page--front.tpl.php

Gestão Organizacional de Respostas Residenciais de Crianças

Gestão Organizacional de Respostas Residenciais de Crianças
DURAÇÃO
27H
FORMATO
A distância
IDIOMA
Português
PLATAFORMA
Zoom

Detalhe/Condições de investimento

Fatura

Caso pretenda a emissão da fatura relativa aos pagamentos em nome de uma instituição/empresa deverá contactar-nos para o email fi@ispa.pt antes de realizar qualquer pagamento.

Os pagamentos nestas situações têm obrigatoriamente de ser realizados através de transferência bancária.

 

Possibilidade de fracionamento

No caso do pagamento fracionado as prestações devem ser liquidadas nos seguintes momentos:

  • primeira prestação - no ato de inscrição.
  • segunda prestação - até à data de início do curso. 
  • terceira prestação - até ao final do primeiro mês de formação

 

Nota: com o pagamento da primeira prestação e verificando-se a confirmação de realização do curso, entre os 9 e 3 dias antes da data de início, o aluno fica comprometido a liquidar o valor total do curso.

 

Atenção: Caso já tenha sito aluno do ISPA ou da Formação ISPA, utilize as credenciais anteriormente atribuídas. 

 

É aceite o cancelamento da inscrição até 10 dias antes da data de início, sendo o participante reembolsado na íntegra (100%). Cancelamentos efetuados entre 9 e 4 dias da data de início do curso, inclusive, o participante será reembolsado em 50%. Não haverá lugar a reembolso para desistências até 3 dias antes do início do curso e após confirmação do mesmo.

 

Número máximo de inscrições - 20 vagas

PÓS GRADUAÇÃO MODULAR
Sim

Descrição

Este curso foi concebido de forma a dotar os formandos de um conjunto de conceitos de leitura organizacional e de ferramentas de gestão de forma a adequar o modelo organizacional ao modelo educativo da casa de acolhimento residencial. O ajustamento do modelo organizacional ao modelo educativo, permite uma maior coerência na intervenção e consequentemente uma maior eficácia.

 

Os principais temas abordados ao longo do curso serão: cultura e clima organizacional; papeis e funções; gestão da autoridade, gestão por processos, ferramentas de apoio à mudança e a melhoria continua.

 

Os formandos no final do curso irão estar mais habilitados para compreender a importância das dimensões organizacionais na implementação dos processos educativos.

Destinatários

  • Psicólogos (Licenciatura em Ciências Psicológicas, Mestrado pré e pós bolonha)
  • Técnicos de Serviço Social (Licenciatura)
  • Técnicos de Educação Social (Licenciatura)
  • Médicos (Licenciatura)
  • Enfermeiros (Licenciatura)
  • Técnicos de Animação Sociocultural (Licenciatura)

Objetivos do curso

  • Compreender o papel da gestão da casa de acolhimento como promotor de uma experiência terapêutica/educativa para as crianças e jovens
  • Compreender a importância da cultura organizacional na promoção de um ambiente educativo / terapêutico
  • Desenhar uma implementação sustentada de estratégias e projetos de cariz terapêutico e/ou educativo
  • Compreender os princípios de mudança organizacional e sua aplicação ao acolhimento residencial
  • Compreender os princípios e obrigações normativas que regulam a atividade das casas de acolhimento

Percurso de aprendizagem

Introdução ao comportamento organizacional

  • Comportamento dos colaboradores em organizações;
  • Motivação de equipas;
  • O papel das emoções.

 

Gestão de organizações com funções terapêuticas

  • Limites e fronteiras da organização;
  • Tempo, território e tarefa;
  • Impacto da gestão organizacional no desenvolvimento pessoal das crianças e jovens acolhidos.

 

Cultura Organizacional

  • Cultura organizacional;
  • Valores Organizacionais e sua importância para uma organização;
  • Alinhamento entre comportamento dos colaboradores e Valores da organização.

 

Transformação Organizacional

  • Princípios de Mudança Organizacional;
  • Resistência à Mudança;
  • Sistemas Sociais Defensivos;
  • Negociação;

 

Gestão por projetos

  • Desenho e Planeamento de projetos em acolhimento residencial;
  • A importância da melhoria contínua como ferramenta organizacional;
  • Identificação e definição de métricas adequadas aos objetivos.

 

Implementação

  • Planeamento e implementação de projetos;
  • Agilidade organizacional;
  • Desenvolvimento de ferramentas de gestão e acompanhamento de projetos.


Regulação e compliance

  • O eco-sistema normativo em que se inserem as organizações de acolhimento residencial;
  • Implicações do RGPD para a gestão de organizações de acolhimento residencial;
  • Compliance e proteção de denunciantes (whistleblowing) como promotores de sustentabilidade organizacional).


Supervisão, consultoria e prestação de contas

  • Distinção entre relações de prestação de contas e relações de consultoria;
  • Supervisão e monitorização de equipas;
  • Papel da supervisão e consultoria na melhoria da qualidade da intervenção residencial.
  • Ética e códigos de conduta
  • Explicar os principais dilemas éticos com que os colaboradores se deparam;
  • Construção de códigos de conduta e de ética, como sustentação da intervenção organizacional;
  • Clarificação de conflitos de interesse e necessidade da sua clarificação.

Estratégia pedagógica

Metodologia pedagógica com recurso aos métodos expositivo, interrogativo e ativos, com debate e reflexão em grupos e feedback sobre as conclusões, bem como visionamento de conteúdos ilustrativos das temáticas abordadas.

 

Avaliação de Conhecimentos 

  • Trabalhos individuais e/ou de grupo.
  • Participação.
  • Assiduidade. 

Equipa pedagógica

Pedro Vaz Santos

Mestre em Psicologia Clínica (Ispa), Psicólogo clínico, PIN – Progresso Infantil, Labirintos Coloridos Consultores. Consultor de instituições de acolhimento.
 

Tiago Mendes
Licenciado em Psicologia Clínica (ISPA), Ph.D. em Psychoanalytic Studies (Univ. Essex), MBA (Rice Univ.) , Labirintos Coloridos Consultores. Consultor de instituições de acolhimento.

Certificado e Acreditação

Certificado 

 

O Certificado de Participação é atribuído aos formandos que não pretendam ser sujeitos à avaliação das aprendizagens. 

O Certificado de Formação é atribuído aos formandos que realizam a avaliação das aprendizagens com aproveitamento. Esta é obrigatória no percurso de Pós-graduação modular.

Em ambos os casos, a assiduidade tem de ser igual ou superior a 90% da carga horária total.

 

A Formação Ispa observará o previsto na lei de proteção de dados pessoais (Regulamento 2016/679 do Parlamento Europeu de 26 de abril de 2016, com execução assegurada pela Lei n.º 58/2019, de 8 de agosto).

Requisitos técnicos

Os candidatos à frequência deste curso devem reunir os seguintes requisitos:

  • Ter acesso a um computador / telemóvel / tablet com ligação à Internet e um browser (programa para navegar na web), como o Chrome, Microsoft Edge, Firefox ou Safari;
  • Aplicação Zoom;
  • Ter conhecimentos de informática na ótica do utilizador.

 

Atenção: Caso já tenha sito aluno do ISPA ou da Formação ISPA, utilize as credenciais anteriormente atribuídas. 

Pós Graduação Modular

 

Este curso integra a Pós-Graduação em Acolhimento de Crianças e Jovens em Perigo

MódulosHoras de contactoHoras de trabalho autónomoECTSSobre os módulos
Acolhimento Residencial Terapêutico e Educativo de Crianças e Jovens27H45H3

Saber mais

Intervenção em Grupo Educativo em Acolhimento Residencial27H45H3

Saiba mais

Intervenção Individual em Acolhimento Residencial 27H45H3

Saiba mais

Gestão Organizacional de Respostas Residenciais de Crianças27H45H3

Saiba mais

Seminário - Projeto 5H90H4