Pós-Graduação em Administração e Organização Educacional – Pessoas, Pedagogia e Projetos

Detalhe/Condições de investimento
Taxa de candidatura: €105 (valor não é reembolsável)
Nota: Os titulares dos cursos do Ispa estão isentos do pagamento de taxa de candidatura
Fases de Candidaturas
Fase de candidatura | Datas | Desconto sob a propina anual |
1ª fase | 27 de janeiro a 31 de março de 2025 | 10% |
2ª fase | 1 de abril a 31 de maio de 2025 | 5% |
3ª fase | 1 de junho a 31 de julho de 2025 | 3% |
4ª fase | 1 de agosto a 30 setembro de 2025 | 0% |
Informações: fi@ispa.pt | 218 811 727
Documentos a apresentar:
- Cópia do Cartão de Cidadão
- Cópia do Certificado de Habilitações (nota: em processo de matrícula é obrigatória a entrega do Certificado de Habilitações autenticado - documento original)
- Curriculum Vitae
- Carta de motivação
Descrição
Esta Pós-graduação enquadra-se na visão estratégica do Ispa-Instituto Universitário, integrando e potenciando conhecimentos e saberes na sua oferta formativa no sentido de a robustecer e singularizar. Neste âmbito, a formação em Administração Escolar e Educacional constituiu-se a partir do diálogo entre Educação e Psicologia, reconhecendo a força da interdisciplinaridade na robustez da sua proposta.
Face aos desafios de uma cultura de colaboração na administração e gestão das Escolas (UNESCO, 2022), este curso de formação ancora-se numa componente orientada para o comportamento humano, para a gestão das Pessoas e do seu potencial. Traz também contributos fundamentais da Pedagogia visando robustecer Projetos já existentes e concretizar novas propostas.
Partindo destes três eixos, integra uma componente sobre gestão financeira em estreita relação com a dimensão pedagógica. Oferece ainda seminários de aprofundamento sobre neurociências no contexto organizacional e de metodologias de investigação que apoiam a realização dos trabalhos académicos.
Destinatários
O curso destina-se a profissionais que:
i) exerçam ou queiram vir a exercer funções de direção e gestão escolar, ou de coordenação de grupos disciplinares ou de direção de turma da Educação Pré-escolar ao Ensino Secundário;
ii) dirigentes, candidatos a dirigentes, ou técnicos superiores de serviços de instituições de ensino superior, do Ministério da Educação, de departamentos municipais de educação ou de instituições com funções educativas. Serão também possíveis interessados outros licenciados que queiram aprofundar conhecimentos na área da administração e organização educacional.
Objetivos do curso
Esta Pós-graduação visa capacitar os formandos em três pilares fundamentais na Administração e Organização Educacional:
1. Gestão de Pessoas e comportamento organizacional
2. Gestão de Projetos
3. Educação e Pedagogia
Estes três pilares, diferenciados mas complementares entre si, visam desenvolver competências que acrescentem valor ao nível da gestão educativa, incluindo competências de análise crítica e de intervenção.
A metodologia ancora-se em casos reais e na prática reflexiva dos formandos, mobilizando oportunidades para a promoção de processos de inovação, cooperação, inclusão e sustentabilidade, assentes no diálogo e na projeção da ação.
Percurso de aprendizagem
Unidade Curricular | ECTS | Horas de Contacto | Horas de estudo autónomo |
Projectos Inovadores em Educação: conceção e gestão | 3 | 25 | 75 |
Comportamento Organizacional em contextos educativos | 3 | 25 | 75 |
Inovação pedagógica em contextos educativos aprendentes | 3 | 25 | 75 |
Gestão de Pessoas em contextos educativos | 3 | 25 | 75 |
Seminário de Metodologias de Investigação em Educação | 0,5 | 14 | 42 |
Gestão Financeira em contextos educativos | 3 | 25 | 75 |
Inclusão e diferenciação pedagógica | 3 | 25 | 75 |
Desenvolvimento de Projetos Educacionais em contextos educativos | 6 | 20 | 150 |
Seminário de Neurociências em contexto educacional | 0,5 | 12 | 36 |
TOTAL | 25 | 226 | 678 |
Estratégia pedagógica
Serão utilizadas metodologias diversificadas inerentes às atividades formativas e avaliativas que a/o formanda/o deve desenvolver; estas estão identificadas e organizadas nas modalidades presencial e a distância síncrona, visando a construção do conhecimento e o desenvolvimento integrado de competências.
A avaliação contempla elementos diversificados de participação – como fóruns de discussão, Quizzes e Padlet – e trabalhos teórico-práticos, incluindo projectos, realizados individualmente e em grupo.
Equipa pedagógica
Direção
Ana Margarida Sabino
Ana Teresa Brito
Nádia Ferreira
Corpo Docente
Ana Margarida Sabino
Ana Teresa Brito
Nádia Ferreira
Carlos Lopes
Diana Caldeirinha
Sérgio Gaitas
Paulo Sequeira
Raquel Lemos
Certificado e Acreditação
Diploma de Pós-Graduação em Administração e Organização Educacional – Pessoas, Pedagogia e Projetos
25 ECTS
Requisitos técnicos
Os candidatos à frequência deste curso devem reunir os seguintes requisitos:
- Ter acesso a um computador / telemóvel / tablet com ligação à Internet e um browser (programa para navegar na web), como o Chrome, Internet Explorer, Firefox ou Safari;
- Aplicação Zoom;
- Ter conhecimentos de informática na ótica do utilizador.