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Gestão Organizacional de Respostas Residenciais de Crianças

https://fi.ispa.pt/pt-pt/fi/formacoes/psicologia/gestao-organizacional-de-respostas-residenciais-de-criancas

DATAS DE REALIZAÇÃO

  • 15/05/2024 - Das 18:00 às 21:00
  • 22/05/2024 - Das 18:00 às 21:00
  • 29/05/2024 - Das 18:00 às 21:00
  • 05/06/2024 - Das 18:00 às 21:00
  • 12/06/2024 - Das 18:00 às 21:00
  • 19/06/2024 - Das 18:00 às 21:00
  • 26/06/2024 - Das 18:00 às 21:00
  • 03/07/2024 - Das 18:00 às 21:00
  • 10/07/2024 - Das 18:00 às 21:00
  • DURAÇÃO
    27H
    FORMATO
    A distância
    IDIOMA
    Português
    PLATAFORMA
    Zoom
    INVESTIMENTO
    €245

    Detalhe/Condições de investimento

    Investimento - 245€

     

    Possibilidade de fracionar em duas prestações

    No caso do pagamento fracionado as prestações devem ser liquidadas nos seguintes momentos:

    • primeira prestação - no ato de inscrição.
    • segunda prestação - até à data de início do curso. 

     

    Nota: com o pagamento da primeira prestação e verificando-se a confirmação de realização do curso, entre os 9 e 3 dias antes da data de início, o aluno fica comprometido a liquidar o valor total do curso.

     

    Atenção: Caso já tenha sito aluno do ISPA ou da Formação ISPA, utilize as credenciais anteriormente atribuídas. 

     

    É aceite o cancelamento da inscrição até 10 dias antes da data de início, sendo o participante reembolsado na íntegra (100%). Cancelamentos efetuados entre 9 e 4 dias da data de início do curso, inclusive, o participante será reembolsado em 50%. Não haverá lugar a reembolso para desistências até 3 dias antes do início do curso e após confirmação do mesmo.

     

    Número máximo de inscrições - 20 vagas

     

     

     

    PÓS GRADUAÇÃO MODULAR
    Sim

    Descrição

    Este curso foi concebido de forma a dotar os formandos de um conjunto de conceitos de leitura organizacional e de ferramentas de gestão de forma a adequar o modelo organizacional ao modelo educativo da casa de acolhimento residencial. O ajustamento do modelo organizacional ao modelo educativo, permite uma maior coerência na intervenção e consequentemente uma maior eficácia.

     

    Os principais temas abordados ao longo do curso serão: cultura e clima organizacional; papeis e funções; gestão da autoridade, gestão por processos, ferramentas de apoio à mudança e a melhoria continua.

     

    Os formandos no final do curso irão estar mais habilitados para compreender a importância das dimensões organizacionais na implementação dos processos educativos.

    Destinatários

    • Psicólogos (Licenciatura em Ciências Psicológicas, Mestrado pré e pós bolonha)
    • Técnicos de Serviço Social (Licenciatura)
    • Técnicos de Educação Social (Licenciatura)
    • Médicos (Licenciatura)
    • Enfermeiros (Licenciatura)
    • Técnicos de Animação Sociocultural (Licenciatura)

    Objetivos do curso

    • Compreender o papel da gestão da casa de acolhimento como promotor de uma experiência terapêutica/educativa para as crianças e jovens
    • Compreender a importância da cultura organizacional na promoção de um ambiente educativo / terapêutico
    • Desenhar uma implementação sustentada de estratégias e projetos de cariz terapêutico e/ou educativo
    • Compreender os princípios de mudança organizacional e sua aplicação ao acolhimento residencial
    • Compreender os princípios e obrigações normativas que regulam a atividade das casas de acolhimento

    Percurso de aprendizagem

    Introdução ao comportamento organizacional

    • Comportamento dos colaboradores em organizações;
    • Motivação de equipas;
    • O papel das emoções.

     

    Gestão de organizações com funções terapêuticas

    • Limites e fronteiras da organização;
    • Tempo, território e tarefa;
    • Impacto da gestão organizacional no desenvolvimento pessoal das crianças e jovens acolhidos.

     

    Cultura Organizacional

    • Cultura organizacional;
    • Valores Organizacionais e sua importância para uma organização;
    • Alinhamento entre comportamento dos colaboradores e Valores da organização.

     

    Transformação Organizacional

    • Princípios de Mudança Organizacional;
    • Resistência à Mudança;
    • Sistemas Sociais Defensivos;
    • Negociação;

     

    Gestão por projetos

    • Desenho e Planeamento de projetos em acolhimento residencial;
    • A importância da melhoria contínua como ferramenta organizacional;
    • Identificação e definição de métricas adequadas aos objetivos.

     

    Implementação

    • Planeamento e implementação de projetos;
    • Agilidade organizacional;
    • Desenvolvimento de ferramentas de gestão e acompanhamento de projetos.


    Regulação e compliance

    • O eco-sistema normativo em que se inserem as organizações de acolhimento residencial;
    • Implicações do RGPD para a gestão de organizações de acolhimento residencial;
    • Compliance e proteção de denunciantes (whistleblowing) como promotores de sustentabilidade organizacional).


    Supervisão, consultoria e prestação de contas

    • Distinção entre relações de prestação de contas e relações de consultoria;
    • Supervisão e monitorização de equipas;
    • Papel da supervisão e consultoria na melhoria da qualidade da intervenção residencial.
    • Ética e códigos de conduta
    • Explicar os principais dilemas éticos com que os colaboradores se deparam;
    • Construção de códigos de conduta e de ética, como sustentação da intervenção organizacional;
    • Clarificação de conflitos de interesse e necessidade da sua clarificação.

    Estratégia pedagógica

    Metodologia pedagógica com recurso aos métodos expositivo, interrogativo e ativos, com debate e reflexão em grupos e feedback sobre as conclusões, bem como visionamento de conteúdos ilustrativos das temáticas abordadas.

     

    Avaliação de Conhecimentos 

    • Trabalhos individuais e/ou de grupo.
    • Participação.
    • Assiduidade. 

    Equipa pedagógica

    Pedro Vaz Santos

    Mestre em Psicologia Clínica (Ispa), Psicólogo clínico, PIN – Progresso Infantil, Labirintos Coloridos Consultores. Consultor de instituições de acolhimento.
     

    Tiago Mendes
    Licenciado em Psicologia Clínica (ISPA), Ph.D. em Psychoanalytic Studies (Univ. Essex), MBA (Rice Univ.) , Labirintos Coloridos Consultores. Consultor de instituições de acolhimento.

    Certificado e Acreditação

    Certificado 

     

    O Certificado de Participação é atribuído aos formandos que não pretendam ser sujeitos à avaliação das aprendizagens. 

    O Certificado de Formação é atribuído aos formandos que realizam a avaliação das aprendizagens com aproveitamento. Esta é obrigatória no percurso de Pós-graduação modular.

    Em ambos os casos, a assiduidade tem de ser igual ou superior a 90% da carga horária total.

     

    A Formação Ispa observará o previsto na lei de proteção de dados pessoais (Regulamento 2016/679 do Parlamento Europeu de 26 de abril de 2016, com execução assegurada pela Lei n.º 58/2019, de 8 de agosto).

    Requisitos técnicos

    Os candidatos à frequência deste curso devem reunir os seguintes requisitos:

    • Ter acesso a um computador / telemóvel / tablet com ligação à Internet e um browser (programa para navegar na web), como o Chrome, Microsoft Edge, Firefox ou Safari;
    • Aplicação Zoom;
    • Ter conhecimentos de informática na ótica do utilizador.

     

    Atenção: Caso já tenha sito aluno do ISPA ou da Formação ISPA, utilize as credenciais anteriormente atribuídas. 

    Pós Graduação Modular

     

    Este curso integra a Pós-Graduação em Acolhimento de Crianças e Jovens em Perigo

    MódulosHoras de contactoHoras de trabalho autónomoECTSSobre os módulos
    Acolhimento Residencial Terapêutico e Educativo de Crianças e Jovens27H45H3

    Saber mais

    Intervenção em Grupo Educativo em Acolhimento Residencial27H45H3

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    Intervenção Individual em Acolhimento Residencial 27H45H3

    Saiba mais

    Gestão Organizacional de Respostas Residenciais de Crianças27H45H3

    Saiba mais

    Seminário - Projeto 5H90H4