Avaliação de Competências Parentais
DATAS DE REALIZAÇÃO
Detalhe/Condições de investimento
Fatura
Caso pretenda a emissão da fatura relativa aos pagamentos em nome de uma instituição/empresa deverá contactar-nos para o email fi@ispa.pt antes de realizar qualquer pagamento.
Os pagamentos nestas situações têm obrigatoriamente de ser realizados através de transferência bancária.
Possibilidade de fracionamento
No caso do pagamento fracionado as prestações devem ser liquidadas nos seguintes momentos:
- primeira prestação - no ato de inscrição.
- segunda prestação - até à data de início do curso.
Nota: Com o pagamento da primeira prestação e verificando-se a confirmação de realização do curso, entre os 9 e 3 dias antes da data de início, o aluno fica comprometido a liquidar o valor total do curso.
Atenção: Caso já tenha sito aluno do ISPA ou da Formação ISPA, utilize as credenciais anteriormente atribuídas.
É aceite o cancelamento da inscrição até 10 dias antes da data de início, sendo o participante reembolsado na íntegra (100%). Cancelamentos efetuados entre 9 e 4 dias da data de início do curso, inclusive, o participante será reembolsado em 50%. Não haverá lugar a reembolso para desistências até 3 dias antes do início do curso e após confirmação do mesmo.
Número máximo de inscrições - 20 vagas
Descrição
Nos processos de promoção e proteção e nos processos de regulação do exercício das responsabilidades parentais, a salvaguarda do bem-estar global e harmonioso e a determinação do superior interesse da criança envolvem, necessariamente, a avaliação das competências para o exercício da parentalidade dos seus principais cuidadores. A capacitação e qualificação dos profissionais para a avaliação das competências parentais, tendo por base os dados da evidência técnico-científica e instrumentos de medida, assume-se como um precioso recurso para a fundamentação da tomada de decisão, mas também para delinear a intervenção.
Destinatários
Psicólogos, técnicos de serviço social, pedopsiquiatras, educadores sociais e outros profissionais que integrem: equipas de assessoria técnica aos tribunais, CPCJ ou CAFAP, equipas das respostas sociais de acolhimento (residencial e familiar), equipas de adoção; outras entidades com competência em matéria de infância e juventude.
Objetivos do curso
- Aprofundar os conhecimentos sobre os conceitos de capacidade e de competência parental, as dimensões que os integram e os fatores ou variáveis que influenciam o exercício da parentalidade;
- Desenvolver conhecimentos sobre aspetos específicos a atender na avaliação de competências parentais em Processos de Promoção e Proteção e em Processos de Regulação do Exercício das Responsabilidades Parentais;
- Conhecer alguns dos instrumentos ou escalas mais utilizados na avaliação das competências parentais;
- Reconhecer as sessões de observação direta das interações familiares, as visitas domiciliárias e a recolha de informação junto de fontes colaterais como importantes recursos na avaliação das competências parentais;
- Elaborar um protocolo/ guião de avaliação das competências parentais;
- Estruturar um relatório ou informação-síntese da avaliação com integração da informação relevante recolhida e elaboração de parecer técnico fundamentado.
Percurso de aprendizagem
Enquadramento teórico
- Conceitos de capacidade e competência parental e das suas dimensões;
- Fatores (de risco e de proteção) que influenciam o exercício da parentalidade.
Avaliação das competências parentais
- Especificidades da avaliação das competências parentais nos processos de promoção e de proteção.
- Especificidades da avaliação das competências parentais nos processos de regulação, alteração, incumprimento e inibição do exercício das responsabilidades parentais.
Protocolo / guião de avaliação das competências parentais
- Entrevista (aos pais/cuidadores e à criança);
- Visita domiciliária;
- Recolha de informação de fontes colaterais;
- Observação direta das interações familiares;
- Elaboração de parecer técnico fundamentado e de eventuais propostas/ recomendações de intervenção.
Análise de casos práticos em pequeno grupo.
Estratégia pedagógica
O curso decorre sincronamente através da plataforma zoom no horário estipulado.
Centrada nas expectativas, necessidades e experiências profissionais dos participantes, a estratégia pedagógica articula os métodos expositivo e ativo, promovendo a reflexão, partilha de experiências e debate no que respeita à avaliação, aos guiões e aos métodos e/ou instrumentos que podem ser usados para recolha de informação e à análise/ estudo de casos.
Equipa pedagógica
Adriana Morão
Psicóloga especialista em Psicologia do Trabalho, Social e das Organizações, com especialidade avançada em Psicologia Comunitária. Tem Diploma de Estudos Avançados em Psicologia e formação pós-graduada em Avaliação em Psicologia Forense.
É Assessora de Psicologia do Conselho Superior da Magistratura, exercendo funções como psicóloga especialista no Gabinete de Apoio aos Magistrados Judiciais do Tribunal Judicial da Comarca de Lisboa Oeste, nas jurisdições da família e das crianças e criminal.
Tem dedicado a sua vida profissional à intervenção direta com crianças e jovens, e suas famílias, em diversos contextos (justiça, clínico, risco e perigo e acolhimento residencial).
Certificado e Acreditação
Certificado
O Certificado de Participação será atribuído desde que a assiduidade seja igual ou superior a 90 % da carga horária total.
A Formação Ispa observará o previsto na lei de proteção de dados pessoais (Regulamento 2016/679 do Parlamento Europeu de 26 de abril de 2016, com execução assegurada pela Lei n.º 58/2019, de 8 de agosto).
Requisitos técnicos
Os candidatos à frequência deste curso devem reunir os seguintes requisitos:
- Ter acesso a um computador / telemóvel / tablet com ligação à Internet e um browser (programa para navegar na web), como o Chrome, Microsoft Edge, Firefox ou Safari;
- Aplicação Zoom;
- Ter conhecimentos de informática na ótica do utilizador.
Atenção: Caso já tenha sito aluno do ISPA ou da Formação ISPA, utilize as credenciais anteriormente atribuídas.