
Detalhe/Condições de investimento
No caso do pagamento fracionado:
- a primeira prestação deve ser liquidada no ato de inscrição.
- a segunda prestação deve ser liquidada até à data de início do curso.
Nota: Com o pagamento da primeira prestação e verificando-se a confirmação de realização do curso, entre os 9 e 3 dias antes da data de início, o aluno fica comprometido a liquidar o valor total do curso.
É aceite o cancelamento da inscrição até 10 dias antes da data de início, sendo o participante reembolsado na íntegra (100%). Cancelamentos efetuados entre 9 e 4 dias da data de início do curso, inclusive, o participante será reembolsado em 50%. Não haverá lugar a reembolso para desistências até 3 dias antes do início do curso e após confirmação do mesmo.
Número máximo de inscrições - 20 vagas
Descrição
Desde o dealbar dos tempos que a Humanidade tem uma relação complexa com substancias e comportamentos aditivos. O alcoolismo era já conhecido dos romanos, e no Século XVII um médico holandês descreveu em termos médicos a perda de controlo do indivíduo sobre certos comportamentos, comportamentos até aí vistos como pecaminosos. Embora há muito conhecidas, nunca o problema das dependências foi tão agudo e crítico como na sociedade moderna: as inovações tecnológicas criam novas fontes de dependência e potenciam as mais antigas, a pressão da vida moderna alimenta uma necessidade crescente de escape e prazer imediato.
Seja qual for a causa ou o contexto, com ou sem substância, a verdade é que a dependência é um comportamento compulsivo complexo, multidimensional e multifacetado, com um enorme impacto na saúde física e psicológica do indivíduo e da sua família e susceptível de gerar consequências danosas a curto e a longo prazo.
Esta formação tem como objetivo dar ao técnico uma compreensão abrangente do fenómeno da dependência, na sua multidimensionalidade de causas, processos e consequências, capacitando para uma intervenção quer numa perspectiva clínica, individual ou grupal, quer numa perspetiva de prevenção primária ou secundária.
Destinatários
- Psicólogos.
Objetivos do curso
- Identificar os sinais, comportamentos e consequências associadas ao consumo abusivo/dependente das substâncias psicoativas ao nível neuronal, psicológico, interpessoal social, e legal;
- Adquirir conhecimentos teóricos e práticos sobre avaliação, intervenção e prevenção com população em risco e/ou dependente;
- Compreender os fatores de risco de proteção para os comportamentos aditivos/dependências, com e sem substâncias;
- Promover competências de intervenção clínica, individual e em contexto grupal;
- Desenvolver programas de intervenção preventiva (primária, secundária, terciária e quaternária).
Percurso de aprendizagem
Avaliação específica no âmbito das dependências
- Abordagem das principais dependências com substâncias da atualidade.
- Características, efeitos e consequências. Critérios de dependências de acordo com o manual DSM 5. Sinais e sintomas de intoxicação e privação. Caraterização da tipologia de consumidores e de consumos. Comorbilidade psiquiátrica. Anamnese de consumos. Motivação para a mudança de comportamentos.
- Abordagem das dependências sem substâncias; A dependência online (Internet).
- Características efeitos e consequências. Critérios de dependências de acordo com o manual DSM 5. Sinais e sintomas de privação. Comorbilidade psiquiátrica. Motivação para a mudança de comportamentos.
Prática preventiva
- Introdução Conceitos. Tipos de prevenção.
- Intervenção na prevenção Fatores de risco e mecanismos de proteção. Seleção de participantes. Características dos programas preventivos.
Intervenção específica no âmbito das dependências
- Introdução Características de personalidade da população dependente. Alterações neuronais decorrentes do abuso de substâncias.
- Metodologia de avaliação psicológica.
- Modalidades de intervenção grupal com população dependente Modelo cognitivo-comportamental. Baseado no modelo Rational Emotional Behavior Therapy. Entrevista motivacional. Prevenção da recaída. Programas de tratamento com população dependente. Reflexão sobre as atitudes e crenças do psicoterapeuta.
Estratégia pedagógica
Recurso aos métodos expositivo, role play, análise e discussão de casos práticos.
Equipa pedagógica
Carlos Filipe-Saraiva
Mestre em Psicologia da Justiça (FPCE, U.Porto). Psicólogo clínico no Estabelecimento Prisional do Porto. Criador e terapeuta dos programas de prevenção secundária e quaternária, aplicados na IPSS “O Companheiro”. Autor do livro de prevenção das dependências, "Drogas. Conhecer para prevenir".
Certificado e Acreditação
Certificado
O Certificado de Participação é atribuído aos formandos que não pretendam ser sujeitos à avaliação das aprendizagens.
O Certificado de Formação é atribuído aos formandos que realizam a avaliação das aprendizagens com aproveitamento. Esta é obrigatória no percurso de Pós-graduação modular.
Em ambos os casos, a assiduidade tem de ser igual ou superior a 90% da carga horária total.
Acreditação pela Ordem Dos Psicólogos
A obtenção dos créditos (9) na especialidade geral de Psicologia Psicologia Clínica e da Saúde atribuídos pela Ordem dos Psicólogos Portugueses é exclusiva aos psicólogos inscritos na OPP (membros efetivos e estagiários) e requer aproveitamento na avaliação das aprendizagens.
A obtenção dos créditos é válida apenas para ações frequentadas a partir da data do despacho de acreditação da ação formativa pela OPP. Não tem efeito retroativo.
A Formação Ispa observará o previsto na lei de proteção de dados pessoais (Regulamento 2016/679 do Parlamento Europeu de 26 de abril de 2016, com execução assegurada pela Lei n.º 58/2019, de 8 de agosto).
Requisitos técnicos
Os candidatos à frequência deste curso devem reunir os seguintes requisitos:
- Ter acesso a um computador / telemóvel / tablet com ligação à Internet e um browser (programa para navegar na web), como o Chrome, Microsoft Edge, Firefox ou Safari;
- Aplicação Zoom;
- Ter conhecimentos de informática na ótica do utilizador.