência sido impulsionada pelo período pandémico. A sua persistência constitui um dos principais preditores dos problemas de saúde mental na idade adulta, com elevados custos sociais e económicos para as comunidades e sociedade em geral.

As evidências científicas destacam a importância de agir preventivamente e de promover a saúde mental em contexto escolar. Desde que bem implementados, os programas promotores da saúde mental evidenciam resultados estáveis e duradouros no desenvolvimento saudável e bem-estar mental das crianças, jovens, famílias e comunidades (OPP, 2014).

Se os programas, em contexto escolar, forem desenhados com o propósito de incrementarem os fatores de proteção e minimizarem os fatores de risco da doença mental, está-se simultaneamente a prevenir futuras perturbações, a criar condições para ajudar quem apresenta sintomas, e a promover a literacia em saúde mental. Intervir em contexto escolar é uma oportunidade única para abranger grupos alargados de crianças e jovens, cujos custos controlados e reduzidos, incorrem em benefícios significativos a prazo.

Destinatários

  • Psicólogos, Professores, Médicos, Enfermeiros, Fisioterapeutas, Terapeutas Ocupacionais, Técnicos de Reabilitação, Nutricionistas, Técnicos de Serviço Social, Educadores Sociais, Educadores de Infância e outros Profissionais de Saúde. 

Objetivos do curso

  • Promover a saúde mental dos adolescentes através da formação dos profissionais de saúde e educação;
  • Desenvolver a literacia de saúde mental;
  • Desenvolver um programa de competências pessoais e sociais, que inclui a prevenção dos sintomas das perturbações de ansiedade e do humor e a promoção do bem-estar;
  • Possibilitar um eficaz encaminhamento com maior eficácia em situações complexas;
  • Promover o diálogo com pais e outros agentes educativos sobre saúde mental. 

Percurso de aprendizagem

1. Promoção da Saúde mental nas escolas

  • Definições e teóricas.
  • Programas de promoção da Saúde mental em contexto escolar – Boas práticas.


2. Perturbações do humor em crianças e adolescentes

  • Sinais e sintomas.
  • Estratégias de prevenção.
  • Identificação precoce.


3. Perturbações de ansiedade em crianças e adolescentes.

  • Sinais e sintomas.
  • Estratégias de prevenção.
  • Identificação precoce.


4. Violência em contexto escolar – Bullying e outros tipos de violência

  • Bullying.
  • Outro tipo de violência em contexto escolar.


5.Fatores protetores da saúde mental

  • Fatores de proteção para a saúde mental em crianças e adolescentes.
  • Estratégias promotoras dos fatores de proteção.


6. Felicidade e saúde mental

  • Felicidade e Saúde mental: Teoria e definições.
  • Estratégias de promoção do bem-estar e felicidade em contexto escolar.

Estratégia pedagógica

Recurso aos métodos expositivo, interrogativo e ativo através da execução de exercícios práticos ilustrativos das temáticas abordadas.

 

Avaliação De Conhecimentos 

  • Trabalho de grupo;

Equipa pedagógica

Gina Tomé
Psicóloga Educacional, Psicóloga Clinica e da Saúde, Especialidade avançada de Psicoterapias e Psicologia Comunitária. Mestre em Terapias Comportamentais e Cognitivas, Doutorada em Ciências da Educação especialidade em Educação para a Saúde pela Faculdade de Motricidade Humana (FMH-UL). Investigadora Pos Doc pela FMH -UL. Investigadora da equipa do projeto Aventura Social, nas áreas da Saúde Mental, Resiliência, Promoção das Competências Pessoais e Sociais, Promoção e Prevenção de Comportamentos de Risco na Adolescência, Relação dos Adolescentes com o Grupo de Pares. Coordenadora do Projeto ES´COOL – Promoção da Saúde Mental nas Escolas/Equipa Aventura Social, FMH-UL

 

Marta Reis
Psicóloga Clínica. Mestre em Sexologia pela Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias. Doutorada em Ciências da Educação especialidade em Educação para a Saúde pela Faculdade de Motricidade Humana (FMH-UL). Pós-Doutoranda em Ciências da Educação especialidade em Educação para a Saúde na FMH-UL. Investigadora da equipa do projeto Aventura Social, nas áreas da Promoção da Saúde. Promoção das Competências Pessoais e Sociais. Promoção e Prevenção de Comportamentos de Risco nos jovens. Investigadora do Instituto de Saúde Ambiental (ISAMB/FML-UL).

 

Cátia Branquinho
Psicóloga Clínica e da Saúde, Mestre em Psicologia Clínica, é Doutoranda em Ciências da Educação. Investigadora da equipa do projeto Aventura Social e do Instituto de Saúde Ambiental – ISAMB, Faculdade de Medicina-UL, é membro da rede Health Behaviour in School-aged Children / Organização Mundial de Saúde (OMS). Coordenadora executiva do Projeto Dream Teens.

Certificado e Acreditação

 

Ação acreditada pelo CCPFC

 

 

Certificado 

 

O Certificado de Participação é atribuído aos formandos que não pretendam ser sujeitos à avaliação das aprendizagens. 

O Certificado de Formação é atribuído aos formandos que realizam a avaliação das aprendizagens com aproveitamento. Esta é obrigatória no percurso de Pós-graduação modular.

Em ambos os casos, a assiduidade tem de ser igual ou superior a 90% da carga horária total.

 

A Formação Ispa observará o previsto na lei de proteção de dados pessoais (Regulamento 2016/679 do Parlamento Europeu de 26 de abril de 2016, com execução assegurada pela Lei n.º 58/2019, de 8 de agosto).

 

 

Requisitos técnicos

Os candidatos à frequência deste curso devem reunir os seguintes requisitos:

  • Ter acesso a um computador / telemóvel / tablet com ligação à Internet e um browser (programa para navegar na web), como o Chrome, Microsoft Edge, Firefox ou Safari;
  • Aplicação Zoom;
  • Ter conhecimentos de informática na ótica do utilizador.

 

Atenção: Caso já tenha sito aluno do ISPA ou da Formação ISPA, utilize as credenciais anteriormente atribuídas. 

Pós Graduação Modular

Este curso integra a Pós-Graduação em Saúde Mental em Contexto Escolar. Da promoção à prevenção. 

 

 

Plano de Estudos 

 

MódulosHoras de contactoHoras de trabalho autónomoECTSMais Informações
Promoção da Saúde Mental em Contexto Escolar25h50h3Saiba Mais
Papel da Família, Comunidade, Amigos e Escola na Promoção da Saúde Mental25h50h3Saiba Mais
Fatores de Risco e de Proteção da Saúde Mental em Contexto Escolar25h50h3Saiba Mais
Impacto da Saúde Mental no Comportamento dos Jovens - Saúde mental e bem-estar dos jovens25h50h3Saiba Mais
Seminário25h50h4 

 

 

Regime de transição 

 

O regime de transição destina-se a todos os formandos/alunos que iniciaram o percurso curricular desta pós-graduação e que em 2022 não tenham concluído, com aproveitamento, os 4 módulos do antigo plano curricular.

 

Este regime visa garantir a aplicação de regras para garantir a equivalência em horas de estudo, bem como a correspondência na creditação de 16 ECTS.