Intervenção Individual em Acolhimento Residencial
Detalhe/Condições de investimento
No caso do pagamento fracionado as prestações devem ser liquidadas nos seguintes momentos:
- Primeira prestação no ato de inscrição
- segunda prestação até à data de início do curso.
- terceira prestação até ao final do primeiro mês de formação
Nota: com o pagamento da primeira prestação e verificando-se a confirmação de realização do curso, entre os 9 e 3 dias antes da data de início, o aluno fica comprometido a liquidar o valor total do curso.
É aceite o cancelamento da inscrição até 10 dias antes da data de início, sendo o participante reembolsado na íntegra (100%). Cancelamentos efetuados entre 9 e 4 dias da data de início do curso, inclusive, o participante será reembolsado em 50%. Não haverá lugar a reembolso para desistências até 3 dias antes do início do curso e após confirmação do mesmo.
Número máximo de inscrições - 20 vagas
Descrição
Este curso foi desenhado para dar aos formandos competências na intervenção individual com crianças e jovens em perigo em acolhimento residencial. Irá ser abordado a importância da adequação da intervenção às características individuais das crianças e jovens.
No decorrer do curso serão abordadas metodologias de diagnóstico e de intervenção em crianças com perfis de desenvolvimento atípicos, designadamente. Com perturbações do desenvolvimento e de saúde mental. Os formandos serão apoiados na construção de Planos de Intervenção Individual e na estruturação de práticas educativas e terapêuticas adaptadas ao contexto de acolhimento residencial.
No final deste curso os formandos devem estar aptos a compreender a gestão individual da execução da medida de acolhimento residencial, estando mais capazes de planear e construir uma intervenção à medida das características das crianças e jovens.
Destinatários
- Psicólogos (Licenciatura em Ciências Psicológicas, Mestrado pré e pós bolonha)
- Técnicos de Serviço Social (Licenciatura)
- Técnicos de Educação Social (Licenciatura)
- Médicos (Licenciatura)
- Enfermeiros (Licenciatura)
- Técnicos de Animação Sociocultural (Licenciatura)
Objetivos do curso
- Compreender gestão individual da execução da medida de acolhimento residencial;
- Planificação e Construção de um Projeto de Promoção e Proteção que fundamente uma estratégia de intervenção terapêutica;
- Sistematizar um Plano de Intervenção Individual, com base na avaliação do perfil da criança;
- Saber elaborar relatório de execução de medida de acolhimento
- Implementar estratégias individualizadas na gestão do comportamento em contexto residencial
Percurso de aprendizagem
Diagnóstico Inicial
- A construção da Narrativa do Perigo;
- A escola e percurso escolar;
- Desenvolvimento e Saúde Mental;
- A família enquanto fonte de informação;
- O contexto de acolhimento como fonte de informação.
Perturbações do Desenvolvimento e Saúde Mental
- Perturbações do Desenvolvimento / Neurodiversidade / Saúde Mental;
- Etiologia das PD e da Saúde Mental;
- Classificações e Diagnósticos.
Desenho do Perfil de Funcionamento das Crianças e Jovens com Problemas de Comportamento
- Os problemas de comportamento como expressão de competências em falta.
Reunião de Projeto de Promoção e Proteção (PPP)
- O problema da neutralidade institucional;
- Apresentação do Diagnóstico Inicial;
- Reconceptualização dos Problemas de Comportamento;
- Guião de Reunião.
Desenho do Plano de Intervenção Individual (PII)
- Crianças, jovens +18 anos, adoção, transição para autonomia, reunificação familiar.
Relatório de Execução do Plano de Intervenção Individual (PII)
- Desenho de relatórios focados na criança e no PII.
Aplicação do PII ao longo da rotina diária
Educadores de Referência
- Educadores de Referência e vinculação;
- Relações privilegiadas em acolhimento residencial;
- Papel do educador de referência nas necessidades do quotidiano;
- Papel do educador de referência da gestão de comportamento;
Ferramentas Individuais de Gestão de Comportamento
- Modelo “Collaborative & Proactive Solutions”
- Modelo “Collaborative Problem Solving”
Estratégia pedagógica
Metodologia de natureza expositiva oral teórica dos conteúdos programáticos, diálogo interativo e discussão em grupo, trabalhos em pequenos grupos, visionamento de materiais audiovisuais ilustrativos das temáticas.
Equipa pedagógica
Pedro Vaz Santos
Mestre em Psicologia Clínica (Ispa), Psicólogo clínico, PIN – Progresso Infantil, Labirintos Coloridos Consultores. Consultor de instituições de acolhimento
Tiago Mendes
Licenciado em Psicologia Clínica (ISPA), Ph.D. em Psychoanalytic Studies (Univ. Essex), MBA (Rice Univ.) , Labirintos Coloridos Consultores. Consultor de instituições de acolhimento.
Certificado e Acreditação
Certificado
O Certificado de Participação é atribuído aos formandos que não pretendam ser sujeitos à avaliação das aprendizagens.
O Certificado de Formação é atribuído aos formandos que realizam a avaliação das aprendizagens com aproveitamento. Esta é obrigatória no percurso de Pós-graduação modular.
Em ambos os casos, a assiduidade tem de ser igual ou superior a 90% da carga horária total.
A Formação Ispa observará o previsto na lei de proteção de dados pessoais (Regulamento 2016/679 do Parlamento Europeu de 26 de abril de 2016, com execução assegurada pela Lei n.º 58/2019, de 8 de agosto).
Requisitos técnicos
Os candidatos à frequência deste curso devem reunir os seguintes requisitos:
- Ter acesso a um computador / telemóvel / tablet com ligação à Internet e um browser (programa para navegar na web), como o Chrome, Microsoft Edge, Firefox ou Safari;
- Aplicação Zoom;
- Ter conhecimentos de informática na ótica do utilizador.
Atenção: Caso já tenha sito aluno do ISPA ou da Formação ISPA, utilize as credenciais anteriormente atribuídas.
Pós Graduação Modular
Este curso integra a Pós-Graduação em Acolhimento de Crianças e Jovens em Perigo
Módulos | Horas de contacto | Horas de trabalho autónomo | ECTS | Sobre os módulos |
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Acolhimento Residencial Terapêutico e Educativo de Crianças e Jovens | 27H | 45H | 3 | |
Intervenção em Grupo Educativo em Acolhimento Residencial | 27H | 45H | 3 | |
Intervenção Individual em Acolhimento Residencial | 27H | 45H | 3 | |
Gestão Organizacional de Respostas Residenciais de Crianças | 27H | 45H | 3 | |
Seminário - Projeto | 5H | 90H | 4 |