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As artes na Educação STEAM: Uma Proposta Interdisciplinar

As artes na Educação STEAM: Uma Proposta Interdisciplinar
DURAÇÃO
50H
FORMATO
B-learning
IDIOMA
Português
PLATAFORMA
Zoom
ACREDITAÇÃO
Ação acreditada pelo CCPFC

Detalhe/Condições de investimento

Fatura

Caso pretenda a emissão da fatura relativa aos pagamentos em nome de uma instituição/empresa deverá contactar-nos para o email fi@ispa.pt antes de realizar qualquer pagamento.

Os pagamentos nestas situações têm obrigatoriamente de ser realizados através de transferência bancária.

 

Possibilidade de fracionamento

No caso do pagamento fracionado as prestações devem ser liquidadas nos seguintes momentos:

  • primeira prestação - no ato de inscrição.
  • segunda prestação - até à data de início do curso.
  • terceira prestação - até ao final do primeiro mês de formação

 

Nota: com o pagamento da primeira prestação e verificando-se a confirmação de realização do curso, entre os 9 e 3 dias antes da data de início, o aluno fica comprometido a liquidar o valor total do curso.

 

Atenção: Caso já tenha sito aluno do ISPA ou da Formação ISPA, utilize as credenciais anteriormente atribuídas. 

 

É aceite o cancelamento da inscrição até 10 dias antes da data de início, sendo o participante reembolsado na íntegra (100%). Cancelamentos efetuados entre 9 e 4 dias da data de início do curso, inclusive, o participante será reembolsado em 50%. Não haverá lugar a reembolso para desistências até 3 dias antes do início do curso e após confirmação do mesmo.

 

Número máximo de inscrições - 20 vagas

PÓS GRADUAÇÃO MODULAR
Não

Descrição

A ação justifica-se pela interdisciplinaridade presente no Decreto-Lei nº 55/2018 com vistas à autonomia e flexibilidade curricular, pela área da sensibilidade estética e artística constante do Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória (2017), e, ainda, ao considerar o caráter generalista dos professores do 1º CEB.

Uma proposta interdisciplinar pode ocorrer por meio da abordagem e prática pedagógica STEAM, a qual tem crescido nos últimos anos ao integrar as artes às ciências ao utilizar geralmente a metodologia da Aprendizagem Baseada em Projetos, assim como a resolução de problemas do mundo real por meio de processos criativos, transferindo assim, maior protagonismo aos estudantes e promovendo o desenvolvimento de competências do século XXI. Alinha-se às diretrizes internacionais baseadas em competências, que pressupõe uma quebra de barreiras entre as disciplinas, além de contribuir para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 (ONU).

No âmbito de um Doutoramento em Educação a decorrer no ISPA – Instituto Universitário desde 2021, com bolsa de doutoramento FCT 2023.00750.BD, a presente proposta integra o cronograma da investigação, o qual prevê a concepção, a construção e a operacionalização da metodologia da Aprendizagem Baseada em Projetos com recursos e produtos pedagógicos com vistas a promover competências acerca da interdisciplinaridade para que os professores integrem as artes nas ciências por meio da abordagem STEAM. 

Destinatários

Professores e educadores

Objetivos do curso

1. Contribuir para o desenvolvimento de competências artísticas em contexto interdisciplinar 

2. Refletir e discutir sobre a relevância e a atualidade da Educação STEAM, da Aprendizagem Baseada em Projetos e da Interdisciplinaridade no enquadramento de diretrizes nacionais e internacionais

3. Promover o trabalho colaborativo e cooperativo dos professores na conceção, implementação e avaliação de projetos interdisciplinares STEAM

4. Discutir, refletir e operacionalizar projetos que integrem as Artes (especialmente a Música) com o Estudo do Meio, a Tecnologia, a Engenharia e a Matemática, ancorados numa abordagem educacional STEAM

5. Planificar e operacionalizar em sala de aula uma atividade experimental com base no trabalho interdisciplinar e colaborativo

6. Refletir sobre a estrutura dos projetos, as integrações das disciplinas e as práticas pedagógicas

7. Desenvolver as competências necessárias à conceção, elaboração e avaliação de atividades de aprendizagem experimental em educação STEAM

Percurso de aprendizagem

MóduloConteúdosFormador(a)
Educação STEAM, a Aprendizagem Baseada em Projetos e a Interdisciplinaridade 

- Apresentação e enquadramento da Oficina de Formação.

- Reflexão e discussão sobre os conceitos e enquadramento teórico-reflexivo acerca da Educação STEAM, da Aprendizagem Baseada em Projetos e da interdisciplinaridade. 

Juliana Abra-Olivato
Modelagem de Projetos STEAM

- Análise de framework de planeamento e avaliação específicos para a abordagem STEAM.

- Apresentação de um estudo de caso desenvolvido dentro de uma estrutura de planeamento e avaliação de abordagem STEAM.

- Exploração de atividades artísticas interdisciplinares. 

Juliana Abra-Olivato
A implementação de Projetos com foco no “A” do STEAM

- Exploração de possibilidades de trabalho interdisciplinar dentro do currículo do 1º CEB

- Planificação e operacionalização em sala de aula de uma atividade experimental com base no trabalho interdisciplinar e colaborativo desenvolvido.

- Feedback adequado e individualizado sobre as práticas implementadas. 

Juliana Abra-Olivato
Apresentação, discussão e avaliação dos projetos e práticas

- Apresentação e avaliação das atividades e projetos interdisciplinares STEAM.

- Partilha dos projetos e das práticas implementados

- Avaliação individual e em grupo e discussão sobre os projetos e as práticas pedagógicas. 

Nádia Ferreira

Estratégia pedagógica

Expositiva e reflexiva

Exposição dos objetivos e justificativa da formação. 

Discussão em grupo dos conceitos da Educação STEAM, da ABP e da Interdisciplinaridade 

 

Expositiva e reflexiva; estudos de caso; ativa

Modelos de estrutura de planeamento e avaliação específicos para a abordagem STEAM.

Observação e comparação de um estudo de caso.

A parte ativa será por meio da experiência do fazer, sendo os participantes convidados a colaborarem ativamente, como se estivessem no papel de seus próprios alunos.

 

Método ativo e exploratório

Discussão e análises dos currículos e do pensamento analítico dos participantes, que serão instruídos a elaborarem e implementarem uma atividade experimental em sala de aula, com feedback individualizado.

 

Método ativo e avaliação reflexiva

As avaliações individuais e em grupo e discussão sobre os projetos e as práticas pedagógicas serão baseadas na reflexão e na formação recebida.

Equipa pedagógica

Juliana Delborgo Abra Olivato

Nádia Ferreira

Certificado e Acreditação

Certificado 

O Certificado de Participação é atribuído aos formandos que não pretendam ser sujeitos à avaliação das aprendizagens. 

O Certificado de Formação é atribuído aos formandos que realizam a avaliação das aprendizagens com aproveitamento. 

Em ambos os casos, a assiduidade tem de ser igual ou superior a 90% da carga horária total.

 

Ação acreditada pelo CCPFC

Requisitos técnicos

Os candidatos à frequência deste curso devem reunir os seguintes requisitos:

  • Ter acesso a um computador / telemóvel / tablet com ligação à Internet e um browser (programa para navegar na web), como o Chrome, Internet Explorer, Firefox ou Safari;
  • Aplicação Zoom;
  • Ter conhecimentos de informática na ótica do utilizador.