page--front.tpl.php

Intervenção Psicológica nas Dependências. Com e Sem Substâncias

Intervenção Psicológica nas Dependências. Com e Sem Substâncias
DURAÇÃO
18H
FORMATO
A distância
IDIOMA
Português
PLATAFORMA
Zoom
ACREDITAÇÃO
Acreditada pela Ordem dos Psicólogos Portugueses
CRÉDITOS
9 Créditos Especialidade Geral de Psicologia Clínica e da Saúde

Detalhe/Condições de investimento

Fatura

Caso pretenda a emissão da fatura relativa aos pagamentos em nome de uma instituição/empresa deverá contactar-nos para o email fi@ispa.pt antes de realizar qualquer pagamento.

Os pagamentos nestas situações têm obrigatoriamente de ser realizados através de transferência bancária.

 

Possibilidade de fracionamento

No caso do pagamento fracionado as prestações devem ser liquidadas nos seguintes momentos:

  • primeira prestação - no ato de inscrição.
  • segunda prestação - até à data de início do curso. 
  • terceira prestação - até ao final do primeiro mês de formação

 

Nota: com o pagamento da primeira prestação e verificando-se a confirmação de realização do curso, entre os 9 e 3 dias antes da data de início, o aluno fica comprometido a liquidar o valor total do curso.

 

Atenção: Caso já tenha sito aluno do ISPA ou da Formação ISPA, utilize as credenciais anteriormente atribuídas. 

 

É aceite o cancelamento da inscrição até 10 dias antes da data de início, sendo o participante reembolsado na íntegra (100%). Cancelamentos efetuados entre 9 e 4 dias da data de início do curso, inclusive, o participante será reembolsado em 50%. Não haverá lugar a reembolso para desistências até 3 dias antes do início do curso e após confirmação do mesmo.

 

Número máximo de inscrições - 20 vagas

PÓS GRADUAÇÃO MODULAR
Não

Descrição

Desde o dealbar dos tempos que a Humanidade tem uma relação complexa com substancias e comportamentos aditivos. O alcoolismo era já conhecido dos romanos, e no Século XVII um médico holandês descreveu em termos médicos a perda de controlo do indivíduo sobre certos comportamentos, comportamentos até aí vistos como pecaminosos. Embora há muito conhecidas, nunca o problema das dependências foi tão agudo e crítico como na sociedade moderna: as inovações tecnológicas criam novas fontes de dependência e potenciam as mais antigas, a pressão da vida moderna alimenta uma necessidade crescente de escape e prazer imediato.

 

Seja qual for a causa ou o contexto, com ou sem substância, a verdade é que a dependência é um comportamento compulsivo complexo, multidimensional e multifacetado, com um enorme impacto na saúde física e psicológica do indivíduo e da sua família e susceptível de gerar consequências danosas a curto e a longo prazo.

 

Esta formação tem como objetivo dar ao técnico uma compreensão abrangente do fenómeno da dependência, na sua multidimensionalidade de causas, processos e consequências, capacitando para uma intervenção quer numa perspectiva clínica, individual ou grupal, quer numa perspetiva de prevenção primária ou secundária.

Destinatários

  • Psicólogos. 

Objetivos do curso

  • Identificar os sinais, comportamentos e consequências associadas ao consumo abusivo/dependente das substâncias psicoativas ao nível neuronal, psicológico, interpessoal social, e legal;
  • Adquirir conhecimentos teóricos e práticos sobre avaliação, intervenção e prevenção com população em risco e/ou dependente;
  • Compreender os fatores de risco de proteção para os comportamentos aditivos/dependências, com e sem substâncias;
  • Promover competências de intervenção clínica, individual e em contexto grupal;
  • Desenvolver programas de intervenção preventiva (primária, secundária, terciária e quaternária).

Percurso de aprendizagem

Avaliação específica no âmbito das dependências

  • Abordagem das principais dependências com substâncias da atualidade.
  • Características, efeitos e consequências. Critérios de dependências de acordo com o manual DSM 5. Sinais e sintomas de intoxicação e privação. Caraterização da tipologia de consumidores e de consumos. Comorbilidade psiquiátrica. Anamnese de consumos. Motivação para a mudança de comportamentos.
  • Abordagem das dependências sem substâncias; A dependência online (Internet).
  • Características efeitos e consequências. Critérios de dependências de acordo com o manual DSM 5. Sinais e sintomas de privação. Comorbilidade psiquiátrica. Motivação para a mudança de comportamentos. 

 

Prática preventiva

  • Introdução Conceitos. Tipos de prevenção.
  • Intervenção na prevenção Fatores de risco e mecanismos de proteção. Seleção de participantes. Características dos programas preventivos.

 

Intervenção específica no âmbito das dependências

  • Introdução Características de personalidade da população dependente. Alterações neuronais decorrentes do abuso de substâncias. 
  • Metodologia de avaliação psicológica. 
  • Modalidades de intervenção grupal com população dependente Modelo cognitivo-comportamental. Baseado no modelo Rational Emotional Behavior Therapy. Entrevista motivacional. Prevenção da recaída. Programas de tratamento com população dependente. Reflexão sobre as atitudes e crenças do psicoterapeuta.

Estratégia pedagógica

Recurso aos métodos expositivo, role play, análise e discussão de casos práticos. 

Equipa pedagógica

Carlos Filipe-Saraiva
Mestre em Psicologia da Justiça (FPCE, U.Porto). Psicólogo clínico no Estabelecimento Prisional do Porto. Criador e terapeuta dos programas de prevenção secundária e quaternária, aplicados na IPSS “O Companheiro”. Autor do livro de prevenção das dependências, "Drogas. Conhecer para prevenir". 

Certificado e Acreditação

Certificado 

O Certificado de Participação é atribuído aos formandos que não pretendam ser sujeitos à avaliação das aprendizagens. 

 

O Certificado de Formação é atribuído aos formandos que realizam a avaliação das aprendizagens com aproveitamento. Esta é obrigatória no percurso de Pós-graduação modular.

Em ambos os casos, a assiduidade tem de ser igual ou superior a 90% da carga horária total.

 

Acreditação pela Ordem Dos Psicólogos 

 

A obtenção dos créditos (9) na especialidade geral de Psicologia Psicologia Clínica e da Saúde atribuídos pela Ordem dos Psicólogos Portugueses é exclusiva aos psicólogos inscritos na OPP (membros efetivos e estagiários) e requer aproveitamento na avaliação das aprendizagens.


A obtenção dos créditos é válida apenas para ações frequentadas a partir da data do despacho de acreditação da ação formativa pela OPP. Não tem efeito retroativo.

 

A Formação Ispa observará o previsto na lei de proteção de dados pessoais (Regulamento 2016/679 do Parlamento Europeu de 26 de abril de 2016, com execução assegurada pela Lei n.º 58/2019, de 8 de agosto).

Requisitos técnicos

Os candidatos à frequência deste curso devem reunir os seguintes requisitos:

  • Ter acesso a um computador / telemóvel / tablet com ligação à Internet e um browser (programa para navegar na web), como o Chrome, Microsoft Edge, Firefox ou Safari;
  • Aplicação Zoom;
  • Ter conhecimentos de informática na ótica do utilizador.

 

Atenção: Caso já tenha sito aluno do ISPA ou da Formação ISPA, utilize as credenciais anteriormente atribuídas.