Intervenção em Grupo Educativo em Acolhimento Residencial

DATAS DE REALIZAÇÃO
Detalhe/Condições de investimento
Investimento - 245€
Fraccionado - 3x82€
No caso do pagamento fracionado as prestações devem ser liquidadas nos seguintes momentos:
- primeira prestação - no ato de inscrição.
- segunda prestação - até à data de início do curso.
- terceira prestação - até ao final do primeiro mês de formação.
Nota: com o pagamento da primeira prestação e verificando-se a confirmação de realização do curso, entre os 9 e 3 dias antes da data de início, o aluno fica comprometido a liquidar o valor total do curso.
É aceite o cancelamento da inscrição até 10 dias antes da data de início, sendo o participante reembolsado na íntegra (100%). Cancelamentos efetuados entre 9 e 4 dias da data de início do curso, inclusive, o participante será reembolsado em 50%. Não haverá lugar a reembolso para desistências até 3 dias antes do início do curso e após confirmação do mesmo.
Número máximo de inscrições - 20 vagas
Descrição
Este curso permite que os formandos desenvolvam competências na intervenção com grupos em contexto de acolhimento residencial de crianças e jovens em perigo. Uma das dificuldades sentidas pelos profissionais das Casas de Acolhimento Residencial é a presença constante de dinâmicas e fenômenos de grupo. Ao longo do curso os formandos vão aprender a utilizar os fenómenos de grupo a favor do modelo educativo de forma a serem motores de mudança individual e de gestão de comportamento.
Este curso aborda como o contexto residencial pode ser utilizado pelo grupo como um espaço terapêutico, a importância da rotina e da previsibilidade do meio em crianças com dificuldades emocionais e do comportamento, o papel e as diferentes metodologias das reuniões de casa, os modelos de gestão de comportamento, incluindo modelos mais comportamentais, e a diferenciação entre autonomia e responsabilidade.
No final deste curso, os formando vão estar habilitados para planear e estruturar o contexto residencial enquanto elemento terapêutico e educativo. Tem ainda como objetivo conhecer as diversas estratégias e instrumentos de gestão de comportamento que podem ser operacionalizadas em contexto de acolhimento residencial
Destinatários
- Psicólogos (Licenciatura em Ciências Psicológicas, Mestrado pré e pós bolonha)
- Técnicos de Serviço Social (Licenciatura)
- Técnicos de Educação Social (Licenciatura)
- Médicos (Licenciatura)
- Enfermeiros (Licenciatura)
- Técnicos de Animação Sociocultural (Licenciatura)
Objetivos do curso
- Compreender os fenómenos de grupo em contexto residencial;
- Compreender a importância do contexto nos processos de mudança;
- Saber planear e estruturar o contexto residencial enquanto elemento terapêutico e educativo;
- Conhecer diversas estratégias e instrumentos de gestão de comportamento que podem ser operacionalizadas em contexto de acolhimento residencial;
- Sensibilizar para a necessidade de introdução de modelos educativos e estratégias que promovam a autonomia.
Percurso de aprendizagem
Terapia pelo Meio
- O contexto residencial como espaço terapêutico;
- A ideia de comunidade terapêutica;
- Planned Environment Therapy;
- Contextos de Segurança;
- Elementos iatrogénicos do acolhimento;
- Supostos Básicos.
Rotina e previsibilidade
- Organização da Rotina;
- Agendas Diárias;
- Horários de atividades;
- Quadros de rotina.
Reuniões de Casa com as Crianças e Jovens
- Participantes;
- Temas, Ordem de Trabalhos;
- Organização Política das Decisões;
- Facilitadores.
Gestão de comportamento
- Autoridade e Poder dentro da estrutura organizacional;
- Modelos colaborativos versus modelos punitivos.
Fases do Programa
- Divisão do percurso do acolhimento por fases;
- Autonomia e regras com base em competências;
- Os maiores idade no acolhimento.
Modelos comportamentais
- Apresentar tabelas comportamentais;
- Modelos de avaliações semanais;
- Modelos de economia de fichas.
Consequência Lógicas
- Diferenciar consequência lógicas de punições;
- Apresentar o modelo de responsabilidade do grupo enquanto grupo;
- Organização da casa por tarefas.
Autonomia e Responsabilidade
Estratégia pedagógica
Metodologia de natureza expositiva oral teórica dos conteúdos programáticos, diálogo interativo e discussão em grupo, trabalhos em pequenos grupos, visionamento de materiais audiovisuais ilustrativos das temáticas.
Equipa pedagógica
Pedro Vaz Santos
Mestre em Psicologia Clínica (Ispa), Psicólogo clínico, PIN – Progresso Infantil, Labirintos Coloridos Consultores. Consultor de instituições de acolhimento
Tiago Mendes
Licenciado em Psicologia Clínica (ISPA), Ph.D. em Psychoanalytic Studies (Univ. Essex), MBA (Rice Univ.) , Labirintos Coloridos Consultores. Consultor de instituições de acolhimento.
Certificado e Acreditação
Certificado
O Certificado de Participação é atribuído aos formandos que não pretendam ser sujeitos à avaliação das aprendizagens.
O Certificado de Formação é atribuído aos formandos que realizam a avaliação das aprendizagens com aproveitamento. Esta é obrigatória no percurso de Pós-graduação modular.
Em ambos os casos, a assiduidade tem de ser igual ou superior a 90% da carga horária total.
A Formação Ispa observará o previsto na lei de proteção de dados pessoais (Regulamento 2016/679 do Parlamento Europeu de 26 de abril de 2016, com execução assegurada pela Lei n.º 58/2019, de 8 de agosto).
Requisitos técnicos
Os candidatos à frequência deste curso devem reunir os seguintes requisitos:
- Ter acesso a um computador / telemóvel / tablet com ligação à Internet e um browser (programa para navegar na web), como o Chrome, Microsoft Edge, Firefox ou Safari;
- Aplicação Zoom;
- Ter conhecimentos de informática na ótica do utilizador.
Pós Graduação Modular
Este curso integra a Pós-Graduação em Acolhimento de Crianças e Jovens em Perigo
Módulos | Horas de contacto | Horas de trabalho autónomo | ECTS |
Sobre os módulos |
---|---|---|---|---|
Acolhimento Residencial Terapêutico e Educativo de Crianças e Jovens | 27H | 45H | 3 | |
Intervenção em Grupo Educativo em Acolhimento Residencial | 27H | 45H | 3 | |
Intervenção Individual em Acolhimento Residencial | 27H | 45H | 3 | |
Gestão Organizacional de Respostas Residenciais de Crianças | 27H | 45H | 3 | |
Seminário - Projeto | 5H | 90H | 4 |