Promoção de Competências Socioemocionais em Crianças e Jovens
Detalhe/Condições de investimento
Fatura
Caso pretenda a emissão da fatura relativa aos pagamentos em nome de uma instituição/empresa deverá contactar-nos para o email fi@ispa.pt antes de realizar qualquer pagamento.
Os pagamentos nestas situações têm obrigatoriamente de ser realizados através de transferência bancária.
Possibilidade de fracionamento
No caso do pagamento fracionado as prestações devem ser liquidadas nos seguintes momentos:
- primeira prestação - no ato de inscrição.
- segunda prestação - até à data de início do curso.
- terceira prestação - até ao final do primeiro mês de formação
Nota: com o pagamento da primeira prestação e verificando-se a confirmação de realização do curso, entre os 9 e 3 dias antes da data de início, o aluno fica comprometido a liquidar o valor total do curso.
Atenção: Caso já tenha sito aluno do ISPA ou da Formação ISPA, utilize as credenciais anteriormente atribuídas.
É aceite o cancelamento da inscrição até 10 dias antes da data de início, sendo o participante reembolsado na íntegra (100%). Cancelamentos efetuados entre 9 e 4 dias da data de início do curso, inclusive, o participante será reembolsado em 50%. Não haverá lugar a reembolso para desistências até 3 dias antes do início do curso e após confirmação do mesmo.
Número máximo de inscrições - 20 vagas
Descrição
As competências socioemocionais constituem-se como uma das componentes essenciais para uma educação de qualidade, possibilitando benefícios significativos no bem-estar das crianças e jovens, nomeadamente na promoção de comportamentos pró-sociais e na redução de problemas de comportamento.
A promoção das competências socioemocionais nas crianças e adolescentes permitem a gestão das suas emoções, a promoção de relações interpessoais positivas, a promoção das competências de resolução de problemas e tomada de decisão de forma informada e responsável. Permite ainda o desenvolvimento de comportamentos sociais positivos, prevenção dos comportamentos de risco, melhores resultados académicos e estratégias para lidar com o stresse.
De acordo com Goleman (2006), a promoção das competências emocionais permite que os jovens reconheçam e regulem as suas emoções, de forma eficiente e positiva, permitindo uma interação eficaz com o meio e a resolução mais eficaz das situações stressantes.
A escola é um contexto privilegiado para a criação de ambientes favoráveis à promoção da saúde e do bem-estar dos jovens, é importante que seja promotora das suas competências socioemocionais.
Destinatários
- Psicólogos, Professores, Médicos, Enfermeiros, Fisioterapeutas, Terapeutas Ocupacionais, Técnicos de Reabilitação, Educadores Sociais, Educadores de Infância, Educação Física e Desporto e outros profissionais das áreas da educação e saúde.
Objetivos do curso
- Reconhecer como se promove as competências socioemocionais em crianças e adolescentes.
- Adquirir os conhecimentos para desenvolver estratégias práticas para a promoção das competências socioemocionais das crianças e adolescentes.
Percurso de aprendizagem
Definição das competências socioemocionais essenciais nas crianças e adolecentes.
Importância da promoção das competências socioemocionais nas crianças e adolescentes.
Programas de promoção de competências socioemocionais nas crianças e adolescentes.
Estratégias de promoção das competências socioemocionais das crianças e adolescentes.
Estratégia pedagógica
Método expositivo, interrogativo e execução de exercícios práticos ilustrativos das temáticas abordadas.
Equipa pedagógica
Gina Tomé
Psicóloga educacional, psicóloga clínica e da saúde, com especialidade avançada de psicoterapias e psicologia comunitária. Mestre em terapias comportamentais e cognitivas. Doutorada em Educação para a Saúde (FMH-UL). Investigadora da equipa do projeto Aventura Social. Coordenadora do Projeto ES´COOL - Promoção da Saúde Mental nas Escolas/Equipa Aventura Social, FMH-UL
Inês Camacho
Psicóloga Educacional, Mestre em Terapias Comportamentais e Cognitivas, Doutorada em Ciências da Educação na especialidade em Educação Para a Saúde (FMH, UL). Investigadora da equipa do Projeto “Aventura Social” na área de comportamentos de risco na adolescência e no relacionamento dos jovens com a família. Professora Adjunta convidada no Instituto Politécnico de Beja.
Certificado e Acreditação
O Certificado de Frequência/Aproveitamento será atribuído desde que a assiduidade seja igual ou superior a 90 % da carga horária total.
A Formação Ispa observará o previsto na lei de proteção de dados pessoais (Regulamento 2016/679 do Parlamento Europeu de 26 de abril de 2016, com execução assegurada pela Lei n.º 58/2019, de 8 de agosto).
Requisitos técnicos
Os candidatos à frequência deste curso devem reunir os seguintes requisitos:
- Ter acesso a um computador / telemóvel / tablet com ligação à Internet e um browser (programa para navegar na web), como o Chrome, Microsoft Edge, Firefox ou Safari;
- Aplicação Zoom;
- Ter conhecimentos de informática na ótica do utilizador.