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Intervenção em Grupo Educativo em Acolhimento Residencial

https://fi.ispa.pt/pt-pt/fi/formacoes/psicologia/intervencao-em-grupo-educativo-em-acolhimento-residencial-1

DATAS DE REALIZAÇÃO

  • 13/12/2023 - Das 18:00 às 21:00
  • 20/12/2023 - Das 18:00 às 21:00
  • 03/01/2024 - Das 18:00 às 21:00
  • 10/01/2024 - Das 18:00 às 21:00
  • 17/01/2024 - Das 18:00 às 21:00
  • 24/01/2024 - Das 18:00 às 21:00
  • 31/01/2024 - Das 18:00 às 21:00
  • 07/02/2024 - Das 18:00 às 21:00
  • 14/02/2024 - Das 18:00 às 21:00
  • DURAÇÃO
    27
    FORMATO
    A distância
    IDIOMA
    Português
    PLATAFORMA
    Zoom
    INVESTIMENTO
    €245

    Detalhe/Condições de investimento

    Investimento - 245€

    Fraccionado - 3x82€

     

    No caso do pagamento fracionado as prestações devem ser liquidadas nos seguintes momentos:

    • primeira prestação - no ato de inscrição.
    • segunda prestação - até à data de início do curso. 
    • terceira prestação - até ao final do primeiro mês de formação.

     

    Nota: com o pagamento da primeira prestação e verificando-se a confirmação de realização do curso, entre os 9 e 3 dias antes da data de início, o aluno fica comprometido a liquidar o valor total do curso.

     

    É aceite o cancelamento da inscrição até 10 dias antes da data de início, sendo o participante reembolsado na íntegra (100%). Cancelamentos efetuados entre 9 e 4 dias da data de início do curso, inclusive, o participante será reembolsado em 50%. Não haverá lugar a reembolso para desistências até 3 dias antes do início do curso e após confirmação do mesmo.

     

    Número máximo de inscrições - 20 vagas

    PÓS GRADUAÇÃO MODULAR
    Sim

    Descrição

    Este curso permite que os formandos desenvolvam competências na intervenção com grupos em contexto de acolhimento residencial de crianças e jovens em perigo. Uma das dificuldades sentidas pelos profissionais das Casas de Acolhimento Residencial é a presença constante de dinâmicas e fenômenos de grupo. Ao longo do curso os formandos vão aprender a utilizar os fenómenos de grupo a favor do modelo educativo de forma a serem motores de mudança individual e de gestão de comportamento.

     

    Este curso aborda como o contexto residencial pode ser utilizado pelo grupo como um espaço terapêutico, a importância da rotina e da previsibilidade do meio em crianças com dificuldades emocionais e do comportamento, o papel e as diferentes metodologias das reuniões de casa, os modelos de gestão de comportamento, incluindo modelos mais comportamentais, e a diferenciação entre autonomia e responsabilidade.

     

    No final deste curso, os formando vão estar habilitados para planear e estruturar o contexto residencial enquanto elemento terapêutico e educativo. Tem ainda como objetivo conhecer as diversas estratégias e instrumentos de gestão de comportamento que podem ser operacionalizadas em contexto de acolhimento residencial

     

    Destinatários

    • Psicólogos (Licenciatura em Ciências Psicológicas, Mestrado pré e pós bolonha)
    • Técnicos de Serviço Social (Licenciatura)
    • Técnicos de Educação Social (Licenciatura)
    • Médicos (Licenciatura)
    • Enfermeiros (Licenciatura)
    • Técnicos de Animação Sociocultural (Licenciatura)

    Objetivos do curso

    • Compreender os fenómenos de grupo em contexto residencial;
    • Compreender a importância do contexto nos processos de mudança;
    • Saber planear e estruturar o contexto residencial enquanto elemento terapêutico e educativo;
    • Conhecer diversas estratégias e instrumentos de gestão de comportamento que podem ser operacionalizadas em contexto de acolhimento residencial;
    • Sensibilizar para a necessidade de introdução de modelos educativos e estratégias que promovam a autonomia.

    Percurso de aprendizagem

    Terapia pelo Meio

    • O contexto residencial como espaço terapêutico;
    • A ideia de comunidade terapêutica;
    • Planned Environment Therapy;
    • Contextos de Segurança;
    • Elementos iatrogénicos do acolhimento;
    • Supostos Básicos.

     

    Rotina e previsibilidade

    • Organização da Rotina;
    • Agendas Diárias;
    • Horários de atividades;
    • Quadros de rotina.

     

    Reuniões de Casa com as Crianças e Jovens

    • Participantes;
    • Temas, Ordem de Trabalhos;
    • Organização Política das Decisões;
    • Facilitadores.

     

    Gestão de comportamento

    • Autoridade e Poder dentro da estrutura organizacional;
    • Modelos colaborativos versus modelos punitivos.

     

    Fases do Programa

    • Divisão do percurso do acolhimento por fases;
    • Autonomia e regras com base em competências;
    • Os maiores idade no acolhimento.

     

    Modelos comportamentais

    • Apresentar tabelas comportamentais;
    • Modelos de avaliações semanais;
    • Modelos de economia de fichas.

     

    Consequência Lógicas

    • Diferenciar consequência lógicas de punições;
    • Apresentar o modelo de responsabilidade do grupo enquanto grupo;
    • Organização da casa por tarefas.

     

    Autonomia e Responsabilidade

    Estratégia pedagógica

    Metodologia de natureza expositiva oral teórica dos conteúdos programáticos, diálogo interativo e discussão em grupo, trabalhos em pequenos grupos, visionamento de materiais audiovisuais ilustrativos das temáticas.

    Equipa pedagógica

    Pedro Vaz Santos

    Mestre em Psicologia Clínica (Ispa), Psicólogo clínico, PIN – Progresso Infantil, Labirintos Coloridos Consultores. Consultor de instituições de acolhimento


    Tiago Mendes
    Licenciado em Psicologia Clínica (ISPA), Ph.D. em Psychoanalytic Studies (Univ. Essex), MBA (Rice Univ.) , Labirintos Coloridos Consultores. Consultor de instituições de acolhimento.

    Certificado e Acreditação

    Certificado 

     

    O Certificado de Participação é atribuído aos formandos que não pretendam ser sujeitos à avaliação das aprendizagens. 

     

    O Certificado de Formação é atribuído aos formandos que realizam a avaliação das aprendizagens com aproveitamento. Esta é obrigatória no percurso de Pós-graduação modular.

    Em ambos os casos, a assiduidade tem de ser igual ou superior a 90% da carga horária total.

     

    A Formação Ispa observará o previsto na lei de proteção de dados pessoais (Regulamento 2016/679 do Parlamento Europeu de 26 de abril de 2016, com execução assegurada pela Lei n.º 58/2019, de 8 de agosto).

    Requisitos técnicos

    Os candidatos à frequência deste curso devem reunir os seguintes requisitos:

    • Ter acesso a um computador / telemóvel / tablet com ligação à Internet e um browser (programa para navegar na web), como o Chrome, Microsoft Edge, Firefox ou Safari;
    • Aplicação Zoom;
    • Ter conhecimentos de informática na ótica do utilizador.

    Pós Graduação Modular

    Este curso integra a Pós-Graduação em Acolhimento de Crianças e Jovens em Perigo

    Módulos Horas de contacto Horas de trabalho autónomo ECTS

    Sobre os módulos

    Acolhimento Residencial Terapêutico e Educativo de Crianças e Jovens 27H 45H 3

    Saber mais

    Intervenção em Grupo Educativo em Acolhimento Residencial 27H 45H 3

    Saiba mais

    Intervenção Individual em Acolhimento Residencial  27H 45H 3

    Saiba mais

    Gestão Organizacional de Respostas Residenciais de Crianças 27H 45H 3

    Saiba mais

    Seminário - Projeto  5H 90H 4