Promoção de Competências Socioemocionais em Crianças e Jovens

DATAS DE REALIZAÇÃO
Detalhe/Condições de investimento
Fatura
Caso pretenda a emissão da fatura relativa aos pagamentos em nome de uma instituição/empresa deverá contactar-nos para o email fi@ispa.pt antes de realizar qualquer pagamento.
Os pagamentos nestas situações têm obrigatoriamente de ser realizados através de transferência bancária.
Possibilidade de fracionamento
No caso do pagamento fracionado as prestações devem ser liquidadas nos seguintes momentos:
- primeira prestação - no ato de inscrição.
- segunda prestação - até à data de início do curso.
- terceira prestação - a meio do curso
- quarta prestação - até ao final do primeiro mês de formação
Nota: com o pagamento da primeira prestação e verificando-se a confirmação de realização do curso, entre os 9 e 3 dias antes da data de início, o aluno fica comprometido a liquidar o valor total do curso.
Atenção: Caso já tenha sito aluno do ISPA ou da Formação ISPA, utilize as credenciais anteriormente atribuídas.
É aceite o cancelamento da inscrição até 10 dias antes da data de início, sendo o participante reembolsado na íntegra (100%). Cancelamentos efetuados entre 9 e 4 dias da data de início do curso, inclusive, o participante será reembolsado em 50%. Não haverá lugar a reembolso para desistências até 3 dias antes do início do curso e após confirmação do mesmo.
Número máximo de inscrições - 20 vagas
Descrição
As competências socioemocionais constituem-se como uma das componentes essenciais para uma educação de qualidade, possibilitando benefícios significativos no bem-estar das crianças e jovens, nomeadamente na promoção de comportamentos pró-sociais e na redução de problemas de comportamento.
A promoção das competências socioemocionais nas crianças e adolescentes permitem a gestão das suas emoções, a promoção de relações interpessoais positivas, a promoção das competências de resolução de problemas e tomada de decisão de forma informada e responsável. Permite ainda o desenvolvimento de comportamentos sociais positivos, prevenção dos comportamentos de risco, melhores resultados académicos e estratégias para lidar com o stresse.
De acordo com Goleman (2006), a promoção das competências emocionais permite que os jovens reconheçam e regulem as suas emoções, de forma eficiente e positiva, permitindo uma interação eficaz com o meio e a resolução mais eficaz das situações stressantes.
A escola é um contexto privilegiado para a criação de ambientes favoráveis à promoção da saúde e do bem-estar dos jovens, é importante que seja promotora das suas competências socioemocionais.
Destinatários
- Psicólogos, Professores, Médicos, Enfermeiros, Fisioterapeutas, Terapeutas Ocupacionais, Técnicos de Reabilitação, Educadores Sociais, Educadores de Infância, Educação Física e Desporto e outros profissionais das áreas da educação e saúde.
Objetivos do curso
- Capacitar os formandos para a promoção das competências socioemocionais das crianças e adolescentes
- Desenvolver estratégias práticas para a promoção das competências socioemocionais das crianças e adolescentes
- Desenvolver estratégias de promoção do bem-estar dos profissionais de saúde e educação
Percurso de aprendizagem
Módulo | Objetivos | Conteúdos | Duração | Formador(a) |
I - Definição das competências socioemocionais nas crianças e jovens; | Capacitar os formandos para a promoção das competências socioemocionais das crianças e adolescentes Desenvolver estratégias práticas para a promoção das competências socioemocionais das crianças e adolescentes | Definições teóricas; Impacto da promoção das competências socioemocionais nas crianças e adolescentes | 6 horas | Gina Tomé |
II- Programas de promoção de competências socioemocionais nas crianças e adolescentes; | Capacitar os formandos para a promoção das competências socioemocionais das crianças e adolescentes Desenvolver estratégias práticas para a promoção das competências socioemocionais das crianças e adolescentes | - Programas nacionais de promoção das competências socioemocionais nas crianças e adolescentes; - Programas internacionais de promoção das competências socioemocionais nas crianças e adolescentes;
| 5 horas | Gizela Neves
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III- Estratégias de promoção das competências socioemocionais das crianças e adolescentes; | Capacitar os formandos para a promoção das competências socioemocionais das crianças e adolescentes Desenvolver estratégias práticas para a promoção das competências socioemocionais das crianças e adolescentes | Estratégias de promoção das competências socioemocionais das crianças; Estratégias de promoção das competências socioemocionais dos adolescentes;
| 7 horas | Gizela Neves |
IV- Impacto do bem-estar dos profissionais nas competências socioemocionais das crianças e adolescentes; | Capacitar os formandos para a promoção das competências socioemocionais das crianças e adolescentes Desenvolver estratégias práticas para a promoção das competências socioemocionais das crianças e adolescentes Desenvolver estratégias de promoção do bem-estar nos profissionais | Bem-estar dos profissionais e o impacto nas competências socioemocionais das crianças e adolescentes; Estratégias de promoção das competências socioemocionais nos profissionais; | 7 horas | Gina Tomé |
Estratégia pedagógica
Módulo | Metodologias (*) | Formas de dinamização (**) |
I - Definição das competências socioemocionais nas crianças e jovens; | Método expositivo; Método ativo; Método de caso; | Debates; Análise de casos práticos; Partilha de conteúdos teóricos; |
II- Programas de promoção de competências socioemocionais nas crianças e adolescentes; | Método expositivo; Método ativo;Método de caso; | Método expositivo; Método ativo;Método de caso; |
III- Estratégias de promoção das competências socioemocionais das crianças e adolescentes; | Método expositivo; Método ativo;Método de caso; | Método expositivo; Método ativo;Método de caso; |
IV- Impacto do bem-estar dos profissionais nas competências socioemocionais das crianças e adolescentes; | Método expositivo; Método ativo;Método de caso; | Método expositivo; Método ativo;Método de caso; |
(*) Métodos pedagógicos: Método expositivo; Método demonstrativo; Método ativo; Método de casos
(**) Formas de dinamização: Descrever como é que aplica o método indicado no módulo em causa
Equipa pedagógica
Gina Tomé
Psicóloga educacional, psicóloga clínica e da saúde, com especialidade avançada de psicoterapias e psicologia comunitária. Mestre em terapias comportamentais e cognitivas. Doutorada em Educação para a Saúde (FMH-UL). Investigadora da equipa do projeto Aventura Social. Coordenadora do Projeto ES´COOL - Promoção da Saúde Mental nas Escolas/Equipa Aventura Social, FMH-UL
Gizela Neves
Licenciada em Psicologia pela Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Mestre em Terapias Comportamentais e Cognitivas pela Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias. Especializações da Ordem dos Psicólogos Portugueses em Psicologia Clínica e da Saúde, Psicologia Comunitária e Psicologia da Educação. Doutoranda em Psicologia pela Universidade Europeia.
Psicóloga no MindSpeech - Centro de Desenvolvimento e CLIMEPO (Clínica médica da Póvoa de Santa Iria). Técnica superior no Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social na Comissão Nacional de Promoção dos Direitos e Proteção das Crianças e Jovens (CNPDPCJ).
Certificado e Acreditação
Curso em processo de acreditação pelo CCPFC.
O Certificado de Frequência/Aproveitamento será atribuído desde que a assiduidade seja igual ou superior a 90 % da carga horária total.
A Formação Ispa observará o previsto na lei de proteção de dados pessoais (Regulamento 2016/679 do Parlamento Europeu de 26 de abril de 2016, com execução assegurada pela Lei n.º 58/2019, de 8 de agosto).
Requisitos técnicos
Os candidatos à frequência deste curso devem reunir os seguintes requisitos:
- Ter acesso a um computador / telemóvel / tablet com ligação à Internet e um browser (programa para navegar na web), como o Chrome, Microsoft Edge, Firefox ou Safari;
- Aplicação Zoom;
- Ter conhecimentos de informática na ótica do utilizador.