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Psicopatologia do Adulto

Psicopatologia do Adulto
DURAÇÃO
24H | Nova calendarização prevista para 2026
FORMATO
A distância
IDIOMA
Português
PLATAFORMA
Zoom | Moodle | Secretaria Online (Caso já tenha sito aluno do ISPA ou da Formação ISPA, utilize as credenciais anteriormente atribuídas para aceder.)

Detalhe/Condições de investimento

Possibilidade de fracionamento sem custos adicionais 

No caso do pagamento fracionado as prestações devem ser liquidadas nos seguintes momentos:

  • primeira prestação - no ato de inscrição.
  • segunda prestação - até à data de início do curso.
  • terceira prestação - até ao final do primeiro mês de formação

Nota: com o pagamento da primeira prestação e verificando-se a confirmação de realização do curso, entre os 9 e 3 dias antes da data de início, o aluno fica comprometido a liquidar o valor total do curso.

 

Política de desistências

É aceite o cancelamento da inscrição até 10 dias antes da data de início, sendo o participante reembolsado na íntegra (100%). Cancelamentos efetuados entre 9 e 4 dias da data de início do curso, inclusive, o participante será reembolsado em 50%. Não haverá lugar a reembolso para desistências até 3 dias antes do início do curso e após confirmação do mesmo.

 

Empresas

Caso pretenda a emissão da fatura relativa aos pagamentos em nome de uma instituição/empresa deverá contactar-nos para o email fi@ispa.pt antes de realizar qualquer pagamento.

 

Número máximo de inscrições - 20 vagas

PÓS GRADUAÇÃO MODULAR
Não

Descrição

Mais de 1/5 dos portugueses (22,9%) é diagnosticado com alguma perturbação mental ao longo da sua vida, fazendo de Portugal o país da Europa com a segunda taxa mais elevada de diagnósticos psiquiátricos. 

Este curso oferece uma introdução abrangente à psicopatologia do adulto, com foco na identificação, compreensão e diferenciação dos principais quadros clínicos que marcam o sofrimento psíquico na vida adulta.

Os participantes irão aprofundar o conhecimento sobre os critérios diagnósticos segundo as classificações atuais (DSM-5-TR e CID-11), explorar diferentes modelos de compreensão psicopatológica (psicodinâmico, cognitivo-comportamental e fenomenológico-existencial) e refletir sobre os desafios do diagnóstico na prática contemporânea.

Destinatários

Profissionais da área da saúde mental e intervenção social

Objetivos do curso

Objetivos Gerais

  • Compreender os critérios de diagnóstico das psicopatologias mais comuns do adulto;
  • Distinguir as diferentes Perturbações de Personalidade;
  • Conhecer os principais métodos de diagnóstico;
  • Elaborar um plano de intervenção adequado a cada caso;
  • Desenvolver competências pessoais enquanto psicoterapeuta.

 

Objetivos Específicos

  • Identificar sintomas, sinais e síndromes das manifestações psicopatológicas;
  • Analisar criticamente as múltiplas expressões da psicopatologia no adulto;
  • Realizar diagnóstico diferenciais com base em critérios clínicos e contextuais;
  • Compreender o funcionamento dos diferentes modos de ir-sendo;
  • Identificar as intervenções terapêuticas mais adequadas a cada caso clínico.

 

 

Percurso de aprendizagem

  1. Normalidade e patologia - Os vários modelos teóricos de saúde e de doença
  2. Modelos de psicopatologia do adulto - Modelos de compreensão do funcionamento individual
  3. Psicopatologia geral - As atuais categorias de perturbação mental
  4. Perturbações de Personalidade - As perturbações de personalidade, segundo o DSM e outros modelos
  5. Métodos de diagnóstico e recolha de dados - A entrevista clínica e os principais testes de diagnóstico
  6. Os principais modelos psicoterapêuticos - Psicoterapia Cognitivo-Comportamental; Psicoterapia Psicanalítica e Dinâmica; Psicoterapia Humanista e Existencial; Psicoterapia Sistémica e Familiar
  7. Intervenção psicoterapêutica - Contrato terapêutico, transferência e contratransferência na relação terapêutica, interdisciplinaridade
  8. Estudo de casos clínicos - Apresentação de casos clínicos

 

Estratégia pedagógica

O curso decorre sincronamente através da plataforma zoom de acordo com o cronograma estipulado. 

 

Metodologia Pedagógica

Nesta formação de cariz teórico-prático, recorre-se aos métodos expositivo, interrogativo e ativo. Os formandos são convidados a analisar diversos casos práticos. 

Equipa pedagógica

Miguel Montenegro

Psicólogo Clínico com vasta experiência e atual Diretor da Clínica Freud, formado no ISPA – Instituto Superior de Psicologia Aplicada, doutorando em filosofia contemporânea na FLUC – Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, membro da SPPE – Sociedade Portuguesa de Psicoterapia Existencial e docente na SNBA – Sociedade Nacional de Belas-Artes.

Certificado e Acreditação

Certificado 

Certificado de Participação é atribuído aos formandos que não pretendam ser sujeitos à avaliação das aprendizagens. 

 

Certificado de Formação é atribuído aos formandos que realizam a avaliação das aprendizagens com aproveitamento.

 

Em ambos os casos, a assiduidade tem de ser igual ou superior a 90% da carga horária total.

 

A Formação Ispa observará o previsto na lei de proteção de dados pessoais (Regulamento 2016/679 do Parlamento Europeu de 26 de abril de 2016, com execução assegurada pela Lei n.º 58/2019, de 8 de agosto).

Requisitos técnicos

Os candidatos à frequência deste curso devem reunir os seguintes requisitos:

  • Ter acesso a um computador / telemóvel / tablet com ligação à Internet e um browser (programa para navegar na web), como o Chrome, Microsoft Edge, Firefox ou Safari;
  • Aplicação Teams;
  • Ter conhecimentos de informática na ótica do utilizador.

 

Atenção: Caso já tenha sito aluno do ISPA ou da Formação ISPA, utilize as credenciais anteriormente atribuídas. 

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