Balanço de Competências. Instrumento de desenvolvimento profissional e pessoal
Detalhe/Condições de investimento
Nota: com o pagamento da primeira prestação e verificando-se a confirmação de realização do curso, entre os 9 e 3 dias antes da data de início, o aluno fica comprometido a liquidar o valor total do curso.
Atenção: Caso já tenha sito aluno do ISPA ou da Formação ISPA, utilize as credenciais anteriormente atribuídas.
É aceite o cancelamento da inscrição até 10 dias antes da data de início, sendo o participante reembolsado na íntegra (100%). Cancelamentos efetuados entre 9 e 4 dias da data de início do curso, inclusive, o participante será reembolsado em 50%. Não haverá lugar a reembolso para desistências até 3 dias antes do início do curso e após confirmação do mesmo.
Número máximo de inscrições - 20 vagas
Descrição
O balanço de competências é um instrumento que é utilizado em diversos contextos. Constitui uma oportunidade para o indivíduo fazer a avaliação das suas competências, de uma forma participativa e centrada em si, potenciando a autorreflexão e a autonomia.
É um instrumento que promove o desenvolvimento vocacional ao longo da vida, ao permitir a identificação de potencialidades e de fragilidades, e a definição de estratégias de melhoria e de superação. Neste sentido, o balanço de competências é um instrumento de desenvolvimento profissional e pessoal.
Destinatários
Psicólogos
Objetivos do curso
Com esta ação pretende-se capacitar os psicólogos e finalistas de Psicologia na utilização profissional do instrumento de balanço de competências, em diferentes contextos de atuação, nomeadamente:
- Caraterizar a metodologia de balanço de competências
- Definir e aplicar o conceito de competência
- Utilizar a abordagem autobiográfica no balanço de competências
- Conhecer contextos de aplicação do balanço de competências
- Utilizar o balanço de competências para promover o desenvolvimento profissional e pessoal
Percurso de aprendizagem
1. O balanço de competências: definição, objetivos, etapas e ferramentas.
2. Competências: Uma abordagem sistémica.
3. O balanço de competências e a abordagem autobiográfica.
4. Contextos de aplicação do balanço de competências.
5. O balanço de competências como instrumento de desenvolvimento profissional e pessoal.
Avaliação
- Assiduidade e participação dos formandos -10%
- Análise de casos práticos em grupo - 40%
- Trabalho escrito - 50%
Estratégia pedagógica
Métodos expositivo e interrogativo para a apresentação e para a definição de conceitos e métodos ativos, estudo de casos, role playing e trabalhos de grupo para promover o debate e a reflexão
Equipa pedagógica
Catarina Paulos
Psicóloga especialista em Psicologia da Educação, Psicologia Vocacional e do Desenvolvimento da Carreira, e Psicologia do Trabalho, Social e das Organizações. Doutorada em Educação - Formação de Adultos (IE-UL). Técnica de Orientação, Reconhecimento e Validação de Competências. Formadora. Autora de publicações na área dos riscos psicossociais no trabalho, da psicologia do trabalho e das organizações, e da psicogerontologia.
Certificado e Acreditação
O Certificado de Frequência/Aproveitamento será atribuído desde que a assiduidade seja igual ou superior a 90 % da carga horária total.
A Formação Ispa observará o previsto na lei de proteção de dados pessoais (Regulamento 2016/679 do Parlamento Europeu de 26 de abril de 2016, com execução assegurada pela Lei n.º 58/2019, de 8 de agosto).
Acreditação Ordem dos Psicólogos Portugueses
A obtenção dos créditos atribuídos pela Ordem dos Psicólogos (9 créditos na especialidade geral de Psicologia da Educação e na especialidade avançada de Psicologia Vocacional e do Desenvolvimento de Carreira) é exclusiva para formandos Psicólogos e supõe a realização com aproveitamento da avaliação.
Requisitos técnicos
Os candidatos à frequência deste curso devem reunir os seguintes requisitos:
- Ter acesso a um computador / telemóvel / tablet com ligação à Internet e um browser (programa para navegar na web), como o Chrome, Internet Explorer, Firefox ou Safari;
- Aplicação Zoom;
- Ter conhecimentos de informática na ótica do utilizador.
Atenção: Caso já tenha sito aluno do ISPA ou da Formação ISPA, utilize as credenciais anteriormente atribuídas.
Pós Graduação Modular
Este curso faz parte de uma Pós-Graduação
Acesso a Diploma de Pós-graduação em Psicologia Vocacional e do Desenvolvimento da Carreira.
Plano de Estudos
Módulos | Horas de contacto | Horas de trabalho autónomo | ECTS | Mais informações |
---|---|---|---|---|
Aconselhamento Vocacional Aplicado - Jovens Adolescentes | 36H | 50H | 4 | Saiba Mais |
Aconselhamento Vocacional e de Carreira Aplicado - Jovens Adultos | 18H | 27H | 2 | Saiba Mais |
Intervenção em Aconselhamento de Carreira com Adultos | 18H | 27H | 2 | Saiba Mais |
Balanço de Competências - Instrumento de Desenvolvimento Profissional e Pessoal | 18H | 27H | 2 | Saiba Mais |
Atualização do Plano de Estudos
A Pós-graduação em Psicologia Vocacional e do Desenvolvimento da Carreira encontra-se em processo de revisão/atualização do Plano de Estudos. Até dezembro de 2023 vigorará o plano de estudos divulgado.
Para os alunos que não terminem o seu percurso até dezembro de 2023, existirá em 2024 um Regime de Transição que permitirá o reconhecimento/equivalências dos módulos frequentados.