Intervenção em Aconselhamento de Carreira com Adultos
Detalhe/Condições de investimento
Fatura
Caso pretenda a emissão da fatura relativa aos pagamentos em nome de uma instituição/empresa deverá contactar-nos para o email fi@ispa.pt antes de realizar qualquer pagamento.
Os pagamentos nestas situações têm obrigatoriamente de ser realizados através de transferência bancária.
Possibilidade de fracionamento
No caso do pagamento fracionado as prestações devem ser liquidadas nos seguintes momentos:
- primeira prestação - no ato de inscrição.
- segunda prestação - até à data de início do curso.
- terceira prestação - até ao final do primeiro mês de formação
Nota: com o pagamento da primeira prestação e verificando-se a confirmação de realização do curso, entre os 9 e 3 dias antes da data de início, o aluno fica comprometido a liquidar o valor total do curso.
Atenção: Caso já tenha sito aluno do ISPA ou da Formação ISPA, utilize as credenciais anteriormente atribuídas.
É aceite o cancelamento da inscrição até 10 dias antes da data de início, sendo o participante reembolsado na íntegra (100%). Cancelamentos efetuados entre 9 e 4 dias da data de início do curso, inclusive, o participante será reembolsado em 50%. Não haverá lugar a reembolso para desistências até 3 dias antes do início do curso e após confirmação do mesmo.
Número máximo de inscrições - 20 vagas
Descrição
O presente curso tem por finalidade proporcionar aos participantes a aquisição e desenvolvimento de competências que lhes permitam desenvolver intervenções de consulta psicológica, individual ou grupal, ao nível do aconselhamento e desenvolvimento de carreira na fase da vida adulta.
Destinatários
- Psicólogos.
Objetivos do curso
Objetivos gerais:
- Identificar modelos teóricos de desenvolvimento vocacional e do desenvolvimento psicológico dos adultos;
- Reconhecer fatores individuais e situacionais determinantes do desenvolvimento da carreira em adultos: desemprego, acidentes de trabalho e doenças profissionais;
- Identificar modelos, instrumentos e técnicas de avaliação e intervenção psicológica em aconselhamento vocacional e de carreira nas transições da fase adulta do ciclo de vida.
Objetivos específicos:
- Identificar modelos teóricos de desenvolvimento de carreira e de ciclo de vida: fases, tarefas e características do desenvolvimento vocacional, psicológico e social da fase adulta;
- Caracterizar as “Carreiras do sec. XXI”: os conceitos de carreira sem fronteiras, carreira proteana, carreira inteligente e modelos teóricos de abordagem à gestão pessoal de carreira;
- Identificar as principais problemáticas das transições e mudanças de carreira “agudas” na idade adulta: desemprego, acidentes de trabalho, doença profissional;
- Conhecer a prática de consulta psicológica individual em aconselhamento vocacional e os princípios das abordagens narrativas na intervenção de carreira;
- Conhecer e simular modelos e instrumentos de avaliação e de intervenção em aconselhamento de carreira de adultos;
- Simular intervenções de carreira na fase de vida adulta em consulta psicológica individual: avaliação, planeamento e intervenção.
Percurso de aprendizagem
Módulo 1
- O desenvolvimento vocacional, psicológico e identitário da fase adulta do ciclo de vida
- Abordagem aos modelos de Schaie & Willis, R. Havighurst, D. Levine e E. Erikson
- A importância do ajustamento satisfatório do papel de trabalhador no bem-estar psicológico - Os papéis e as necessidades.
Módulo 2
- As exigências de carreira do século XXI - A importância da gestão pessoal da carreira
- Modelos e práticas de intervenção - Carreira sem fronteiras (Silivan & Arthur); Carreira proteana (Hall); Carreira inteligente (DeFillipi & Arthur)
- O paradigma da gestão de carreira - Modelos de Noe e King.
Módulo 3
- Transições, processos de mudança e reorganização de carreira em adultos - Determinantes intrínsecos e extrínsecos
- Os impactos psicológicos face a situações de desemprego, acidentes de trabalho e doenças profissionais
- Estudo de casos.
Módulo 4
- Modelos de abordagem ao comportamento e desenvolvimento vocacional - Modelo desenvolvimentista de D. Super; Teoria do ajustamento à carreira de Crites; Teoria da exploração vocacional de Stumpf, Colarelli & Hartman; Teoria sócio-cognitiva da carreira de Lent, Brown e Hackett; Modelo das personalidades vocacionais de J. Holland
- Abordagens ao desenvolvimento e ajustamento de carreira. A abordagem narrativa na intervenção de carreira de adultos numa abordagem construtivista: M. Savickas.
Módulo 5
- As metodologias de aconselhamento para a construção de carreira: LDC-Life Design Couseling; Lifeline; EEC–Entrevista para a Construção de Carreira; Técnicas e instrumentos de coaching
- Fases de elaboração do projeto de carreira individual.
Módulo 6
- Procedimentos de avaliação e intervenção individual
- Estudo e análise de casos práticos
Avaliação
Assiduidade e participação dos formandos -10%
Análise de casos práticos em grupo - 20%
Trabalho escrito: Análise de Caso - 70%
Estratégia pedagógica
Recurso aos métodos expositivo, demonstrativo e ativo através da análise de casos práticos.
Avaliação De Conhecimentos
Assiduidade e participação dos formandos - 10%
Análise de casos práticos em grupo - 20%
Trabalho escrito (Análise de Caso) - 70%
Equipa pedagógica
Jorge Camarate
Psicólogo especialista em Psicologia da Educação (OPP). Pós-Graduado em Aconselhamento e Psicoterapia (APTCC). Colaborador da Clínica Universitária ISPA na área da Consulta de Aconselhamento Vocacional. Técnico Superior Assessor do Instituto do Emprego e Formação Profissional.
Certificado e Acreditação
Certificado
O Certificado de Participação é atribuído aos formandos que não pretendam ser sujeitos à avaliação das aprendizagens.
O Certificado de Formação é atribuído aos formandos que realizam a avaliação das aprendizagens com aproveitamento. Esta é obrigatória no percurso de Pós-graduação modular.
Em ambos os casos, a assiduidade tem de ser igual ou superior a 90% da carga horária total.
Acreditação pela Ordem dos Psicólogos
A obtenção dos créditos (9) na especialidade geral de Psicologia da Educação e na especialidade avançada de Psicologia Vocacional e do Desenvolvimento da Carreira, atribuídos pela Ordem dos Psicólogos Portugueses é exclusiva aos psicólogos inscritos na OPP (membros efetivos e estagiários) e requer aproveitamento na avaliação das aprendizagens.
A obtenção dos créditos é válida apenas para ações frequentadas a partir da data do despacho de acreditação da ação formativa pela OPP. Não tem efeito retroativo.
A Formação Ispa observará o previsto na lei de proteção de dados pessoais (Regulamento 2016/679 do Parlamento Europeu de 26 de abril de 2016, com execução assegurada pela Lei n.º 58/2019, de 8 de agosto).
Requisitos técnicos
Os candidatos à frequência deste curso devem reunir os seguintes requisitos:
- Ter acesso a um computador / telemóvel / tablet com ligação à Internet e um browser (programa para navegar na web), como o Chrome, Internet Explorer, Firefox ou Safari;
- Aplicação Zoom;
- Ter conhecimentos de informática na ótica do utilizador.
Atenção: Caso já tenha sito aluno do ISPA ou da Formação ISPA, utilize as credenciais anteriormente atribuídas.
Pós Graduação Modular
Este curso faz parte de uma Pós-Graduação
Acesso a Diploma de Pós-graduação em Psicologia Vocacional e do Desenvolvimento da Carreira.
Plano de Estudos
Módulos | Horas de contacto | Horas de trabalho autónomo | ECTS | Mais informações |
---|---|---|---|---|
Aconselhamento Vocacional Aplicado - Jovens Adolescentes | 36H | 50H | 4 | Saiba Mais |
Aconselhamento Vocacional e de Carreira Aplicado - Jovens Adultos | 18H | 27H | 2 | Saiba Mais |
Intervenção em Aconselhamento de Carreira com Adultos | 18H | 27H | 2 | Saiba Mais |
Balanço de Competências - Instrumento de Desenvolvimento Profissional e Pessoal | 18H | 27H | 2 | Saiba Mais |