page--front.tpl.php

Balanço de Competências. Instrumento de desenvolvimento profissional e pessoal

Balanço de Competências
DURAÇÃO
18H
FORMATO
A distância
IDIOMA
Português
PLATAFORMA
Zoom
ACREDITAÇÃO
Acreditada pela Ordem dos Psicólogos Portugueses
CRÉDITOS
9 créditos na especialidade geral de Psicologia da Educação e na especialidade avançada de Psicologia Vocacional e do Desenvolvimento de Carreira

Detalhe/Condições de investimento

Nota: com o pagamento da primeira prestação e verificando-se a confirmação de realização do curso, entre os 9 e 3 dias antes da data de início, o aluno fica comprometido a liquidar o valor total do curso.

 

Atenção: Caso já tenha sito aluno do ISPA ou da Formação ISPA, utilize as credenciais anteriormente atribuídas. 

 

É aceite o cancelamento da inscrição até 10 dias antes da data de início, sendo o participante reembolsado na íntegra (100%). Cancelamentos efetuados entre 9 e 4 dias da data de início do curso, inclusive, o participante será reembolsado em 50%. Não haverá lugar a reembolso para desistências até 3 dias antes do início do curso e após confirmação do mesmo.

 

Número máximo de inscrições - 20 vagas

PÓS GRADUAÇÃO MODULAR
Sim

Descrição

O balanço de competências é um instrumento que é utilizado em diversos contextos. Constitui uma oportunidade para o indivíduo fazer a avaliação das suas competências, de uma forma participativa e centrada em si, potenciando a autorreflexão e a autonomia.
É um instrumento que promove o desenvolvimento vocacional ao longo da vida, ao permitir a identificação de potencialidades e de fragilidades, e a definição de estratégias de melhoria e de superação. Neste sentido, o balanço de competências é um instrumento de desenvolvimento profissional e pessoal.

Destinatários

Psicólogos 

Objetivos do curso

Com esta ação pretende-se capacitar os psicólogos e finalistas de Psicologia na utilização profissional do instrumento de balanço de competências, em diferentes contextos de atuação, nomeadamente:

  • Caraterizar a metodologia de balanço de competências
  • Definir e aplicar o conceito de competência
  • Utilizar a abordagem autobiográfica no balanço de competências
  • Conhecer contextos de aplicação do balanço de competências
  • Utilizar o balanço de competências para promover o desenvolvimento profissional e pessoal

Percurso de aprendizagem

1. O balanço de competências: definição, objetivos, etapas e ferramentas.
2. Competências: Uma abordagem sistémica.
3. O balanço de competências e a abordagem autobiográfica.
4. Contextos de aplicação do balanço de competências.
5. O balanço de competências como instrumento de desenvolvimento profissional e pessoal.

Avaliação

  • Assiduidade e participação dos formandos -10%
  • Análise de casos práticos em grupo - 40%
  • Trabalho escrito - 50%

Estratégia pedagógica

Métodos expositivo e interrogativo para a apresentação e para a definição de conceitos e métodos ativos, estudo de casos, role playing e trabalhos de grupo para promover o debate e a reflexão

Equipa pedagógica

Catarina Paulos
Psicóloga especialista em Psicologia da Educação, Psicologia Vocacional e do Desenvolvimento da Carreira, e Psicologia do Trabalho, Social e das Organizações. Doutorada em Educação - Formação de Adultos (IE-UL). Técnica de Orientação, Reconhecimento e Validação de Competências. Formadora. Autora de publicações na área dos riscos psicossociais no trabalho, da psicologia do trabalho e das organizações, e da psicogerontologia.

Certificado e Acreditação

O Certificado de Frequência/Aproveitamento será atribuído desde que a assiduidade seja igual ou superior a 90 % da carga horária total.

A Formação Ispa observará o previsto na lei de proteção de dados pessoais (Regulamento 2016/679 do Parlamento Europeu de 26 de abril de 2016, com execução assegurada pela Lei n.º 58/2019, de 8 de agosto).

Acreditação Ordem dos Psicólogos Portugueses

A obtenção dos créditos atribuídos pela Ordem dos Psicólogos (9 créditos na especialidade geral de Psicologia da Educação e na especialidade avançada de Psicologia Vocacional e do Desenvolvimento de Carreira) é exclusiva para formandos Psicólogos e supõe a realização com aproveitamento da avaliação.

Requisitos técnicos

Os candidatos à frequência deste curso devem reunir os seguintes requisitos:

  • Ter acesso a um computador / telemóvel / tablet com ligação à Internet e um browser (programa para navegar na web), como o Chrome, Internet Explorer, Firefox ou Safari;
  • Aplicação Zoom;
  • Ter conhecimentos de informática na ótica do utilizador.

 

Atenção: Caso já tenha sito aluno do ISPA ou da Formação ISPA, utilize as credenciais anteriormente atribuídas. 

Pós Graduação Modular

Este curso faz parte de uma Pós-Graduação

Acesso a Diploma de Pós-graduação em Psicologia Vocacional e do Desenvolvimento da Carreira. 

 

 

Plano de Estudos

 

MódulosHoras de contactoHoras de trabalho autónomoECTSMais informações
Aconselhamento Vocacional Aplicado - Jovens Adolescentes 36H50H4Saiba Mais
Aconselhamento Vocacional e de Carreira Aplicado - Jovens Adultos18H27H2Saiba Mais
Intervenção em Aconselhamento de Carreira com Adultos18H27H2Saiba Mais
Balanço de Competências - Instrumento de Desenvolvimento Profissional e Pessoal18H27H2Saiba Mais

 

 

 

Atualização do Plano de Estudos

A Pós-graduação em Psicologia Vocacional e do Desenvolvimento da Carreira encontra-se em processo de revisão/atualização do Plano de Estudos. Até dezembro de 2023 vigorará o plano de estudos divulgado.

 

Para os alunos que não terminem o seu percurso até dezembro de 2023, existirá em 2024 um Regime de Transição que permitirá o reconhecimento/equivalências dos módulos frequentados. 

Testemunhos

t