page--front.tpl.php

Play Therapy com Crianças e Adolescentes

Play Therapy com Crianças e Adolescentes

DATAS DE REALIZAÇÃO

  • 08/05/2025 - Das 18h30 às 22h00
  • 10/05/2025 - Das 9h00 às 13h30
  • 22/05/2025 - Das 18h30 às 22h00
  • 24/05/2025 - Das 9h00 às 16h30
  • 05/06/2025 - Das 18h30 às 22h00
  • 07/06/2025 - Das 9h00 às 16h30
  • 19/06/2025 - Das 18h30 às 22h00
  • 21/06/2025 - Das 9h00 às 16h30
  • 03/07/2025 - Das 18h30 às 22h00
  • 05/07/2025 - Das 9h00 às 16h30
  • DURAÇÃO
    50H
    FORMATO
    A distância
    IDIOMA
    Português
    PLATAFORMA
    Zoom
    ACREDITAÇÃO
    Acreditada pela Ordem dos Psicólogos Portugueses
    CRÉDITOS
    25 Créditos Especialidade
    INVESTIMENTO
    €345

    Detalhe/Condições de investimento

    Fatura

    Caso pretenda a emissão da fatura relativa aos pagamentos em nome de uma instituição/empresa deverá contactar-nos para o email fi@ispa.pt antes de realizar qualquer pagamento.

    Os pagamentos nestas situações têm obrigatoriamente de ser realizados através de transferência bancária.

     

    Possibilidade de fracionamento

    No caso do pagamento fracionado as prestações devem ser liquidadas nos seguintes momentos:

    • primeira prestação - no ato de inscrição.
    • segunda prestação - até à data de início do curso. 
    • terceira prestação - até ao final do primeiro mês de formação

     

    Nota: com o pagamento da primeira prestação e verificando-se a confirmação de realização do curso, entre os 9 e 3 dias antes da data de início, o aluno fica comprometido a liquidar o valor total do curso.

     

    Atenção: Caso já tenha sito aluno do ISPA ou da Formação ISPA, utilize as credenciais anteriormente atribuídas. 

     

    É aceite o cancelamento da inscrição até 10 dias antes da data de início, sendo o participante reembolsado na íntegra (100%). Cancelamentos efetuados entre 9 e 4 dias da data de início do curso, inclusive, o participante será reembolsado em 50%. Não haverá lugar a reembolso para desistências até 3 dias antes do início do curso e após confirmação do mesmo.

     

    Número máximo de inscrições - 20 vagas

    PÓS GRADUAÇÃO MODULAR
    Não

    Descrição

    A Play Therapy é uma forma de terapia que utiliza o brincar e o uso da criatividade para ajudar o cliente a expressar as suas emoções, a dar sentido às suas experiências e a trabalhar problemas do foro emocional e mental . 

    Play Therapy é essencialmente usada com crianças e adolescentes, uma vez que vai ao encontro da sua linguagem natural, da forma como exploram o mundo: a brincar. No entanto, esta forma de terapia é também utilizada com bastante sucesso com adultos, uma vez que, através do uso de técnicas criativas como o desenho, mandalas, areia, barro, movimento, entre outras, ajuda a aceder a camadas mais profundas do inconsciente, que por vezes não são tão acessíveis em terapias faladas. 

    Destinatários

    Psicólogos.

    Objetivos do curso

    • Entender a importância da Play Therapy no trabalho com crianças;
    • Aprofundar o conhecimento dos princípios de base da Play Therapy centrada na criança (abordagem humanística);
    • Desenvolver competências em algumas técnicas e estratégias de intervenção utilizadas em Play Therapy com crianças, adolescentes e suas famílias em diferentes contextos;
    • Desenvolver competências na comunicação e relação com crianças e adolescentes problemáticas;
    • Compreender a importância de despistar possíveis perturbações na criança intervenção precoce;
    • Reconhecer a importância de multiculturalidade no processo terapêutico;
    • Aprofundar o conhecimento relativo aos princípios éticos. 

    Percurso de aprendizagem

    Uma visão genérica da Play Therapy – Apresentação. Objectivos específicos e gerais da formação. Percurso da Play Therapy. O que é Play Therapy e seus objectivos. Abordagens

     

    Play Therapy Centrada na criança/abordagem Não-directiva - Modelo centrado na criança. Princípios básicos de V. Aline. O brincar; a sala de terapia e os materiais. Para quem é. Pais e substitutos. Contextos

     

    Competências terapêuticas e o Processo Terapêutico - Quando é que a intervenção é adequada. Competências centrais e relação terapêutica. Avaliação das necessidades, plano e contrato. Como estruturar as sessões. Regras para reflexão. Regras e limites. Avaliação de mudança no processo terapêutico. Finais Terapêuticos

     

    Trabalho de vinculação e relação parental em Play Therapy – Vinculação. Estilos de vinculação. Intervenção precoce. Trabalho com pais/prestadores de cuidados

     

    Play Therapy e a expressão artística - Arte e criatividade. O desenho. O uso da máscara. A mandala. O tabuleiro de areia

     

    Questões culturais em Play Therapy - Trabalhar a multiculturalidade em contexto terapêutico

     

    Questões Éticas e Profissionais e Síntese final

    Estratégia pedagógica

    Recurso aos métodos expositivo (apresentação de slides pela formadora, apresentação de casos), método ativo (jogos pedagógicos, dinâmicas de grupo de apresentação, participação, atividades de grupo, exercícios práticos, brainstorming, role playing, visualização de vídeos, estudo de caso, exploração de materiais artísticos e brinquedos), e ao método Interrogativo (questões abertas). 

    Equipa pedagógica

    Filipa Alvarez
    Psicóloga clínica, mestre em Psicologia Legal. Play Therapist (British Association for Play Therapists) e e Sandplay Therapist (British Association for Counselling and Psychotherapy) na área da proteção de crianças e jovens. Supervisora clínica certificada e registada de Play Therapists.
    Formação em Theraplay® (níveis 1 e 2) com agência de adoções Family Futures em parceria com The Theraplay Institute (Chicago).
    Formações/certificações em Dyadic Developmental Psychotherapy® (nível 1), Filial Therapy, Child Parent Relationship Therapy (Roehampton University / Garry Landreth), Therapeutic Life Story Work e Integrative Sandplay Therapy Studies. Professora de yoga de adultos e crianças.
    Formadora externa no ISPA - Formação Avançada nas áreas da Play Therapy, Adoção, Trabalho Terapêutico de História de Vida.

    Certificado e Acreditação

    O Certificado de Participação é atribuído aos participantes que não pretendam ser sujeitos à avaliação das aprendizagens e o Certificado de Formação é atribuído aos formandos que realizam a avaliação. Em ambos os casos, a assiduidade tem de ser igual ou superior a 90% da carga horária total.

     

    Acreditação pela Ordem dos Psicólogos

    A obtenção dos créditos 25 créditos na especialidade geral de Psicologia Clínica e da Saúde pela Ordem dos Psicólogos Portugueses é exclusiva aos psicólogos inscritos na OPP (membros efetivos e estagiários) e requer aproveitamento na avaliação das aprendizagens.

    A obtenção dos créditos é válida apenas para ações frequentadas a partir da data do despacho de acreditação da ação formativa pela OPP. Não tem efeito retroativo.

    A Formação Ispa observará o previsto na lei de proteção de dados pessoais (Regulamento 2016/679 do Parlamento Europeu de 26 de abril de 2016, com execução assegurada pela Lei n.º 58/2019, de 8 de agosto).

    Requisitos técnicos

    Os candidatos à frequência deste curso devem reunir os seguintes requisitos:

    • Ter materiais de artes plásticas: papel branco e/ou de cores, canetas e lápis de cor, tesoura, cola e/ou fita cola, revistas para recortes, plasticina, e alguns brinquedos;
    • Ter acesso a um computador / telemóvel / tablet com ligação à Internet e um browser (programa para navegar na web), como o Chrome, Microsoft Edge, Firefox ou Safari;
    • Aplicação Zoom;
    • Ter conhecimentos de informática na ótica do utilizador.

     

    Atenção: Caso já tenha sito aluno do ISPA ou da Formação ISPA, utilize as credenciais anteriormente atribuídas.