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Intervenção Individual em Acolhimento Residencial

Intervenção Individual em Acolhimento Residencial
DURAÇÃO
27
FORMATO
A distância
IDIOMA
Português
PLATAFORMA
Zoom

Detalhe/Condições de investimento

No caso do pagamento fracionado as prestações devem ser liquidadas nos seguintes momentos:

  • Primeira prestação no ato de inscrição 
  • segunda prestação até à data de início do curso. 
  • terceira prestação até ao final do primeiro mês de formação

 

Nota: com o pagamento da primeira prestação e verificando-se a confirmação de realização do curso, entre os 9 e 3 dias antes da data de início, o aluno fica comprometido a liquidar o valor total do curso.

 

É aceite o cancelamento da inscrição até 10 dias antes da data de início, sendo o participante reembolsado na íntegra (100%). Cancelamentos efetuados entre 9 e 4 dias da data de início do curso, inclusive, o participante será reembolsado em 50%. Não haverá lugar a reembolso para desistências até 3 dias antes do início do curso e após confirmação do mesmo.

 

Número máximo de inscrições - 20 vagas

PÓS GRADUAÇÃO MODULAR
Sim

Descrição

Este curso foi desenhado para dar aos formandos competências na intervenção individual com crianças e jovens em perigo em acolhimento residencial. Irá ser abordado a importância da adequação da intervenção às características individuais das crianças e jovens.

 

No decorrer do curso serão abordadas metodologias de diagnóstico e de intervenção em crianças com perfis de desenvolvimento atípicos, designadamente. Com perturbações do desenvolvimento e de saúde mental. Os formandos serão apoiados na construção de Planos de Intervenção Individual e na estruturação de práticas educativas e terapêuticas adaptadas ao contexto de acolhimento residencial.

 

No final deste curso os formandos devem estar aptos a compreender a gestão individual da execução da medida de acolhimento residencial, estando mais capazes de planear e construir uma intervenção à medida das características das crianças e jovens.

Destinatários

  • Psicólogos (Licenciatura em Ciências Psicológicas, Mestrado pré e pós bolonha)
  • Técnicos de Serviço Social (Licenciatura)
  • Técnicos de Educação Social (Licenciatura)
  • Médicos (Licenciatura)
  • Enfermeiros (Licenciatura)
  • Técnicos de Animação Sociocultural (Licenciatura)

Objetivos do curso

  • Compreender gestão individual da execução da medida de acolhimento residencial;
  • Planificação e Construção de um Projeto de Promoção e Proteção que fundamente uma estratégia de intervenção terapêutica;
  • Sistematizar um Plano de Intervenção Individual, com base na avaliação do perfil da criança;
  • Saber elaborar relatório de execução de medida de acolhimento
  • Implementar estratégias individualizadas na gestão do comportamento em contexto residencial

Percurso de aprendizagem

Diagnóstico Inicial

  • A construção da Narrativa do Perigo;
  • A escola e percurso escolar;
  • Desenvolvimento e Saúde Mental;
  • A família enquanto fonte de informação;
  • O contexto de acolhimento como fonte de informação.

 

Perturbações do Desenvolvimento e Saúde Mental

  • Perturbações do Desenvolvimento / Neurodiversidade / Saúde Mental;
  • Etiologia das PD e da Saúde Mental;
  •  Classificações e Diagnósticos.

 

Desenho do Perfil de Funcionamento das Crianças e Jovens com Problemas de Comportamento

  •  Os problemas de comportamento como expressão de competências em falta.

 

Reunião de Projeto de Promoção e Proteção (PPP)

  • O problema da neutralidade institucional;
  • Apresentação do Diagnóstico Inicial;
  • Reconceptualização dos Problemas de Comportamento;
  • Guião de Reunião.

 

Desenho do Plano de Intervenção Individual (PII)

  • Crianças, jovens +18 anos, adoção, transição para autonomia, reunificação familiar.

 

Relatório de Execução do Plano de Intervenção Individual (PII)

  • Desenho de relatórios focados na criança e no PII.


Aplicação do PII ao longo da rotina diária
Educadores de Referência

  • Educadores de Referência e vinculação;
  •  Relações privilegiadas em acolhimento residencial;
  • Papel do educador de referência nas necessidades do quotidiano;
  • Papel do educador de referência da gestão de comportamento;


Ferramentas Individuais de Gestão de Comportamento

  • Modelo “Collaborative & Proactive Solutions”
  • Modelo “Collaborative Problem Solving”

Estratégia pedagógica

Metodologia de natureza expositiva oral teórica dos conteúdos programáticos, diálogo interativo e discussão em grupo, trabalhos em pequenos grupos, visionamento de materiais audiovisuais ilustrativos das temáticas.

Equipa pedagógica

Pedro Vaz Santos

Mestre em Psicologia Clínica (Ispa), Psicólogo clínico, PIN – Progresso Infantil, Labirintos Coloridos Consultores. Consultor de instituições de acolhimento


Tiago Mendes
Licenciado em Psicologia Clínica (ISPA), Ph.D. em Psychoanalytic Studies (Univ. Essex), MBA (Rice Univ.) , Labirintos Coloridos Consultores. Consultor de instituições de acolhimento.

Certificado e Acreditação

Certificado 

 

O Certificado de Participação é atribuído aos formandos que não pretendam ser sujeitos à avaliação das aprendizagens. 

O Certificado de Formação é atribuído aos formandos que realizam a avaliação das aprendizagens com aproveitamento. Esta é obrigatória no percurso de Pós-graduação modular.

Em ambos os casos, a assiduidade tem de ser igual ou superior a 90% da carga horária total.

 

A Formação Ispa observará o previsto na lei de proteção de dados pessoais (Regulamento 2016/679 do Parlamento Europeu de 26 de abril de 2016, com execução assegurada pela Lei n.º 58/2019, de 8 de agosto).

Requisitos técnicos

Os candidatos à frequência deste curso devem reunir os seguintes requisitos:

  • Ter acesso a um computador / telemóvel / tablet com ligação à Internet e um browser (programa para navegar na web), como o Chrome, Microsoft Edge, Firefox ou Safari;
  • Aplicação Zoom;
  • Ter conhecimentos de informática na ótica do utilizador.

 

Atenção: Caso já tenha sito aluno do ISPA ou da Formação ISPA, utilize as credenciais anteriormente atribuídas. 

Pós Graduação Modular

 

Este curso integra a Pós-Graduação em Acolhimento de Crianças e Jovens em Perigo

 

MódulosHoras de contactoHoras de trabalho autónomoECTSSobre os módulos
Acolhimento Residencial Terapêutico e Educativo de Crianças e Jovens27H45H3

Saber mais

Intervenção em Grupo Educativo em Acolhimento Residencial27H45H3

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Intervenção Individual em Acolhimento Residencial 27H45H3

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Gestão Organizacional de Respostas Residenciais de Crianças27H45H3

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Seminário - Projeto 5H90H4