page--front.tpl.php

Psicopatologia do Adolescente. Avaliação, Diagnóstico e Intervenção

adolescente
DURAÇÃO
16H
FORMATO
A distância
IDIOMA
Português
PLATAFORMA
Zoom
ACREDITAÇÃO
Acreditada pela Ordem dos Psicólogos Portugueses
CRÉDITOS
8 Créditos na especialidade geral de Psicologia Clínica e da Saúde e Psicologia da Educação e na especialidade avançada de Necessidades Educativas Especiais

Detalhe/Condições de investimento

No caso do pagamento fracionado:

  • a primeira prestação deve ser liquidada no ato de inscrição.
  • a segunda prestação deve ser liquidada até à data de início do curso. 

Nota: Com o pagamento da primeira prestação e verificando-se a confirmação de realização do curso, entre os 9 e 3 dias antes da data de início, o aluno fica comprometido a liquidar o valor total do curso.

 

Atenção: Caso já tenha sito aluno do ISPA ou da Formação ISPA, utilize as credenciais anteriormente atribuídas. 

 

É aceite o cancelamento da inscrição até 10 dias antes da data de início, sendo o participante reembolsado na íntegra (100%). Cancelamentos efetuados entre 9 e 4 dias da data de início do curso, inclusive, o participante será reembolsado em 50%. Não haverá lugar a reembolso para desistências até 3 dias antes do início do curso e após confirmação do mesmo.

Número máximo de inscrições - 20 vagas

PÓS GRADUAÇÃO MODULAR
Não

Descrição

A Adolescência é uma idade de rupturas e isso cria uma dupla responsabilidade para todos aqueles que trabalham com adolescentes. Exige-se a esses profissionais que saibam lidar com as disrupções e dificuldades inerentes à idade, mas também que tenham sensibilidade para identificar muito cedo sinais problemáticos sinalizadores de problemas futuros.

Esta formação pretende ajudar todos os que trabalham com adolescentes a identificar, reconhecer e atuar perante sinais precursores de possíveis evoluções psicopatológicos e a desenvolver planos de intervenção adequados ao seu contexto profissional.

Destinatários

Psicólogos. 

Objetivos do curso

  • Compreender os critérios estruturais do adolescente; 
  • Conhecer os critérios de diagnóstico da psicopatologia do adolescente;
  • Realizar diagnóstico diferencial;
  • Conhecer e identificar os diversos quadros clínicos;
  • Elaborar um plano de intervenção com base no diagnóstico. 

Percurso de aprendizagem

  • Adolescência - Construção da identidade. Amor e sexualidade. Escola. Família
  • Normal e patológico - Significado do sintoma. Patologia
  • Perturbações da identidade
  • Principais quadros psicóticos
  • Perturbação do espectro autista
  • Perturbações do comportamento- Comportamentos autolesivos “self-harm” (CAL). Comportamentos de risco. Delinquência
  • Perturbações do comportamento alimentar - Anorexia nervosa. Bulimia. Compulsão alimentar periódica
  • Perturbações obsessivo-compulsivas
  • Perturbações do humor – Depressão. Doença Bipolar

Estratégia pedagógica

Métodos expositivo e ativo com recurso à análise e discussão de casos clínicos. 

Equipa pedagógica

Isabel Sequeira

Licenciada e Mestre em Psicologia Clínica. Pós-Graduada em Psicossomática.

Membro especialista em Psicologia Clínica e da Saúde e Psicologia da Educação pela Ordem dos Psicólogos Portugueses.

Especialidades avançadas em Psicoterapia e Necessidades Educativas Especiais pela Ordem dos Psicólogos Portugueses.

Psicoterapeuta, Membro Especialista e Supervisora em Psicoterapia pela Sociedade Portuguesa de Psicologia Clínica.

Especialista em Terapia de Casal pela Tavistock Relationships Clinic, Londres.

Co-fundadora de SELF, Psicologia & Psicoterapia.

Fundadora e diretora clínica do Centro de Psicologia e Desenvolvimento de Almada, coordenando Equipa Multidisciplinar, com valências na Infância, adolescência e adultos (até 2021). 

 

Certificado e Acreditação

Certificado

 

O Certificado de Participação é atribuído aos formandos que não pretendam ser sujeitos à avaliação das aprendizagens.  O Certificado de Formação é atribuído aos formandos que realizam a avaliação das aprendizagens com aproveitamento.

Em ambos os casos, a assiduidade tem de ser igual ou superior a 90% da carga horária total.

 

 Acreditação pela Ordem dos Psicólogos (OPP)

 

A obtenção dos créditos atribuídos pela Ordem dos Psicólogos Portugueses (8) na especialidade geral de Psicologia Clínica e da Saúde e Psicologia da Educação e na especialidade avançada de Necessidades Educativas Especiais é exclusiva aos psicólogos inscritos na OPP (membros efetivos e estagiários) e requer aproveitamento na avaliação das aprendizagens.

A obtenção dos créditos é válida apenas para ações frequentadas a partir da data do despacho de acreditação da ação formativa pela OPP. Não tem efeito retroativo.

 

A Formação Ispa observará o previsto na lei de proteção de dados pessoais (Regulamento 2016/679 do Parlamento Europeu de 26 de abril de 2016, com execução assegurada pela Lei n.º 58/2019, de 8 de agosto).

Requisitos técnicos

Os candidatos à frequência deste curso devem reunir os seguintes requisitos:

  • Ter acesso a um computador / telemóvel / tablet com ligação à Internet e um browser (programa para navegar na web), como o Chrome, Microsoft Edge, Firefox ou Safari;
  • Aplicação Zoom;
  • Ter conhecimentos de informática na ótica do utilizador.

 

Atenção: Caso já tenha sito aluno do ISPA ou da Formação ISPA, utilize as credenciais anteriormente atribuídas.