Intervenção em Aconselhamento de Carreira com Adultos
Detalhe/Condições de investimento
No caso do pagamento fracionado as prestações devem ser liquidadas nos seguintes momentos:
- primeira prestação - no ato de inscrição.
- segunda prestação - até à data de início do curso.
Nota: com o pagamento da primeira prestação e verificando-se a confirmação de realização do curso, entre os 9 e 3 dias antes da data de início, o aluno fica comprometido a liquidar o valor total do curso.
Atenção: Caso já tenha sito aluno do ISPA ou da Formação ISPA, utilize as credenciais anteriormente atribuídas.
É aceite o cancelamento da inscrição até 10 dias antes da data de início, sendo o participante reembolsado na íntegra (100%). Cancelamentos efetuados entre 9 e 4 dias da data de início do curso, inclusive, o participante será reembolsado em 50%. Não haverá lugar a reembolso para desistências até 3 dias antes do início do curso e após confirmação do mesmo.
Número máximo de inscrições - 20 vagas
Descrição
O presente curso tem por finalidade proporcionar aos participantes a aquisição e desenvolvimento de competências que lhes permitam desenvolver intervenções de consulta psicológica, individual ou grupal, ao nível do aconselhamento e desenvolvimento de carreira na fase da vida adulta.
Destinatários
- Psicólogos.
Objetivos do curso
Objetivos gerais:
- Identificar modelos teóricos de desenvolvimento vocacional e do desenvolvimento psicológico dos adultos;
- Reconhecer fatores individuais e situacionais determinantes do desenvolvimento da carreira em adultos: desemprego, acidentes de trabalho e doenças profissionais;
- Identificar modelos, instrumentos e técnicas de avaliação e intervenção psicológica em aconselhamento vocacional e de carreira nas transições da fase adulta do ciclo de vida.
Objetivos específicos:
- Identificar modelos teóricos de desenvolvimento de carreira e de ciclo de vida: fases, tarefas e características do desenvolvimento vocacional, psicológico e social da fase adulta;
- Caracterizar as “Carreiras do sec. XXI”: os conceitos de carreira sem fronteiras, carreira proteana, carreira inteligente e modelos teóricos de abordagem à gestão pessoal de carreira;
- Identificar as principais problemáticas das transições e mudanças de carreira “agudas” na idade adulta: desemprego, acidentes de trabalho, doença profissional;
- Conhecer a prática de consulta psicológica individual em aconselhamento vocacional e os princípios das abordagens narrativas na intervenção de carreira;
- Conhecer e simular modelos e instrumentos de avaliação e de intervenção em aconselhamento de carreira de adultos;
- Simular intervenções de carreira na fase de vida adulta em consulta psicológica individual: avaliação, planeamento e intervenção.
Percurso de aprendizagem
Módulo 1
- O desenvolvimento vocacional, psicológico e identitário da fase adulta do ciclo de vida
- Abordagem aos modelos de Schaie & Willis, R. Havighurst, D. Levine e E. Erikson
- A importância do ajustamento satisfatório do papel de trabalhador no bem-estar psicológico - Os papéis e as necessidades.
Módulo 2
- As exigências de carreira do século XXI - A importância da gestão pessoal da carreira
- Modelos e práticas de intervenção - Carreira sem fronteiras (Silivan & Arthur); Carreira proteana (Hall); Carreira inteligente (DeFillipi & Arthur)
- O paradigma da gestão de carreira - Modelos de Noe e King.
Módulo 3
- Transições, processos de mudança e reorganização de carreira em adultos - Determinantes intrínsecos e extrínsecos
- Os impactos psicológicos face a situações de desemprego, acidentes de trabalho e doenças profissionais
- Estudo de casos.
Módulo 4
- Modelos de abordagem ao comportamento e desenvolvimento vocacional - Modelo desenvolvimentista de D. Super; Teoria do ajustamento à carreira de Crites; Teoria da exploração vocacional de Stumpf, Colarelli & Hartman; Teoria sócio-cognitiva da carreira de Lent, Brown e Hackett; Modelo das personalidades vocacionais de J. Holland
- Abordagens ao desenvolvimento e ajustamento de carreira. A abordagem narrativa na intervenção de carreira de adultos numa abordagem construtivista: M. Savickas.
Módulo 5
- As metodologias de aconselhamento para a construção de carreira: LDC-Life Design Couseling; Lifeline; EEC–Entrevista para a Construção de Carreira; Técnicas e instrumentos de coaching
- Fases de elaboração do projeto de carreira individual.
Módulo 6
- Procedimentos de avaliação e intervenção individual
- Estudo e análise de casos práticos
Avaliação
Assiduidade e participação dos formandos -10%
Análise de casos práticos em grupo - 20%
Trabalho escrito: Análise de Caso - 70%
Estratégia pedagógica
Recurso aos métodos expositivo, demonstrativo e ativo através da análise de casos práticos.
Avaliação De Conhecimentos
Assiduidade e participação dos formandos - 10%
Análise de casos práticos em grupo - 20%
Trabalho escrito (Análise de Caso) - 70%
Equipa pedagógica
Jorge Camarate
Psicólogo especialista em Psicologia da Educação (OPP). Pós-Graduado em Aconselhamento e Psicoterapia (APTCC). Colaborador da Clínica Universitária ISPA na área da Consulta de Aconselhamento Vocacional. Técnico Superior Assessor do Instituto do Emprego e Formação Profissional.
Certificado e Acreditação
Certificado
O Certificado de Participação é atribuído aos formandos que não pretendam ser sujeitos à avaliação das aprendizagens.
O Certificado de Formação é atribuído aos formandos que realizam a avaliação das aprendizagens com aproveitamento. Esta é obrigatória no percurso de Pós-graduação modular.
Em ambos os casos, a assiduidade tem de ser igual ou superior a 90% da carga horária total.
Acreditação pela Ordem dos Psicólogos
A obtenção dos créditos (9) na especialidade geral de Psicologia da Educação e na especialidade avançada de Psicologia Vocacional e do Desenvolvimento da Carreira, atribuídos pela Ordem dos Psicólogos Portugueses é exclusiva aos psicólogos inscritos na OPP (membros efetivos e estagiários) e requer aproveitamento na avaliação das aprendizagens.
A obtenção dos créditos é válida apenas para ações frequentadas a partir da data do despacho de acreditação da ação formativa pela OPP. Não tem efeito retroativo.
A Formação Ispa observará o previsto na lei de proteção de dados pessoais (Regulamento 2016/679 do Parlamento Europeu de 26 de abril de 2016, com execução assegurada pela Lei n.º 58/2019, de 8 de agosto).
Requisitos técnicos
Os candidatos à frequência deste curso devem reunir os seguintes requisitos:
- Ter acesso a um computador / telemóvel / tablet com ligação à Internet e um browser (programa para navegar na web), como o Chrome, Internet Explorer, Firefox ou Safari;
- Aplicação Zoom;
- Ter conhecimentos de informática na ótica do utilizador.
Atenção: Caso já tenha sito aluno do ISPA ou da Formação ISPA, utilize as credenciais anteriormente atribuídas.
Pós Graduação Modular
Este curso faz parte de uma Pós-Graduação
Acesso a Diploma de Pós-graduação em Psicologia Vocacional e do Desenvolvimento da Carreira.
Plano de Estudos
Módulos | Horas de contacto | Horas de trabalho autónomo | ECTS | Mais informações |
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Aconselhamento Vocacional Aplicado - Jovens Adolescentes | 36H | 50H | 4 | Saiba Mais |
Aconselhamento Vocacional e de Carreira Aplicado - Jovens Adultos | 18H | 27H | 2 | Saiba Mais |
Intervenção em Aconselhamento de Carreira com Adultos | 18H | 27H | 2 | Saiba Mais |
Balanço de Competências - Instrumento de Desenvolvimento Profissional e Pessoal | 18H | 27H | 2 | Saiba Mais |
Atualização do Plano de Estudos
A Pós-graduação em Psicologia Vocacional e do Desenvolvimento da Carreira encontra-se em processo de revisão/atualização do Plano de Estudos. Até dezembro de 2023 vigorará o plano de estudos divulgado.
Para os alunos que não terminem o seu percurso até dezembro de 2023, existirá em 2024 um Regime de Transição que permitirá o reconhecimento/equivalências dos módulos frequentados.