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Intervenção Psicológica no Luto

Intervenção Psicológica no Luto
DURAÇÃO
14H
FORMATO
A distância
IDIOMA
Português
PLATAFORMA
Zoom
ACREDITAÇÃO
Acreditada pela Ordem dos Psicólogos Portugueses
CRÉDITOS
7 Créditos na Especialidade Geral de Psicologia Clínica e da Saúde

Detalhe/Condições de investimento

Atenção: Caso já tenha sito aluno do ISPA ou da Formação ISPA, utilize as credenciais anteriormente atribuídas. 

PÓS GRADUAÇÃO MODULAR
Não

Descrição

O Luto define-se como um conjunto de reações emocionais, físicas, comportamentais e sociais como resposta a uma perda. A sua expressão é muito individualizada. Choque, raiva, medo, culpa, profunda tristeza, depressão, sentimento de solidão, ou mesmo descrença, são algumas das emoções que uma pessoa pode vivenciar, não obedecendo a qualquer cronograma padronizado. Cada pessoa vive o luto de modo próprio, e sem prazo, podendo em casos mais graves, traduzir-se na dificuldade ou incapacidade da pessoa conseguir retomar e prosseguir a sua vida.

Ao frequentar este curso, adquire os conhecimentos que lhe permitem distinguir e diagnosticar processos de luto apropriados e desapropriados. Entendendo-se por processos de luto desapropriados quando os efeitos da perda, potencialmente, se podem configurar em perturbações psíquicas graves. É ainda objeto de estudo, análise e reflexão as estratégias de intervenção adequadas às características da pessoa e do processo de luto vivenciado.

Destinatários

  • Psicólogos;
  • Estudantes de 2os ciclos de Psicologia Clínica e de Psicologia da Saúde (desde que habilitados com 1º ciclo em Ciências Psicológicas ou Psicologia).

Objetivos do curso

  • Refletir sobre a própria morte.
  • Explorar perdas individuais.
  • Adquirir conhecimentos teóricos dos processos de luto.
  • Reconhecer modelos teóricos mais apropriados para a intervenção.
  • Adquirir competências para diagnosticar processos de luto apropriados ou desapropriados.
  • Adquirir competências para intervenção nos processos de luto apropriados.
  • Adquirir competências para referenciar nos processos de luto desapropriados.

Percurso de aprendizagem

Módulo 1

  • Reflexão e preparação individual para as perdas e luto

 

Módulo 2

  • Conceptualização e marcos teóricos do Luto
  • Definições de LutoCaracterísticas de um processo de Luto apropriado.
  • Evolução conceptual do Luto: uma revisão dos modelos teóricos.
  • Mediadores do processo de luto.
  • Luto: apropriado vs prolongado. 

 

Módulo 3

  • Intervenção no processo de Luto
  • Princípios para uma intervenção facilitadora de um Luto apropriado.
  • Modelo de tarefas de Worden: uma referência para a prática.

Estratégia pedagógica

Recurso aos métodos expositivo e ativo, com reflexão e discussão de casos, incluindo a dramatização.

Equipa pedagógica

Eduardo Carqueja

Doutorado em Bioética. Pós-graduado em Luto. Mestre em Ciências Religiosas, área Fé e Psicoterapia. Licenciado em Psicologia Clínica. Bacharel em Enfermagem. Especialista em Psicologia Clínica e da Saúde pelo Ministério da Saúde e pela Ordem dos Psicólogos Portugueses. Assistente Principal da Carreira dos Técnicos Superiores de Saúde – Ramo Psicologia Clínica, no Centro Hospitalar Universitário de S. João, EPE (CHUSJ). Responsável pela consulta de Psicologia Oncológica do CHUSJ (1999-2005). Responsável pela consulta de Psicologia da Dor do CHUSJ (2003-2005). Responsável pela consulta de Psicologia Cuidados Paliativos do CHUSJ desde 2005. Docente convidado da Faculdade de Medicina do Porto, em Doutoramentos, Mestrados e Pós-graduações em áreas de bioética e cuidados paliativos. Docente convidado de várias Instituições de Ensino Superior, nomeadamente Universidade Católica Portuguesa de Lisboa, Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra, Escolas de Saúde do Instituto Politécnico de Leiria e de Castelo Branco, em cursos pós-graduados, nas áreas da bioética, cuidados paliativos e luto. Orientador de mais de trinta alunos em teses de mestrado e doutoramento em Cuidados Paliativos. Arguente em várias teses de mestrado e doutoramento. Prémio Monsenhor Feytor Pinto, Terapia e Espiritualidade (2008). Membro da Comissão de acompanhamento da implementação do modelo de intervenção diferenciada no luto prolongado, do Ministério da Saúde. Coordenador do Grupo de Trabalho – Intervenção em Cuidados Paliativos da Ordem dos Psicólogos Portugueses. Coordenador da Comissão de Promoção e Desenvolvimento das Estruturas de Psicologia no Serviço Nacional de Saúde, da Ordem dos Psicólogos Portugueses. Presidente da Delegação Regional Norte da Ordem dos Psicólogos Portugueses. Diretor do Serviço de Psicologia do CHUSJ.

Certificado e Acreditação

Certificado 

 

Certificado de Participação é atribuído aos formandos que não pretendam ser sujeitos à avaliação das aprendizagens. O Certificado de Formação é atribuído aos formandos que realizam a avaliação das aprendizagens com aproveitamento.

Em ambos os casos, a assiduidade tem de ser igual ou superior a 90% da carga horária total.

 

Acreditação pela Ordem dos Psicólogos

A obtenção dos créditos (7) na especialidade geral de Psicologia Clínica e da Saúde atribuídos pela Ordem dos Psicólogos Portugueses é exclusiva aos psicólogos inscritos na OPP (membros efetivos e estagiários) e requer aproveitamento na avaliação das aprendizagens.

A obtenção dos créditos é válida apenas para ações frequentadas a partir da data do despacho de acreditação da ação formativa pela OPP. Não tem efeito retroativo.

A Formação Ispa observará o previsto na lei de proteção de dados pessoais (Regulamento 2016/679 do Parlamento Europeu de 26 de abril de 2016, com execução assegurada pela Lei n.º 58/2019, de 8 de agosto).

Requisitos técnicos

Os candidatos à frequência deste curso devem reunir os seguintes requisitos:

  • Ter acesso a um computador / telemóvel / tablet com ligação à Internet e um browser (programa para navegar na web), como o Chrome, Microsoft Edge, Firefox ou Safari;
  • Aplicação Zoom;
  • Ter conhecimentos de informática na ótica do utilizador.

 

Atenção: Caso já tenha sito aluno do ISPA ou da Formação ISPA, utilize as credenciais anteriormente atribuídas.