page--front.tpl.php

Técnica Rorschach

Técnica Rorschach

DATAS DE REALIZAÇÃO

  • 01/01/2024 - Com calendarização em 2024. Datas brevemente disponíveis.
  • DURAÇÃO
    24H
    FORMATO
    A distância
    IDIOMA
    Português
    PLATAFORMA
    Zoom
    INVESTIMENTO
    €220

    Detalhe/Condições de investimento

    INSCRIÇÕES 

    Limitadas a 20 formandos.

     

    É aceite o cancelamento da inscrição até 10 dias antes da data de início, sendo o participante reembolsado na íntegra (100%). Cancelamentos efetuados entre 9 e 4 dias da data de início do curso, inclusive, o participante será reembolsado em 50%. Não haverá lugar a reembolso para desistências até 3 dias antes do início do curso e após confirmação do mesmo.

     

    PÓS GRADUAÇÃO MODULAR
    Sim

    Descrição

    A metodologia projetiva, como metodologia da e para a psicologia clínica, ocupa um lugar privilegiado no estudo de caso. A técnica Rorschach é mais um instrumento para obter dados e informação pertinente, pois transporta para o exterior o mundo e a realidade pessoal de cada um. Este é um curso de aperfeiçoamento e desenvolvimento para Psicólogos (e finalistas do mestrado de Psicologia) que queiram ampliar os seus recursos técnicos para ampliarem e/ou consolidarem a avaliação psicológica.

    Destinatários

    A metodologia projetiva, como metodologia da e para a psicologia clínica, ocupa um lugar privilegiado no estudo de caso. A técnica Rorschach é mais um instrumento para obter dados e informação pertinente, pois transporta para o exterior o mundo e a realidade pessoal de cada um. Este é um curso de aperfeiçoamento e desenvolvimento para Psicólogos (e finalistas do mestrado de Psicologia) que queiram ampliar os seus recursos técnicos para ampliarem e/ou consolidarem a avaliação psicológica.

    Objetivos do curso

    Aprofundar teórica e instrumentalmente o uso da técnica Rorschach na avaliação psicológica.

    Percurso de aprendizagem

    • A cotação e os fatores psicológicos implicados em cada elemento.
    • O psicograma.
    • Análise e discussão de protocolos de Rorschach de crianças, adolescentes e adultos.

    Estratégia pedagógica

    Estratégia pedagógica centrada na análise e discussão de protocolos de Rorschach, e no seu enquadramento teórico.

    Equipa pedagógica

    Pedro Aleixo

    Doutoramento em Psicologia Clínica; Psicólogo Clínico e Psicoterapeuta Psicanalítico; Professor Auxiliar do ISPA - Instituto Universitário; Membro Fundador e Titular da PsiRelacional - Associação de Psicanálise Relacional, sendo ainda Presidente da Comissão Científica; Membro daAPPsyCI (Applied Psychology Research Center Capabilities & Inclusion).

     

    Telma Almeida

    Professora Auxiliar de Psicologia Forense no ISPA - Instituto Universitário. Especialista em desenvolvimento infantil, avaliação psicológica e entrevista forense de testemunhas especialmente vulneráveis. Possui Licenciatura em Psicologia, Mestrado em Psicologia da Justiça e do Comportamento Desviante, ambos pela Faculdade de Educação e Psicologia, Universidade Católica Portuguesa, Doutoramento em Psicologia, pela Universidade de Cambridge, no Reino Unido, assim como é pós-graduada em medicina legal e em avaliação psicológica forense. Nos últimos anos tem-se dedicado ao estudo da memória episódica e do testemunho de crianças particularmente vulneráveis (e.g. com Perturbação do Espectro Autista), tendo vários trabalhos publicados e comunicações em conferências nacionais e internacionais.

     

    Prof. Doutora. Inês Matos

    Professora convidada no ISPA nas áreas da Psicanálise, das Técnicas Projectivas e da Psicopatologia do Desenvolvimento. É licenciada em Psicologia pela Faculdade de Lisboa e tem Mestrado em Psicologia Clínica e Psicopatologia bem como um Doutoramento em Psicologia Clínica e do Desenvolvimento pela Universidade de Paris Descartes, Sorbonne. Fez uma em Pós-graduação em Psicologia da Parentalidade e Pequena Infância e na Teoria da Vinculação. Ao ensino alia atualmente a prática clínica em contexto privado, tendo já trabalhado em Paris em contexto hospitalar e institucional. Nos últimos anos têm-se dedicado às questões da prevenção precoce na pequena infância, à segurança e desorganização da vinculação, tendo trabalhado em investigação e publicado sobre estes temas

    Certificado e Acreditação

    O Certificado de Frequência será atribuído desde que a assiduidade seja igual ou superior a 90 % da carga horária total.

     

    A Formação Ispa observará o previsto na lei de proteção de dados pessoais (Regulamento 2016/679 do Parlamento Europeu de 26 de abril de 2016, com execução assegurada pela Lei n.º 58/2019, de 8 de agosto).

     

    ACESSO A DIPLOMA DE PÓS-GRADUAÇÃO

    Em Avaliação Psicológica consulte: Pós-Graduação em Avaliação Psicológica | Formação Avançada (ispa.pt)

     

    Requisitos técnicos

    Os candidatos à frequência deste curso devem reunir os seguintes requisitos:

    • Ter acesso a um computador / telemóvel / tablet com ligação à Internet e um browser (programa para navegar na web), como o Chrome, Internet Explorer, Firefox ou Safari;
    • Aplicação Zoom;
    • Ter conhecimentos de informática na ótica do utilizador.

    Pós Graduação Modular

    ACESSO A DIPLOMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA

     

    Mais informações sobre a Pós-Graduação: Pós-Graduação em Avaliação Psicológica | Formação Ispa

     

     

    Cursos/Módulos integrantes da Pós-Graduação:

     

    Módulo Horas de contacto Horas trabalho autónomo ECTS Mais informações
    Avaliação Psicológica da Criança  32h 60h 4 Saiba Mais
    Avaliação Psicológica do Adulto e do Idoso 24h 40h 3 Saiba Mais
    Avaliação Psicológica de Condutores  21h 50h 3 Saiba Mais
    WISC III  15h 30h 2 Saiba Mais
    Técnica Rorschach  24h 45h 3 Saiba Mais

     

    O acesso a diploma de pós-graduação é facultativa mas implica submeter-se a avaliação das aprendizagens.