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Aconselhamento Vocacional Aplicado - Jovens Adolescentes

Aconselhamento Vocacional Aplicado - Jovens Adolescentes
DURAÇÃO
36H
FORMATO
A distância
IDIOMA
Português
PLATAFORMA
Zoom
ACREDITAÇÃO
Acreditada pela Ordem dos Psicólogos Portugueses
CRÉDITOS
18 Créditos Especialidade

Detalhe/Condições de investimento

Atenção: Caso já tenha sito aluno do ISPA ou da Formação ISPA, utilize as credenciais anteriormente atribuídas. 

PÓS GRADUAÇÃO MODULAR
Sim

Descrição

Num mundo em profunda transformação social, tecnológica e laboral, a capacidade em escolher e gerir um caminho profissional é uma competência essencial para o projeto de vida e para a felicidade de cada um. Cada vez mais os psicólogos são chamados a trabalhar com adolescentes na capacitação para a tomada de decisões em escolhas de percursos escolares, académicos e profissionais.

Neste curso encontrará as ferramentas para a montagem de processos de aconselhamento e intervenção com adolescentes no âmbito do desenvolvimento em processos de orientação vocacional e desenvolvimento de carreira.

Destinatários

Psicólogos

Objetivos do curso

O presente curso tem por finalidade proporcionar aos participantes a aquisição e desenvolvimento de competências que lhes permitam desenvolver intervenções de consulta psicológica, individual e/ou grupal, no domínio do aconselhamento vocacional dirigido a jovens adolescentes, nomeadamente:

 

  • Identificar modelos teóricos de desenvolvimento vocacional e de carreira e a sua evolução histórica.
  • Identificar fases do desenvolvimento vocacional e do desenvolvimento psicológico dos jovens adolescentes, nomeadamente ao nível da construção da identidade.
  • Conhecer modelos, instrumentos e técnicas de avaliação e intervenção psicológica em aconselhamento vocacional e de carreira em contexto individual e grupal.
  • Conhecer a estrutura do sistema de ensino e formativo e os princípios da informação vocacional.
  • Saber planear, desenvolver e avaliar intervenções psicológicas em aconselhamento vocacional e de carreira.

COMPETÊNCIAS 

  • Diferenciar a contribuição dos vários modelos e perspetivas teóricas de desenvolvimento vocacional e de carreira numa perspetiva de intervenção holística e integrativa.
  • Identificar as principais etapas histórico/cronológicas da criação dos serviços de aconselhamento vocacional e de carreira em Portugal.
  • Reconhecer a relevância das políticas europeias ao nível do aconselhamento vocacional e de carreira.
  • Discriminar aspetos particulares do desenvolvimento psicológico e neuropsicológico dos jovens adolescentes com reflexo no desenvolvimento e comportamentos vocacionais.
  • Identificar características e tarefas normativas de desenvolvimento vocacional e do ciclo de vida da fase da adolescência e os principais determinantes psicológicos do desenvolvimento vocacional e de tomada de decisão.
  • Selecionar as principais características do modelo de personalidades vocacionais de J. Holland e a sua importância na intervenção de aconselhamento vocacional.
  • Identificar os princípios subjacentes à conceção e dinamização dos programas estruturados de desenvolvimento vocacional em contexto educativo.
  • Conhecer e utilizar instrumentos de avaliação psicológica utilizados em aconselhamento vocacional e de carreira.
  • Saber utilizar a informação vocacional no contexto da intervenção psicológica em aconselhamento vocacional.
  • Caracterizar e implementar a prática de consulta psicológica individual em aconselhamento vocacional assente nas teorias desenvolvimentistas e construtivistas do desenvolvimento vocacional.
  • Reconhecer metodologias e instrumentos de intervenção na prática de consulta psicológica em aconselhamento vocacional.
  • Reconhecer a importância da elaboração de relatórios das consultas de aconselhamento vocacional, numa perspetiva de abordagem desenvolvimentista.
  • Organizar, implementar e avaliar intervenções de consulta psicológica de orientação vocacional para jovens adolescentes.

Percurso de aprendizagem

Módulo 1
Alguns quadros teóricos em Psicologia Vocacional e sua implicação na intervenção em aconselhamento vocacional e de carreira
Aspetos históricos das políticas e práticas do aconselhamento vocacional em Portugal: da criação do Instituto de Orientação Profissional aos Serviços de Psicologia e Orientação
Aspetos gerais das políticas e serviços de aconselhamento vocacional na União Europeia: a rede euroguidance

 

Módulo 2
Aspetos do desenvolvimento psicológico e neuropsicológico do adolescente: implicações no comportamento vocacional
Características do desenvolvimento psicológico e dos comportamentos vocacionais em jovens adolescentes, alguns modelos teóricos

 

Módulo 3
Abordagem ao modelo de personalidade e identidade vocacional de J. Holland: Principais contributos para a prática da intervenção em aconselhamento vocacional. Instrumentos de avaliação e intervenção.
Simulação de situações práticas

 

Módulo 4
A informação vocacional em contexto de intervenção em aconselhamento vocacional: Princípios e estratégias.
A estrutura do sistema de ensino e de formação: fases de tomada de decisão

 

Módulo 5
O movimento de educação para a carreira
Programas estruturados de desenvolvimento e aconselhamento vocacional em contexto grupal: Princípios de conceção e organização. Estratégias de intervenção. Principais vantagens e limitações
Exemplos de programas de desenvolvimento e aconselhamento vocacional

 

Módulo 6
Modelos e práticas de intervenção em consulta psicológica vocacional dirigidas a jovens adolescentes: instrumentos de avaliação e intervenção
Abordagem à exploração vocacional e estilos de comportamento de carreira: métodos e instrumentos de avaliação e intervenção
Avaliação psicológica na intervenção vocacional: princípios, técnicas e instrumentos
As entrevistas em aconselhamento vocacional: princípios, técnicas e estrutura
O processo de tomada de decisão

 

Módulo 7
Estudo e análise de casos práticos de aconselhamento vocacional de adolescentes: Organização de uma intervenção em função do caso. Análise de situações concretas de intervenção
Conteúdo, estrutura e objetivos do relatório de consulta psicológica de aconselhamento vocacional.

 

AVALIAÇÃO

Critérios de avaliação:

 

CritérioPonderação

Assiduidade e participação dos formandos 10%

Análise de casos práticos em grupo20%

Trabalho escrito – Análise de Caso70%

Estratégia pedagógica

Expositivo, demonstrativo e ativo. Método de casos

Equipa pedagógica

Catarina Paulos

Psicóloga especialista em Psicologia da Educação, Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações e em Psicologia Vocacional e do Desenvolvimento da Carreira (OPP). Doutorada em Educação / Formação de Adultos (IE, ULisboa) e Formadora em Educação de Adultos. Técnica de Orientação, Reconhecimento e Validação de Competências (TORVC).

 

Jorge Camarate
Psicólogo especialista em Psicologia da Educação (OPP). Pós-Graduado em Aconselhamento e Psicoterapia (APTCC). Colaborador da Clínica Universitária ISPA na área da Consulta de Aconselhamento Vocacional. Técnico Superior Assessor do Instituto do Emprego e Formação Profissional.

Certificado e Acreditação

O Certificado de Frequência/Aproveitamento será atribuído desde que a assiduidade seja igual ou superior a 90 % da carga horária total.

 

Acreditação pela Ordem dos Psicólogos

A obtenção dos créditos (18)  na especialidade geral de Psicologia da Educação e na especialidade avançada de Psicologia Vocacional e do Desenvolvimento da Carreiraatribuídos pela Ordem dos Psicólogos Portugueses é exclusiva aos psicólogos inscritos na OPP (membros efetivos e estagiários) e requer aproveitamento na avaliação das aprendizagens.

 

A Formação Ispa observará o previsto na lei de proteção de dados pessoais (Regulamento 2016/679 do Parlamento Europeu de 26 de abril de 2016, com execução assegurada pela Lei n.º 58/2019, de 8 de agosto).

 

 

Requisitos técnicos

Os candidatos à frequência deste curso devem reunir os seguintes requisitos:

  • Ter acesso a um computador / telemóvel / tablet com ligação à Internet e um browser (programa para navegar na web), como o Chrome, Internet Explorer, Firefox ou Safari;
  • Aplicação Zoom;
  • Ter conhecimentos de informática na ótica do utilizador.

 

Atenção: Caso já tenha sito aluno do ISPA ou da Formação ISPA, utilize as credenciais anteriormente atribuídas. 

Pós Graduação Modular

Este curso faz parte de uma Pós-Graduação

Acesso a Diploma de Pós-graduação em Psicologia Vocacional e do Desenvolvimento da Carreira. 

 

 

Plano de Estudos

 

MódulosHoras de contactoHoras de trabalho autónomoECTSMais informações
Aconselhamento Vocacional Aplicado - Jovens Adolescentes 36H50H4Saiba Mais
Aconselhamento Vocacional e de Carreira Aplicado - Jovens Adultos18H27H2Saiba Mais
Intervenção em Aconselhamento de Carreira com Adultos18H27H2Saiba Mais
Balanço de Competências - Instrumento de Desenvolvimento Profissional e Pessoal18H27H2Saiba Mais

 

 

 

Atualização do Plano de Estudos

A Pós-graduação em Psicologia Vocacional e do Desenvolvimento da Carreira encontra-se em processo de revisão/atualização do Plano de Estudos. Até dezembro de 2023 vigorará o plano de estudos divulgado.

 

Para os alunos que não terminem o seu percurso até dezembro de 2023, existirá em 2024 um Regime de Transição que permitirá o reconhecimento/equivalências dos módulos frequentados.