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Intervenção em Aconselhamento de Carreira com Adultos

Intervenção em Aconselhamento de Carreira com Adultos
DURAÇÃO
18H
FORMATO
A distância
IDIOMA
Português
PLATAFORMA
Zoom
ACREDITAÇÃO
Acreditada pela Ordem dos Psicólogos Portugueses
CRÉDITOS
9 Créditos Especialidade Geral de Psicologia da Educação e na Especialidade Avançada de Psicologia Vocacional e do Desenvolvimento da Carreira.

Detalhe/Condições de investimento

No caso do pagamento fracionado as prestações devem ser liquidadas nos seguintes momentos:

  • primeira prestação - no ato de inscrição.
  • segunda prestação - até à data de início do curso. 
  •  

Nota: com o pagamento da primeira prestação e verificando-se a confirmação de realização do curso, entre os 9 e 3 dias antes da data de início, o aluno fica comprometido a liquidar o valor total do curso.

 

Atenção: Caso já tenha sito aluno do ISPA ou da Formação ISPA, utilize as credenciais anteriormente atribuídas. 

 

É aceite o cancelamento da inscrição até 10 dias antes da data de início, sendo o participante reembolsado na íntegra (100%). Cancelamentos efetuados entre 9 e 4 dias da data de início do curso, inclusive, o participante será reembolsado em 50%. Não haverá lugar a reembolso para desistências até 3 dias antes do início do curso e após confirmação do mesmo.

 

Número máximo de inscrições - 20 vagas

PÓS GRADUAÇÃO MODULAR
Sim

Descrição

O presente curso tem por finalidade proporcionar aos participantes a aquisição e desenvolvimento de competências que lhes permitam desenvolver intervenções de consulta psicológica, individual ou grupal, ao nível do aconselhamento e desenvolvimento de carreira na fase da vida adulta.

Destinatários

  • Psicólogos. 

Objetivos do curso

Objetivos gerais:

  • Identificar modelos teóricos de desenvolvimento vocacional e do desenvolvimento psicológico dos adultos;
  • Reconhecer fatores individuais e situacionais determinantes do desenvolvimento da carreira em adultos: desemprego, acidentes de trabalho e doenças profissionais;
  • Identificar modelos, instrumentos e técnicas de avaliação e intervenção psicológica em aconselhamento vocacional e de carreira nas transições da fase adulta do ciclo de vida.

Objetivos específicos:

  • Identificar modelos teóricos de desenvolvimento de carreira e de ciclo de vida: fases, tarefas e características do desenvolvimento vocacional, psicológico e social da fase adulta;
  • Caracterizar as “Carreiras do sec. XXI”: os conceitos de carreira sem fronteiras, carreira proteana, carreira inteligente e modelos teóricos de abordagem à gestão pessoal de carreira;
  • Identificar as principais problemáticas das transições e mudanças de carreira “agudas” na idade adulta: desemprego, acidentes de trabalho, doença profissional;
  • Conhecer a prática de consulta psicológica individual em aconselhamento vocacional e os princípios das abordagens narrativas na intervenção de carreira;
  • Conhecer e simular modelos e instrumentos de avaliação e de intervenção em aconselhamento de carreira de adultos;
  • Simular intervenções de carreira na fase de vida adulta em consulta psicológica individual: avaliação, planeamento e intervenção.

Percurso de aprendizagem

Módulo 1

  • O desenvolvimento vocacional, psicológico e identitário da fase adulta do ciclo de vida
  • Abordagem aos modelos de Schaie & Willis, R. Havighurst, D. Levine e E. Erikson
  • A importância do ajustamento satisfatório do papel de trabalhador no bem-estar psicológico - Os papéis e as necessidades.

 

Módulo 2

  • As exigências de carreira do século XXI - A importância da gestão pessoal da carreira
  • Modelos e práticas de intervenção - Carreira sem fronteiras (Silivan & Arthur); Carreira proteana (Hall); Carreira inteligente (DeFillipi & Arthur)
  • O paradigma da gestão de carreira - Modelos de Noe e King.

 

Módulo 3

  • Transições, processos de mudança e reorganização de carreira em adultos - Determinantes intrínsecos e extrínsecos
  • Os impactos psicológicos face a situações de desemprego, acidentes de trabalho e doenças profissionais
  • Estudo de casos.

 

Módulo 4

  • Modelos de abordagem ao comportamento e desenvolvimento vocacional - Modelo desenvolvimentista de D. Super; Teoria do ajustamento à carreira de Crites; Teoria da exploração vocacional de Stumpf, Colarelli & Hartman; Teoria sócio-cognitiva da carreira de Lent, Brown e Hackett; Modelo das personalidades vocacionais de J. Holland
  • Abordagens ao desenvolvimento e ajustamento de carreira. A abordagem narrativa na intervenção de carreira de adultos numa abordagem construtivista: M. Savickas.

 

Módulo 5

  • As metodologias de aconselhamento para a construção de carreira: LDC-Life Design Couseling; Lifeline; EEC–Entrevista para a Construção de Carreira; Técnicas e instrumentos de coaching
  • Fases de elaboração do projeto de carreira individual.

 

Módulo 6

  • Procedimentos de avaliação e intervenção individual
  • Estudo e análise de casos práticos

 

Avaliação

Assiduidade e participação dos formandos -10%

Análise de casos práticos em grupo - 20%

Trabalho escrito: Análise de Caso - 70%

Estratégia pedagógica

Recurso aos métodos expositivo, demonstrativo e ativo através da análise de casos práticos. 

 

Avaliação De Conhecimentos 

Assiduidade e participação dos formandos - 10%

Análise de casos práticos em grupo - 20%

Trabalho escrito (Análise de Caso) - 70% 

Equipa pedagógica

Jorge Camarate
Psicólogo especialista em Psicologia da Educação (OPP). Pós-Graduado em Aconselhamento e Psicoterapia (APTCC). Colaborador da Clínica Universitária ISPA na área da Consulta de Aconselhamento Vocacional. Técnico Superior Assessor do Instituto do Emprego e Formação Profissional.

Certificado e Acreditação

Certificado

O Certificado de Participação é atribuído aos formandos que não pretendam ser sujeitos à avaliação das aprendizagens. 

O Certificado de Formação é atribuído aos formandos que realizam a avaliação das aprendizagens com aproveitamento. Esta é obrigatória no percurso de Pós-graduação modular.

Em ambos os casos, a assiduidade tem de ser igual ou superior a 90% da carga horária total.

 

Acreditação pela Ordem dos Psicólogos

A obtenção dos créditos (9)  na especialidade geral de Psicologia da Educação e na especialidade avançada de Psicologia Vocacional e do Desenvolvimento da Carreira, atribuídos pela Ordem dos Psicólogos Portugueses é exclusiva aos psicólogos inscritos na OPP (membros efetivos e estagiários) e requer aproveitamento na avaliação das aprendizagens.

 

A obtenção dos créditos é válida apenas para ações frequentadas a partir da data do despacho de acreditação da ação formativa pela OPP. Não tem efeito retroativo.

 

A Formação Ispa observará o previsto na lei de proteção de dados pessoais (Regulamento 2016/679 do Parlamento Europeu de 26 de abril de 2016, com execução assegurada pela Lei n.º 58/2019, de 8 de agosto).

Requisitos técnicos

Os candidatos à frequência deste curso devem reunir os seguintes requisitos:

  • Ter acesso a um computador / telemóvel / tablet com ligação à Internet e um browser (programa para navegar na web), como o Chrome, Internet Explorer, Firefox ou Safari;
  • Aplicação Zoom;
  • Ter conhecimentos de informática na ótica do utilizador.

 

Atenção: Caso já tenha sito aluno do ISPA ou da Formação ISPA, utilize as credenciais anteriormente atribuídas. 

Pós Graduação Modular

Este curso faz parte de uma Pós-Graduação

Acesso a Diploma de Pós-graduação em Psicologia Vocacional e do Desenvolvimento da Carreira. 

 

 

Plano de Estudos

 

MódulosHoras de contactoHoras de trabalho autónomoECTSMais informações
Aconselhamento Vocacional Aplicado - Jovens Adolescentes 36H50H4Saiba Mais
Aconselhamento Vocacional e de Carreira Aplicado - Jovens Adultos18H27H2Saiba Mais
Intervenção em Aconselhamento de Carreira com Adultos18H27H2Saiba Mais
Balanço de Competências - Instrumento de Desenvolvimento Profissional e Pessoal18H27H2Saiba Mais

 

 

 

Atualização do Plano de Estudos

A Pós-graduação em Psicologia Vocacional e do Desenvolvimento da Carreira encontra-se em processo de revisão/atualização do Plano de Estudos. Até dezembro de 2023 vigorará o plano de estudos divulgado.

 

Para os alunos que não terminem o seu percurso até dezembro de 2023, existirá em 2024 um Regime de Transição que permitirá o reconhecimento/equivalências dos módulos frequentados.