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Acolhimento Residencial Terapêutico e Educativo de Crianças e Jovens

Acolhimento Residencial Terapêutico e Educativo de Criança e Jovens

DATAS DE REALIZAÇÃO

  • 04/10/2023 - Das 18:00 às 21:00
  • 11/10/2023 - Das 18:00 às 21:00
  • 18/10/2023 - Das 18:00 às 21:00
  • 25/10/2023 - Das 18:00 às 21:00
  • 08/11/2023 - Das 18:00 às 21:00
  • 15/11/2023 - Das 18:00 às 21:00
  • 22/11/2023 - Das 18:00 às 21:00
  • 29/11/2023 - Das 18:00 às 21:00
  • 06/12/2023 - Das 18:00 às 21:00
  • DURAÇÃO
    27
    FORMATO
    A distância
    IDIOMA
    Português
    PLATAFORMA
    Zoom
    INVESTIMENTO
    €245

    Detalhe/Condições de investimento

    Investimento - 245€

    Fraccionado - 3x82€

     

    No caso do pagamento fracionado as prestações devem ser liquidadas nos seguintes momentos:

    • primeira prestação - no ato de inscrição.
    • segunda prestação - até à data de início do curso. 
    • terceira prestação - até ao final do primeiro mês de formação.

     

    Nota: com o pagamento da primeira prestação e verificando-se a confirmação de realização do curso, entre os 9 e 3 dias antes da data de início, o aluno fica comprometido a liquidar o valor total do curso.

     

    É aceite o cancelamento da inscrição até 10 dias antes da data de início, sendo o participante reembolsado na íntegra (100%). Cancelamentos efetuados entre 9 e 4 dias da data de início do curso, inclusive, o participante será reembolsado em 50%. Não haverá lugar a reembolso para desistências até 3 dias antes do início do curso e após confirmação do mesmo.

     

    Número máximo de inscrições - 20 vagas

     

    PÓS GRADUAÇÃO MODULAR
    Sim

    Descrição

    Este curso aborda as principais temáticas na área do Acolhimento Residencial de Crianças e Adolescentes. No decorrer deste curso vamos explorar em detalhe a evolução das respostas de acolhimento residencial terapêutico no contexto da proteção das crianças e jovens em perigo, assim como a sua relevância para os desafios atuais do acolhimento residencial - com crianças e adolescentes com problemas de comportamento.

     

    Os temas a serem abordados incluem a realidade atual do acolhimento residencial, a evolução dos diferentes modelos terapêuticos, modelos baseados em evidências, a arquitetura do sistema de promoção e proteção, o papel da família e a forma como as organizações de acolhimento residencial devem-se posicionar face a esta, assim como a sensibilização para a multiculturalidade.

     

    No final deste curso, os formandos devem sentir-se aptos para compreender a operacionalização dos modelos terapêuticos e educativos em contexto residencial, ficando mais capazes de operacionalizar novas práticas junto de crianças e jovens em perigo.

    Destinatários

    • Psicólogos (Licenciatura em Ciências Psicológicas, Mestrado pré e pós bolonha)
    • Técnicos de Serviço Social (Licenciatura)
    • Técnicos de Educação Social (Licenciatura)
    • Médicos (Licenciatura)
    • Enfermeiros (Licenciatura)
    • Técnicos de Animação Sociocultural (Licenciatura)

    Objetivos do curso

    • Compreender a evolução das respostas de acolhimento residencial no contexto da proteção de crianças e jovens.
    • Compreender a operacionalização de modelos terapêuticos e educativos em contexto residencial.
    • Enquadrar a resposta de Acolhimento Residencial no contexto do Sistema de Promoção e Proteção Português.
    • Sensibilizar para a multiculturalidade no contexto do sistema de promoção e proteção.

    Percurso de aprendizagem

    Realidade Atual do Acolhimento Residencial
    - Dados Internacionais sobre crianças e jovens acolhidos;
    - Acolhimento Residencial vs. Acolhimento Familiar;
    - Evolução dos dados referentes a crianças e jovens em perigo em Portugal:
    - Prevalência de Crianças com Diagnósticos de Saúde Mental;
    - Evolução da Adoção em Portugal;
    Evolução do Acolhimento Residencial
    - Pepper Harrow;
    - Cotswold;
    - SACCS;
    - Mulberry Bush;
    - Cassel;
    - Menninger;
    - Summerhill.
    Diversidade de Respostas em Acolhimento Residencial
    - Visão Internacional;
    - Respostas generalistas vs. Respostas especializadas;
    Modelos de Acolhimento com base em evidências
    - Sanctuary Model;
    - Care Model;
    - ARC Model;
    - MAP Model;
    - Social Pedagogy Model;
    Arquitetura do Sistema de Promoção e Proteção
    - Enquadramento Legal da Lei de Proteção de Crianças e Jovens em Perigo;
    - Decreto de Lei Regulamentar do acolhimento residencial;
    - O lugar da instituição no conflito entre o estado e a família;
    - Articulação entre o Sistema de Promoção e Proteção e o Sistema Penal;
    - Articulação entre o Sistema de Promoção e Proteção e a Intervenção Tutelar Educativa.
    O Lugar da família no acolhimento residencial e no Sistema de Promoção e Proteção
    - Perigo enquanto construção social;
    - Clientes involuntários / clientes mandatados;
    - Relações de ajuda vs controlo social;
    - Distinção entre eixo do problema e eixo da solução.
    Modelos colaborativos de Avaliação do Perigo
    - Signs of safety:
    - Modelo Ecológico.
    Intervenção Multicultural
    - Multiculturalidade;
    - Vulnerabilidade social;
    - Participação social;
    - Cultura geracional;
    - Intervenção com base em Competência Cultural.

    Estratégia pedagógica

    Metodologia de natureza expositiva oral teórica dos conteúdos programáticos, diálogo interativo e discussão em grupo, trabalhos em pequenos grupos, visionamento de materiais audiovisuais ilustrativos das temáticas.

    Equipa pedagógica

    Pedro Vaz Santos

    Mestre em Psicologia Clínica (Ispa), Psicólogo clínico, PIN – Progresso Infantil, Labirintos Coloridos Consultores. Consultor de instituições de acolhimento


    Tiago Mendes
    Licenciado em Psicologia Clínica (ISPA), Ph.D. em Psychoanalytic Studies (Univ. Essex), MBA (Rice Univ.) , Labirintos Coloridos Consultores. Consultor de instituições de acolhimento.

    Certificado e Acreditação

    Certificado 

     

    O Certificado de Participação é atribuído aos formandos que não pretendam ser sujeitos à avaliação das aprendizagens. 

    O Certificado de Formação é atribuído aos formandos que realizam a avaliação das aprendizagens com aproveitamento. Esta é obrigatória no percurso de Pós-graduação modular.

    Em ambos os casos, a assiduidade tem de ser igual ou superior a 90% da carga horária total.

     

    A Formação Ispa observará o previsto na lei de proteção de dados pessoais (Regulamento 2016/679 do Parlamento Europeu de 26 de abril de 2016, com execução assegurada pela Lei n.º 58/2019, de 8 de agosto).

    Requisitos técnicos

    Os candidatos à frequência deste curso devem reunir os seguintes requisitos:

    • Ter acesso a um computador / telemóvel / tablet com ligação à Internet e um browser (programa para navegar na web), como o Chrome, Microsoft Edge, Firefox ou Safari;
    • Aplicação Zoom;
    • Ter conhecimentos de informática na ótica do utilizador.

    Pós Graduação Modular

    Este curso integra a Pós-Graduação em Acolhimento Residencial de Crianças e Jovens em Perigo

    Mais informação em: Pós-Graduação em Acolhimento Residencial de Crianças e Jovens em Perigo

     

     

    Plano de Estudos da Pós-Graduação

     

    Módulos Horas de contacto Horas de trabalho autónomo ECTS

    Sobre os módulos

    Acolhimento Residencial Terapêutico e Educativo de Crianças e Jovens 27H 45H 3

    Saber mais

    Intervenção em Grupo Educativo em Acolhimento Residencial 27H 45H 3

    Saiba mais

    Intervenção Individual em Acolhimento Residencial  27H 45H 3

    Saiba mais

    Gestão Organizacional de Respostas Residenciais de Crianças 27H 45H 3

    Saiba mais

    Seminário - Projeto  5H 90H 4  

     

     

    Atualização do plano de estudos – regime transitório

     

    Para os alunos que iniciaram o percurso curricular desta pós-graduação e que em 2022 não o tenham concluído, com aproveitamento, até 2024 vigorará um regime transitório.

     

    Para mais informações entre em contacto através do email fi@ispa.pt