page--front.tpl.php

Avaliação Psicológica da Criança

Avaliação Psicológica da Criança
DURAÇÃO
32H
FORMATO
A distância
IDIOMA
Português
PLATAFORMA
Zoom
ACREDITAÇÃO
Acreditada pela Ordem dos Psicólogos Portugueses
CRÉDITOS
16 Créditos Especialidade

Detalhe/Condições de investimento

Fatura

Caso pretenda a emissão da fatura relativa aos pagamentos em nome de uma instituição/empresa deverá contactar-nos para o email fi@ispa.pt antes de realizar qualquer pagamento.

Os pagamentos nestas situações têm obrigatoriamente de ser realizados através de transferência bancária.

 

Possibilidade de fracionamento

No caso do pagamento fracionado as prestações devem ser liquidadas nos seguintes momentos:

  • primeira prestação - no ato de inscrição.
  • segunda prestação - até à data de início do curso. 
  • terceira prestação - até ao final do primeiro mês de formação

 

Nota: com o pagamento da primeira prestação e verificando-se a confirmação de realização do curso, entre os 9 e 3 dias antes da data de início, o aluno fica comprometido a liquidar o valor total do curso.

 

Atenção: Caso já tenha sito aluno do ISPA ou da Formação ISPA, utilize as credenciais anteriormente atribuídas. 

 

É aceite o cancelamento da inscrição até 10 dias antes da data de início, sendo o participante reembolsado na íntegra (100%). Cancelamentos efetuados entre 9 e 4 dias da data de início do curso, inclusive, o participante será reembolsado em 50%. Não haverá lugar a reembolso para desistências até 3 dias antes do início do curso e após confirmação do mesmo.

 

Número máximo de inscrições - 20 vagas

PÓS GRADUAÇÃO MODULAR
Sim

Descrição

Desenvolver competências de avaliação psicológica da criança nas diferentes fases do desenvolvimento
Desenvolver competências e práticas de avaliação clínica e psicométrica na primeira infância, idade pré-escolar e escolar
Desenvolver competências específicas de avaliação e diagnóstico psicológico na perspetiva da orientação para a intervenção

Destinatários

Psicólogos.

Objetivos do curso

  • Aprofundar conhecimentos na prática de avaliação clínica e psicométrica de crianças;
  • Aprofundar conhecimentos no âmbito da realização do diagnóstico psicológico de crianças;
  • Praticar a aplicação e interpretação de provas psicométricas e projetivas, provas grafo-perceptivas e de competências cognitivas;
  • Interpretar os dados obtidos através da observação, entrevista e análise qualitativa das provas psicométricas e/ou projetivas aplicadas, a partir da discussão de casos clínicos;
  • Integrar os dados obtidos a partir dos instrumentos aplicados;
  • Aprofundar conhecimentos sobre desenvolvimento e psicopatologia com referência aos sistemas de classificação nosológica;
  • Praticar a formalização oral e/ou escrita das conclusões da avaliação psicológica na perspetiva da compreensão dinâmica da criança, fundamentando a formulação do diagnóstico e a orientação proposta.

Percurso de aprendizagem

Introdução 

  • Modalidades de avaliação psicológica e sua especificidade
  • Modelos de observação clínica e anamnese
  • Avaliação psicológica e diagnóstico
  • Referência à psicologia do desenvolvimento, teorias princípios e técnicas da avaliação instrumental da Psicologia
  • Modelos teóricos de referência

 

Primeira infância

  • Avaliação psicológica na infância e idade pré-escolar 
  • Especificidade da avaliação clínica na primeira infância e idade pré-escolar
  • Modalidades de observação clínica, com referência às teorias do desenvolvimento
  • Apresentação das Escalas de desenvolvimento psico-motor
  • Escala de Griffith’s e sua aplicação clínica
  • Exemplificação de aplicação (videográfica)
  • Apresentação e discussão de casos clínicos.
  • Interpretação clínica de perfis de desenvolvimento com referência à Classificação Diagnóstica na primeira infância: DC 0-5

 

Idade Escolar

  • Avaliação psicológica na idade escolar - Indicações e escolha de procedimentos
  • Avaliação psicológica Instrumental: Factores grafo –perceptivos,etapas genéticas; Provas gráficas (Bender, Baby-Bender figura de Rey); Desenho temático e valor diagnóstico; Avaliação de competências cognitivas: WPPSI R; WISC III; matrizes Progressivas de Raven
  • Provas projectivas: Temáticas (CAT, TAT; TAT-E); Rorschach: Outras provas projectivas: Machover; Método de frases a completar; HTP
  • Contribuição para o diagnóstico psicopatológico
  • Apresentação e discussão de casos clínicos

 

Diagnóstico psicológico - Apresentação e discussão de quadros clínicos

  • Perturbação específica da aprendizagem
  • PHDA
  • Perturbação do Humor
  • Perturbação do comportamento
  • Personalidade limite
  • Psicose

 

Comunicação de Resultados/Relatórios

Estratégia pedagógica

O curso decorre sincronamente através da plataforma zoom no horário estipulado. 

Recurso ao método expositivo ilustrado através de casos clínicos e método ativo através de exercícios propostos aos formandos. 

 

Avaliação 

  • Trabalho Individual. 

Equipa pedagógica

Sílvia Duarte

Psicóloga Clínica
Especialista em Psicologia Clínica e da Saúde, em Psicologia da Educação e em Psicoterapia.
Psicóloga na Escola Luís Madureira - Santa Casa da Misericórdia da Amadora.

Certificado e Acreditação

CERTIFICADO 

O Certificado de Frequência/Aproveitamento será atribuído desde que a assiduidade seja igual ou superior a 90 % da carga horária total.

Acreditação pela Ordem dos Psicólogos

A obtenção dos créditos (16) na especialidade de Psicologia Clínica e da Saúde são atribuídos pela Ordem dos Psicólogos Portugueses e é exclusiva aos psicólogos inscritos na OPP (membros efetivos e estagiários) e requer aproveitamento na avaliação das aprendizagens.

 

A Formação Ispa observará o previsto na lei de proteção de dados pessoais (Regulamento 2016/679 do Parlamento Europeu de 26 de abril de 2016, com execução assegurada pela Lei n.º 58/2019, de 8 de agosto).

Requisitos técnicos

Os candidatos à frequência deste curso devem reunir os seguintes requisitos:

  • Ter acesso a um computador / telemóvel / tablet com ligação à Internet e um browser (programa para navegar na web), como o Chrome, Microsoft Edge, Firefox ou Safari;
  • Aplicação Zoom;
  • Ter conhecimentos de informática na ótica do utilizador.

Pós Graduação Modular

ACESSO A DIPLOMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA

 

Mais informações sobre a Pós-Graduação: Pós-Graduação em Avaliação Psicológica | Formação Ispa

 

 

Cursos/Módulos integrantes da Pós-Graduação:

 

MóduloHoras de contactoHoras trabalho autónomoECTSMais informações
Avaliação Psicológica da Criança 32h60h4Saiba Mais
Avaliação Psicológica do Adulto e do Idoso24h40h3Saiba Mais
Avaliação Psicológica de Condutores 21h50h3Saiba Mais
WISC III 15h30h2Saiba Mais
Técnica Rorschach 24h45h3Saiba Mais

 

O acesso a diploma de pós-graduação é facultativa mas implica submeter-se a avaliação das aprendizagens.