page--front.tpl.php

Pós-Graduação em Acolhimento Residencial de Crianças e Jovens em Perigo

Pós-Graduação em Acolhimento de Crianças e Jovens em Perigo

DATAS DE REALIZAÇÃO

  • 01/01/2023 - Consultar a data de início de cada módulo.
  • DURAÇÃO
    149
    FORMATO
    A distância
    IDIOMA
    Português
    PLATAFORMA
    Zoom
    CRÉDITOS
    16 ECTS
    PÓS GRADUAÇÃO MODULAR
    Sim

    Descrição

    O acolhimento residencial de crianças e jovens coloca vários desafios aos diferentes profissionais das Casas de Acolhimento que diariamente trabalham para a construção de um ambiente promotor de um bom desenvolvimento.

     

    A maioria das crianças e jovens acolhidos viveram episódios de vida adversos, tais como maus-tratos ou negligência parental, com natural impacto na forma como estruturam as suas relações sociais significativas. Em paralelo, o perfil dos jovens acolhidos é complexo, sendo que estes muitas vezes exibem comportamentos de oposição que constituem desafios acrescidos para os profissionais.

     

    No contexto do acolhimento os profissionais têm a difícil tarefa de organizar uma intervenção em contexto de grupo, sem poderem perder as dimensões mais individualizadas, por forma a mitigar o impacto dos eventos de vida adversos e potencialmente traumáticos de cada criança.

     

    A Pós-graduação foi especificamente desenhada para quem trabalha no contexto de acolhimento residencial e pretende desenvolver competências práticas e modelos de atuação terapêuticos e educativos, específicos ao contexto de acolhimento.

     

    Os alunos terão oportunidade de trabalhar os diferentes conteúdos tendo como referência o seu contexto profissional, facilitando desta forma a transferência das aprendizagens para a prática quotidiana. 

    Destinatários

    Psicólogos, Técnicos de Serviço Social, Técnicos de Educação Social, Médicos, Enfermeiros e Técnicos de Animação Sociocultural 

    Objetivos do curso

    • Compreender a evolução das respostas de acolhimento residencial no contexto da proteção de crianças e jovens em situação de perigo.
    • Saber planear e estruturar o contexto residencial enquanto elemento terapêutico e educativo.
    • Compreender a gestão individual da execução da medida de acolhimento residencial.
    • Desenhar estratégias e projetos de cariz terapêutico e/ou educativo, visando uma implementação sustentada.

    Percurso de aprendizagem

    Módulos Horas de contacto Horas de trabalho autónomo ECTS* Calendário

    Sobre os módulos

    Acolhimento Residencial Terapêutico e Educativo de Crianças e Jovens 27H 45H 3 Início previsto a 4 de outubro de 2023

    Saber mais

    Intervenção em Grupo Educativo em Acolhimento Residencial 27H 45H 3 Início previsto a 13 de Dezembro de 2023

    Saiba mais

    Intervenção Individual em Acolhimento Residencial  27H 45H 3 Início previsto a 6 de março de 2024

    Saiba mais

    Gestão Organizacional de Respostas Residenciais de Crianças 27H 45H 3 Início previsto a 15 de maio de 2024

    Saiba mais

    Seminário - Projeto  5H 90H 4 Início previsto em 2024  

     

    *ECTS - Sistema Europeu de Transferência e Acumulação de Créditos

     

     

    Estratégia pedagógica

    Exposição de conteúdos.

    Análise e discussão de casos práticos reais.

    Equipa pedagógica

    Direcção da pós-graduação

     

    Pedro Vaz Santos

    Licenciado e Mestre em Psicologia Clínica (Ispa), Terapeuta Familiar e de Casal (SPTF), Psicólogo clínico, PIN – Partners in Neuroscience, Consultor e Supervisor de instituições de acolhimento residencial, Labirintos Coloridos Consultores. 

    Tiago Mendes
    Licenciado em Psicologia Clínica (ISPA), Ph.D. em Psychoanalytic Studies (Univ. Essex), MBA (Rice Univ.) , Labirintos Coloridos Consultores. Consultor de instituições de acolhimento.

    Certificado e Acreditação

    Acesso ao Diploma 

    O Diploma de Pós-Graduação é obtido após a conclusão com aproveitamento em todos os módulos (podem ser realizados aleatoriamente) e do Seminário. Este último só pode ser realizado após finalização, com êxito, de todos os módulos anteriores, sendo um requisito obrigatório.

    Requisitos técnicos

    Os candidatos à frequência deste curso devem reunir os seguintes requisitos:

    • Ter acesso a um computador / telemóvel / tablet com ligação à Internet e um browser (programa para navegar na web), como o Chrome, Internet Explorer, Firefox ou Safari;
    • Aplicação Zoom;
    • Ter conhecimentos de informática na ótica do utilizador.

    Pós Graduação Modular

    Funcionamento da Pós-Graduações Modulares

    • O percurso de Pós-graduação modular deve ser concluído num prazo máximo de 4 anos.
    • É obrigatória a inscrição em cada um dos módulo/curso. No site da Formação Ispa, na respetiva página, estão divulgadas as condições para inscrição. 
    • O aluno pode selecionar a ordem pela qual pretende frequentar os 4 módulos/cursos à exceção do Seminário - Projeto. 
    • Só são permitidas as inscrições no Seminário - Projeto após a conclusão, com aproveitamento , de todos os outros módulos/cursos da Pós-graduação.    
    • Para  pedir o Diploma é necessário concluir com aproveitamento todos os módulos/cursos da Pós-graduação.
    • A instrução do pedido deve acontecer antes da inscrição no Seminário - Projeto e compreende:

    - Entrega da documentação (cópia do cartão de cidadão, cópia autenticada do Certificado de Habillitações e cópia dos Certificados de Formação dos módulos concluídos).
    - Pagamento dos emolumentos associados - 50% do valor da matrícula em vigor. Informação disponível no Edital disponível 

     

    Regime de transição 

    O regime de transição destina-se a todos os formandos/alunos que iniciaram o percurso curricular desta pós-graduação e que em 2022 não tenham concluído, com aproveitamento, os 4 módulos do antigo plano curricular.

    Este regime visa garantir a aplicação de regras para garantir a equivalência em horas de estudo, bem como a correspondência na creditação de 16 ECTS.

    Se este for o seu caso, consulte a seguinte