Aconselhamento Vocacional Aplicado - Jovens Adolescentes
Detalhe/Condições de investimento
Atenção: Caso já tenha sito aluno do ISPA ou da Formação ISPA, utilize as credenciais anteriormente atribuídas.
Descrição
Num mundo em profunda transformação social, tecnológica e laboral, a capacidade em escolher e gerir um caminho profissional é uma competência essencial para o projeto de vida e para a felicidade de cada um. Cada vez mais os psicólogos são chamados a trabalhar com adolescentes na capacitação para a tomada de decisões em escolhas de percursos escolares, académicos e profissionais.
Neste curso encontrará as ferramentas para a montagem de processos de aconselhamento e intervenção com adolescentes no âmbito do desenvolvimento em processos de orientação vocacional e desenvolvimento de carreira.
Destinatários
Psicólogos
Objetivos do curso
O presente curso tem por finalidade proporcionar aos participantes a aquisição e desenvolvimento de competências que lhes permitam desenvolver intervenções de consulta psicológica, individual e/ou grupal, no domínio do aconselhamento vocacional dirigido a jovens adolescentes, nomeadamente:
- Identificar modelos teóricos de desenvolvimento vocacional e de carreira e a sua evolução histórica.
- Identificar fases do desenvolvimento vocacional e do desenvolvimento psicológico dos jovens adolescentes, nomeadamente ao nível da construção da identidade.
- Conhecer modelos, instrumentos e técnicas de avaliação e intervenção psicológica em aconselhamento vocacional e de carreira em contexto individual e grupal.
- Conhecer a estrutura do sistema de ensino e formativo e os princípios da informação vocacional.
- Saber planear, desenvolver e avaliar intervenções psicológicas em aconselhamento vocacional e de carreira.
COMPETÊNCIAS
- Diferenciar a contribuição dos vários modelos e perspetivas teóricas de desenvolvimento vocacional e de carreira numa perspetiva de intervenção holística e integrativa.
- Identificar as principais etapas histórico/cronológicas da criação dos serviços de aconselhamento vocacional e de carreira em Portugal.
- Reconhecer a relevância das políticas europeias ao nível do aconselhamento vocacional e de carreira.
- Discriminar aspetos particulares do desenvolvimento psicológico e neuropsicológico dos jovens adolescentes com reflexo no desenvolvimento e comportamentos vocacionais.
- Identificar características e tarefas normativas de desenvolvimento vocacional e do ciclo de vida da fase da adolescência e os principais determinantes psicológicos do desenvolvimento vocacional e de tomada de decisão.
- Selecionar as principais características do modelo de personalidades vocacionais de J. Holland e a sua importância na intervenção de aconselhamento vocacional.
- Identificar os princípios subjacentes à conceção e dinamização dos programas estruturados de desenvolvimento vocacional em contexto educativo.
- Conhecer e utilizar instrumentos de avaliação psicológica utilizados em aconselhamento vocacional e de carreira.
- Saber utilizar a informação vocacional no contexto da intervenção psicológica em aconselhamento vocacional.
- Caracterizar e implementar a prática de consulta psicológica individual em aconselhamento vocacional assente nas teorias desenvolvimentistas e construtivistas do desenvolvimento vocacional.
- Reconhecer metodologias e instrumentos de intervenção na prática de consulta psicológica em aconselhamento vocacional.
- Reconhecer a importância da elaboração de relatórios das consultas de aconselhamento vocacional, numa perspetiva de abordagem desenvolvimentista.
- Organizar, implementar e avaliar intervenções de consulta psicológica de orientação vocacional para jovens adolescentes.
Percurso de aprendizagem
Módulo 1
Alguns quadros teóricos em Psicologia Vocacional e sua implicação na intervenção em aconselhamento vocacional e de carreira
Aspetos históricos das políticas e práticas do aconselhamento vocacional em Portugal: da criação do Instituto de Orientação Profissional aos Serviços de Psicologia e Orientação
Aspetos gerais das políticas e serviços de aconselhamento vocacional na União Europeia: a rede euroguidance
Módulo 2
Aspetos do desenvolvimento psicológico e neuropsicológico do adolescente: implicações no comportamento vocacional
Características do desenvolvimento psicológico e dos comportamentos vocacionais em jovens adolescentes, alguns modelos teóricos
Módulo 3
Abordagem ao modelo de personalidade e identidade vocacional de J. Holland: Principais contributos para a prática da intervenção em aconselhamento vocacional. Instrumentos de avaliação e intervenção.
Simulação de situações práticas
Módulo 4
A informação vocacional em contexto de intervenção em aconselhamento vocacional: Princípios e estratégias.
A estrutura do sistema de ensino e de formação: fases de tomada de decisão
Módulo 5
O movimento de educação para a carreira
Programas estruturados de desenvolvimento e aconselhamento vocacional em contexto grupal: Princípios de conceção e organização. Estratégias de intervenção. Principais vantagens e limitações
Exemplos de programas de desenvolvimento e aconselhamento vocacional
Módulo 6
Modelos e práticas de intervenção em consulta psicológica vocacional dirigidas a jovens adolescentes: instrumentos de avaliação e intervenção
Abordagem à exploração vocacional e estilos de comportamento de carreira: métodos e instrumentos de avaliação e intervenção
Avaliação psicológica na intervenção vocacional: princípios, técnicas e instrumentos
As entrevistas em aconselhamento vocacional: princípios, técnicas e estrutura
O processo de tomada de decisão
Módulo 7
Estudo e análise de casos práticos de aconselhamento vocacional de adolescentes: Organização de uma intervenção em função do caso. Análise de situações concretas de intervenção
Conteúdo, estrutura e objetivos do relatório de consulta psicológica de aconselhamento vocacional.
AVALIAÇÃO
Critérios de avaliação:
CritérioPonderação
Assiduidade e participação dos formandos 10%
Análise de casos práticos em grupo20%
Trabalho escrito – Análise de Caso70%
Estratégia pedagógica
Expositivo, demonstrativo e ativo. Método de casos
Equipa pedagógica
Catarina Paulos
Psicóloga especialista em Psicologia da Educação, Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações e em Psicologia Vocacional e do Desenvolvimento da Carreira (OPP). Doutorada em Educação / Formação de Adultos (IE, ULisboa) e Formadora em Educação de Adultos. Técnica de Orientação, Reconhecimento e Validação de Competências (TORVC).
Jorge Camarate
Psicólogo especialista em Psicologia da Educação (OPP). Pós-Graduado em Aconselhamento e Psicoterapia (APTCC). Colaborador da Clínica Universitária ISPA na área da Consulta de Aconselhamento Vocacional. Técnico Superior Assessor do Instituto do Emprego e Formação Profissional.
Certificado e Acreditação
O Certificado de Frequência/Aproveitamento será atribuído desde que a assiduidade seja igual ou superior a 90 % da carga horária total.
Acreditação pela Ordem dos Psicólogos
A obtenção dos créditos (18) na especialidade geral de Psicologia da Educação e na especialidade avançada de Psicologia Vocacional e do Desenvolvimento da Carreiraatribuídos pela Ordem dos Psicólogos Portugueses é exclusiva aos psicólogos inscritos na OPP (membros efetivos e estagiários) e requer aproveitamento na avaliação das aprendizagens.
A Formação Ispa observará o previsto na lei de proteção de dados pessoais (Regulamento 2016/679 do Parlamento Europeu de 26 de abril de 2016, com execução assegurada pela Lei n.º 58/2019, de 8 de agosto).
Requisitos técnicos
Os candidatos à frequência deste curso devem reunir os seguintes requisitos:
- Ter acesso a um computador / telemóvel / tablet com ligação à Internet e um browser (programa para navegar na web), como o Chrome, Internet Explorer, Firefox ou Safari;
- Aplicação Zoom;
- Ter conhecimentos de informática na ótica do utilizador.
Atenção: Caso já tenha sito aluno do ISPA ou da Formação ISPA, utilize as credenciais anteriormente atribuídas.
Pós Graduação Modular
Este curso faz parte de uma Pós-Graduação
Acesso a Diploma de Pós-graduação em Psicologia Vocacional e do Desenvolvimento da Carreira.
Plano de Estudos
Módulos | Horas de contacto | Horas de trabalho autónomo | ECTS | Mais informações |
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Aconselhamento Vocacional Aplicado - Jovens Adolescentes | 36H | 50H | 4 | Saiba Mais |
Aconselhamento Vocacional e de Carreira Aplicado - Jovens Adultos | 18H | 27H | 2 | Saiba Mais |
Intervenção em Aconselhamento de Carreira com Adultos | 18H | 27H | 2 | Saiba Mais |
Balanço de Competências - Instrumento de Desenvolvimento Profissional e Pessoal | 18H | 27H | 2 | Saiba Mais |
Atualização do Plano de Estudos
A Pós-graduação em Psicologia Vocacional e do Desenvolvimento da Carreira encontra-se em processo de revisão/atualização do Plano de Estudos. Até dezembro de 2023 vigorará o plano de estudos divulgado.
Para os alunos que não terminem o seu percurso até dezembro de 2023, existirá em 2024 um Regime de Transição que permitirá o reconhecimento/equivalências dos módulos frequentados.