page--front.tpl.php

Psicopatologia do Adolescente. Avaliação, Diagnóstico e Intervenção

Psicopatologia do Adolescente. Avaliação, Diagnóstico e Intervenção
DURAÇÃO
16H
FORMATO
A distância
IDIOMA
Português
PLATAFORMA
Zoom
ACREDITAÇÃO
Acreditada pela Ordem dos Psicólogos Portugueses
CRÉDITOS
8 Créditos na especialidade geral de Psicologia Clínica e da Saúde e Psicologia da Educação e na especialidade avançada de Necessidades Educativas Especiais

Detalhe/Condições de investimento

Fatura

Caso pretenda a emissão da fatura relativa aos pagamentos em nome de uma instituição/empresa deverá contactar-nos para o email fi@ispa.pt antes de realizar qualquer pagamento.

Os pagamentos nestas situações têm obrigatoriamente de ser realizados através de transferência bancária.

 

Possibilidade de fracionamento

No caso do pagamento fracionado as prestações devem ser liquidadas nos seguintes momentos:

  • primeira prestação - no ato de inscrição.
  • segunda prestação - até à data de início do curso. 

Nota: Com o pagamento da primeira prestação e verificando-se a confirmação de realização do curso, entre os 9 e 3 dias antes da data de início, o aluno fica comprometido a liquidar o valor total do curso.

 

Atenção: Caso já tenha sito aluno do ISPA ou da Formação ISPA, utilize as credenciais anteriormente atribuídas. 

 

É aceite o cancelamento da inscrição até 10 dias antes da data de início, sendo o participante reembolsado na íntegra (100%). Cancelamentos efetuados entre 9 e 4 dias da data de início do curso, inclusive, o participante será reembolsado em 50%. Não haverá lugar a reembolso para desistências até 3 dias antes do início do curso e após confirmação do mesmo.

Número máximo de inscrições - 20 vagas

PÓS GRADUAÇÃO MODULAR
Não

Descrição

A Adolescência é uma idade de rupturas e isso cria uma dupla responsabilidade para todos aqueles que trabalham com adolescentes. Exige-se a esses profissionais que saibam lidar com as disrupções e dificuldades inerentes à idade, mas também que tenham sensibilidade para identificar muito cedo sinais problemáticos sinalizadores de problemas futuros.

Esta formação pretende ajudar todos os que trabalham com adolescentes a identificar, reconhecer e atuar perante sinais precursores de possíveis evoluções psicopatológicos e a desenvolver planos de intervenção adequados ao seu contexto profissional.

Destinatários

Psicólogos. 

Objetivos do curso

  • Compreender os critérios estruturais do adolescente; 
  • Conhecer os critérios de diagnóstico da psicopatologia do adolescente;
  • Realizar diagnóstico diferencial;
  • Conhecer e identificar os diversos quadros clínicos;
  • Elaborar um plano de intervenção com base no diagnóstico. 

Percurso de aprendizagem

  • Adolescência - Construção da identidade. Amor e sexualidade. Escola. Família
  • Normal e patológico - Significado do sintoma. Patologia
  • Perturbações da identidade
  • Principais quadros psicóticos
  • Perturbação do espectro autista
  • Perturbações do comportamento- Comportamentos autolesivos “self-harm” (CAL). Comportamentos de risco. Delinquência
  • Perturbações do comportamento alimentar - Anorexia nervosa. Bulimia. Compulsão alimentar periódica
  • Perturbações obsessivo-compulsivas
  • Perturbações do humor – Depressão. Doença Bipolar

Estratégia pedagógica

Métodos expositivo e ativo com recurso à análise e discussão de casos clínicos. 

Equipa pedagógica

Isabel Sequeira

Licenciada e Mestre em Psicologia Clínica. Pós-Graduada em Psicossomática.

Membro especialista em Psicologia Clínica e da Saúde e Psicologia da Educação pela Ordem dos Psicólogos Portugueses.

Especialidades avançadas em Psicoterapia e Necessidades Educativas Especiais pela Ordem dos Psicólogos Portugueses.

Psicoterapeuta, Membro Especialista e Supervisora em Psicoterapia pela Sociedade Portuguesa de Psicologia Clínica.

Especialista em Terapia de Casal pela Tavistock Relationships Clinic, Londres.

Co-fundadora de SELF, Psicologia & Psicoterapia.

Fundadora e diretora clínica do Centro de Psicologia e Desenvolvimento de Almada, coordenando Equipa Multidisciplinar, com valências na Infância, adolescência e adultos (até 2021). 

 

Certificado e Acreditação

Certificado

 

O Certificado de Participação é atribuído aos formandos que não pretendam ser sujeitos à avaliação das aprendizagens.  O Certificado de Formação é atribuído aos formandos que realizam a avaliação das aprendizagens com aproveitamento.

Em ambos os casos, a assiduidade tem de ser igual ou superior a 90% da carga horária total.

 

 Acreditação pela Ordem dos Psicólogos (OPP)

 

A obtenção dos créditos atribuídos pela Ordem dos Psicólogos Portugueses (8) na especialidade geral de Psicologia Clínica e da Saúde e Psicologia da Educação e na especialidade avançada de Necessidades Educativas Especiais é exclusiva aos psicólogos inscritos na OPP (membros efetivos e estagiários) e requer aproveitamento na avaliação das aprendizagens.

A obtenção dos créditos é válida apenas para ações frequentadas a partir da data do despacho de acreditação da ação formativa pela OPP. Não tem efeito retroativo.

 

A Formação Ispa observará o previsto na lei de proteção de dados pessoais (Regulamento 2016/679 do Parlamento Europeu de 26 de abril de 2016, com execução assegurada pela Lei n.º 58/2019, de 8 de agosto).

Requisitos técnicos

Os candidatos à frequência deste curso devem reunir os seguintes requisitos:

  • Ter acesso a um computador / telemóvel / tablet com ligação à Internet e um browser (programa para navegar na web), como o Chrome, Microsoft Edge, Firefox ou Safari;
  • Aplicação Zoom;
  • Ter conhecimentos de informática na ótica do utilizador.

 

Atenção: Caso já tenha sito aluno do ISPA ou da Formação ISPA, utilize as credenciais anteriormente atribuídas.