page--front.tpl.php

Histórias de Vida

Histórias de Vida

DATAS DE REALIZAÇÃO

  • 04/04/2024 - Das 18h30 às 22h00
  • 06/04/2024 - Das 9h00 às 16h30 com 1 hora de almoço
  • 18/04/2024 - Das 18h30 às 22h00
  • 20/04/2024 - Das 9h00 às 16h30 com 1 hora de almoço
  • DURAÇÃO
    20H
    FORMATO
    A distância
    IDIOMA
    Português
    PLATAFORMA
    Zoom
    INVESTIMENTO
    €170

    Detalhe/Condições de investimento

    Investimento - €170

     

    Possibilidade de fracionar em duas prestações

    No caso do pagamento fracionado as prestações devem ser liquidadas nos seguintes momentos:

    • primeira prestação - no ato de inscrição.
    • segunda prestação - até à data de início do curso. 

     

    Nota: Com o pagamento da primeira prestação e verificando-se a confirmação de realização do curso, entre os 9 e 3 dias antes da data de início, o aluno fica comprometido a liquidar o valor total do curso.

     

    Atenção: Caso já tenha sito aluno do ISPA ou da Formação ISPA, utilize as credenciais anteriormente atribuídas. 

     

    É aceite o cancelamento da inscrição até 10 dias antes da data de início, sendo o participante reembolsado na íntegra (100%). Cancelamentos efetuados entre 9 e 4 dias da data de início do curso, inclusive, o participante será reembolsado em 50%. Não haverá lugar a reembolso para desistências até 3 dias antes do início do curso e após confirmação do mesmo.

    PÓS GRADUAÇÃO MODULAR
    Não

    Descrição

    As Histórias de Vida, enquanto forma de (re)construir as experiências vividas, atribui-lhes significados e dá sentido à identidade pessoal, constituindo um instrumento poderoso na relação de ajuda, nomeadamente na relação terapêutica.

    Este curso tem como finalidade disponibilizar uma abordagem metodológica que permite aos profissionais, no decurso da sua relação de ajuda, promover nos clientes a (re)construção de uma realidade múltipla da sua história, das experiências sensoriais, emocionais, cognitivas e de significados antes vividos. O trabalho terapêutico, assente na narrativa das histórias de vida e nas suas múltiplas interpretações e significados, contribui para a mudança de estado do cliente, induzindo a organização da sua matriz existencial e da sua identidade pessoal.

    Destinatários

    • Psicólogos; 
    •  Técnicos de Serviço Social;
    • Outros profissionais que trabalhem nas áreas da adoção, trauma, com seniores e refugiados.

    Objetivos do curso

    • Adquirir/aperfeiçoar uma base teórica sólida para o trabalho de história de vida;
    • Conhecer uma estrutura sólida para o processo de criar um livro de história de vida;
    • Experienciar, na primeira pessoa, atividades que ajudam no trabalho de história de vida, expandindo a sua capacidade de comunicar com cliente;
    • Saber como ajudar o cliente a explorar o seu passado;
    • Saber como contribuir para que o cliente trabalhe a sua identidade;
    • Adquirir conhecimentos sobre o funcionamento das crianças com trauma e noções básicas da vinculação;
    • Usar o trabalho de história de vida como processo de cura das crianças traumatizadas; 
    • Utilizar o trabalho terapêutico de história de vida em populações seniores e refugiados, no sentido de trabalhar identidade e sentimento de pertença.

     

    Percurso de aprendizagem

    • Noções básicas de vinculação.
    • Noções básicas de trauma.
    • Breve abordagem à adoção.
    • Breve abordagem à terceira idade.
    • Breve abordagem à temática dos refugiados.
    • O processo do trabalho terapêutico de história de vida.
    • Recolha de informação e cronologia de vida.
    • A linha de vida.
    • Atividades práticas que ajudam a explorar trauma, identidade, sentido de pertença e continuidade. 

    Estratégia pedagógica

    Recurso aos métodos expositivo e interrogativo e utilização de casos práticos para análise e reflexão. Recurso a atividades/exercícios práticos e criativos que permitam explorar a identidade e o trauma. 

    Equipa pedagógica

    Filipa Alvarez
    Psicóloga Clínica e mestre em Psicologia Legal pelo ISPA-Instituto Universitário. MA em Play Therapy pela Roehampton University, Londres. Certificação em Filial Therapy pelo Family Enhancement & Play Therapy Center, Inc., Níveis 1 e 2 em Theraplay, Therapeutic Life Story Work, Nível 1 em Dyatic Developmental Psychotherapy. Trabalha no sistema de proteção de menores do Reino Unido

    Certificado e Acreditação

    Certificado 

    O Certificado de Participação é atribuído aos formandos que tenham assiduidade igual ou superior a 90% da carga horária total.

    A Formação Ispa observará o previsto na lei de proteção de dados pessoais (Regulamento 2016/679 do Parlamento Europeu de 26 de abril de 2016, com execução assegurada pela Lei n.º 58/2019, de 8 de agosto).

     

    Requisitos técnicos

    Os candidatos à frequência deste curso devem reunir os seguintes requisitos:

    • Ter materiais de artes plásticas (papel, lápis e canetas de cor, tesoura, cola ...); 
    • Ter acesso a um computador / telemóvel / tablet com ligação à Internet e um browser (programa para navegar na web), como o Chrome, Microsoft Edge, Firefox ou Safari;
    • Aplicação Zoom;
    • Ter conhecimentos de informática na ótica do utilizador.

     

    Atenção: Caso já tenha sito aluno do ISPA ou da Formação ISPA, utilize as credenciais anteriormente atribuídas.