Avaliação Psicológica da Criança
DATAS DE REALIZAÇÃO
Detalhe/Condições de investimento
Investimento - €285
Possibilidade de fracionar em três prestações
No caso do pagamento fracionado as prestações devem ser liquidadas nos seguintes momentos:
- primeira prestação - no ato de inscrição.
- segunda prestação - até à data de início do curso.
- terceira prestação - até ao final do primeiro mês de formação
NOTA: Com o pagamento da primeira prestação e verificando-se a confirmação de realização do curso, entre os 9 e 3 dias antes da data de início, o aluno fica comprometido a efetuar o pagamento de 50% do valor estabelecido. Após este período o aluno obriga-se a liquidar o valor total do curso.
Atenção: Caso já tenha sito aluno do ISPA ou da Formação ISPA, utilize as credenciais anteriormente atribuídas.
INSCRIÇÕES
Limitadas a 20 formandos.
É aceite o cancelamento da inscrição até 10 dias antes da data de início, sendo o participante reembolsado na íntegra (100%). Cancelamentos efetuados entre 9 e 4 dias da data de início do curso, inclusive, o participante será reembolsado em 50%. Não haverá lugar a reembolso para desistências até 3 dias antes do início do curso e após confirmação do mesmo.
Descrição
Desenvolver competências de avaliação psicológica da criança nas diferentes fases do desenvolvimento
Desenvolver competências e práticas de avaliação clínica e psicométrica na primeira infância, idade pré-escolar e escolar
Desenvolver competências específicas de avaliação e diagnóstico psicológico na perspetiva da orientação para a intervenção
Destinatários
Psicólogos.
Objetivos do curso
- Aprofundar conhecimentos na prática de avaliação clínica e psicométrica de crianças;
- Aprofundar conhecimentos no âmbito da realização do diagnóstico psicológico de crianças;
- Praticar a aplicação e interpretação de provas psicométricas e projetivas, provas grafo-perceptivas e de competências cognitivas;
- Interpretar os dados obtidos através da observação, entrevista e análise qualitativa das provas psicométricas e/ou projetivas aplicadas, a partir da discussão de casos clínicos;
- Integrar os dados obtidos a partir dos instrumentos aplicados;
- Aprofundar conhecimentos sobre desenvolvimento e psicopatologia com referência aos sistemas de classificação nosológica;
- Praticar a formalização oral e/ou escrita das conclusões da avaliação psicológica na perspetiva da compreensão dinâmica da criança, fundamentando a formulação do diagnóstico e a orientação proposta.
Percurso de aprendizagem
Introdução
- Modalidades de avaliação psicológica e sua especificidade
- Modelos de observação clínica e anamnese
- Avaliação psicológica e diagnóstico
- Referência à psicologia do desenvolvimento, teorias princípios e técnicas da avaliação instrumental da Psicologia
- Modelos teóricos de referência
Primeira infância
- Avaliação psicológica na infância e idade pré-escolar
- Especificidade da avaliação clínica na primeira infância e idade pré-escolar
- Modalidades de observação clínica, com referência às teorias do desenvolvimento
- Apresentação das Escalas de desenvolvimento psico-motor
- Escala de Griffith’s e sua aplicação clínica
- Exemplificação de aplicação (videográfica)
- Apresentação e discussão de casos clínicos.
- Interpretação clínica de perfis de desenvolvimento com referência à Classificação Diagnóstica na primeira infância: DC 0-5
Idade Escolar
- Avaliação psicológica na idade escolar - Indicações e escolha de procedimentos
- Avaliação psicológica Instrumental: Factores grafo –perceptivos,etapas genéticas; Provas gráficas (Bender, Baby-Bender figura de Rey); Desenho temático e valor diagnóstico; Avaliação de competências cognitivas: WPPSI R; WISC III; matrizes Progressivas de Raven
- Provas projectivas: Temáticas (CAT, TAT; TAT-E); Rorschach: Outras provas projectivas: Machover; Método de frases a completar; HTP
- Contribuição para o diagnóstico psicopatológico
- Apresentação e discussão de casos clínicos
Diagnóstico psicológico - Apresentação e discussão de quadros clínicos
- Perturbação específica da aprendizagem
- PHDA
- Perturbação do Humor
- Perturbação do comportamento
- Personalidade limite
- Psicose
Comunicação de Resultados/Relatórios
Estratégia pedagógica
Recurso ao método expositivo ilustrado através de casos clínicos e método ativo através de exercícios propostos aos formandos.
Avaliação
- Trabalho Individual.
Equipa pedagógica
Sílvia Duarte
Psicóloga Clínica
Especialista em Psicologia Clínica e da Saúde, em Psicologia da Educação e em Psicoterapia.
Psicóloga na Escola Luís Madureira - Santa Casa da Misericórdia da Amadora.
Certificado e Acreditação
CERTIFICADO
O Certificado de Frequência/Aproveitamento será atribuído desde que a assiduidade seja igual ou superior a 90 % da carga horária total.
Acreditação pela Ordem dos Psicólogos
A obtenção dos créditos (16) na especialidade de Psicologia Clínica e da Saúde são atribuídos pela Ordem dos Psicólogos Portugueses e é exclusiva aos psicólogos inscritos na OPP (membros efetivos e estagiários) e requer aproveitamento na avaliação das aprendizagens.
A Formação Ispa observará o previsto na lei de proteção de dados pessoais (Regulamento 2016/679 do Parlamento Europeu de 26 de abril de 2016, com execução assegurada pela Lei n.º 58/2019, de 8 de agosto).
Requisitos técnicos
Os candidatos à frequência deste curso devem reunir os seguintes requisitos:
- Ter acesso a um computador / telemóvel / tablet com ligação à Internet e um browser (programa para navegar na web), como o Chrome, Microsoft Edge, Firefox ou Safari;
- Aplicação Zoom;
- Ter conhecimentos de informática na ótica do utilizador.
Pós Graduação Modular
ACESSO A DIPLOMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA
Mais informações sobre a Pós-Graduação: Pós-Graduação em Avaliação Psicológica | Formação Ispa
Cursos/Módulos integrantes da Pós-Graduação:
Módulo | Horas de contacto | Horas trabalho autónomo | ECTS | Mais informações |
---|---|---|---|---|
Avaliação Psicológica da Criança | 32h | 60h | 4 | Saiba Mais |
Avaliação Psicológica do Adulto e do Idoso | 24h | 40h | 3 | Saiba Mais |
Avaliação Psicológica de Condutores | 21h | 50h | 3 | Saiba Mais |
WISC III | 15h | 30h | 2 | Saiba Mais |
Técnica Rorschach | 24h | 45h | 3 | Saiba Mais |
O acesso a diploma de pós-graduação é facultativa mas implica submeter-se a avaliação das aprendizagens.