page--front.tpl.php

Desenho Infantil. Perspetiva Desenvolvimentista

Desenho Infantil. Perspectiva Desenvolvimentista
DURAÇÃO
20H
FORMATO
A distância
IDIOMA
Português
PLATAFORMA
Zoom
ACREDITAÇÃO
Acreditação pela Ordem dos Psicólogos Portugueses na especialidade geral de Psicologia Clínica e da Saúde / Psicologia da Educação e nas especialidades avançadas de Intervenção Precoce e de Necessidades Educativas Especiais
CRÉDITOS
10 Créditos

Detalhe/Condições de investimento

No caso do pagamento fracionado, as prestações devem ser liquidadas:

  • a primeira prestação - no ato de inscrição.
  • a segunda prestação - até à data de início do curso. 
  • a terceira prestação - até à data de término do curso.

 

Nota: Com o pagamento da primeira prestação e verificando-se a confirmação  de realização do curso, entre os 9 e 3 dias antes da data de início, o aluno fica comprometido a efetuar o pagamento de 50% do valor estabelecido. Após este período o aluno obriga-se a liquidar o valor total do curso.

 

Atenção: Caso já tenha sito aluno do ISPA ou da Formação ISPA, utilize as credenciais anteriormente atribuídas. 

 

É aceite o cancelamento da inscrição até 10 dias antes da data de início, sendo o participante reembolsado na íntegra (100%). Cancelamentos efetuados entre 9 e 4 dias da data de início do curso, inclusive, o participante será reembolsado em 50%. Não haverá lugar a reembolso para desistências até 3 dias antes do início do curso e após confirmação do mesmo.

 

Número máximo de inscrições - 20 vagas

PÓS GRADUAÇÃO MODULAR
Não

Descrição

O desenho é uma das manifestações características da função simbólica, veículo privilegiado de expressão emocional e estética, permitindo compreender diferentes aspetos do desenvolvimento intelectual, psicoafectivo e psicomotor. O curso Desenho Infantil – Perspetiva Desenvolvimentista convida todos os interessados a participar e a partilhar as experiências com os desenhos de crianças, criando um fórum de apresentação, aprendizagem e discussão sobre a temática.

Destinatários

  • Psicólogos, educadores de infância, professores e agentes educativos; 
  • Finalistas do mestrado integrado de Psicologia, dos 2ºs ciclos de Psicologia e finalistas das outras áreas. 

Objetivos do curso

  • Conhecer as principais fases e características do desenvolvimento do desenho infantil; 
  • Identificar no desenho infantil, manifestações do desenvolvimento cognitivo, psicomotor e afetivo-emocional; 
  • Descrever e explicitar a natureza e as principais tipologias e temáticas do desenho infantil; 
  • Compreender as principais perspectivas de análise e avaliação do desenho infantil.

Percurso de aprendizagem

Programa

  • Estudos sobre o desenvolvimento do desenho infantil - Uma perspetiva histórica
  • Modelos teóricos e etapas de desenvolvimento do desenho infantil
  • Psicologia do desenho infantil e suas manifestações – Cognitiva, psicomotora e afetivo-emocional
  • Expressividade. Representatividade. Intencionalidade. Esquemas figurativos e operativos
  • Tipologias e temáticas do desenho infantil – Garatujas, desenho não-figurativo, desenho figurativo e desenho representativo (figura humana, autorretrato, família, casa)
  • Perspectivas de análise do desenho infantil - Desenvolvimentista, clínica e educacional

Estratégia pedagógica

Recurso aos métodos expositivo e ativo através da apresentação, análise e discussão de casos de desenhos infantis e desenhos realizados pelos formandos durante as sessões de formação. 

 

Avaliação Das Aprendizagens: 

  • Trabalho Individual. 

Equipa pedagógica

Miguel Mata Pereira
(Psicólogo especialista em Psicologia da Educação, Doutorado em Ciências da Educação e da Formação pela Universidade de Toulouse 2, le Mirail)

Certificado e Acreditação

Certificado

 

O Certificado de Participação é atribuído aos formandos que não pretendam ser sujeitos à avaliação das aprendizagens. 

 

O Certificado de Formação é atribuído aos formandos que realizam a avaliação das aprendizagens com aproveitamento.

 

Em ambos os casos, a assiduidade tem de ser igual ou superior a 90% da carga horária total.

 

Acreditação pela Ordem dos Psicólogos

A obtenção dos créditos (10) na especialidade geral de Psicologia Clínica e da Saúde / Psicologia da Educação e  nas especialidades avançadas de Intervenção Precoce e de Necessidades Educativas Especiais atribuídos pela Ordem dos Psicólogos Portugueses é exclusiva aos psicólogos inscritos na OPP (membros efetivos e estagiários) e requer aproveitamento na avaliação das aprendizagens.

A obtenção dos créditos é válida apenas para ações frequentadas a partir da data do despacho de acreditação da ação formativa pela OPP. Não tem efeito retroativo.

A Formação Ispa observará o previsto na lei de proteção de dados pessoais (Regulamento 2016/679 do Parlamento Europeu de 26 de abril de 2016, com execução assegurada pela Lei n.º 58/2019, de 8 de agosto).

Requisitos técnicos

Os candidatos à frequência deste curso devem reunir os seguintes requisitos:

  • Ter acesso a um computador / telemóvel / tablet com ligação à Internet e um browser (programa para navegar na web), como o Chrome, Internet Explorer, Firefox ou Safari;
  • Aplicação Zoom;
  • Ter conhecimentos de informática na ótica do utilizador.

 

Atenção: Caso já tenha sito aluno do ISPA ou da Formação ISPA, utilize as credenciais anteriormente atribuídas.