Entrevista Clínica, Prevenção e Intervenção Psicológica na Depressão
DATAS DE REALIZAÇÃO
Detalhe/Condições de investimento
Investimento - € 220
Possibilidade de fracionar em duas prestações
No caso do pagamento fracionado as prestações devem ser liquidadas nos seguintes momentos:
- primeira prestação - no ato de inscrição.
- segunda prestação - até à data de início do curso.
Nota: Com o pagamento da primeira prestação e verificando-se a confirmação de realização do curso, entre os 9 e 3 dias antes da data de início, o aluno fica comprometido a efetuar o pagamento de 50% do valor estabelecido. Após este período o aluno obriga-se a liquidar o valor total do curso.
Atenção: Caso já tenha sito aluno do ISPA ou da Formação ISPA, utilize as credenciais anteriormente atribuídas.
É aceite o cancelamento da inscrição até 10 dias antes da data de início, sendo o participante reembolsado na íntegra (100%). Cancelamentos efetuados entre 9 e 4 dias da data de início do curso, inclusive, o participante será reembolsado em 50%. Não haverá lugar a reembolso para desistências até 3 dias antes do início do curso e após confirmação do mesmo.
Número máximo de inscrições - 20 vagas
Descrição
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), nos próximos 20 anos, a depressão deve tornar-se a doença mais comum do mundo, afetando mais pessoas do que qualquer outro problema de saúde. Portugal está entre os três países europeus com maior prevalência de depressão. Na União Europeia, quatro em cada 100 pessoas foram diagnosticadas com depressão (fonte Global Burden of Disease, Institute for Health Metrics and Evaluation).
Este curso destina-se a psicólogos que pretendam desenvolver as suas competências específicas quer para intervenção preventiva junto de pessoas em risco de poderem vir a deprimir, quer para realizarem terapia cognitiva-comportamental com pessoas já com sintomas de depressão, nas suas mais diversificadas manifestações.
Destinatários
- Psicólogos.
Objetivos do curso
- Rever conhecimentos de psicopatologia da depressão;
- Identificar sujeitos em risco de depressão e conhecer intervenções preventivas;
- Realizar adequadamente entrevista clínica com sujeitos deprimidos;
- Aprofundar conhecimentos sobre estratégias psicológicas de intervenção na depressão.
Percurso de aprendizagem
Psicopatologia da depressão
Como diferenciar tristeza normal de tristeza patológica: critérios clínicos. Principais tipos clínicos de perturbações depressivas (CID,11ªrevisão: p. afetiva bipolar; episódio depressivo; p. depressiva recorrente; p. afetivas persistentes: ciclotimia e p. distímica).
Prevenção da depressão
Identificação de fatores de risco e para a depressão. Intervenções preventivas com sujeitos em risco.
Entrevista clínica com o sujeito deprimido
Questões chave na identificação das diferentes perturbações depressivas. Reações à depressão do entrevistado. Atitudes clínicas mais adequadas.
Intervenção psicológica na depressão
Estratégias cognitivo-comportamentais. Análise e discussão de casos clínicos.
Estratégia pedagógica
Métodos expositivo, ativo, interrogativo, e métodos de casos.
Equipa pedagógica
Isabel Trindade
Psicóloga especialista em Psicologia Clínica e da Saúde. Pós-graduada em Psicoterapia e Psicologia da Saúde (Faculdade de Psicologia, UL). Ex- vice-presidente da Ordem dos Psicólogos Portugueses. Formadora na área do comportamento, saúde e doenças.
José A. Carvalho Teixeira
Psiquiatra. Psicoterapeuta existencial (SPPE). Professor aposentado de psicopatologia e psicologia da saúde do ISPA-Instituto Universitário. Ex-diretor do ISPA-Formação Avançada. Formador na área do comportamento e saúde.
Filipa Pinto Nunes
Psicóloga especialista em Psicologia Clínica e da Saúde, no Aces Lisboa Central. Formadora nas áreas de mudança de comportamento em saúde, prevenção do stress ocupacional e burnout, e nas pós-graduações de Psicogerontologia e de Literacia em Saúde da Formação Ispa.
Certificado e Acreditação
Certificado
O Certificado de Participação é atribuído aos formandos que não pretendam ser sujeitos à avaliação das aprendizagens.
O Certificado de Formação é atribuído aos formandos que realizam a avaliação das aprendizagens com aproveitamento.
Em ambos os casos, a assiduidade tem de ser igual ou superior a 90% da carga horária total.
Acreditação pela Ordem dos Psicólogos
A obtenção dos créditos (13,5) na especialidade geral de Psicologia Clínica e da Saúde atribuídos pela Ordem dos Psicólogos Portugueses é exclusiva aos psicólogos inscritos na OPP (membros efetivos e estagiários) e requer aproveitamento na avaliação das aprendizagens.
A obtenção dos créditos é válida apenas para ações frequentadas a partir da data do despacho de acreditação da ação formativa pela OPP. Não tem efeito retroativo.
A Formação Ispa observará o previsto na lei de proteção de dados pessoais (Regulamento 2016/679 do Parlamento Europeu de 26 de abril de 2016, com execução assegurada pela Lei n.º 58/2019, de 8 de agosto).
Requisitos técnicos
Os candidatos à frequência deste curso devem reunir os seguintes requisitos:
- Ter acesso a um computador / telemóvel / tablet com ligação à Internet e um browser (programa para navegar na web), como o Chrome, Internet Explorer, Firefox ou Safari;
- Aplicação Zoom;
- Ter conhecimentos de informática na ótica do utilizador.
Atenção: Caso já tenha sito aluno do ISPA ou da Formação ISPA, utilize as credenciais anteriormente atribuídas.