page--front.tpl.php

Avaliação Psicológica da Criança

Avaliação Psicológica da Criança

DATAS DE REALIZAÇÃO

  • 02/11/0024 - Das 14h00 às 18h00
  • 12/10/2024 - Das 14h00 às 18h00
  • 19/10/2024 - Das 14h00 às 18h00
  • 26/10/2024 - Das 14h00 às 18h00
  • 09/11/2024 - Das 14h00 às 18h00
  • 16/11/2024 - Das 14h00 às 18h00
  • 23/11/2024 - Das 14h00 às 18h00
  • 30/11/2024 - Das 14h00 às 18h00
  • DURAÇÃO
    32H
    FORMATO
    A distância
    IDIOMA
    Português
    PLATAFORMA
    Zoom
    ACREDITAÇÃO
    Acreditada pela Ordem dos Psicólogos Portugueses
    CRÉDITOS
    16 Créditos Especialidade
    INVESTIMENTO
    €285

    Detalhe/Condições de investimento

    Investimento - €285

     

    Possibilidade de fracionar em três prestações

    No caso do pagamento fracionado as prestações devem ser liquidadas nos seguintes momentos:

    • primeira prestação - no ato de inscrição.
    • segunda prestação - até à data de início do curso. 
    • terceira prestação - até ao final do primeiro mês de formação

     

    NOTA: Com o pagamento da primeira prestação e verificando-se a confirmação  de realização do curso, entre os 9 e 3 dias antes da data de início, o aluno fica comprometido a efetuar o pagamento de 50% do valor estabelecido. Após este período o aluno obriga-se a liquidar o valor total do curso.

     

    Atenção: Caso já tenha sito aluno do ISPA ou da Formação ISPA, utilize as credenciais anteriormente atribuídas. 

     

    INSCRIÇÕES 

    Limitadas a 20 formandos.

     

    É aceite o cancelamento da inscrição até 10 dias antes da data de início, sendo o participante reembolsado na íntegra (100%). Cancelamentos efetuados entre 9 e 4 dias da data de início do curso, inclusive, o participante será reembolsado em 50%. Não haverá lugar a reembolso para desistências até 3 dias antes do início do curso e após confirmação do mesmo.

    PÓS GRADUAÇÃO MODULAR
    Sim

    Descrição

    Desenvolver competências de avaliação psicológica da criança nas diferentes fases do desenvolvimento
    Desenvolver competências e práticas de avaliação clínica e psicométrica na primeira infância, idade pré-escolar e escolar
    Desenvolver competências específicas de avaliação e diagnóstico psicológico na perspetiva da orientação para a intervenção

    Destinatários

    Psicólogos.

    Objetivos do curso

    • Aprofundar conhecimentos na prática de avaliação clínica e psicométrica de crianças;
    • Aprofundar conhecimentos no âmbito da realização do diagnóstico psicológico de crianças;
    • Praticar a aplicação e interpretação de provas psicométricas e projetivas, provas grafo-perceptivas e de competências cognitivas;
    • Interpretar os dados obtidos através da observação, entrevista e análise qualitativa das provas psicométricas e/ou projetivas aplicadas, a partir da discussão de casos clínicos;
    • Integrar os dados obtidos a partir dos instrumentos aplicados;
    • Aprofundar conhecimentos sobre desenvolvimento e psicopatologia com referência aos sistemas de classificação nosológica;
    • Praticar a formalização oral e/ou escrita das conclusões da avaliação psicológica na perspetiva da compreensão dinâmica da criança, fundamentando a formulação do diagnóstico e a orientação proposta.

    Percurso de aprendizagem

    Introdução 

    • Modalidades de avaliação psicológica e sua especificidade
    • Modelos de observação clínica e anamnese
    • Avaliação psicológica e diagnóstico
    • Referência à psicologia do desenvolvimento, teorias princípios e técnicas da avaliação instrumental da Psicologia
    • Modelos teóricos de referência

     

    Primeira infância

    • Avaliação psicológica na infância e idade pré-escolar 
    • Especificidade da avaliação clínica na primeira infância e idade pré-escolar
    • Modalidades de observação clínica, com referência às teorias do desenvolvimento
    • Apresentação das Escalas de desenvolvimento psico-motor
    • Escala de Griffith’s e sua aplicação clínica
    • Exemplificação de aplicação (videográfica)
    • Apresentação e discussão de casos clínicos.
    • Interpretação clínica de perfis de desenvolvimento com referência à Classificação Diagnóstica na primeira infância: DC 0-5

     

    Idade Escolar

    • Avaliação psicológica na idade escolar - Indicações e escolha de procedimentos
    • Avaliação psicológica Instrumental: Factores grafo –perceptivos,etapas genéticas; Provas gráficas (Bender, Baby-Bender figura de Rey); Desenho temático e valor diagnóstico; Avaliação de competências cognitivas: WPPSI R; WISC III; matrizes Progressivas de Raven
    • Provas projectivas: Temáticas (CAT, TAT; TAT-E); Rorschach: Outras provas projectivas: Machover; Método de frases a completar; HTP
    • Contribuição para o diagnóstico psicopatológico
    • Apresentação e discussão de casos clínicos

     

    Diagnóstico psicológico - Apresentação e discussão de quadros clínicos

    • Perturbação específica da aprendizagem
    • PHDA
    • Perturbação do Humor
    • Perturbação do comportamento
    • Personalidade limite
    • Psicose

     

    Comunicação de Resultados/Relatórios

    Estratégia pedagógica

    Recurso ao método expositivo ilustrado através de casos clínicos e método ativo através de exercícios propostos aos formandos. 

     

    Avaliação 

    • Trabalho Individual. 

    Equipa pedagógica

    Sílvia Duarte

    Psicóloga Clínica
    Especialista em Psicologia Clínica e da Saúde, em Psicologia da Educação e em Psicoterapia.
    Psicóloga na Escola Luís Madureira - Santa Casa da Misericórdia da Amadora.

    Certificado e Acreditação

    CERTIFICADO 

    O Certificado de Frequência/Aproveitamento será atribuído desde que a assiduidade seja igual ou superior a 90 % da carga horária total.

    Acreditação pela Ordem dos Psicólogos

    A obtenção dos créditos (16) na especialidade de Psicologia Clínica e da Saúde são atribuídos pela Ordem dos Psicólogos Portugueses e é exclusiva aos psicólogos inscritos na OPP (membros efetivos e estagiários) e requer aproveitamento na avaliação das aprendizagens.

     

    A Formação Ispa observará o previsto na lei de proteção de dados pessoais (Regulamento 2016/679 do Parlamento Europeu de 26 de abril de 2016, com execução assegurada pela Lei n.º 58/2019, de 8 de agosto).

    Requisitos técnicos

    Os candidatos à frequência deste curso devem reunir os seguintes requisitos:

    • Ter acesso a um computador / telemóvel / tablet com ligação à Internet e um browser (programa para navegar na web), como o Chrome, Microsoft Edge, Firefox ou Safari;
    • Aplicação Zoom;
    • Ter conhecimentos de informática na ótica do utilizador.

    Pós Graduação Modular

    ACESSO A DIPLOMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA

     

    Mais informações sobre a Pós-Graduação: Pós-Graduação em Avaliação Psicológica | Formação Ispa

     

     

    Cursos/Módulos integrantes da Pós-Graduação:

     

    MóduloHoras de contactoHoras trabalho autónomoECTSMais informações
    Avaliação Psicológica da Criança 32h60h4Saiba Mais
    Avaliação Psicológica do Adulto e do Idoso24h40h3Saiba Mais
    Avaliação Psicológica de Condutores 21h50h3Saiba Mais
    WISC III 15h30h2Saiba Mais
    Técnica Rorschach 24h45h3Saiba Mais

     

    O acesso a diploma de pós-graduação é facultativa mas implica submeter-se a avaliação das aprendizagens.