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Promoção de Competências Socioemocionais em Crianças e Jovens

Promoção de Competências Socioemocionais em Crianças e Jovens
DURAÇÃO
18H
FORMATO
A distância
IDIOMA
Português
PLATAFORMA
Zoom

Detalhe/Condições de investimento

Possibilidade de fracionar em prestações

No caso do pagamento fracionado as prestações devem ser liquidadas nos seguintes momentos:

  • primeira prestação - no ato de inscrição.
  • segunda prestação - até à data de início do curso. 

 

Nota: Com o pagamento da primeira prestação e verificando-se a confirmação de realização do curso, entre os 9 e 3 dias antes da data de início, o aluno fica comprometido a liquidar o valor total do curso.

 

Atenção: Caso já tenha sito aluno do ISPA ou da Formação ISPA, utilize as credenciais anteriormente atribuídas. 

 

É aceite o cancelamento da inscrição até 10 dias antes da data de início, sendo o participante reembolsado na íntegra (100%). Cancelamentos efetuados entre 9 e 4 dias da data de início do curso, inclusive, o participante será reembolsado em 50%. Não haverá lugar a reembolso para desistências até 3 dias antes do início do curso e após confirmação do mesmo.

 

Número máximo de inscrições - 20 vagas

PÓS GRADUAÇÃO MODULAR
Não

Descrição

As competências socioemocionais constituem-se como uma das componentes essenciais para uma educação de qualidade, possibilitando benefícios significativos no bem-estar das crianças e jovens, nomeadamente na promoção de comportamentos pró-sociais e na redução de problemas de comportamento.

A promoção das competências socioemocionais nas crianças e adolescentes permitem a gestão das suas emoções, a promoção de relações interpessoais positivas, a promoção das competências de resolução de problemas e tomada de decisão de forma informada e responsável. Permite ainda o desenvolvimento de comportamentos sociais positivos, prevenção dos comportamentos de risco, melhores resultados académicos e estratégias para lidar com o stresse.

De acordo com Goleman (2006), a promoção das competências emocionais permite que os jovens reconheçam e regulem as suas emoções, de forma eficiente e positiva, permitindo uma interação eficaz com o meio e a resolução mais eficaz das situações stressantes.

 

A escola é um contexto privilegiado para a criação de ambientes favoráveis à promoção da saúde e do bem-estar dos jovens, é importante que seja promotora das suas competências socioemocionais.

Destinatários

  • Psicólogos, Professores, Médicos, Enfermeiros, Fisioterapeutas, Terapeutas Ocupacionais, Técnicos de Reabilitação, Educadores Sociais, Educadores de Infância, Educação Física e Desporto e outros profissionais das áreas da educação e saúde.

Objetivos do curso

  • Reconhecer como se promove as competências socioemocionais em crianças e adolescentes.
  • Adquirir os conhecimentos para desenvolver estratégias práticas para a promoção das competências socioemocionais das crianças e adolescentes.

Percurso de aprendizagem

Definição das competências socioemocionais essenciais nas crianças e adolecentes.
Importância da promoção das competências socioemocionais nas crianças e adolescentes.
Programas de promoção de competências socioemocionais nas crianças e adolescentes.
Estratégias de promoção das competências socioemocionais das crianças e adolescentes.

Estratégia pedagógica

Método expositivo, interrogativo e execução de exercícios práticos ilustrativos das temáticas abordadas.

Equipa pedagógica

Gina Tomé
Psicóloga educacional, psicóloga clínica e da saúde, com especialidade avançada de psicoterapias e psicologia comunitária. Mestre em terapias comportamentais e cognitivas. Doutorada em Educação para a Saúde (FMH-UL). Investigadora da equipa do projeto Aventura Social. Coordenadora do Projeto ES´COOL - Promoção da Saúde Mental nas Escolas/Equipa Aventura Social, FMH-UL

 

Inês Camacho
Psicóloga Educacional, Mestre em Terapias Comportamentais e Cognitivas, Doutorada em Ciências da Educação na especialidade em Educação Para a Saúde (FMH, UL). Investigadora da equipa do Projeto “Aventura Social” na área de comportamentos de risco na adolescência e no relacionamento dos jovens com a família. Professora Adjunta convidada no Instituto Politécnico de Beja.

Certificado e Acreditação

O Certificado de Frequência/Aproveitamento será atribuído desde que a assiduidade seja igual ou superior a 90 % da carga horária total.

 

A Formação Ispa observará o previsto na lei de proteção de dados pessoais (Regulamento 2016/679 do Parlamento Europeu de 26 de abril de 2016, com execução assegurada pela Lei n.º 58/2019, de 8 de agosto).

Requisitos técnicos

Os candidatos à frequência deste curso devem reunir os seguintes requisitos:

  • Ter acesso a um computador / telemóvel / tablet com ligação à Internet e um browser (programa para navegar na web), como o Chrome, Microsoft Edge, Firefox ou Safari;
  • Aplicação Zoom;
  • Ter conhecimentos de informática na ótica do utilizador.