Gestão Organizacional de Respostas Residenciais de Crianças
DATAS DE REALIZAÇÃO
Detalhe/Condições de investimento
Investimento - 245€
Possibilidade de fracionar em duas prestações
No caso do pagamento fracionado as prestações devem ser liquidadas nos seguintes momentos:
- primeira prestação - no ato de inscrição.
- segunda prestação - até à data de início do curso.
Nota: com o pagamento da primeira prestação e verificando-se a confirmação de realização do curso, entre os 9 e 3 dias antes da data de início, o aluno fica comprometido a liquidar o valor total do curso.
Atenção: Caso já tenha sito aluno do ISPA ou da Formação ISPA, utilize as credenciais anteriormente atribuídas.
É aceite o cancelamento da inscrição até 10 dias antes da data de início, sendo o participante reembolsado na íntegra (100%). Cancelamentos efetuados entre 9 e 4 dias da data de início do curso, inclusive, o participante será reembolsado em 50%. Não haverá lugar a reembolso para desistências até 3 dias antes do início do curso e após confirmação do mesmo.
Número máximo de inscrições - 20 vagas
Descrição
Este curso foi concebido de forma a dotar os formandos de um conjunto de conceitos de leitura organizacional e de ferramentas de gestão de forma a adequar o modelo organizacional ao modelo educativo da casa de acolhimento residencial. O ajustamento do modelo organizacional ao modelo educativo, permite uma maior coerência na intervenção e consequentemente uma maior eficácia.
Os principais temas abordados ao longo do curso serão: cultura e clima organizacional; papeis e funções; gestão da autoridade, gestão por processos, ferramentas de apoio à mudança e a melhoria continua.
Os formandos no final do curso irão estar mais habilitados para compreender a importância das dimensões organizacionais na implementação dos processos educativos.
Destinatários
- Psicólogos (Licenciatura em Ciências Psicológicas, Mestrado pré e pós bolonha)
- Técnicos de Serviço Social (Licenciatura)
- Técnicos de Educação Social (Licenciatura)
- Médicos (Licenciatura)
- Enfermeiros (Licenciatura)
- Técnicos de Animação Sociocultural (Licenciatura)
Objetivos do curso
- Compreender o papel da gestão da casa de acolhimento como promotor de uma experiência terapêutica/educativa para as crianças e jovens
- Compreender a importância da cultura organizacional na promoção de um ambiente educativo / terapêutico
- Desenhar uma implementação sustentada de estratégias e projetos de cariz terapêutico e/ou educativo
- Compreender os princípios de mudança organizacional e sua aplicação ao acolhimento residencial
- Compreender os princípios e obrigações normativas que regulam a atividade das casas de acolhimento
Percurso de aprendizagem
Introdução ao comportamento organizacional
- Comportamento dos colaboradores em organizações;
- Motivação de equipas;
- O papel das emoções.
Gestão de organizações com funções terapêuticas
- Limites e fronteiras da organização;
- Tempo, território e tarefa;
- Impacto da gestão organizacional no desenvolvimento pessoal das crianças e jovens acolhidos.
Cultura Organizacional
- Cultura organizacional;
- Valores Organizacionais e sua importância para uma organização;
- Alinhamento entre comportamento dos colaboradores e Valores da organização.
Transformação Organizacional
- Princípios de Mudança Organizacional;
- Resistência à Mudança;
- Sistemas Sociais Defensivos;
- Negociação;
Gestão por projetos
- Desenho e Planeamento de projetos em acolhimento residencial;
- A importância da melhoria contínua como ferramenta organizacional;
- Identificação e definição de métricas adequadas aos objetivos.
Implementação
- Planeamento e implementação de projetos;
- Agilidade organizacional;
- Desenvolvimento de ferramentas de gestão e acompanhamento de projetos.
Regulação e compliance
- O eco-sistema normativo em que se inserem as organizações de acolhimento residencial;
- Implicações do RGPD para a gestão de organizações de acolhimento residencial;
- Compliance e proteção de denunciantes (whistleblowing) como promotores de sustentabilidade organizacional).
Supervisão, consultoria e prestação de contas
- Distinção entre relações de prestação de contas e relações de consultoria;
- Supervisão e monitorização de equipas;
- Papel da supervisão e consultoria na melhoria da qualidade da intervenção residencial.
- Ética e códigos de conduta
- Explicar os principais dilemas éticos com que os colaboradores se deparam;
- Construção de códigos de conduta e de ética, como sustentação da intervenção organizacional;
- Clarificação de conflitos de interesse e necessidade da sua clarificação.
Estratégia pedagógica
Metodologia pedagógica com recurso aos métodos expositivo, interrogativo e ativos, com debate e reflexão em grupos e feedback sobre as conclusões, bem como visionamento de conteúdos ilustrativos das temáticas abordadas.
Avaliação de Conhecimentos
- Trabalhos individuais e/ou de grupo.
- Participação.
- Assiduidade.
Equipa pedagógica
Pedro Vaz Santos
Mestre em Psicologia Clínica (Ispa), Psicólogo clínico, PIN – Progresso Infantil, Labirintos Coloridos Consultores. Consultor de instituições de acolhimento.
Tiago Mendes
Licenciado em Psicologia Clínica (ISPA), Ph.D. em Psychoanalytic Studies (Univ. Essex), MBA (Rice Univ.) , Labirintos Coloridos Consultores. Consultor de instituições de acolhimento.
Certificado e Acreditação
Certificado
O Certificado de Participação é atribuído aos formandos que não pretendam ser sujeitos à avaliação das aprendizagens.
O Certificado de Formação é atribuído aos formandos que realizam a avaliação das aprendizagens com aproveitamento. Esta é obrigatória no percurso de Pós-graduação modular.
Em ambos os casos, a assiduidade tem de ser igual ou superior a 90% da carga horária total.
A Formação Ispa observará o previsto na lei de proteção de dados pessoais (Regulamento 2016/679 do Parlamento Europeu de 26 de abril de 2016, com execução assegurada pela Lei n.º 58/2019, de 8 de agosto).
Requisitos técnicos
Os candidatos à frequência deste curso devem reunir os seguintes requisitos:
- Ter acesso a um computador / telemóvel / tablet com ligação à Internet e um browser (programa para navegar na web), como o Chrome, Microsoft Edge, Firefox ou Safari;
- Aplicação Zoom;
- Ter conhecimentos de informática na ótica do utilizador.
Atenção: Caso já tenha sito aluno do ISPA ou da Formação ISPA, utilize as credenciais anteriormente atribuídas.
Pós Graduação Modular
Este curso integra a Pós-Graduação em Acolhimento de Crianças e Jovens em Perigo
Módulos | Horas de contacto | Horas de trabalho autónomo | ECTS | Sobre os módulos |
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Acolhimento Residencial Terapêutico e Educativo de Crianças e Jovens | 27H | 45H | 3 | |
Intervenção em Grupo Educativo em Acolhimento Residencial | 27H | 45H | 3 | |
Intervenção Individual em Acolhimento Residencial | 27H | 45H | 3 | |
Gestão Organizacional de Respostas Residenciais de Crianças | 27H | 45H | 3 | |
Seminário - Projeto | 5H | 90H | 4 |