Acolhimento Residencial Terapêutico e Educativo de Crianças e Jovens
Detalhe/Condições de investimento
No caso do pagamento fracionado as prestações devem ser liquidadas nos seguintes momentos:
- primeira prestação - no ato de inscrição.
- segunda prestação - até à data de início do curso.
- terceira prestação - até ao final do primeiro mês de formação.
Nota: com o pagamento da primeira prestação e verificando-se a confirmação de realização do curso, entre os 9 e 3 dias antes da data de início, o aluno fica comprometido a liquidar o valor total do curso.
Atenção: Caso já tenha sito aluno do ISPA ou da Formação ISPA, utilize as credenciais anteriormente atribuídas.
É aceite o cancelamento da inscrição até 10 dias antes da data de início, sendo o participante reembolsado na íntegra (100%). Cancelamentos efetuados entre 9 e 4 dias da data de início do curso, inclusive, o participante será reembolsado em 50%. Não haverá lugar a reembolso para desistências até 3 dias antes do início do curso e após confirmação do mesmo.
Número máximo de inscrições - 20 vagas
Descrição
Este curso aborda as principais temáticas na área do Acolhimento Residencial de Crianças e Adolescentes. No decorrer deste curso vamos explorar em detalhe a evolução das respostas de acolhimento residencial terapêutico no contexto da proteção das crianças e jovens em perigo, assim como a sua relevância para os desafios atuais do acolhimento residencial - com crianças e adolescentes com problemas de comportamento.
Os temas a serem abordados incluem a realidade atual do acolhimento residencial, a evolução dos diferentes modelos terapêuticos, modelos baseados em evidências, a arquitetura do sistema de promoção e proteção, o papel da família e a forma como as organizações de acolhimento residencial devem-se posicionar face a esta, assim como a sensibilização para a multiculturalidade.
No final deste curso, os formandos devem sentir-se aptos para compreender a operacionalização dos modelos terapêuticos e educativos em contexto residencial, ficando mais capazes de operacionalizar novas práticas junto de crianças e jovens em perigo.
Destinatários
- Psicólogos (Licenciatura em Ciências Psicológicas, Mestrado pré e pós bolonha)
- Técnicos de Serviço Social (Licenciatura)
- Técnicos de Educação Social (Licenciatura)
- Médicos (Licenciatura)
- Enfermeiros (Licenciatura)
- Técnicos de Animação Sociocultural (Licenciatura)
Objetivos do curso
- Compreender a evolução das respostas de acolhimento residencial no contexto da proteção de crianças e jovens.
- Compreender a operacionalização de modelos terapêuticos e educativos em contexto residencial.
- Enquadrar a resposta de Acolhimento Residencial no contexto do Sistema de Promoção e Proteção Português.
- Sensibilizar para a multiculturalidade no contexto do sistema de promoção e proteção.
Percurso de aprendizagem
Realidade Atual do Acolhimento Residencial
- Dados Internacionais sobre crianças e jovens acolhidos;
- Acolhimento Residencial vs. Acolhimento Familiar;
- Evolução dos dados referentes a crianças e jovens em perigo em Portugal:
- Prevalência de Crianças com Diagnósticos de Saúde Mental;
- Evolução da Adoção em Portugal;
Evolução do Acolhimento Residencial
- Pepper Harrow;
- Cotswold;
- SACCS;
- Mulberry Bush;
- Cassel;
- Menninger;
- Summerhill.
Diversidade de Respostas em Acolhimento Residencial
- Visão Internacional;
- Respostas generalistas vs. Respostas especializadas;
Modelos de Acolhimento com base em evidências
- Sanctuary Model;
- Care Model;
- ARC Model;
- MAP Model;
- Social Pedagogy Model;
Arquitetura do Sistema de Promoção e Proteção
- Enquadramento Legal da Lei de Proteção de Crianças e Jovens em Perigo;
- Decreto de Lei Regulamentar do acolhimento residencial;
- O lugar da instituição no conflito entre o estado e a família;
- Articulação entre o Sistema de Promoção e Proteção e o Sistema Penal;
- Articulação entre o Sistema de Promoção e Proteção e a Intervenção Tutelar Educativa.
O Lugar da família no acolhimento residencial e no Sistema de Promoção e Proteção
- Perigo enquanto construção social;
- Clientes involuntários / clientes mandatados;
- Relações de ajuda vs controlo social;
- Distinção entre eixo do problema e eixo da solução.
Modelos colaborativos de Avaliação do Perigo
- Signs of safety:
- Modelo Ecológico.
Intervenção Multicultural
- Multiculturalidade;
- Vulnerabilidade social;
- Participação social;
- Cultura geracional;
- Intervenção com base em Competência Cultural.
Estratégia pedagógica
Metodologia de natureza expositiva oral teórica dos conteúdos programáticos, diálogo interativo e discussão em grupo, trabalhos em pequenos grupos, visionamento de materiais audiovisuais ilustrativos das temáticas.
Equipa pedagógica
Pedro Vaz Santos
Mestre em Psicologia Clínica (Ispa), Psicólogo clínico, PIN – Progresso Infantil, Labirintos Coloridos Consultores. Consultor de instituições de acolhimento
Tiago Mendes
Licenciado em Psicologia Clínica (ISPA), Ph.D. em Psychoanalytic Studies (Univ. Essex), MBA (Rice Univ.) , Labirintos Coloridos Consultores. Consultor de instituições de acolhimento.
Certificado e Acreditação
Certificado
O Certificado de Participação é atribuído aos formandos que não pretendam ser sujeitos à avaliação das aprendizagens.
O Certificado de Formação é atribuído aos formandos que realizam a avaliação das aprendizagens com aproveitamento. Esta é obrigatória no percurso de Pós-graduação modular.
Em ambos os casos, a assiduidade tem de ser igual ou superior a 90% da carga horária total.
A Formação Ispa observará o previsto na lei de proteção de dados pessoais (Regulamento 2016/679 do Parlamento Europeu de 26 de abril de 2016, com execução assegurada pela Lei n.º 58/2019, de 8 de agosto).
Requisitos técnicos
Os candidatos à frequência deste curso devem reunir os seguintes requisitos:
- Ter acesso a um computador / telemóvel / tablet com ligação à Internet e um browser (programa para navegar na web), como o Chrome, Microsoft Edge, Firefox ou Safari;
- Aplicação Zoom;
- Ter conhecimentos de informática na ótica do utilizador.
Atenção: Caso já tenha sito aluno do ISPA ou da Formação ISPA, utilize as credenciais anteriormente atribuídas.
Pós Graduação Modular
Este curso integra a Pós-Graduação em Acolhimento Residencial de Crianças e Jovens em Perigo
Mais informação em: Pós-Graduação em Acolhimento Residencial de Crianças e Jovens em Perigo
Plano de Estudos da Pós-Graduação
Módulos | Horas de contacto | Horas de trabalho autónomo | ECTS | Sobre os módulos |
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Acolhimento Residencial Terapêutico e Educativo de Crianças e Jovens | 27H | 45H | 3 | |
Intervenção em Grupo Educativo em Acolhimento Residencial | 27H | 45H | 3 | |
Intervenção Individual em Acolhimento Residencial | 27H | 45H | 3 | |
Gestão Organizacional de Respostas Residenciais de Crianças | 27H | 45H | 3 | |
Seminário - Projeto | 5H | 90H | 4 |