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Desenho Infantil. Perspetiva Desenvolvimentista

Desenho Infantil. Perspetiva Desenvolvimentista
DURAÇÃO
20H
FORMATO
A distância
IDIOMA
Português
PLATAFORMA
Zoom
ACREDITAÇÃO
Acreditação pela Ordem dos Psicólogos Portugueses na especialidade geral de Psicologia Clínica e da Saúde / Psicologia da Educação e nas especialidades avançadas de Intervenção Precoce e de Necessidades Educativas Especiais
CRÉDITOS
10 Créditos

Detalhe/Condições de investimento

Fatura

Caso pretenda a emissão da fatura relativa aos pagamentos em nome de uma instituição/empresa deverá contactar-nos para o email fi@ispa.pt antes de realizar qualquer pagamento.

Os pagamentos nestas situações têm obrigatoriamente de ser realizados através de transferência bancária.

 

Possibilidade de fracionamento

No caso do pagamento fracionado as prestações devem ser liquidadas nos seguintes momentos:

  • primeira prestação - no ato de inscrição.
  • segunda prestação - até à data de início do curso. 
  • terceira prestação - até ao final do primeiro mês de formação

 

Nota: com o pagamento da primeira prestação e verificando-se a confirmação de realização do curso, entre os 9 e 3 dias antes da data de início, o aluno fica comprometido a liquidar o valor total do curso.

 

Atenção: Caso já tenha sito aluno do ISPA ou da Formação ISPA, utilize as credenciais anteriormente atribuídas. 

 

É aceite o cancelamento da inscrição até 10 dias antes da data de início, sendo o participante reembolsado na íntegra (100%). Cancelamentos efetuados entre 9 e 4 dias da data de início do curso, inclusive, o participante será reembolsado em 50%. Não haverá lugar a reembolso para desistências até 3 dias antes do início do curso e após confirmação do mesmo.

 

Número máximo de inscrições - 20 vagas

PÓS GRADUAÇÃO MODULAR
Não

Descrição

O desenho é uma das manifestações características da função simbólica, veículo privilegiado de expressão emocional e estética, permitindo compreender diferentes aspetos do desenvolvimento intelectual, psicoafectivo e psicomotor. O curso Desenho Infantil – Perspetiva Desenvolvimentista convida todos os interessados a participar e a partilhar as experiências com os desenhos de crianças, criando um fórum de apresentação, aprendizagem e discussão sobre a temática.

Destinatários

  • Psicólogos, educadores de infância, professores e agentes educativos; 
  • Finalistas do mestrado integrado de Psicologia, dos 2ºs ciclos de Psicologia e finalistas das outras áreas. 

Objetivos do curso

  • Conhecer as principais fases e características do desenvolvimento do desenho infantil; 
  • Identificar no desenho infantil, manifestações do desenvolvimento cognitivo, psicomotor e afetivo-emocional; 
  • Descrever e explicitar a natureza e as principais tipologias e temáticas do desenho infantil; 
  • Compreender as principais perspectivas de análise e avaliação do desenho infantil.

Percurso de aprendizagem

Programa

  • Estudos sobre o desenvolvimento do desenho infantil - Uma perspetiva histórica
  • Modelos teóricos e etapas de desenvolvimento do desenho infantil
  • Psicologia do desenho infantil e suas manifestações – Cognitiva, psicomotora e afetivo-emocional
  • Expressividade. Representatividade. Intencionalidade. Esquemas figurativos e operativos
  • Tipologias e temáticas do desenho infantil – Garatujas, desenho não-figurativo, desenho figurativo e desenho representativo (figura humana, autorretrato, família, casa)
  • Perspectivas de análise do desenho infantil - Desenvolvimentista, clínica e educacional

Estratégia pedagógica

Recurso aos métodos expositivo e ativo através da apresentação, análise e discussão de casos de desenhos infantis e desenhos realizados pelos formandos durante as sessões de formação. 

 

Avaliação Das Aprendizagens: 

  • Trabalho Individual. 

Equipa pedagógica

Miguel Mata Pereira
(Psicólogo especialista em Psicologia da Educação, Doutorado em Ciências da Educação e da Formação pela Universidade de Toulouse 2, le Mirail)

Certificado e Acreditação

Certificado

 

O Certificado de Participação é atribuído aos formandos que não pretendam ser sujeitos à avaliação das aprendizagens. 

 

O Certificado de Formação é atribuído aos formandos que realizam a avaliação das aprendizagens com aproveitamento.

 

Em ambos os casos, a assiduidade tem de ser igual ou superior a 90% da carga horária total.

 

Acreditação pela Ordem dos Psicólogos

A obtenção dos créditos (10) na especialidade geral de Psicologia Clínica e da Saúde / Psicologia da Educação e  nas especialidades avançadas de Intervenção Precoce e de Necessidades Educativas Especiais atribuídos pela Ordem dos Psicólogos Portugueses é exclusiva aos psicólogos inscritos na OPP (membros efetivos e estagiários) e requer aproveitamento na avaliação das aprendizagens.

A obtenção dos créditos é válida apenas para ações frequentadas a partir da data do despacho de acreditação da ação formativa pela OPP. Não tem efeito retroativo.

A Formação Ispa observará o previsto na lei de proteção de dados pessoais (Regulamento 2016/679 do Parlamento Europeu de 26 de abril de 2016, com execução assegurada pela Lei n.º 58/2019, de 8 de agosto).

Requisitos técnicos

Os candidatos à frequência deste curso devem reunir os seguintes requisitos:

  • Ter acesso a um computador / telemóvel / tablet com ligação à Internet e um browser (programa para navegar na web), como o Chrome, Internet Explorer, Firefox ou Safari;
  • Aplicação Zoom;
  • Ter conhecimentos de informática na ótica do utilizador.

 

Atenção: Caso já tenha sito aluno do ISPA ou da Formação ISPA, utilize as credenciais anteriormente atribuídas.