page--front.tpl.php

Intervenção em Grupo Educativo em Acolhimento Residencial

https://fi.ispa.pt/pt-pt/fi/formacoes/psicologia/intervencao-em-grupo-educativo-em-acolhimento-residencial-1
DURAÇÃO
27
FORMATO
A distância
IDIOMA
Português
PLATAFORMA
Zoom

Detalhe/Condições de investimento

No caso do pagamento fracionado as prestações devem ser liquidadas nos seguintes momentos:

  • primeira prestação - no ato de inscrição.
  • segunda prestação - até à data de início do curso. 
  • terceira prestação - até ao final do primeiro mês de formação.

 

Nota: com o pagamento da primeira prestação e verificando-se a confirmação de realização do curso, entre os 9 e 3 dias antes da data de início, o aluno fica comprometido a liquidar o valor total do curso.

 

Atenção: Caso já tenha sito aluno do ISPA ou da Formação ISPA, utilize as credenciais anteriormente atribuídas. 

 

É aceite o cancelamento da inscrição até 10 dias antes da data de início, sendo o participante reembolsado na íntegra (100%). Cancelamentos efetuados entre 9 e 4 dias da data de início do curso, inclusive, o participante será reembolsado em 50%. Não haverá lugar a reembolso para desistências até 3 dias antes do início do curso e após confirmação do mesmo.

 

Número máximo de inscrições - 20 vagas

PÓS GRADUAÇÃO MODULAR
Sim

Descrição

Este curso permite que os formandos desenvolvam competências na intervenção com grupos em contexto de acolhimento residencial de crianças e jovens em perigo. Uma das dificuldades sentidas pelos profissionais das Casas de Acolhimento Residencial é a presença constante de dinâmicas e fenômenos de grupo. Ao longo do curso os formandos vão aprender a utilizar os fenómenos de grupo a favor do modelo educativo de forma a serem motores de mudança individual e de gestão de comportamento.

 

Este curso aborda como o contexto residencial pode ser utilizado pelo grupo como um espaço terapêutico, a importância da rotina e da previsibilidade do meio em crianças com dificuldades emocionais e do comportamento, o papel e as diferentes metodologias das reuniões de casa, os modelos de gestão de comportamento, incluindo modelos mais comportamentais, e a diferenciação entre autonomia e responsabilidade.

 

No final deste curso, os formando vão estar habilitados para planear e estruturar o contexto residencial enquanto elemento terapêutico e educativo. Tem ainda como objetivo conhecer as diversas estratégias e instrumentos de gestão de comportamento que podem ser operacionalizadas em contexto de acolhimento residencial

 

Destinatários

  • Psicólogos (Licenciatura em Ciências Psicológicas, Mestrado pré e pós bolonha)
  • Técnicos de Serviço Social (Licenciatura)
  • Técnicos de Educação Social (Licenciatura)
  • Médicos (Licenciatura)
  • Enfermeiros (Licenciatura)
  • Técnicos de Animação Sociocultural (Licenciatura)

Objetivos do curso

  • Compreender os fenómenos de grupo em contexto residencial;
  • Compreender a importância do contexto nos processos de mudança;
  • Saber planear e estruturar o contexto residencial enquanto elemento terapêutico e educativo;
  • Conhecer diversas estratégias e instrumentos de gestão de comportamento que podem ser operacionalizadas em contexto de acolhimento residencial;
  • Sensibilizar para a necessidade de introdução de modelos educativos e estratégias que promovam a autonomia.

Percurso de aprendizagem

Terapia pelo Meio

  • O contexto residencial como espaço terapêutico;
  • A ideia de comunidade terapêutica;
  • Planned Environment Therapy;
  • Contextos de Segurança;
  • Elementos iatrogénicos do acolhimento;
  • Supostos Básicos.

 

Rotina e previsibilidade

  • Organização da Rotina;
  • Agendas Diárias;
  • Horários de atividades;
  • Quadros de rotina.

 

Reuniões de Casa com as Crianças e Jovens

  • Participantes;
  • Temas, Ordem de Trabalhos;
  • Organização Política das Decisões;
  • Facilitadores.

 

Gestão de comportamento

  • Autoridade e Poder dentro da estrutura organizacional;
  • Modelos colaborativos versus modelos punitivos.

 

Fases do Programa

  • Divisão do percurso do acolhimento por fases;
  • Autonomia e regras com base em competências;
  • Os maiores idade no acolhimento.

 

Modelos comportamentais

  • Apresentar tabelas comportamentais;
  • Modelos de avaliações semanais;
  • Modelos de economia de fichas.

 

Consequência Lógicas

  • Diferenciar consequência lógicas de punições;
  • Apresentar o modelo de responsabilidade do grupo enquanto grupo;
  • Organização da casa por tarefas.

 

Autonomia e Responsabilidade

Estratégia pedagógica

Metodologia de natureza expositiva oral teórica dos conteúdos programáticos, diálogo interativo e discussão em grupo, trabalhos em pequenos grupos, visionamento de materiais audiovisuais ilustrativos das temáticas.

Equipa pedagógica

Pedro Vaz Santos

Mestre em Psicologia Clínica (Ispa), Psicólogo clínico, PIN – Progresso Infantil, Labirintos Coloridos Consultores. Consultor de instituições de acolhimento


Tiago Mendes
Licenciado em Psicologia Clínica (ISPA), Ph.D. em Psychoanalytic Studies (Univ. Essex), MBA (Rice Univ.) , Labirintos Coloridos Consultores. Consultor de instituições de acolhimento.

Certificado e Acreditação

Certificado 

 

O Certificado de Participação é atribuído aos formandos que não pretendam ser sujeitos à avaliação das aprendizagens. 

 

O Certificado de Formação é atribuído aos formandos que realizam a avaliação das aprendizagens com aproveitamento. Esta é obrigatória no percurso de Pós-graduação modular.

Em ambos os casos, a assiduidade tem de ser igual ou superior a 90% da carga horária total.

 

A Formação Ispa observará o previsto na lei de proteção de dados pessoais (Regulamento 2016/679 do Parlamento Europeu de 26 de abril de 2016, com execução assegurada pela Lei n.º 58/2019, de 8 de agosto).

Requisitos técnicos

Os candidatos à frequência deste curso devem reunir os seguintes requisitos:

  • Ter acesso a um computador / telemóvel / tablet com ligação à Internet e um browser (programa para navegar na web), como o Chrome, Microsoft Edge, Firefox ou Safari;
  • Aplicação Zoom;
  • Ter conhecimentos de informática na ótica do utilizador.

 

Atenção: Caso já tenha sito aluno do ISPA ou da Formação ISPA, utilize as credenciais anteriormente atribuídas. 

Pós Graduação Modular

Este curso integra a Pós-Graduação em Acolhimento de Crianças e Jovens em Perigo

MódulosHoras de contactoHoras de trabalho autónomoECTSSobre os módulos
Acolhimento Residencial Terapêutico e Educativo de Crianças e Jovens27H45H3

Saber mais

Intervenção em Grupo Educativo em Acolhimento Residencial27H45H3

Saiba mais

Intervenção Individual em Acolhimento Residencial 27H45H3

Saiba mais

Gestão Organizacional de Respostas Residenciais de Crianças27H45H3

Saiba mais

Seminário - Projeto 5H90H4