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Acolhimento Residencial Terapêutico e Educativo de Crianças e Jovens

Acolhimento Residencial Terapêutico e Educativo de Crianças e Jovens
DURAÇÃO
27
FORMATO
A distância
IDIOMA
Português
PLATAFORMA
Zoom

Detalhe/Condições de investimento

Fatura

Caso pretenda a emissão da fatura relativa aos pagamentos em nome de uma instituição/empresa deverá contactar-nos para o email fi@ispa.pt antes de realizar qualquer pagamento.

Os pagamentos nestas situações têm obrigatoriamente de ser realizados através de transferência bancária.

 

Possibilidade de fracionamento

No caso do pagamento fracionado as prestações devem ser liquidadas nos seguintes momentos:

  • primeira prestação - no ato de inscrição.
  • segunda prestação - até à data de início do curso. 
  • terceira prestação - até ao final do primeiro mês de formação

 

Nota: com o pagamento da primeira prestação e verificando-se a confirmação de realização do curso, entre os 9 e 3 dias antes da data de início, o aluno fica comprometido a liquidar o valor total do curso.

 

Atenção: Caso já tenha sito aluno do ISPA ou da Formação ISPA, utilize as credenciais anteriormente atribuídas. 

 

É aceite o cancelamento da inscrição até 10 dias antes da data de início, sendo o participante reembolsado na íntegra (100%). Cancelamentos efetuados entre 9 e 4 dias da data de início do curso, inclusive, o participante será reembolsado em 50%. Não haverá lugar a reembolso para desistências até 3 dias antes do início do curso e após confirmação do mesmo.

 

Número máximo de inscrições - 20 vagas

PÓS GRADUAÇÃO MODULAR
Sim

Descrição

Este curso aborda as principais temáticas na área do Acolhimento Residencial de Crianças e Adolescentes. No decorrer deste curso vamos explorar em detalhe a evolução das respostas de acolhimento residencial terapêutico no contexto da proteção das crianças e jovens em perigo, assim como a sua relevância para os desafios atuais do acolhimento residencial - com crianças e adolescentes com problemas de comportamento.

 

Os temas a serem abordados incluem a realidade atual do acolhimento residencial, a evolução dos diferentes modelos terapêuticos, modelos baseados em evidências, a arquitetura do sistema de promoção e proteção, o papel da família e a forma como as organizações de acolhimento residencial devem-se posicionar face a esta, assim como a sensibilização para a multiculturalidade.

 

No final deste curso, os formandos devem sentir-se aptos para compreender a operacionalização dos modelos terapêuticos e educativos em contexto residencial, ficando mais capazes de operacionalizar novas práticas junto de crianças e jovens em perigo.

Destinatários

  • Psicólogos (Licenciatura em Ciências Psicológicas, Mestrado pré e pós bolonha)
  • Técnicos de Serviço Social (Licenciatura)
  • Técnicos de Educação Social (Licenciatura)
  • Médicos (Licenciatura)
  • Enfermeiros (Licenciatura)
  • Técnicos de Animação Sociocultural (Licenciatura)

Objetivos do curso

  • Compreender a evolução das respostas de acolhimento residencial no contexto da proteção de crianças e jovens.
  • Compreender a operacionalização de modelos terapêuticos e educativos em contexto residencial.
  • Enquadrar a resposta de Acolhimento Residencial no contexto do Sistema de Promoção e Proteção Português.
  • Sensibilizar para a multiculturalidade no contexto do sistema de promoção e proteção.

Percurso de aprendizagem

Realidade Atual do Acolhimento Residencial
- Dados Internacionais sobre crianças e jovens acolhidos;
- Acolhimento Residencial vs. Acolhimento Familiar;
- Evolução dos dados referentes a crianças e jovens em perigo em Portugal:
- Prevalência de Crianças com Diagnósticos de Saúde Mental;
- Evolução da Adoção em Portugal;


Evolução do Acolhimento Residencial
- Pepper Harrow;
- Cotswold;
- SACCS;
- Mulberry Bush;
- Cassel;
- Menninger;
- Summerhill.


Diversidade de Respostas em Acolhimento Residencial
- Visão Internacional;
- Respostas generalistas vs. Respostas especializadas;


Modelos de Acolhimento com base em evidências
- Sanctuary Model;
- Care Model;
- ARC Model;
- MAP Model;
- Social Pedagogy Model;


Arquitetura do Sistema de Promoção e Proteção
- Enquadramento Legal da Lei de Proteção de Crianças e Jovens em Perigo;
- Decreto de Lei Regulamentar do acolhimento residencial;
- O lugar da instituição no conflito entre o estado e a família;
- Articulação entre o Sistema de Promoção e Proteção e o Sistema Penal;
- Articulação entre o Sistema de Promoção e Proteção e a Intervenção Tutelar Educativa.


O Lugar da família no acolhimento residencial e no Sistema de Promoção e Proteção
- Perigo enquanto construção social;
- Clientes involuntários / clientes mandatados;
- Relações de ajuda vs controlo social;
- Distinção entre eixo do problema e eixo da solução.


Modelos colaborativos de Avaliação do Perigo
- Signs of safety:
- Modelo Ecológico.


Intervenção Multicultural
- Multiculturalidade;
- Vulnerabilidade social;
- Participação social;
- Cultura geracional;
- Intervenção com base em Competência Cultural.

Estratégia pedagógica

Metodologia de natureza expositiva oral teórica dos conteúdos programáticos, diálogo interativo e discussão em grupo, trabalhos em pequenos grupos, visionamento de materiais audiovisuais ilustrativos das temáticas.

Equipa pedagógica

Pedro Vaz Santos

Mestre em Psicologia Clínica (Ispa), Psicólogo clínico, PIN – Progresso Infantil, Labirintos Coloridos Consultores. Consultor de instituições de acolhimento


Tiago Mendes
Licenciado em Psicologia Clínica (ISPA), Ph.D. em Psychoanalytic Studies (Univ. Essex), MBA (Rice Univ.) , Labirintos Coloridos Consultores. Consultor de instituições de acolhimento.

Certificado e Acreditação

Certificado 

 

O Certificado de Participação é atribuído aos formandos que não pretendam ser sujeitos à avaliação das aprendizagens. 

O Certificado de Formação é atribuído aos formandos que realizam a avaliação das aprendizagens com aproveitamento. Esta é obrigatória no percurso de Pós-graduação modular.

Em ambos os casos, a assiduidade tem de ser igual ou superior a 90% da carga horária total.

 

A Formação Ispa observará o previsto na lei de proteção de dados pessoais (Regulamento 2016/679 do Parlamento Europeu de 26 de abril de 2016, com execução assegurada pela Lei n.º 58/2019, de 8 de agosto).

Requisitos técnicos

Os candidatos à frequência deste curso devem reunir os seguintes requisitos:

  • Ter acesso a um computador / telemóvel / tablet com ligação à Internet e um browser (programa para navegar na web), como o Chrome, Microsoft Edge, Firefox ou Safari;
  • Aplicação Zoom;
  • Ter conhecimentos de informática na ótica do utilizador.

 

Atenção: Caso já tenha sito aluno do ISPA ou da Formação ISPA, utilize as credenciais anteriormente atribuídas. 

Pós Graduação Modular

Este curso integra a Pós-Graduação em Acolhimento Residencial de Crianças e Jovens em Perigo

Mais informação em: Pós-Graduação em Acolhimento Residencial de Crianças e Jovens em Perigo

 

 

Plano de Estudos da Pós-Graduação

 

MódulosHoras de contactoHoras de trabalho autónomoECTSSobre os módulos
Acolhimento Residencial Terapêutico e Educativo de Crianças e Jovens27H45H3

Saber mais

Intervenção em Grupo Educativo em Acolhimento Residencial27H45H3

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Intervenção Individual em Acolhimento Residencial 27H45H3

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Gestão Organizacional de Respostas Residenciais de Crianças27H45H3

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Seminário - Projeto 5H90H4 

 

 

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