Intervenção em Grupo Educativo em Acolhimento Residencial
Detalhe/Condições de investimento
Fatura
Caso pretenda a emissão da fatura relativa aos pagamentos em nome de uma instituição/empresa deverá contactar-nos para o email fi@ispa.pt antes de realizar qualquer pagamento.
Os pagamentos nestas situações têm obrigatoriamente de ser realizados através de transferência bancária.
Possibilidade de fracionamento
No caso do pagamento fracionado as prestações devem ser liquidadas nos seguintes momentos:
- primeira prestação - no ato de inscrição.
- segunda prestação - até à data de início do curso.
- terceira prestação - até ao final do primeiro mês de formação
Nota: com o pagamento da primeira prestação e verificando-se a confirmação de realização do curso, entre os 9 e 3 dias antes da data de início, o aluno fica comprometido a liquidar o valor total do curso.
Atenção: Caso já tenha sito aluno do ISPA ou da Formação ISPA, utilize as credenciais anteriormente atribuídas.
É aceite o cancelamento da inscrição até 10 dias antes da data de início, sendo o participante reembolsado na íntegra (100%). Cancelamentos efetuados entre 9 e 4 dias da data de início do curso, inclusive, o participante será reembolsado em 50%. Não haverá lugar a reembolso para desistências até 3 dias antes do início do curso e após confirmação do mesmo.
Número máximo de inscrições - 20 vagas
Descrição
Este curso permite que os formandos desenvolvam competências na intervenção com grupos em contexto de acolhimento residencial de crianças e jovens em perigo. Uma das dificuldades sentidas pelos profissionais das Casas de Acolhimento Residencial é a presença constante de dinâmicas e fenômenos de grupo. Ao longo do curso os formandos vão aprender a utilizar os fenómenos de grupo a favor do modelo educativo de forma a serem motores de mudança individual e de gestão de comportamento.
Este curso aborda como o contexto residencial pode ser utilizado pelo grupo como um espaço terapêutico, a importância da rotina e da previsibilidade do meio em crianças com dificuldades emocionais e do comportamento, o papel e as diferentes metodologias das reuniões de casa, os modelos de gestão de comportamento, incluindo modelos mais comportamentais, e a diferenciação entre autonomia e responsabilidade.
No final deste curso, os formando vão estar habilitados para planear e estruturar o contexto residencial enquanto elemento terapêutico e educativo. Tem ainda como objetivo conhecer as diversas estratégias e instrumentos de gestão de comportamento que podem ser operacionalizadas em contexto de acolhimento residencial
Destinatários
- Psicólogos (Licenciatura em Ciências Psicológicas, Mestrado pré e pós bolonha)
- Técnicos de Serviço Social (Licenciatura)
- Técnicos de Educação Social (Licenciatura)
- Médicos (Licenciatura)
- Enfermeiros (Licenciatura)
- Técnicos de Animação Sociocultural (Licenciatura)
Objetivos do curso
- Compreender os fenómenos de grupo em contexto residencial;
- Compreender a importância do contexto nos processos de mudança;
- Saber planear e estruturar o contexto residencial enquanto elemento terapêutico e educativo;
- Conhecer diversas estratégias e instrumentos de gestão de comportamento que podem ser operacionalizadas em contexto de acolhimento residencial;
- Sensibilizar para a necessidade de introdução de modelos educativos e estratégias que promovam a autonomia.
Percurso de aprendizagem
Terapia pelo Meio
- O contexto residencial como espaço terapêutico;
- A ideia de comunidade terapêutica;
- Planned Environment Therapy;
- Contextos de Segurança;
- Elementos iatrogénicos do acolhimento;
- Supostos Básicos.
Rotina e previsibilidade
- Organização da Rotina;
- Agendas Diárias;
- Horários de atividades;
- Quadros de rotina.
Reuniões de Casa com as Crianças e Jovens
- Participantes;
- Temas, Ordem de Trabalhos;
- Organização Política das Decisões;
- Facilitadores.
Gestão de comportamento
- Autoridade e Poder dentro da estrutura organizacional;
- Modelos colaborativos versus modelos punitivos.
Fases do Programa
- Divisão do percurso do acolhimento por fases;
- Autonomia e regras com base em competências;
- Os maiores idade no acolhimento.
Modelos comportamentais
- Apresentar tabelas comportamentais;
- Modelos de avaliações semanais;
- Modelos de economia de fichas.
Consequência Lógicas
- Diferenciar consequência lógicas de punições;
- Apresentar o modelo de responsabilidade do grupo enquanto grupo;
- Organização da casa por tarefas.
Autonomia e Responsabilidade
Estratégia pedagógica
Metodologia de natureza expositiva oral teórica dos conteúdos programáticos, diálogo interativo e discussão em grupo, trabalhos em pequenos grupos, visionamento de materiais audiovisuais ilustrativos das temáticas.
Equipa pedagógica
Pedro Vaz Santos
Mestre em Psicologia Clínica (Ispa), Psicólogo clínico, PIN – Progresso Infantil, Labirintos Coloridos Consultores. Consultor de instituições de acolhimento
Tiago Mendes
Licenciado em Psicologia Clínica (ISPA), Ph.D. em Psychoanalytic Studies (Univ. Essex), MBA (Rice Univ.) , Labirintos Coloridos Consultores. Consultor de instituições de acolhimento.
Certificado e Acreditação
Certificado
O Certificado de Participação é atribuído aos formandos que não pretendam ser sujeitos à avaliação das aprendizagens.
O Certificado de Formação é atribuído aos formandos que realizam a avaliação das aprendizagens com aproveitamento. Esta é obrigatória no percurso de Pós-graduação modular.
Em ambos os casos, a assiduidade tem de ser igual ou superior a 90% da carga horária total.
A Formação Ispa observará o previsto na lei de proteção de dados pessoais (Regulamento 2016/679 do Parlamento Europeu de 26 de abril de 2016, com execução assegurada pela Lei n.º 58/2019, de 8 de agosto).
Requisitos técnicos
Os candidatos à frequência deste curso devem reunir os seguintes requisitos:
- Ter acesso a um computador / telemóvel / tablet com ligação à Internet e um browser (programa para navegar na web), como o Chrome, Microsoft Edge, Firefox ou Safari;
- Aplicação Zoom;
- Ter conhecimentos de informática na ótica do utilizador.
Atenção: Caso já tenha sito aluno do ISPA ou da Formação ISPA, utilize as credenciais anteriormente atribuídas.
Pós Graduação Modular
Este curso integra a Pós-Graduação em Acolhimento de Crianças e Jovens em Perigo
Módulos | Horas de contacto | Horas de trabalho autónomo | ECTS | Sobre os módulos |
---|---|---|---|---|
Acolhimento Residencial Terapêutico e Educativo de Crianças e Jovens | 27H | 45H | 3 | |
Intervenção em Grupo Educativo em Acolhimento Residencial | 27H | 45H | 3 | |
Intervenção Individual em Acolhimento Residencial | 27H | 45H | 3 | |
Gestão Organizacional de Respostas Residenciais de Crianças | 27H | 45H | 3 | |
Seminário - Projeto | 5H | 90H | 4 |