Avaliação Psicológica de Condutores

Detalhe/Condições de investimento
No caso do pagamento fracionado as prestações devem ser liquidadas nos seguintes momentos:
- primeira prestação - no ato de inscrição.
- segunda prestação - até à data de início do curso.
Nota: Com o pagamento da primeira prestação e verificando-se a confirmação de realização do curso, entre os 9 e 3 dias antes da data de início, o aluno fica comprometido a liquidar o valor total do curso.
É aceite o cancelamento da inscrição até 10 dias antes da data de início, sendo o participante reembolsado na íntegra (100%). Cancelamentos efetuados entre 9 e 4 dias da data de início do curso, inclusive, o participante será reembolsado em 50%. Não haverá lugar a reembolso para desistências até 3 dias antes do início do curso e após confirmação do mesmo.
Número máximo de inscrições - 20 vagas
Descrição
Os problemas que ocorrem no trânsito resultam em parte significativa do comportamento humano. Para a diminuição da sinistralidade viária e promoção de um tráfego mais harmonioso, atuar preventivamente constitui-se como uma medida relevante. É neste âmbito que se procura assegurar que os condutores de transporte de pessoas ou de transporte de carga, perigosa ou não, reúnam as condições físicas e psicológicas adequadas ao exercício da função, já que a mesma envolve elevados riscos.
A avaliação psicológica de condutores é um processo que, pelas suas características, envolve a recolha de dados e informações através de métodos como entrevista psicológica, testes psicológicos e técnicas de observação. O propósito é prever como a pessoa processa a informação, perceciona os riscos e toma decisões em situações de perigo.
Este curso destina-se aos profissionais de psicologia que desejam desenvolver conhecimentos e competências no domínio da avaliação psicológica de condutores conforme a legislação em vigor.
Destinatários
Psicólogos.
Objetivos do curso
- Conhecer o quadro legal da habilitação para conduzir, bem como a evolução da Avaliação Psicológica de Condutores em Portugal.
- Sensibilizar para a importância da avaliação psicológica de condutores e compreender a sua aplicação em Psicologia do Tráfego.
- Consciencializar sobre o impacto da avaliação psicológica dos condutores na diminuição da sinistralidade automóvel.
- Reconhecer os conceitos e enumerar os princípios básicos na implementação das fases do processo avaliativo.
- Desenvolver competências inerentes à avaliação psicológica de condutores, nomeadamente:
- Experimentar instrumentos e provas utilizadas;
- Analisar e interpretar os resultados obtidos;
- Reconhecer os documentos necessários ao registo da Avaliação Psicológica;
- Conhecer as restrições e os pareceres a atribuir a cada Avaliação;
- Elaborar o relatório final;
Percurso de aprendizagem
Conceitos gerais sobre avaliação psicológica
- Princípios, objetivos e procedimentos;
- Conceitos sobre Habilitação Legal para conduzir.
Avaliação Psicológica de Condutores
- Princípios orientadores e particularidades da Psicologia do Tráfego;
- Enquadramento legal – DL 313/2009, DL 138/2012 e DL 37/2014;
- Dimensões psicológicas a avaliar;
- Alguns instrumentos de Avaliação Psicológica de Condutores.
Análise e interpretação dos resultados
- Conhecer a informação contida no relatório de cada teste;
- Compreender o significado das variáveis de teste;
- Interpretar o resultado à luz da legislação vigente.
Entrevista individual
- Parâmetros e dimensões a avaliar. Guião;
- Emissão do parecer final;
- Conhecer as restrições acessórias;
- Elaboração do Relatório Final e do Certificado de Avaliação Psicológica;
- Estudos de casos práticos.
Estratégia pedagógica
- Recurso aos métodos expositivo e ativo, com a realização de trabalhos de aplicação, individuais e de grupo, e simulações ajustadas à realidade profissional dos participantes.
Equipa pedagógica
Paula Rocha
Mestre em psicologia social e das organizações pelo ISCTE e licenciada em psicologia pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Lisboa. Realizou uma pós-graduada em gestão de recursos humanos, Univ. Católica e um MBA em Gestão de Pessoas no ISLA. Frequência da especialização em psicoterapia cognitiva e comportamental, APTCC.
Certificado e Acreditação
Certificado
O Certificado de Participação é atribuído aos formandos que não pretendam ser sujeitos à avaliação das aprendizagens.
O Certificado de Formação é atribuído aos formandos que realizam a avaliação das aprendizagens com aproveitamento. Esta é obrigatória no percurso de Pós-graduação modular.
Em ambos os casos, a assiduidade tem de ser igual ou superior a 90% da carga horária total.
A Formação Ispa observará o previsto na lei de proteção de dados pessoais (Regulamento 2016/679 do Parlamento Europeu de 26 de abril de 2016, com execução assegurada pela Lei n.º 58/2019, de 8 de agosto).
Requisitos técnicos
Os candidatos à frequência deste curso devem reunir os seguintes requisitos:
- Ter acesso a um computador / telemóvel / tablet com ligação à Internet e um browser (programa para navegar na web), como o Chrome, Microsoft Edge, Firefox ou Safari;
- Aplicação Zoom;
- Ter conhecimentos de informática na ótica do utilizador.
Pós Graduação Modular
ACESSO A DIPLOMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA
Mais informações sobre a Pós-Graduação: Pós-Graduação em Avaliação Psicológica | Formação Ispa
Cursos/Módulos integrantes da Pós-Graduação:
Módulo | Horas de contacto | Horas trabalho autónomo | ECTS | Mais informações |
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Avaliação Psicológica da Criança | 32h | 60h | 4 | Saiba Mais |
Avaliação Psicológica do Adulto e do Idoso | 24h | 40h | 3 | Saiba Mais |
Avaliação Psicológica de Condutores | 21h | 50h | 3 | Saiba Mais |
WISC III | 15h | 30h | 2 | Saiba Mais |
Técnica Rorschach | 24h | 45h | 3 | Saiba Mais |
O acesso a diploma de pós-graduação é facultativa mas implica submeter-se a avaliação das aprendizagens.