Intervenção Individual em Acolhimento Residencial
Detalhe/Condições de investimento
Fatura
Caso pretenda a emissão da fatura relativa aos pagamentos em nome de uma instituição/empresa deverá contactar-nos para o email fi@ispa.pt antes de realizar qualquer pagamento.
Os pagamentos nestas situações têm obrigatoriamente de ser realizados através de transferência bancária.
Possibilidade de fracionamento
No caso do pagamento fracionado as prestações devem ser liquidadas nos seguintes momentos:
- primeira prestação - no ato de inscrição.
- segunda prestação - até à data de início do curso.
- terceira prestação - até ao final do primeiro mês de formação
Nota: com o pagamento da primeira prestação e verificando-se a confirmação de realização do curso, entre os 9 e 3 dias antes da data de início, o aluno fica comprometido a liquidar o valor total do curso.
Atenção: Caso já tenha sito aluno do ISPA ou da Formação ISPA, utilize as credenciais anteriormente atribuídas.
É aceite o cancelamento da inscrição até 10 dias antes da data de início, sendo o participante reembolsado na íntegra (100%). Cancelamentos efetuados entre 9 e 4 dias da data de início do curso, inclusive, o participante será reembolsado em 50%. Não haverá lugar a reembolso para desistências até 3 dias antes do início do curso e após confirmação do mesmo.
Número máximo de inscrições - 20 vagas
Descrição
Este curso foi desenhado para dar aos formandos competências na intervenção individual com crianças e jovens em perigo em acolhimento residencial. Irá ser abordado a importância da adequação da intervenção às características individuais das crianças e jovens.
No decorrer do curso serão abordadas metodologias de diagnóstico e de intervenção em crianças com perfis de desenvolvimento atípicos, designadamente. Com perturbações do desenvolvimento e de saúde mental. Os formandos serão apoiados na construção de Planos de Intervenção Individual e na estruturação de práticas educativas e terapêuticas adaptadas ao contexto de acolhimento residencial.
No final deste curso os formandos devem estar aptos a compreender a gestão individual da execução da medida de acolhimento residencial, estando mais capazes de planear e construir uma intervenção à medida das características das crianças e jovens.
Destinatários
- Psicólogos (Licenciatura em Ciências Psicológicas, Mestrado pré e pós bolonha)
- Técnicos de Serviço Social (Licenciatura)
- Técnicos de Educação Social (Licenciatura)
- Médicos (Licenciatura)
- Enfermeiros (Licenciatura)
- Técnicos de Animação Sociocultural (Licenciatura)
Objetivos do curso
- Compreender gestão individual da execução da medida de acolhimento residencial;
- Planificação e Construção de um Projeto de Promoção e Proteção que fundamente uma estratégia de intervenção terapêutica;
- Sistematizar um Plano de Intervenção Individual, com base na avaliação do perfil da criança;
- Saber elaborar relatório de execução de medida de acolhimento
- Implementar estratégias individualizadas na gestão do comportamento em contexto residencial
Percurso de aprendizagem
Diagnóstico Inicial
- A construção da Narrativa do Perigo;
- A escola e percurso escolar;
- Desenvolvimento e Saúde Mental;
- A família enquanto fonte de informação;
- O contexto de acolhimento como fonte de informação.
Perturbações do Desenvolvimento e Saúde Mental
- Perturbações do Desenvolvimento / Neurodiversidade / Saúde Mental;
- Etiologia das PD e da Saúde Mental;
- Classificações e Diagnósticos.
Desenho do Perfil de Funcionamento das Crianças e Jovens com Problemas de Comportamento
- Os problemas de comportamento como expressão de competências em falta.
Reunião de Projeto de Promoção e Proteção (PPP)
- O problema da neutralidade institucional;
- Apresentação do Diagnóstico Inicial;
- Reconceptualização dos Problemas de Comportamento;
- Guião de Reunião.
Desenho do Plano de Intervenção Individual (PII)
- Crianças, jovens +18 anos, adoção, transição para autonomia, reunificação familiar.
Relatório de Execução do Plano de Intervenção Individual (PII)
- Desenho de relatórios focados na criança e no PII.
Aplicação do PII ao longo da rotina diária
Educadores de Referência
- Educadores de Referência e vinculação;
- Relações privilegiadas em acolhimento residencial;
- Papel do educador de referência nas necessidades do quotidiano;
- Papel do educador de referência da gestão de comportamento;
Ferramentas Individuais de Gestão de Comportamento
- Modelo “Collaborative & Proactive Solutions”
- Modelo “Collaborative Problem Solving”
Estratégia pedagógica
Metodologia de natureza expositiva oral teórica dos conteúdos programáticos, diálogo interativo e discussão em grupo, trabalhos em pequenos grupos, visionamento de materiais audiovisuais ilustrativos das temáticas.
Equipa pedagógica
Pedro Vaz Santos
Mestre em Psicologia Clínica (Ispa), Psicólogo clínico, PIN – Progresso Infantil, Labirintos Coloridos Consultores. Consultor de instituições de acolhimento
Tiago Mendes
Licenciado em Psicologia Clínica (ISPA), Ph.D. em Psychoanalytic Studies (Univ. Essex), MBA (Rice Univ.) , Labirintos Coloridos Consultores. Consultor de instituições de acolhimento.
Certificado e Acreditação
Certificado
O Certificado de Participação é atribuído aos formandos que não pretendam ser sujeitos à avaliação das aprendizagens.
O Certificado de Formação é atribuído aos formandos que realizam a avaliação das aprendizagens com aproveitamento. Esta é obrigatória no percurso de Pós-graduação modular.
Em ambos os casos, a assiduidade tem de ser igual ou superior a 90% da carga horária total.
A Formação Ispa observará o previsto na lei de proteção de dados pessoais (Regulamento 2016/679 do Parlamento Europeu de 26 de abril de 2016, com execução assegurada pela Lei n.º 58/2019, de 8 de agosto).
Requisitos técnicos
Os candidatos à frequência deste curso devem reunir os seguintes requisitos:
- Ter acesso a um computador / telemóvel / tablet com ligação à Internet e um browser (programa para navegar na web), como o Chrome, Microsoft Edge, Firefox ou Safari;
- Aplicação Zoom;
- Ter conhecimentos de informática na ótica do utilizador.
Atenção: Caso já tenha sito aluno do ISPA ou da Formação ISPA, utilize as credenciais anteriormente atribuídas.
Pós Graduação Modular
Este curso integra a Pós-Graduação em Acolhimento de Crianças e Jovens em Perigo
Módulos | Horas de contacto | Horas de trabalho autónomo | ECTS | Sobre os módulos |
---|---|---|---|---|
Acolhimento Residencial Terapêutico e Educativo de Crianças e Jovens | 27H | 45H | 3 | |
Intervenção em Grupo Educativo em Acolhimento Residencial | 27H | 45H | 3 | |
Intervenção Individual em Acolhimento Residencial | 27H | 45H | 3 | |
Gestão Organizacional de Respostas Residenciais de Crianças | 27H | 45H | 3 | |
Seminário - Projeto | 5H | 90H | 4 |