page--front.tpl.php

Pós-Graduação em Administração e Organização Educacional – Pessoas, Pedagogia e Projetos

"Pós-graduação da Formação ISPA em Administração Educacional. Lidera projetos, equipas e práticas pedagógicas em contextos educativos com visão estratégica.”

DATAS DE REALIZAÇÃO

  • 04/10/2025 - Aulas: terças e quintas-feiras a distância com uma sessão presencial por mês ao sábado
  • DURAÇÃO
    226 H
    FORMATO
    B-learning
    IDIOMA
    Português
    PLATAFORMA
    Zoom
    ACREDITAÇÃO
    Diploma de Pós-Graduação em Administração e Organização Educacional – Pessoas, Pedagogia e Projetos
    CRÉDITOS
    25 ECTS

    Detalhe/Condições de investimento

    Emolumentos

    Taxa de candidatura (valor não é reembolsável)

    • 50% de desconto até à 3ª Fase: €53
    • Durante a 4ª fase: €105  
    • Alunos e Alumni ISPA estão isentos da taxa de candidatura

    Taxa de Matricula (valor não é reembolsável)

    • 50% de desconto até à 3ª Fase: €186,5
    • Durante a 4ª fase: €373

     

    Nota: Os titulares dos cursos do Ispa estão isentos do pagamento de taxa de candidatura

     

     

    Fases de Candidaturas

     

    Fase de candidatura 

    Datas

    Desconto

    1ª fase 

    12 de maio a 31 de julho de 2025

    10%

    2ª fase

    1 de agosto a 30 de setembro de 2025

    5%

    3ª fase

    1 a 4 de outubro de 2025

    3%

     

     

    Informações: fi@ispa.pt | 218 811 727

     

    Documentos a apresentar:

    • Cópia do Cartão de Cidadão
    • Cópia do Certificado de Habilitações (nota: em processo de matrícula é obrigatória a entrega do Certificado de Habilitações autenticado - documento original)
    • Curriculum Vitae
    • Carta de motivação

     

    PÓS GRADUAÇÃO MODULAR
    Não

    Descrição

    Esta Pós-graduação enquadra-se na visão estratégica do Ispa-Instituto Universitário, integrando e potenciando conhecimentos e saberes na sua oferta formativa no sentido de a robustecer e singularizar. Neste âmbito, a formação em Administração Escolar e Educacional constituiu-se a partir do diálogo entre Educação e Psicologia, reconhecendo a força da interdisciplinaridade na robustez da sua proposta.


    Face aos desafios de uma cultura de colaboração na administração e gestão das Escolas (UNESCO, 2022), este curso de formação ancora-se numa componente orientada para o comportamento humano, para a gestão das Pessoas e do seu potencial. Traz também contributos fundamentais da Pedagogia visando robustecer Projetos já existentes e concretizar novas propostas. 

     

    Partindo destes três eixos, integra uma componente sobre gestão financeira em estreita relação com a dimensão pedagógica. Oferece ainda seminários de aprofundamento sobre neurociências no contexto organizacional e de metodologias de investigação que apoiam a realização dos trabalhos académicos.

    Destinatários

    O curso destina-se a profissionais que: 

    • Direção de Agrupamentos de Escolas e/ou Escolas não agrupadas da rede pública do ME (Subdiretor/Adjunto/Assessor), Coordenação de ciclos de ensino e de Escolas privadas;
    • Coordenação de grupos disciplinares ou direção de turma;
    • Direção e/ou coordenação de serviços e equipas no Ministério da Educação, ou técnicos superiores de serviços de instituições de ensino superior, do Ministério da Educação, de departamentos municipais de educação ou de instituições com funções educativas.
    • Licenciados que queiram aprofundar conhecimentos na área da administração e organização educacional.

    Objetivos do curso

    Esta Pós-graduação visa capacitar os formandos em três pilares fundamentais na Administração e Organização Educacional:


    1. Gestão de Pessoas e comportamento organizacional
    2. Gestão de Projetos
    3. Educação e Pedagogia


    Estes três pilares, diferenciados mas complementares entre si, visam desenvolver competências que acrescentem valor ao nível da gestão educativa, incluindo competências de análise crítica e de intervenção.

    A metodologia ancora-se em casos reais e na prática reflexiva dos formandos, mobilizando oportunidades para a promoção de processos de inovação, cooperação, inclusão e sustentabilidade, assentes no diálogo e na projeção da ação.

    Percurso de aprendizagem

    Unidade CurricularECTSHoras de ContactoHoras de estudo autónomo
    Projectos Inovadores em Educação: conceção e gestão32575
    Comportamento Organizacional em contextos educativos32575
    Inovação pedagógica em contextos educativos aprendentes32575
    Gestão de Pessoas em contextos educativos32575
    Seminário de Metodologias de Investigação em Educação0,51442
    Gestão Financeira em contextos educativos32575
    Inclusão e diferenciação pedagógica32575
    Desenvolvimento de Projetos Educacionais em contextos educativos620150
    Seminário de Neurociências em contexto educacional0,51236
    TOTAL25226678

     

    Estratégia pedagógica

    Serão utilizadas metodologias diversificadas inerentes às atividades formativas e avaliativas que a/o formanda/o deve desenvolver; estas estão identificadas e organizadas nas modalidades presencial e a distância síncrona, visando a construção do conhecimento e o desenvolvimento integrado de competências.


    A avaliação contempla elementos diversificados de participação – como fóruns de discussão, Quizzes e Padlet – e trabalhos teórico-práticos, incluindo projectos, realizados individualmente e em grupo.

    Equipa pedagógica

    Direção

    Ana Margarida Sabino

    Ana Teresa Brito

    Nádia Ferreira

     

    Corpo Docente

    Ana Margarida Sabino

    Ana Teresa Brito

    Nádia Ferreira

    Carlos Lopes

    Diana Caldeirinha

    Sérgio Gaitas

    Paulo Sequeira

    Raquel Lemos

    Certificado e Acreditação

    Diploma de Pós-Graduação em Administração e Organização Educacional – Pessoas, Pedagogia e Projetos

    25 ECTS

    Requisitos técnicos

    Os candidatos à frequência deste curso devem reunir os seguintes requisitos:

    • Ter acesso a um computador / telemóvel / tablet com ligação à Internet e um browser (programa para navegar na web), como o Chrome, Internet Explorer, Firefox ou Safari;
    • Aplicação Zoom;
    • Ter conhecimentos de informática na ótica do utilizador.

    Cursos Relacionados