Avaliação Psicológica da Criança
DATAS DE REALIZAÇÃO
Detalhe/Condições de investimento
Fatura
Caso pretenda a emissão da fatura relativa aos pagamentos em nome de uma instituição/empresa deverá contactar-nos para o email fi@ispa.pt antes de realizar qualquer pagamento.
Os pagamentos nestas situações têm obrigatoriamente de ser realizados através de transferência bancária.
Possibilidade de fracionamento
No caso do pagamento fracionado as prestações devem ser liquidadas nos seguintes momentos:
- primeira prestação - no ato de inscrição.
- segunda prestação - até à data de início do curso.
- terceira prestação - até ao final do primeiro mês de formação
NOTA: Com o pagamento da primeira prestação e verificando-se a confirmação de realização do curso, entre os 9 e 3 dias antes da data de início, o aluno fica comprometido a efetuar o pagamento de 50% do valor estabelecido. Após este período o aluno obriga-se a liquidar o valor total do curso.
Atenção: Caso já tenha sito aluno do ISPA ou da Formação ISPA, utilize as credenciais anteriormente atribuídas.
INSCRIÇÕES
Limitadas a 20 formandos.
É aceite o cancelamento da inscrição até 10 dias antes da data de início, sendo o participante reembolsado na íntegra (100%). Cancelamentos efetuados entre 9 e 4 dias da data de início do curso, inclusive, o participante será reembolsado em 50%. Não haverá lugar a reembolso para desistências até 3 dias antes do início do curso e após confirmação do mesmo.
Descrição
Desenvolver competências de avaliação psicológica da criança nas diferentes fases do desenvolvimento
Desenvolver competências e práticas de avaliação clínica e psicométrica na primeira infância, idade pré-escolar e escolar
Desenvolver competências específicas de avaliação e diagnóstico psicológico na perspetiva da orientação para a intervenção
Destinatários
Psicólogos.
Objetivos do curso
- Aprofundar conhecimentos na prática de avaliação clínica e psicométrica de crianças;
- Aprofundar conhecimentos no âmbito da realização do diagnóstico psicológico de crianças;
- Praticar a aplicação e interpretação de provas psicométricas e projetivas, provas grafo-perceptivas e de competências cognitivas;
- Interpretar os dados obtidos através da observação, entrevista e análise qualitativa das provas psicométricas e/ou projetivas aplicadas, a partir da discussão de casos clínicos;
- Integrar os dados obtidos a partir dos instrumentos aplicados;
- Aprofundar conhecimentos sobre desenvolvimento e psicopatologia com referência aos sistemas de classificação nosológica;
- Praticar a formalização oral e/ou escrita das conclusões da avaliação psicológica na perspetiva da compreensão dinâmica da criança, fundamentando a formulação do diagnóstico e a orientação proposta.
Percurso de aprendizagem
Introdução
- Modalidades de avaliação psicológica e sua especificidade
- Modelos de observação clínica e anamnese
- Avaliação psicológica e diagnóstico
- Referência à psicologia do desenvolvimento, teorias princípios e técnicas da avaliação instrumental da Psicologia
- Modelos teóricos de referência
Primeira infância
- Avaliação psicológica na infância e idade pré-escolar
- Especificidade da avaliação clínica na primeira infância e idade pré-escolar
- Modalidades de observação clínica, com referência às teorias do desenvolvimento
- Apresentação das Escalas de desenvolvimento psico-motor
- Escala de Griffith’s e sua aplicação clínica
- Exemplificação de aplicação (videográfica)
- Apresentação e discussão de casos clínicos.
- Interpretação clínica de perfis de desenvolvimento com referência à Classificação Diagnóstica na primeira infância: DC 0-5
Idade Escolar
- Avaliação psicológica na idade escolar - Indicações e escolha de procedimentos
- Avaliação psicológica Instrumental: Factores grafo –perceptivos,etapas genéticas; Provas gráficas (Bender, Baby-Bender figura de Rey); Desenho temático e valor diagnóstico; Avaliação de competências cognitivas: WPPSI R; WISC III; matrizes Progressivas de Raven
- Provas projectivas: Temáticas (CAT, TAT; TAT-E); Rorschach: Outras provas projectivas: Machover; Método de frases a completar; HTP
- Contribuição para o diagnóstico psicopatológico
- Apresentação e discussão de casos clínicos
Diagnóstico psicológico - Apresentação e discussão de quadros clínicos
- Perturbação específica da aprendizagem
- PHDA
- Perturbação do Humor
- Perturbação do comportamento
- Personalidade limite
- Psicose
Comunicação de Resultados/Relatórios
Estratégia pedagógica
O curso decorre sincronamente através da plataforma zoom no horário estipulado.
Recurso ao método expositivo ilustrado através de casos clínicos e método ativo através de exercícios propostos aos formandos.
Avaliação
- Trabalho Individual.
Equipa pedagógica
Sílvia Duarte
Psicóloga Clínica
Especialista em Psicologia Clínica e da Saúde, em Psicologia da Educação e em Psicoterapia.
Psicóloga na Escola Luís Madureira - Santa Casa da Misericórdia da Amadora.
Certificado e Acreditação
CERTIFICADO
O Certificado de Frequência/Aproveitamento será atribuído desde que a assiduidade seja igual ou superior a 90 % da carga horária total.
Acreditação pela Ordem dos Psicólogos
A obtenção dos créditos (16) na especialidade de Psicologia Clínica e da Saúde são atribuídos pela Ordem dos Psicólogos Portugueses e é exclusiva aos psicólogos inscritos na OPP (membros efetivos e estagiários) e requer aproveitamento na avaliação das aprendizagens.
A Formação Ispa observará o previsto na lei de proteção de dados pessoais (Regulamento 2016/679 do Parlamento Europeu de 26 de abril de 2016, com execução assegurada pela Lei n.º 58/2019, de 8 de agosto).
Requisitos técnicos
Os candidatos à frequência deste curso devem reunir os seguintes requisitos:
- Ter acesso a um computador / telemóvel / tablet com ligação à Internet e um browser (programa para navegar na web), como o Chrome, Microsoft Edge, Firefox ou Safari;
- Aplicação Zoom;
- Ter conhecimentos de informática na ótica do utilizador.
Pós Graduação Modular
ACESSO A DIPLOMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA
Mais informações sobre a Pós-Graduação: Pós-Graduação em Avaliação Psicológica | Formação Ispa
Cursos/Módulos integrantes da Pós-Graduação:
Módulo | Horas de contacto | Horas trabalho autónomo | ECTS | Mais informações |
---|---|---|---|---|
Avaliação Psicológica da Criança | 32h | 60h | 4 | Saiba Mais |
Avaliação Psicológica do Adulto e do Idoso | 24h | 40h | 3 | Saiba Mais |
Avaliação Psicológica de Condutores | 21h | 50h | 3 | Saiba Mais |
WISC III | 15h | 30h | 2 | Saiba Mais |
Técnica Rorschach | 24h | 45h | 3 | Saiba Mais |
O acesso a diploma de pós-graduação é facultativa mas implica submeter-se a avaliação das aprendizagens.