WISC III - Escala de inteligência de Wechsler para crianças
DATAS DE REALIZAÇÃO
Detalhe/Condições de investimento
Investimento - €190
Fraccionado - 2 x 95
No caso do pagamento fracionado as prestações devem ser liquidadas nos seguintes momentos:
- primeira prestação - no ato de inscrição.
- segunda prestação - até à data de início do curso.
Nota: com o pagamento da primeira prestação e verificando-se a confirmação de realização do curso, entre os 9 e 3 dias antes da data de início, o aluno fica comprometido a liquidar o valor total do curso.
Atenção: Caso já tenha sito aluno do ISPA ou da Formação ISPA, utilize as credenciais anteriormente atribuídas.
É aceite o cancelamento da inscrição até 10 dias antes da data de início, sendo o participante reembolsado na íntegra (100%). Cancelamentos efetuados entre 9 e 4 dias da data de início do curso, inclusive, o participante será reembolsado em 50%. Não haverá lugar a reembolso para desistências até 3 dias antes do início do curso e após confirmação do mesmo.
Número máximo de inscrições - 20 vagas
Descrição
Utilizar a WISC-III de acordo com as necessidades de diagnóstico identificadas
Aplicar a WISC-III de acordo com as normas estabelecidas e coligir protocolos
Integrar e articular os dados obtidos numa visão abrangente e aprofundada, explicitando devidamente pontos fortes e fracos detetados e incongruências registadas
Articular os resultados da WISC-III com outras provas aplicadas.
Destinatários
Psicólogos
Finalistas do mestrado integrado de Psicologia e de 2ºs ciclos de Psicologia (desde que habilitados com 1º ciclo em Ciências Psicológicas ou Psicologia)
Objetivos do curso
Aprofundar as competências e conhecimento na aplicação, cotação e interpretação dos resultados da WISC-III com crianças e adolescentes, como suporte para o seu plano de intervenção, estratégias e recomendações
Percurso de aprendizagem
Enquadramento concetual (2h) – Avaliação cognitiva. Inteligência. A caraterística da avaliação psicológica. A caraterização do pedido de avaliação por profissionais (professores, psiquiatras, assistentes sociais) e pais. O que muda entre a WISC-III e a WISC-IV ?
Descrição da escala (2h) – Organização da escala. Introdução à escla, sua estrutura e finalidade. Princípios básicos na administração da WISC-III. Procedimentos na administração da WISC-III. Apresentação detalhada dos subtestes (subtestes verbais, subtestes de realização, QI’s e Índices Factoriais)
Aplicação do instrumento (2h) – Condições e critérios de administração
Cotação (2h) – Cotação das respostas passo a passo. Critérios da cotação. Cálculo dos resultados brutos e sua conversão em padronizados
Interpretação dos resultados (2h) – Análise quantitativa e qualitativa. Aplicações educacionais da WISC-III
Especificidades da WISC-III em casos clínicos (2h) – Análises de diferentes protocolos com diferentes categorias nosológicas diversas
Relatório de avaliação (2h) – Elaboração de um relatório de avaliação. Os relatórios orais e escritos. Integração dos resultados no âmbito da bateria de testes aplicados. Devolução dos resultados consoante o destinatário
Assessoria na interpretação de casos reais (4h) – Protocolos aplicados pelos formandos na sua prática
Estratégia pedagógica
Exposições teórico-práticas, análise de casos
Equipa pedagógica
Sílvia Duarte
Psicóloga Clínica
Especialista em Psicologia Clínica e da Saúde, em Psicologia da Educação e em Psicoterapia.
Psicóloga na Escola Luís Madureira - Santa Casa da Misericórdia da Amadora.
Certificado e Acreditação
Os formandos terão acesso a um certificado de formação em WISC- III, desde que frequentem, pelo menos, 4 sessões de formação (90%), uma vez que se trata de formação à distância.
CREDITAÇÃO PELA ORDEM DOS PSICÓLOGOS
A obtenção dos créditos atribuídos pela Ordem dos Psicólogos (7,5 créditos nas especialidades gerais de Psicologia Clínica e da Saúde e de Psicologia da Educação, e na especialidade avançada de Necessidades Educativas Especiais) é exclusiva para formandos Psicólogos e supõe a realização avaliação através de um relatório final sobre um caso.
A obtenção dos créditos é válida apenas para acções frequentadas a partir da data do despacho de acreditação da acção formativa pela OPP. Não tem efeito retroactivo.
Requisitos técnicos
No ato de inscrição é necessário comprovar habilitações e/ou enviar cartão da Ordem dos Psicólogos
Pós Graduação Modular
ACESSO A DIPLOMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA
Mais informações sobre a Pós-Graduação: Pós-Graduação em Avaliação Psicológica | Formação Ispa
Cursos/Módulos integrantes da Pós-Graduação:
Módulo | Horas de contacto | Horas trabalho autónomo | ECTS | Mais informações |
---|---|---|---|---|
Avaliação Psicológica da Criança | 32h | 60h | 4 | Saiba Mais |
Avaliação Psicológica do Adulto e do Idoso | 24h | 40h | 3 | Saiba Mais |
Avaliação Psicológica de Condutores | 21h | 50h | 3 | Saiba Mais |
WISC III | 15h | 30h | 2 | Saiba Mais |
Técnica Rorschach | 24h | 45h | 3 | Saiba Mais |
O acesso a diploma de pós-graduação é facultativa mas implica submeter-se a avaliação das aprendizagens.